AULA EXPERIMENTAL Funil de whatsapp para vender treinamentos

Assistir

Como Fazer um Artigo Memorável e De Alta Conversão: 3 Dicas Simples e Certeiras (A #3 é a Minha Preferida)

Tempo de leitura: 8 min

 

Como Fazer um Artigo Memorável

Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu um friozinho na barriga ao escrever um texto.

Não sei você, mas eu já passei por isso várias vezes. Chegava até ficar por horas na frente do computador, pensando como escrever algo que fosse admirado por todos.

Depois de horas e horas, finalmente tudo pronto, é hora de publicar o artigo, mas….

Será que as pessoas vão gostar? Será que meu texto vai ser lido por alguém?

Não existe nada mais frustrante do que escrever artigos que não são lidos e comentados.

Se o seu artigo está assim, as moscas, sem leitores e comentários, não se preocupe pois todos já passaram ou ainda vão passar por isso.

A boa notícia é que hoje vou te ensinar como fazer um artigo que verdadeiramente envolva o seu leitor do começo ao fim, e principalmente faça com que ele tome a ação que você deseja no final.

Você vai ver que escrever é uma arte, mas ao contrário do que muitos pensam, não é só para quem já nasceu com esse Dom.

Todos podem aprender como se escreve um artigo memorável e de alta conversão, e é exatamente isso que vou te mostrar nos próximos parágrafos.

Como Fazer um Artigo Ser Aberto e Lido Por Todos

Como Fazer um Artigo Ser Aberto e Lido Por Todos

Tendências

Fique atento as tendências do seu nicho, busque saber o que o seu público está mais procurando no momento, para isso procure ir até onde o seu público alvo está e fique atento aos comentários e emails que recebe das pessoas que te acompanham.

Nos comentários e nos emails você vai encontrar todo material que precisa para identificar o tema do seu novo artigo.

Fique atendo aos medos e desejos do seu público.

Trabalhar assuntos recentes já é meio caminho andado para fazer um artigo ser aberto e lido por muitos.

Análise

Chegou a parte que várias pessoas deixam para trás. O estudo de quais palavras chaves devem ser trabalhadas no texto para torná-lo encontrável aos olhos do Google e outros mecanismos de buscas importantes, como Bing, Yahoo, entre outros.

Ser encontrado de maneira orgânica é fundamental para fazer com que o conteúdo continue sendo visitado por muito tempo após a sua publicação, e com isso gerando visitas, interação, contatos e vendas para o seu negócio por um longo tempo e no piloto automático.

Está entendendo a importância de um texto memorável para o seu negócio online?

Essa análise não é tão complicada como muitos pensam. É verdade que cada um tem sua maneira para fazer esse estudo, mas a ferramenta fundamental para essa análise é sem dúvidas o Keyword Planer (planejador de palavras chaves do google).

Basta você digitar um única palavra chave que você acredita que as pessoas estão buscando no Google sobre o assunto que deseja trabalhar, para ter acesso a dados extremamente importantes para a criação do texto como:

  • Volume de buscas mensais para a palavra pesquisada
  • Ideias de muitas outras palavras chaves do mesmo grupo semântico + média de buscas mensais de cada uma dessas palavras.

É como se você pudesse ler a mente das pessoas e saber exatamente o que elas querem naquele momento e como vão buscar por isso na internet.

Com base nessa análise é possível escolher o melhor título para seu texto e também quais palavras chaves serão usadas no decorrer do conteúdo.

Separe uma palavra chave para ser a principal do seu texto. Essa palavra deve ser usada no título, em algum ou alguns subtítulos e poucas vezes no decorrer do texto.

Depois deixe separado uma lista com outras palavras do mesmo grupo semântico (que querem dizer a mesma coisa, só que com palavras diferentes) para ir usando no decorrer do conteúdo, isso vai ajudar a tornar a leitura mais agradável para o leitor, e  melhorar as chances do seu conteúdo ser encontrado de diversas maneiras através dos buscadores. 

Estrutura

Definitivamente não tem como fazer um conteúdo ser lido e admirado por todos, se ele não tiver uma estrutura para facilitar a leitura e a compreensão.

Não tem nada pior do que um texto desorganizado, cheio de frases longas e palavras difíceis de compreender. Isso definitivamente espanta qualquer leitor.

Para evitar esse grave erro, antes de começar a escrever, defina a melhor linguagem que será usada para se comunicar com o seu público de maneira clara e objetiva.

Defina também o título, os subtítulos (H2, H3) e onde usar as palavras chaves de modo que se encaixem com perfeição ao conteúdo, sem tornar a leitura repetitiva e chata demais.

Também separe o texto em parágrafos curtos, com no máximo 3 ou 4 linhas, assim vai tornar a leitura mais agradável e fácil de compreender. 

Você também pode gostar desse outro post aqui onde dou dicas de como ter idéias criativas para escrever um artigo.

Como Escrever um Artigo de Alta Conversão

Como Escrever um Artigo de Alta Conversão

O Que Você quer?

Se tem uma coisa que aprendi e que nunca mais deixei de aplicar em todos os meus artigos, é definir a conversão que desejo antes de iniciar qualquer texto.

Todo conteúdo do blog precisa ter uma conversão, um objetivo, do contrário todo esforço e dedicação empenhados nesse trabalho seriam jogados pelo ralo.

Não basta só saber como escrever bem. Todo e qualquer conteúdo precisa ter um objetivo final de gerar uma conversão. Por isso defina o que você quer antes de começar a escrever seus artigos.

E eu não estou falando de conversão só em vendas não. A conversão pode ser desde conquistar simples curtidas, compartilhamentos, comentários ou até mesmo um clique em algum link que você recomendar.

Fique Atento

O grande segredo para conseguir essa conversão é muito simples.

Entregue um conteúdo que solucione de verdade algum problema específico do seu público alvo. 

Lembra que lá no inicio desse artigo eu falei sobre ficar atento as tendências para saber o que o seu público está procurando naquele momento?

É exatamente a solução para essas dúvidas que você vai entregar no seu artigo, e não tenha medo de entregar informação de valor não.

Muitos escondem o jogo e só escrevem conteúdo para encher linguiça com objetivo de vender tal informação, mas pensa comigo:

O que as pessoas realmente querem quando fazem uma busca pelo Google, por exemplo?

Elas querem solução para algum problema e não um conteúdo que diz tudo e não fala nada.

Se souber como escrever um artigo realmente relevante, é certo que ao final o leitor já vai estar tão agradecido a você por isso, que vai fazer questão de retribuir de alguma forma.

E é aí que entra a conversão.

Mas muito cuidado nessa hora, principalmente se a sua conversão for fazer o leitor clicar em algum link que você recomendar.

Nesse caso você precisa escrever um texto que tenha uma relação direta com o link que vai recomendar, dessa forma vai estar preparando o leitor para o que virá logo em seguida.

A sequência perfeita

Comece o texto falando sobre o tema principal do artigo, também chamado de gancho (deixe o leitor saber sobre o que você vai tratar no decorrer do conteúdo).

Depois descreva os principais problemas encontrados por quem ainda não tem acesso  a informação que você vai passar no artigo (isso vai conectar o leitor com o seu artigo).

Mostre que existe uma solução para tal problema e que você vai entregar essa solução nos próximos parágrafos (isso vai prender o leitor até o final).

Por fim, entregue a solução de maneira clara e objetiva, e aí faça a sua chamada para ação, levando o leitor a fazer uma ação prédeterminada por você (o seu objetivo final, lembra?). 

E aí é só ver a mágica acontecer 🙂 

Ok, na verdade não é mágica e sim um método que já foi testado e aprovado, mas o efeito é incrível da mesma forma. 

Como Escrever Bem Melhor do Que a Sua Concorrência e Ficar no Topo das Buscas

Como Escrever Bem Melhor do Que a Sua Concorrência

Dependendo da palavra chave que escolher para trabalhar o seu texto, é provável que ela tenha uma concorrência bem forte de sites e blogs que estão há mais tempo que você no mercado, ou que simplesmente produziram um conteúdo relevante o suficiente para chamar a atenção dos buscadores.

Como Fazer Artigo Memorável: A estratégia Matadora

Uma coisa que sempre costumo fazer é escrever a palavra chave principal do meu artigo no buscador do Google, para identificar os sites mais bem posicionados para tal palavra.

De posse dessa informação, recomendo fortemente que abra no mínimo os 5 primeiros artigos da busca, e analise como eles trabalharam as palavras chaves do seu conteúdo, quantas vezes utilizaram, o tamanho do texto (quantidade total de palavras), a qualidade das imagens, as interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), etc…

Anote tudo que achar de relevante e separe para usar como inspiração para escrever o seu melhor conteúdo.

Há… usar como inspiração não quer dizer copiar o conteúdo do seu concorrente e colar no seu artigo. O Google abomina essa prática e com certeza vai puni-lo por isso.

Use esse material tão somente como inspiração mesmo. Escreva com suas palavras, com seu modo de se expressar, assim seu texto será único e você vai ser amado pelos buscadores por isso 😉 

Tenho certeza que depois de juntar todo esse material, o seu artigo será um dos mais completos, admirados e disparado um dos mais bem posicionados para a palavra chave que escolheu.  

Viu como fazer um artigo memorável não é coisa de outro mundo?

Basta seguir alguns passos como esses que te passei aqui nesse artigo que você já vai estar a frente de milhares de pessoas que ficam atirando para todos os lados, sem ter um planejamento de como fazer um artigo que realmente converte.

Se quer saber mais sobre como usar o poder das palavras para gerar muito mais vendas, utilizando técnicas comprovadas de Copywriting? Recomendo que conheça e acompanhe o trabalho do Victor Palandi, que é a pessoa que eu mais acompanho atualmente, e que tem me ajudado a escrever artigos memoráveis e de alta conversão.

4/5 - (2 votes)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


30 Comentários

  • Renata disse:

    Graciela, se eu estivesse do seu lado, juro que te daria um abraço apertado tamanha é a gratidão que estou sentindo por você, estou começando, tenho poucos mais de 30 dias, e confesso que estou bastante confusa e perdida, por isso tenho feito muitas pesquisas alem do curso que estou fazendo, pois realmente desejo trabalhar com marketing digital, tenho procurado desesperadamente como escrever bons artigos, pois isto não tem no meu curso, e juro que de tudo que li, e li muito!!!!! ninguem nunca deu um passo a passo tão claro como você fez, e também dei uma olhada em alguns dos seus outros artigos enquanto eu procurava por este e você é uma pessoa abençoada por Deus, pois simplesmente seu blog é quase um curso completo, MUITO OBRIGADA DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO, saiba que mesmo sem te conhecer em dois dias que te descobri, tenho por você uma admiração enorme, PARABÉNS E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO POR SER ESTA PESSOA!!
    BEIJOS E COM CERTEZA , ATÉ MAIS.

    1. Oi Renata 🙂

      O meu objetivo é realmente conseguir entregar conteúdos de valor de forma mais simples e detalhada possível, para que qualquer pessoa possa compreender e colocar em prática. Fico muito feliz em saber que meus artigos estão te ajudando nesse início.Forte abraço e sucesso!

  • Jaqueline disse:

    Olá Graciela! Passei para deixar um elogio… Estou gostando bastante do seu conteúdo! Os vídeos do WordPress do Zero são bem didáticos. Há um tempo atrás, paguei um curso de WordPress e não aprendi tanto quanto estou aprendendo com você 🙂 🙂 🙂 E olha que eu ainda não vi todos os vídeos! Super bacana mesmo! Recomendo! Abs e parabéns!

    1. Nossa! Que maravilha Jaqueline 🙂

      Fico muito feliz em saber que meu curso gratuito está realmente te ajudando a colocar seu projeto no ar e principalmente gostei de saber que o conteúdo do curso superou suas expectativas. Espero que goste das aulas que estão por vir. Abraços 😉

  • Obrigada Graciele Barbierí, por este artigo, que ensina escrever artigos, com pontos muito profissional de pesquisa, e com dicas de palavras chaves, que só me ajudou, mas você como uma mulher expert na arte de escrever artigos, tem outros fatores que contribui para o artigo está entre os primeiros no Google ?

    1. Oi Elias Marciano,

      Na verdade não existe uma receita exata para posicionar um conteúdo na primeira página, o que temos como base é que o Google leva em consideração uma boa otimização, tanto de palavras chaves, quanto de imagens, links internos, externos, entre outros, quanto, se não principalmente, a satisfação do usuário ao consumir seu conteúdo, o que é medido principalmente pelo tempo que ele fica no seu site.

      O que levo como base e o que recomendo para todos é: Foque no usuário (entregue conteúdos relevantes e que prendam a leitura até o final) e use o SEO com moderação (sem exagero), assim já estará caminhando a passos largos para atingir a primeira página dos buscadores.

  • Parabéns Graciela, artigo fantástico, muito bom acabei de ler seu artigo e vi informações bem valiosas que muitos na internet cobraria por elas.
    Parabéns mais uma vez o conteúdo que você passa pra nós é muito bom.

    1. Obrigada Tomas Medeiros 🙂

      De fato muitos cobrariam para dar esse tipo de informação, mas eu decidi entregar de maneira gratuita, justamente para poder atingir e ajudar mais pessoas. É muito bom saber que estou conseguindo atingir esse objetivo. Abraços.

  • Olá Graciela, realmente são técnicas indispensáveis para se criar um artigo memorável não só para o leitor mas também para o Google, pois ele irá amar tanto que ficará nas primeiras posições no buscadores!
    Parabéns Graciela e SUce$$o!

    1. É isso aí Victor Hugo Santana,

      Criar conteúdos de qualidade não é só trabalhar o SEO, mas também e principalmente trabalhar o conteúdo para ser bem recebido pelo usuário que é o foco do Google, logo, se o seu visitante gostar do seu conteúdo, o Google vai te dar alguns pontos a mais por isso. Vale a pena investir nesses dois pontos 😉

  • Alessandro Barros disse:

    Olá Graciosa! Simplesmente fantástico seu artigo. Ele poderia ter o triplo do tamanho e eu o leria tranquilamente. Muitas dicas fantásticas que vou aplicar nos e meus artigos e agregar mais valor ainda aos meus seguidores. Imensamente grato pelo valor dessas informações e continue assim proporcionando aprendizado. Grande beijo!

    1. Fantástico Alessandro Barros 🙂

      Realmente achei um pouco denso demais o conteúdo para um artigo, mas por outro lado sabia da importância em entregar tudo de uma só vez para ajudar na compreensão e conseguir realmente motivar as pessoas a partir para a ação de verdade, afinal essa é a única forma de garantir resultados em qualquer negócio 🙂

      Fico muito feliz em saber que mesmo assim você leu todo o artigo e ainda está disposto a consumir mais e mais artigos como esse. Isso é o que me motiva de verdade. Obrigado pelo depoimento 😉

  • Sandro Chagas disse:

    Olá Graciela Parabéns pelo seu Blog. Tenho aprendido muitas coisas com você, com essa sua maneira dinâmica de explicar. Quero te agradecer pelos vídeos e artigos maravilhosos.

    1. Obrigada Sandro 🙂

      Estou realmente muito feliz e motivada por saber que meus conteúdos realmente estão fazendo a diferença na vida de pessoas como você.
      quando tiver os primeiros resultados volta aqui para me contar hein 😉 Vou adorar saber.

  • Edivaldo Pinheiro disse:

    Eu achei tão incrível esta aula, que guardei na pasta de favoritos prá estudar de novo, treinar o passo a passo, e reler até começar a produzir artigos de forma natural.
    OBRIGADO Graciela pela brilhante exposição de verdadeiro conteúdo relevante.

    1. Que Maravilha Edivaldo 🙂

      Agora é só uma questão de tempo e prática para começar a escrever artigos incríveis. Espero ver você por aqui novamente para contar o resultado 😉
      Abraços e sucesso!!

  • claudia costa disse:

    Oi Graciela! Desde que li o primeiro email que enviou vi que voce relata, fala, de forma simples, facil entendimento e totalmente clareza em suas explicações, e agora com esse post tambem, muito bem descrito da mesma forma, facil de entender e é por isso que continuo a aprender com voce, só tenho a te agradecer e muito!!!!!

    1. Obrigada pelo feedback Claudia 🙂

      Você não pode imaginar como fico feliz em saber que minha didática está te ajudando a compreender melhor o Marketing Digital. Isso me motiva a continuar trabalhando forte na produção de mais conteúdos como esse, com a certeza que vou conseguir impactar positivamente muitas e muitas pessoas.

  • Olá Graciela. Sempre leio seus post. Bem legal esse, pois tenho investido tempo em aperfeiçoar minha redação. Uma dificuldade que tinha era atrelar imagens aos textos e para evitar gastar e problemas com imagens com direitos autorais fiz um post onde descrevo 90 sites de banco de imagens que eu acho que pode ajudar seus leitores também na busca por imagens de qualidade e evitar as imagens manjadas da busca do google. Parabéns pelo seu post. Veja o post: http://www.empreendedorismoemacao.com.br/90-sites-de-banco-de-imagens-gratuitas/

    1. Legal Darly,

      Também já escrevi um artigo com os 21 sites de imagens que mais uso https://conquistadigital.com.br/sites-de-imagens-para-o-seu-blog/. É sempre bom ter mais opções.
      Obrigado por acompanhar o Conquista Digital e também por agregar mais valor para todos. Abraços.

  • gimael disse:

    Ótimo artigo, conheço esta imagem..kk, já usei em meu site

    1. Obrigada Gimael 🙂

      Que bom que gostou da imagem e já usou em seu artigo. Sinal que temos bom gosto hehehe 😉 Abraços e seja sempre muito bem vindo por aqui.

  • Ronaldo Ap disse:

    Belo artigo Graciela, eu mesmo sinto muitas dificuldades ao montar um artigo, mas aos poucos vou encaixando a minha metodologia. Uma grande dificuldade ainda esta no SEO…encaixar as palavras com eficácia não é tão simples, pois os mecanismos de busca são bem chatos. Acho que o melhor mesmo é praticar !!!

    1. Oi Ronaldo Ap 🙂

      Que bom ver você por aqui. Olha, o SEO é algo que sempre precisa ser estudado e atualizado, mas como o próprio Google diz: concentre-se no usuário e o resto será consequência.

      O fator número um, é escrever um conteúdo pensando no seu usuário e depois você encaixa um pouco se SEO aqui e ali. É o que tenho feito e os resultados estão melhorando a cada dia.

      Acho que muitas pessoas se preocupam em encher o artigo de palavras chaves e esquecem de oferecer uma boa experiência ao seu leitor, só que no final das contas, quem vai realmente trazer retorno para o blog é o leitor, então precisamos focar em entregar o nosso melhor e na medida do possível, sem exagerar, vamos encaixando uma pitadinha de otimização. Acredito que essa mistura é ideal para garantir um bom posicionamento e também a satisfação do leitor. 🙂

  • Ronal Costa disse:

    perfeito Graciela Barbiere deu um show de como se deve fazer um artigo realmente ser lido a comentado um ótimo trabalho deu show sucesso

    1. Obrigada Ronal Costa 🙂

  • Uau! Grande artigo e, acima de tudo, memorável 😀

    Obrigado pela lembrança e continue trazendo ótimo conteúdo como esse!

    1. Grande Victor Palandi 🙂

      É um prazer ter você por aqui, e melhor ainda é receber um feedbeck desses de um grande mestre dos conteúdos como você. Obrigada 😉

  • Muito bom nunca cheguei a ler um post
    tão bem detalhado , tudo nos minimos detalhes
    é dificil não aprender seguindo estes passos

    1. Que Maravilha Bruno 🙂

      Adorei receber o seu feedback. É muito gratificante e motivador saber que o conteúdo do Conquista Digital realmente está cumprindo sua missão, que é de levar conteúdos de valor, de uma maneira simples e objetiva. Espero que aplique as dicas em seus artigos e tenha excelentes resultados.

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.
    Criado por WP RGPD Pro

    PROMPT DE IA PARA CRIAR CURSO DE VENDA MASSIVA

    Libere o seu acesso ao prompt e a estrutura completa para criar cursos de venda massiva em 5 minutos com ajuda da IA.

    Prompt para download

    Aula completa com a estratégia

    Seus dados estão protegidos.