12 Passos Para Construir Um Blog Arrasador

Como Construir um blog arrasadorConstruir um blog pode ser fácil para muitos, o difícil é construir um blog arrasador, que realmente agregue valor para as pessoas.

O que mais se vê por aí é blog cheios de blá, blá, blá….., assuntos manjados e sem muitos detalhes. Na verdade são pessoas tentando conquistar um espaço no Mercado Digital, mas que ainda não entendem que o marketing de besteirol já não funciona mais.

Hoje quem quiser ter sucesso com negócio online tem que saber construir um blog de verdade, tem que entender do assunto de verdade.

Foi pensando nisso que resolvi fazer esse artigo a fim de disponibilizar os 12 passos que você não pode deixar de dar para construir um blog verdadeiramente arrasador.

1 # Construir Um Blog profissional

Quando falo em blog profissional, quero dizer aquele blog com hospedagem e domínio pago e não do tipo gratuito.

Você pode construir um blog gratuito, mas blogs gratuitos não trazem credibilidade para o negócio, além de você não ter controle sobre ele já que a hospedagem não é paga e pode ser cancelada a qualquer momento se infringir qualquer regra e se isso acontecer… lá vai embora um trabalho de muito tempo e dedicação 🙁

Se quer ser um Profissional Digital, precisa ter ferramentas profissionais. Se usar ferramentas amadoras, terá um resultado amador.

Eu tenho meu blog hospedado com a Hostgator que vem atendendo muito bem á todos até o momento.

Veja como criar um blog profissional em poucos minutos: http://conquistadigital.com.br/criando-um-blog-profissional-plataforma-wordpress/

 

2 # Layout Agradável

O visual do blog é a primeira impressão do seu trabalho.

Temos em média 8 segundos para fazer o visitante permanecer no blog e nesse pequeno período de tempo o que ele vai estar vendo é o layout do blog (Tema/Template), ou seja, a aparência pode ser crucial para conquistar mais visitantes de valor para seu negócio.

tema-wordpress

Existe um ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”, e pode acreditar! Com um blog é assim que acontece.

Faça um teste com você mesmo. Quando entra em algum blog ou site, a primeira coisa que percebe é a aparência não é mesmo? E se a aparência não for muito agradável, logo vem a mente de que o produto ou serviço prestado não deve ser de boa qualidade e por consequência acaba fechando a página e não volta nunca mais.

Dica=> Quando estiver escolhendo o template/tema do seu blog, se coloque no lugar do visitante, pense no que você gostaria de ver ao entrar em um blog do seu nicho. Ou ainda faça melhor! Acesse blogs de qualidade, que recebam várias visitas e se inspire para escolher o seu template.

Veja como alterar o template do blog de forma muito simples: http://conquistadigital.com.br/wordpress-alterando-template-do-blog/

3 # Crie Títulos Irresistíveis

Escolha títulos arrasadores, irresistíveis, que chamem atenção do leitor.

Utilize palavras Título irresistível para construir um blogcomo: dicas, impossível, irresistível, importante, inacreditável, macetes, grátis, segredo, aprenda. Utilize números como 5 dicas  para rentabilizar um blog, 10 formas para ficar rico, isso vai atrair as pessoas para ler o seu conteúdo.

Antes de escrever o texto, pense no título, pense em como as pessoas buscariam seu assunto no google por exemplo. Utilize o Keyword planner e o Google trends para pesquisar a melhor palavra chave para o título.

Um título irresistível precisa ter a palavra chave, o problema e uma solução.

Não entendeu? vou explicar melhor.

O que as pessoas geralmente procuram quando fazem uma busca no google por exemplo?

Procuram solução para algum problema que elas estejam enfrentando no momento.

Nesse caso você precisa ser a solução e precisa dizer tudo isso no título, afinal é o que vai convencer a pessoa a clicar para ler o seu conteúdo.

Logo, no título deve conter a palavra chave para indexar nos mecanismos de busca, o problema para a pessoa se identificar e a solução que vai motivar o leitor a clicar no seu título e ler o seu post.

 

4 # Conteúdo de Qualidade

Quem entende de SEO (Search Engine Orimization) fala que conteúdo é rei. E realmente é.

construir um blog com conteúdo de qualidade

Um bom conteúdo é capaz de fazer o leitor permanecer por mais tempo em seu conteúdo, navegando pelo blog, e o google possui robôs capaz de perceber quando o leitor se interessa pelo conteúdo e com isso ajuda o blog a ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Pesquise sobre o assunto que deseja publicar e tenha certeza de estar disponibilizando um conteúdo rico em informações importantes que irão mudar de alguma forma a vida do seu leitor.

Chega de blog de blá, blá, blás….. disponibilize conteúdo de verdade, rico em informações e as pessoas irão lhe enxergar como uma autoridade no assunto.

O Google adora conteúdos únicos e os seus leitores também!…. pense nisso. 

 

5 # FanPage ou Perfil

Perfil é algo pessoal e que possui certas limitações, e por isso não é muito adequado para negócios.

O perfil tem limite de 5 mil amigos enquanto a FanPage não tem limites de curtidas.

Em um perfil você não tem como adicionar aplicativos capaz de direcionar o leitor para o blog ou para uma página de captura por exemplo, já em uma FanPage isso é totalmente possível.

Em uma FanPage você pode conquistar fãs de qualidade que realmente estão interessados em receber as atualizações do seu negócio, já um perfil é formado por amigos que podem não estar interessados em seu conteúdo.

Se você ainda não tem uma FanPage, aconselho profundamente que faça uma e aproveite a maior rede social que é o facebook para construir relacionamento de confiança com seus fãs e deixa-los mais propensos em adquirir seus produtos.

FanPage ou Perfil

 

6 # Divulgar

Não basta construir um blog profissional e conteúdo de qualidade se ninguém souber que você existe.

Para ser notado você precisa divulgar seu negócio e fazer com que as pessoas notem seu trabalho.

Como Divulgar Blog

Existem algumas formas de divulgação que são gratuitas e de qualidade como exemplo:

Grupos do Facebook – Os grupos do facebook são ótimos para divulgar, pois é fácil de localizar seu público alvo, basta escrever o nome do seu nicho e lá vem inúmeros grupos relacionados para você fazer parte e poder então divulgar seu trabalho.

Faça parte do maior número possível de grupos do seu nicho, assim vai aumentar as chances de conquistar mais clientes.

Twitter – É uma rede social muito utilizada onde da mesma forma você pode seguir e ser seguido por pessoas com os mesmos interesses que você e portanto podem estar interessadas no que você tem á oferecer.

Linkedin – O LInkedim é uma plataforma muito eficaz, uma fez que trata-se se uma rede exclusiva para negócios e as pessoas estão mais propensas a te dar atenção.

Vídeos – O Vídeo marketing está provando ser um ótimo aliado no que se trata de atrair mais visitantes, pois você pode utilizar o Youtube para atrair visitantes para seu blog e utilizar o vídeo do youtube para ajudar o leitor a compreender melhor o conteúdo do blog.

Agregadores de Conteúdo – Os agregadores são muito importantes e capazes de indexar um conteúdo de forma muito mais rápida do que o seu blog propriamente dito.

Existem agregadores que funcionam de forma automática, ou seja, você faz o cadastro uma única vez via RSS e a partir daí, cada post que você publicar é direcionado automaticamente para esse agregador, poupando muito tempo.

Aqui vai alguns agregadores com publicação automática via RSS.

  • Verg
  • Dihitt
  • Links da Hora

Existem inúmeros outros agregadores, alguns funcionam com publicação automática via rss enquanto outros são manuais onde você precisa fazer o login e publicar seu post.

A dica é pesquisar mais agredadores no Google e ver o que vale a pena para você.

Site de Artigos – Publicar Artigos em Sites de Artigos é uma ótima forma para ajudar na divulgação do seu trabalho, uma vez que são muito procurados por pessoas realmente interessadas no assunto além de ter um ótimo Page Rank.

Eu vou indicar 2 Sites de Artigos que considero mais importantes:

Dica => Publique artigos únicos, não copie posts do seu blog, pois a maioria dos sites de artigos não permitem conteúdos duplicados e acabam não aprovando a publicação. Seja autêntico.

7 # Capturar Contatos

O foco do seu trabalho deve ser na construção de uma lista de contatos e para isso é preciso disponibilizar formulários de captura que sejam visíveis e atraentes para o leitor.

Você precisa motivar o leitor a inserir o seu e-mail para receber mais informações.

Não deixe o leitor ir embora do seu blog sem antes deixar o e-mail, pois se isso como capturar contatosacontecer é bem provável que ele nunca mais retorne e você pode perder um potencial comprador do seu produto.

Existem vários locais do blog onde você pode inserir esse formulário e página de captura.

  • Na Home Page, antes dos posts
  • No final dos artigos/posts
  • Através de uma PopUp que abre junto com a página
  • Dentro dos artigos mais vizitados
  • No rodapé do blog
  • Criar uma página que direcione o leitor para página de captura
  • Inserir formulário na barra lateral (sidebar)

8 # Produto Próprio x Programa de Afiliados

Ter um produto próprio vai agregar muito mais valor á sua pessoa e vai te tornar mais conhecido no mercado.

Fazer parte de Programas de Afiliados também é muito interessante e vai fazer com que você obtenha um bom lucro sem precisar perder tempo e energia para criar um produto.

Se está começando agora é bem provável que ainda não tenha a segurança para criar um produto de sua autoria, nesse caso o programa de afiliado é uma ótima opção. Mas preste atenção!

Foque em construir o seu negócio, a sua marca. Estude para se capacitar e construir seu próprio produto, pois é importante que busque ter uma marca forte no mercado, uma marca que seja reconhecida por ajudar pessoas.

Se quiser aprender a construir um negócio do zero e criar seu produto próprio eu indico fortemente o curso Clube Ganhar Dinheiro do Rogério Job que é fera em construir negócios de sucesso na internet. O curso foi criado pensando em ajudar qualquer pessoa, até aquela que não tem muita intimidade com a internet a criar um negócio do zero.  

Ter um produto próprio não quer dizer que não vai mais trabalhar como afiliado de algum produto. Você pode e deve promover outros produtos que sejam de qualidade e que possam te dar um retorno financeiro interessante, mas foque em promover produtos de qualidade para não colocar em risco a sua reputação.

9 # Recompensa

A recompensa é algo gratuito que você vai oferecer em troca do e-mail.Recompensa

Lembra que as pessoas geralmente não querem comprar e sim resolver algum problema, então ofereça algo gratuito e que vai ajudar a resolver esse problema, e em troca ela deixa o e-mail para receber o brinde que é a recompensa.

A recompensa pode ser um E-book ou um pequeno curso em vídeo aulas, desde que seja algo de valor e que realmente ajude o leitor a resolver seu problema.

10 # Email Marketing de Qualidade

Não basta só capturar contatos, você precisa manter um relacionamento de confiança com o leitor, e para isso programe uma sequência de e-mails com conteúdos gratuitos e que ajudem o leitor a resolver problemas.

O marketing de qualidade está relacionado diretamente com o marketing de atração, onde você atrai o cliente de certa forma que ele vai ficar enlouquecido para comprar seu produto.

Esse tipo de marketing consiste em dar algo de valor para mostrar o seu potencial, fazer com que o leitor te conheça melhor e saiba da qualidade do seu trabalho.

Por isso vai enviar vários e-mails com conteúdos gratuitos que pode ser artigos do seu blog ou vídeos ensinando a fazer algo.

Depois encaminhe um e-mail falando sobre o produto, mas não basta pedir para comprar o produto. Lembre-se, isso não funciona!

Toque na ferida da pessoa, fale do problema que ela pode estar enfrentando e como o seu produto pode solucionar esse problema

Direcione ela para a sua página de captura do produto, onde vai disponibilizar um vídeo com duração média de 1 minuto falando sobre o problema, como o produto vai solucionar o problema e quais itens serão abordados no curso.

Então deixe um campo para que novamente os interessados insiram o e-mail para receber mais informações e então sejam direcionados para a página de vendas onde poderão adquirir seu produto.

Perceba que acabou criando o chamado funil de vendas, separando os curiosos dos que estão realmente interessados no  seu produto.

11 # Aprender Sempre

Se quiser ter sucesso em qualquer negócio, seja ele online ou offline, você precisa estar a frente do seu mercado, e para isso precisa investir em conhecimento de qualidade, fazer cursos de qualidade, assistir palestras, participar de eventos, enfim tudo que puder.

Em um negócio online, a maioria das pessoas ganham dinheiro ensinando outras pessoas a fazer algo e para ensinar primeiro tiveram que aprender.

Mas o diferencial é aprender com quem realmente entende do assunto, por isso pesquise o seu nicho de mercado, veja quem está se destacando, pesquise sobre a reputação dessa pessoa e só então tenha a confiança de estar aprendendo algo de muito valor e que vai lhe render um bom retorno financeiro capaz de multiplicar o valor do investimento.

Percebeu que o tempo todo eu falei de investimento?

É claro que você pode aprender muitas coisas de forma gratuita na internet, mas Aprender semprecomo saber se essa informação é de qualidade ou se é só algo que está ali para capturar seu e-mail?

Você pode até saber como analisar se uma informação é ou não importante, mas mesmo assim, isso vai te tomar muito tempo e tempo é dinheiro.

Se puder investir em um curso de qualidade eu recomento, afinal é um investimento que vai gerar um retorno que pode ser muito maior do que o valor do curso.

Quem não tem como investir, vai ter que dispor de um pouco mais de tempo para aprender garimpando as informações aleatórias na internet, mas não desanime, pois se tiver força de vontade e persistência, vai chegar lá.

 

12 # Parcerias

A parceria é algo muito importante, pois é nesse momento que o seu negócio na internet começa a decolar.

Imagina pessoas de peso falando sobre o seu produto? Isso vai fazer de você um especialista na área e atrair muitos clientes loucos para comprar o seu produto.

parceria-qualidadeUma parceria é uma troca de favores onde você divulga produtos de um empreendedor e em troca ele divulga o seu produto, mas isso não quer dizer que vai sair por aí fazendo parcerias com qualquer pessoa, lembre-se que tem uma reputação a zelar e indicar produtos ruins são fazer a sua reputação ir para o espaço 🙁

Antes de fazer parceria é importante que já tenha uma lista de contatos interessante, caso contrário vai ficar um pouco difícil conseguir parceiros, afinal como vai divulgar o produto de alguém se não tem um público, uma lista de contatos.

Mantenha foco e dedicação e se fizer um bom trabalho em pouco tempo já vai ser capaz de construir uma bela lista para começar a trabalhar e fazer parcerias de sucesso.

Essas são as minhas dicas de como construir um blog arrasador. 

Não deve estar achando fácil não é mesmo? E eu não disse que seria 🙂 Afinal dinheiro fácil não existe e se te oferecerem corra, para não cair em enganação. 

A verdade é que o trabalho é simples e necessário. Lembre-se que vai realizar o trabalho uma única vez.

No início vai trabalhar duro para deixar tudo pronto e funcionando no piloto automático e depois vai poder descansar e começar a ganhar dinheiro 24 horas por dia, 7 dias por semana, até enquanto dorme e tudo isso que você já deve ter ouvido falar. 

A verdade é que as pessoas ouvem muito falar sobre ganhar dinheiro 24 horas por dia, mas não sabem do trabalho que dá para construir tudo isso. 

Agora que você já sabe os passos principais na construção de um blog, espero verdadeiramente que não desamine. Siga um passo de cada vez, e vai ver que é muito melhor do que trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana em algo que não te faz feliz. 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

10 Comentários

  1. Luis

    Graciela, meus parabéns pelo excelente artigo! Eu trabalho no mesmo nicho que você e procuro segui-lá por admirar a forma profissional que faz seu trabalho (oferecendo muito conteúdo de qualidade).

    Muito sucesso pra ti!

  2. Uau!
    Que conteúdo fantástico, Graciela!
    De essencial contribuição para aquele que quer desenvolver um trabalho de qualidade.
    Quero te parabenizar pela sua contribuição na formação de profissionais melhores.
    Fico sempre muito curioso em saber qual vai ser a sua próxima valiosa dica!
    Parabéns!

    • Obrigada Gilberto 🙂

      Estou muito feliz em saber que as dicas do Conquista Digital estão contribuindo para o sucesso do seu negócio na internet. Com certeza eu vou continuar trabalhado forte para sempre trazer as melhores dicas e recomendações 😉

  3. Gostei do Artigo. Simples, mas objetivo em mostrar as etapas essenciais para a construção de um negócio sólido na internet. Sucesso Graciela

  4. Augusto Alexandre

    Oi Graciela,

    As suas dicas, por si só, constituem um verdadeiro curso. Estou entrando no marketing de afiliado e sou um leigo na matéria, por isso, espero k seja o seu novo cursando. Que tenha mais conquistas digitais.

    Augusto Alexandre

    • Oi Augusto,

      Fico muito feliz pelo seu depoimento e principalmente em saber que minhas dicas estão te ajudando de verdade. Siga em frente e precisando é só chamar. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *