Mautic – Ferramenta de Automação e Email Marketing Gratuita (Minha Opinião).

Ferramenta de automação

Fui apresentada ao Mautic em meados de Janeiro de 2016 pelo meu amigo e especialista respeitado em SEO, Gabriel Wohlfart.

Só para te situar melhor, o Mautic é uma ferramenta de email marketing Open Source, que pode se comparar com o nosso incrível WordPress. Até por isso, muitos os chamam de de primos 🙂 

É algo que você pode baixar e instalar em seu serviço de hospedagem sem precisar pagar nada pela ferramenta, o seu único investimento será com a hospedagem e um serviço de vai ser responsável pelo envio dos emails para seus contatos (serviço de smtp), o que significa um excelente custo benefício.

O Gabriel testou o Mautic exaustivamente e já ajudou centenas de pessoas a usar ele, que hoje também é considerado um dos maiores especialistas do mercado nessa ferramenta.

Confesso que no início fiquei com um pé atrás em usar algo tão diferente e também porque a ferramenta de email marketing que estava acostumada a usar já me atendia muito bem, embora cobrava e ainda cobra seu preço por isso.

Se você usa uma ferramenta de email marketing em um plano pago, seja no E-goi, Aweber, MailChimp, ClickMail, LeadLovers, ou qualquer outra, sabe do que estou falando.

O investimento mensal para manter uma ferramenta como essa é de no mínimo R$50,00 mensais para uma média de 2.500 contatos, podendo facilmente ultrapassar os R$500,00 mensais dependendo do tamanho da lista, ou seja, quanto maior é a lista mais alto é o valor cobrado pelo serviço de email marketing.

É claro que se você tem um retorno bacana o investimento vale a pena, mas eu não podia deixar passar batido a oportunidade de testar uma ferramenta que poderia reduzir e muito meus gastos com email marketing, sem perder a qualidade do serviço prestado.

Então decidi testar e o resultado é que hoje a grande maioria dos meus contatos estão no Mautic.

Agora consigo trabalhar uma automação incrível com diversas listas de contatos, onde posso filtrar e enviar emails só para quem realmente tem interesse, o que aumentou a conversão do meu negócio consideravelmente.

Dentre as inúmeras funcionalidades disponíveis, tem algumas que especialmente se destacam e são as minhas preferidas como:

Facilidade Em Importar Contatos

Importando contatos

Aqui é possível em poucos cliques importar listas de todos os tamanhos sem correr o risco de ter a conta bloqueada, como muito acontece por aí com ferramentas bem renomadas no mercado.

 Automação de Campanhas Com o Mautic

criando campanhas

A forma como é possível criar campanhas (funis de vendas) é algo extremamente simples, intuitivo e muito parecido com um mapa mental, onde você vai ligando os pontos e formando assim um caminho de ideias, nesse caso é um caminho de ações que interligadas podem ter diversos objetivos. 

Em poucos cliques é possível mudar um lead de lista baseando-se na sua ação, se ele clicou em algum link do email, ou até mesmo se ele abriu ou não o email. 

Também é possível programar um reenvio só para quem não clicou no link do primeiro email ou para quem não abriu o primeiro email, assim você pode reenviar só para essas pessoas, sem cansar a sua lista. 

Uma função que gosto muito de usar é retirar o contatos de outras listas mantendo ele somente no conteúdo da lista em que ele se inscreveu atualmente, evitando distrações ou excesso de envios de emails.

Esse formato de campanha permite divulgar e vender diversos produtos para uma mesma lista, fazendo com que as pessoas só recebam emails com conteúdos que estão interessadas. Isso não tem preço. 

Acompanhar e Presentear Quem Mais Interage Com os Emails

sistema de pontuação de leads

No sistema de pontos é possível programar uma determinada pontuação para cada email que o lead abrir ou clicar.

E não é só isso. Também é possível programar para enviar um presente para o lead que atingiu “X” pontos, presenteando assim quem mais interage com os emails.

Quem trabalha com email marketing sabe o quanto essa simples ação tem o poder de aumentar a credibilidade, transformando esses contatos em clientes fiéis. 

Também é possível usar esses dados para monitorar a quantidade de pessoas que realmente acompanham o seu trabalho. 

Enviar Arquivos

subindo arquivos

Tá aí algo que me chamou atenção. A possibilidade de subir arquivos como E-books, imagens, áudios entre outros e programar para que seja enviado no email pré determinado. 

Essa função vai fazer com que o arquivo seja automaticamente baixado para o computador do seu lead assim que ele clicar no link do email. 

Essa função é muito usada para entregar iscas digitais, mas juntamente com outras funcionalidades, também permite entregar arquivos como presente para os contatos que mais interagem com nossos emails. 

Relatórios

relatório de acompanhamento de leads

Através dos relatórios é possível acompanhar a quantidade de arquivos baixados, emails lidos, ignorados, falha de envio. Isso é incrível!

Também dá para mapear toda trajetória de cada contato, o que possibilita saber exatamente todos os caminhos percorridos por cada um desde que entrou para a lista.

Dessa forma é possível usar esses dados para realizar melhorias nas estratégias com objetivo de aumentar cada vez mais a taxa de conversão. 

Essas são só algumas das possibilidades que o Mautic oferece. Aqui a sua criatividade é o limite.

Se gostou do que viu até aqui e deseja aprender passo a passo como instalar, configurar e usar o Mautic, recomendo que conheça o curso Mautic Sem Segredos do Gabriel Wohlfart.

Forte abraço e sucesso! 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

52 Comentários

  1. Que show hein Graciela. Então, eu comecei meu blog com o mailchimp. É muito bom, mas é, como vc mencionou, caro. E algumas coisas, como automação de uma sequencia de emails para um novo contato, só estão disponíveis para assinaturas pagas. Eu cheguei a abrir uma conta no e-Goi pois daria pra usar a automação sem necessariamente ter uma conta paga, e conforme a lista aumentasse eu faria a migração. Mas eu vou analisar essa alternativa do mautic agora.

    Excelente artigo. Obrigado por compartilhar esse conhecimento.

    Abraços

    • Oi Douglas,

      O E-goi é uma excelente ferramenta também e mesmo no plano gratuito ele é muito completo, porém como falei, a medida que a lista for crescendo, o custo para manter tudo vai subindo, nesse caso o Mautic é o melhor custo benefício, sem dúvidas.

  2. Vilmar Flroenco

    Mas Bahh, Graciela, você é tri-legal, gostei pampas de seu artigo, você é excepcional, sou seu fãnzão, agora ainda mais, comprei seu curso Isca Digital, e acompanho seu trabalho e do Gustavo e cia, vocês me deram outro rumo a minha concepção em negócios online, se puder dá uma olhada no meu novo blog. vilmar.xyz acabei de postar dois artigos, claro, não se compara a Graciela e cia mas, para um iniciante acho que ficou bom, gostaria de sua opinião. Obrigado Graciela.
    Desejo muito sucesso e que Deus a abençoe ricamente.

    • Oi Vilmar,

      Que bom que meus conteúdos estão te ajudando, fico muito feliz em saber.
      Parabéns pelo seu blog e siga em frente que em breve estará colhendo os resultados desse trabalho. Abração e sucesso!

  3. Francisco Ronaldo

    Olá Gabriela! Em relação a crescimento de lista do seu e-goi o preço dessa mesma lista no mautic seria menor e continua com a mesma qualidade de entrega? Realmente vale a pena migrar do e-goi que você já conhece e domina para mautic?

    • Oi Francisco,

      O E-goi é uma excelente ferramenta, principalmente para quem esta iniciando, pela questão dos 5001 contatos gratuitos. A conta paga também é muito boa, mas o Mautic tem um custo imensamente menor se comparado com qualquer outra ferramenta de email marketing. Na verdade não foi uma decisão de um dia, eu testei o mautic por mais de 2 meses antes de decidir torna-lo a minha principal ferramenta de email marketing. Ele tem se mostrado muito eficiente e estável. Está entregando os emails em dia e possui diversas opções para trabalhar os funis de vendas, campanhas etc… Eu recomendo.

  4. Olaaa Gabriela tudo bem??? Muito bom o seu artigo, como sempre, em relação ao mautic parece muito bom, eu estava em duvida entre ele e o MailRelay, o fato de você poder ter o seu próprio autoresponder é ótimo, mais eu que to inciando agora to testando o mailrelay e parece ser muito bom também.
    Montei um blog para minha noiva sobre emagrecimento a menos de um mês e to usando ele, se puder de uma passada la e me diga o que achou , sei que tem muitas coisa para melhorar,algumas coisas ainda estao em fase de teste, pois ainda tenho muito que aprender.
    Continue esse excelente trabalho com profissionalismo que anda fazendo.
    Bjus e um ótimo final de semana e pascoa!!

    • Oi Vagner,

      Que bom que gostou do artigo. Eu realmente não conheço o Mailrelay, então não posso dar a minha opinião, mas o Mautic vem se mostrando uma ferramenta incrível de email marketing e automação com um custo extremamente baixo, mesmo para grandes listas. Estou gostando bastante do Mautic.

      Parabéns pelo blog. Continue trabalhando na produção e conteúdo e email marketing que o resultado virá.

      Abração e sucesso!

  5. Adriano

    Oi Graciela,

    Parabéns pelo seu post!

    Sou fã do Mautic, mas confesso que estou com dificuldades para fazer ele funcionar no minha hospedagem.

    Você sabe como funciona a versão no mautic.com em relação ao envio de emils?

    • Oi Adriano,

      No caso não cheguei a usar o Mautic.com, mas pelo que sei ele tem algumas limitações mesmo. Já o Mautic.org está se mostrando muito estável e eficiente.

  6. Prezada Graciela,

    Primeiramente parabéns pelo seu blog!
    Estou testando o E-goi gratuito e gostei da proposta do Mautic, porém gostaria de saber o que preciso contratar além da hospedagem do site para que ele funcione corretamente?

    • Oi Jean,

      O Mautic é gratuito e para fazer ele funcionar, além da hospedagem, que é recomendado ser um vps, você vai precisar contratar um serviço de smtp como o da Amazon que cobra cerca de $1,00 dólar a cada 10 mil envios de emails, o que sai muito barato.

      • Olá Graciela,

        Muito obrigado pelos esclarecimentos!

        Tentei instalar o Mautic num servidor compartilhado e apareceu a seguinte mensagem:
        “O servidor tem a opção PHP magic_quotes_gpc ativado, desative esta opção para usar Mautic.”

        Só que o magic_quotes_gpc tem por função impedir a invasão do web site via SQL Injection. Caso este recurso seja desabilitado, o programador deve incluir manualmente nos scripts o tratamento de todos os campos de formulário para bloquear o acesso não autorizado às informações. Você teve esse problema?

        Sucesso!

        • Oi Jean,

          Segundo o Gabriel Wohlfart, que testou exaustivamente o Mautic, ele costuma dar alguns bugs com hospedagens compartilhadas, por isso o recomendado é colocar ele em um servidor VPS, que foi o que eu fiz e não tive problemas. A Digital Ocean possui planos de hospedagens a partir de $5 dólares, que é bem em conta e mais garantido, se puder mudar eu recomendo.

  7. Olá Graziela, Estou aprendendo bastante aqui neste site e com suas vídeos aulas no youtube, aprendi coisas que não aprendi em curso caros, Graziela você é show, para me você é a melhor…

    Parabéns !

    • Oi Marcos,

      Poxa! Fico muito honrada em saber que o Conquista Digital está no topo dos seus conteúdos favoritos. Com certeza por aqui vou continuar trabalhando para trazer mais e mais conteúdos como esse. Seja sempre muito bem vindo por aqui 😉 Abração.

  8. caio hyazaki

    o mautic parece ser uma ótima ferramenta porém estou tendo dificuldades, pois crio a lista o formulario os email a landing page, e na hora de testar coloco meu e-mail e não recebo, ja teste com emails diferentes e o mautic não envia o primeiro email logo após a pessoa se inscrever

    • Oi Caio,

      Quando você está logado no Mautic, recomendo que faça os testes em um navegador anônimo para que o cache não interfira em seus testes. Acredito que isso resolva o seu problema. Abraços.

  9. Olá Graciela, por favor. Eu criei uma lista e também uma campanha. pergunta: Eu devo o usar o meu email pessoal ou o email proficional no campo de remetente da campanha?

  10. Olá.

    Obrigado pelos esclarecimentos . Através do seu post me despertou interesse de testar.

    Criei um formulário, e um funil para testar . Só que eu não recebo o primeiro e-mail , e marca em “ações” da campanha que o primeiro e-mail foi enviado. O contato também é criado normalmente. Estou em anonimo .

    Estou usando o mautic.com com hospedagem nativa.

    Já pesquisei por tudo . Obrigado desde já!

    Parabéns pelo blog

    • Oi Peter,

      No meu caso eu uso o mautic em um vps e não sei como ele se comporta de forma gratuita, mas o que pode estar acontecendo é que o email tenha caído na caixa de lixo ou promoções. Outro fator é que pode demorar para chegar, tem que fazer alguns testes, mas em principio recomendo que faça esses testes.

      Qualquer coisa é só chamar.

      Abraços e sucesso!!!

  11. Carlos Targon

    Olá Graciela
    Por favor, quanto você cobra para instalar o Mautic em meu servidor DREAMHOST (VPS)?

  12. Olá Graciela,

    Gostei muito da dica, quero testa.
    Você mencionou que é recomendado contratar uma hospedagem com servidor VPS. No caso esse todos estes planos da digitalocean.com/pricing/ são VPS?

    • Oi Eliseu,

      Exatamente, pelos testes feito pelo Gabriel um VPS é o mais recomendado. Sim, todos os planos da digital ocean são VPS.

  13. Eduardo Cristiano Pereira

    Olá Graciela! uso a versão mais recente do Mautic a 2.0.1, e no menu não aparece LEAD e tb não sei onde faço para criar uma lista nova ou gerenciar ela, grato…

  14. kassia

    Olá, Graciela

    Recentemente o Mautic sofreu algumas atualizações. Eu aprendi a criar tudo mas não compreendi a relação das coisas. Programei o envio, criei o lead, editei a landing page, fiz teste com o formulário, criei o mapa mental, encontrei como importar os e-mails para as segmetações, mas não entendi como a mensagem que eu criei para determinado segmento é enviado. Programei uma data e hora, deixei publicado e nada.

    Os itens são todos interligados mas não compreendi como esse disparo que é feito, achava que era pela data mas não chegou nada nem saiu nada.

    Obrigada!

    • Oi Kassia,

      Se você baicou o Mautic.org então vai precisar contratar um serviço de SMTP como a amazon, sendgrid ou até o Sparkpost que é gratuito até 100.000 emails e depois deve fazer a integração do SMTP com o Mautic. Dessa forma vai conseguir enviar emails.

      • To tentando fazer a integração Mautic / Amazon SES, mas ta dando erro.
        Você sabe me dizer se tem que esperar mesmo 72h para a propagação das configurações spf e dkim?

  15. Como vai Graciela?
    Muitas das pessoas usam o .ORG e usam toda uma terminologia de programação eu sou leigo no assunto rsrs , mas eu quero apenas fazer as minhas campanhas de email, já criei as minhas listas com os emails, vou criar os emails para a campanha, agora a minha duvida é a seguinte: como será feito o disparo dos emails no MAUTIC.COM PRO ? Vejo muitos comentarios dizendo que precisa Integração do SMTP, depois da campanha toda feita o envio do email é automatico pelo MAUTIC.COM PRO, sem precisar da integração ? A minha hospedagem está no Hostinger, me foi dito que se eu for usar o .com, apenas é necessária a integração (tracking) do Hostinger com o Mautic.com, agora mesmo assim eu tenho que integrar SMTP , se eu não precisar integrar SMTP quem ira enviar o email será o próprio Mautic? Eu tenho uma lista com mais de 30000 emails e pretendo usar o Mautic para as campanhas e mesmo com essa quantidade de emails não consigo decolar as minhas vendas. Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo trabalho.

    • Oi Flávio,

      Até onde eu sei o Mautic.com tem algumas limitações quando ao limite de envios de emails, tempo de entrega e outras questões, mas como nunca usei então não sei ao certo quais são suas reais limitações.

      Pelo número de contatos que você possui, eu recomendaria já iniciar com o Mautic.org onde vai ter total domínio sobre ele e também vai poder contar com um serviço de SMTP que garanta entrega de todos os seus emails.

  16. Carolina Ferreira

    Olá, Muito legal seu post, bem completo mesmo!

    Eu estou usando o mautic a algum tempo, mas meio que aprendi tudo fuçando mesmo, não fiz curso nem nada.

    E agora estou com uma dificuldade que talvez você possa me ajudar, se puder!

    Eu fui acrescentando(importando) listas que eu tinha e fiz campanhas e envios… enfim. Só que com o tempo percebi que tinham vários leads que não interagiam, ou se quer abriam o email.

    Queria saber se conhece uma maneira de excluir eles, para só trabalhar com leads que dão retorno. Tentei apagar o Seguimento mas não dá certo, apaga só o segmento e os leads ficam soltos, e ainda mais difíceis de serem identificados e apagados “/

    Help me, Att,
    Carol

    • Oi Carolina,

      Tem como fazer através das campanhas onde você vai adicionando as pessoas que não interagem em uma lista separada para depois excluir.

      Outra coisa que pode fazer é uma programação para ele enviar todos os emails de pessoas que pediram para sair da sua lista ou emails que de alguma forma não foram enviados(bounces) e dessa forma pode ir excluindo esse tipo de email.

      Recomendo que entre para esse grupo do mautic no facebook, lá poderá tirar suas dúvidas. https://www.facebook.com/groups/mautic.brasil

  17. Andre Morais

    Olá. Gostaria de saber, relacionado as mensagens caírem na caixa de entrada. O mautic ajuda, atrapalha ou não interfere? Obrigado!

    • Oi André Morais,

      Na verdade não é o Mautic que envia os emails e sim o serviço de SMTP que você contrata para o serviço. Eu já usei a amazon, o sparkpost e o sendgrid e ambos tem uma boa taxa de entrega na caixa de entrada. É claro que diversos fatores implicam nessa taxa como o título que você usa, o conteúdo, as imagens, palavras etc… mas no geral tem uma boa entrega sim.

  18. Tania

    Oi Graciela,

    Tem como autenticar o email no Mautic? Se sim, você poderia fazer um vídeo/post de como fazer isso?

    Obrigada! 🙂

  19. Luiz Carlos de Souza Barreiros

    Bom Dia,
    Achei interessante sua explanação, bastante elucidativa. Gostei.
    Estou no momento com uma dúvida sobre qual eu escolho para Email Marketing: Mautic ou Aweber?
    Gostaria da sua opinião.
    Abraços

  20. Olá Gabriela, muito bom esse seu artigo sobre o Mautic, li e fui pesquisar. Instalei a versão .com (tem a org tabém né), ta tudo bacana. Duas perguntas:
    1 – No Mautic posso fazer que o usuário receba uma sequência de e-mail logo após ele se cadastrar na lista? (tipo 1 e-mail por dia ou coisa assim);

    2 – Você indica alguma apostila ou curso para eu me aprofundar no Mautic?

    Obrigado

    • Oi Antonio Marcos F.C.Branco,

      Sim, você pode programar uma sequência de emails lá em campanhas. Recomendo que siga o trabalho do Gabriel Wohlfart, o cara entende muito sobre Mautic.

    • Oi Antonio Marcos F.C. Branco,

      Eu já usei a Amazon AWS que é a mais barata porém demora um pouco mais para entregar os emails costumam bloquear com mais facilidade. Hoje eu uso os serviços da SendGrid e gostando bastante.

  21. Grciela desde já agradeço a sua atenção, ta me ajudando muito. Eu estou usando o sparkpost e consegui configurá-lo todo bacana no Mautic, spf e dekim todos configurados, enviei o e-mail de teste… tudo beleza. Quando eu crio um formulário comum (independente) no Mautic para capturar leads, funciona perfeito, o lead vai para a minha lista.
    Agora vem o porém. Quando eu configuro a campanha com o formulário de campanha, eu simplesmente não consigo enviar os e-mails, já fiz vários testes e quem entra na minha lista não recebe os e-mails da campanha.

    Eu queria era o básico. Assim que o usuário se cadastra com o e-mail dele, ele entra na minha lista e automaticamente já entra na campanha também para receber a sequência de e-mails. Entende?

    Devo ta esquecendo alguma besteira. Você pode me dar alguma dica?

    • Oi Antonio Marcos F.C. Branco,

      Remova o email teste da lista e faça o teste novamente usando uma aba anônima do navegador ou usando outro navegador mesmo, pois isso pode influenciar no seu teste.

      • Antonio Marcos

        Graciela eu sabia que era alguma besteira que eu estava errando, que ideia ótima e básica essa do outro navegador, ach oque vai funcionar, vou testar agora mesmo. Muito obrigado.

  22. lúcio fernando de souza

    exelente muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *