Como Escrever Artigos Que Convertem Em 4 Passos (A Prova de Falhas!)

como escrever artigos que convertem em passos simples

Se tem algo que deixa muitos empreendedores de cabelos brancos é conseguir manter um ritmo de produção de conteúdo para seus projetos.

E aí surgem aquelas perguntas básicas:

  • Qual assunto devo abordar em meus próximos artigos/vídeos?
  • Será que meu público vai gostar?
  • Como gerar credibilidade através desse conteúdo?
  • Será vai converter?

Essas são só algumas perguntas mais frequentes, depois disso vem a síndrome da tela branca, onde a pessoa fica horas e horas olhando para uma tela em branco, procurando ideias para produzir algo que cative a atenção do leitor e que também gere conversão para o seu negócio.

Talvez você esteja nesse momento agora e isso acontece simplesmente porque não teve acesso a um método eficiente de como escrever artigos que convertem.

Para ajudar eu gravei um vídeo mostrando como eu faço para escrever artigos que convertem em 4 passos simples e a prova de falhas:

aulas gratuitas conteúdo que vende

Pegue seu acesso as aulas gratuitas

Entregue O Que Seu Público Quer

A melhor forma de produzir algo que o seu público quer é ficar atento as suas principais dúvidas.

Isso você consegue fazer acompanhando locais onde o seu público está como:

  • Grupos do Facebook (que tenha interação)
  • Comentários em vídeos do youtube
  • Comentários em blogs
  • Emails que você recebe de quem te acompanha, e por ai vai…

Você vai começar a perceber diversas dúvidas em comum, então basta anotar essas dúvidas para depois validar usando o Planejador de Palavras Chaves do Google, para identificar o número de buscas e ter outras ideias de palavras chaves para trabalhar.

E também pode usar o Google Trends, justamente para identificar a tendência de busca ao longo dos tempos (crescente ou decrescente), e com isso poder saber se vale ou não a pena trabalhar esse assunto.

Como Escrever Artigos que Engajam e Convertem

Título

Nesse caso o título é de fundamental importância, pois ele será a motivação inicial que vai fazer o visitante clicar para consumir o seu artigo, então capriche nessa parte. 

Basicamente aqui você vai adicionar a palavra chave + a solução ou benefício que a pessoa vai encontrar dentro do seu artigo. 

Um exemplo disso é a palavra chave “Como Emagrecer“. Se você usar um título assim, dificilmente vai conseguir posicionar na primeira página dos mecanismos de busca, pela concorrência, e mesmo que consiga posicionar, não é um título irresistível e impossível de não ser clicado. Concorda? 

Agora, se colocar um algo a mais como: “Como Emagrecer 5 Quilos Em Uma Semana Sem Deixar de Comer o Que Gosta” aí você já vai ter um super título que com certeza vai chamar atenção de muitas pessoas que vão clicar para ter acesso a promessa do seu título. 

Não preciso nem dizer que você precisa entregar no texto do seu artigo ou no conteúdo do seu vídeo o que prometeu no título, caso contrário será um verdadeiro tido no pé.

Texto

Agora é que vem a parte que eu mais gosto, que é o engajamento e conversão. 

É no conteúdo do texto que tudo acontece, seja ele no seu artigo, no script do seu vídeo ou em qualquer outro tipo de conteúdo que estiver entregando. Se não gerar engajamento, vai ser quase impossível gerar conversão. 

E para conseguir esse feito, existem 3 passos simples mas extremamente poderosos que fazem toda diferença.

Problema – No inicio fale sobre o problema que a pessoa está enfrentando naquele momento, sem ter o conhecimento que você vai passar logo em seguida.

Isso vai gerar uma conexão muito forte com o leitor que vai passar a se identificar com o seu artigo.

Causa – Aqui você vai mostrar porque a pessoa está enfrentando esse tipo de problema. Porque ela está tendo essa dificuldade.

No exemplo do emagrecimento, você pode dizer que a causa pode estar na alimentação errada, ou ainda na falta de tempo e por aí vai.

Nesse momento o visitante já está se sentindo completamente conectado com o seu conteúdo e sedento por saber o que está por vir, ou seja, qual a solução para o seu problema.

Solução – Aqui você simplesmente vai entregar a solução.

Não tenha medo de entregar conteúdo de valor, pois é exatamente isso que vai fazer com que o visitante confie no seu trabalho a ponto de querer retribuir de alguma forma, e é aí que a conversão acontece (vamos falar mais sobre isso nas próximas linhas).

Otimização (SEO)

É claro que não poderia deixar de falar sobre o bom e velho SEO, que nada mais é do que a otimização do conteúdo para os mecanismos de busca. 

Porém tanto o Google quanto outros mecanismos de buscas estão cada vez mais focados na satisfação do usuário do que na quantidade de palavras chaves que usamos dentro do texto. 

Então, a melhor maneira de trabalhar a otimização é usando com moderação, ou como eu costumo dizer: 

Concentre-se na satisfação do usuário e use uma pitadinha de SEO

Isso não quer dizer que vamos abolir o uso da palavra chave, pelo contrário, você pode e deve continuar usando em locais que já sabemos que são eficientes como: 

  • No título
  • Na url
  • Em alguma imagem
  • Em um subtítulo
  • Poucas vezes dentro do texto (Se for um artigo de 500 palavras por exemplo, 3 palavras chaves está de bom tamanho).

Usar imagens de qualidade também é muito importante, pois vai chamar a atenção do seu visitante e também vai ajuda-lo a compreender melhor o seu artigo.

Objetivo: Ou você tem, ou está deixando dinheiro na mesa

Antes de pensar em como escrever um artigo, pense em qual objetivo você vai querer com esse conteúdo, isso é fundamental. 

O objetivo que eu falo aqui nada mais é do que a conversão que você quer gerar ao final do seu conteúdo, qual ação que você quer que o seu visitante faça?

Os objetivos podem ser dos mais variados:

  • Pedir Curtida (propagação)
  • Pedir Compartilhamento (propagação)
  • Pedir Comentário (prova social)
  • Levar para uma página de captura (relacionamento e venda)
  • Levar para uma página de vendas (venda)
  • Levar para outro artigo (estratégia de conversão)

Repare que você não precisa o tempo todo levar o seu visitante para comprar algo de você, mas pode simplesmente, com pequenas ações, propagar o seu artigo pela internet com curtidas e compartilhamentos, gerar provas sociais com comentários ou trabalhar a conversão em vendas através de uma recomendação.

Chances são que ao final do artigo, o seu visitante já vai estar muito agradecido por tudo que recebeu até ali, o que vai fazer sentir segurança em seu trabalho a ponto de aceitar o seu pedido e tomar a ação que você está pedindo. 

Percebe? É tudo muito mais simples quando geramos valor para o usuário antes de qualquer coisa. 

Se gostou do artigo + vídeo, mas ainda está meio perdido (isso é normal), te convido a assistir uma série de aulas gratuitas onde mostro passo a passo na tela do meu computador, como criar uma pauta de conteúdo e como estruturar um artigo para conversão.

Espero que esse conteúdo seja transformador na sua vida, assim como foi para a minha.

Forte abraço e sucesso! 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

16 Comentários

  1. Você como sempre arrasando e ajudando seu público.

    Sucesso querida!

  2. abel gonçalves

    cimplismente adorei a materia..

  3. Muito obrigada você é uma mestra no assunto marketing digital , parabéns pelo seu trabalho porque você está ajudando milhares de pessoas como eu .
    Um abraço,
    Flávia Rodrigues.

    • Oi Flávia,

      Poxa! Fico muito honrada em saber que o Conquista Digital é sua referência para você nesse mercado. Separei mais alguns assuntos de dúvidas por aqui e estarei gravando mais materiais como esse nos próximos dias. Espero que ajude 😉 Abração e sucesso!

  4. Parabéns Graciela! Tenho acompanhado o seu conteúdo e gostado muito da forma simples e didática de como você faz tudo parecer tão simples. Muito bom mesmo!

    • Oi Adriano,

      Fico muito feliz e honrada em saber que acompanha e tem gostado do meu trabalho. Seja sempre muito bem vindo por aqui. 😉

  5. LUIZ VALÉRIO DA SILVA

    Suas orientações são muito úteis. Também sou blogueiro e produtor de conteúdo e estou sempre em busca de mais informações que possam me ajudar a melhorar meus textos. Encontrei aqui dicas muito interessantes. Obrigado pela colaboração.

    • Oi Luiz,

      Fico muito motivada em saber que meus conteúdos estão fazendo a diferença na vida de pessoas como você. Muito obrigada pelo feedback e seja sempre muito bem vindo por aqui 🙂

  6. Excelente Artigo, Estou aprendendo bastante aqui neste teu site viu Graciela, estou me tornando um Expert em marketing digital……. todos seus artigos são ótimos, todos são bem explicado e sempre vai direto ao ponto…

    Meus Parabéns ! Graciela..

    • Oi Wesley,

      Fico muito feliz em receber esse feedback positivo, isso significa que estou no caminho certo. Seja sempre muito bem vindo por aqui 😉

  7. Olá Graciela, muito bacana seus artigos estou contente de conhecer você. Comprei o Templante que você recomenda, para tentar fazer um blog como o seu, ele é muito bonito e funcional. Agradeço sua orientação. Graciela, gostaria de saber se tem alguma ferramenta, para fazer as miniaturas de figuras, Gratuita que não seja o caro Photoshop. muito obrigado. Tony

    Photosho

  8. Oi Graciela.

    Parabéns pra você. Com muito respeito aos seus colegas de mercado, você foi a única profissional nesta área que fez uma luz acender no meu universo de dúvidas. Caramba, estou muito feliz com as suas aulas, dicas e atenção. Finalmente encontrei alguém que conhece de fato as necessidades de um iniciante. Continue assim, você vai longe.
    Um grande abraço.

    • Oi Gpcosta,

      Poxa! Deu depoimento me deixou ainda mais motivada para continuar trabalhando em busca de mais e mais dicas como essa. Seja sempre muito bem vindo por aqui 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *