Nicho de Mercado: 4 Passos Exatos Para Encontrar o Melhor (O mais completo Guia passo a passo!)

Se você está iniciando agora nesse mercado saiba que o primeiro e mais importante passo é sem dúvidas a escolha do Nicho de Mercado correto.

Muitos negócios fracassam nos primeiros meses de vida pela falta de planejamento na hora de definir o assunto a ser trabalhado no projeto. 

Nicho de Mercado nada mais é do que uma fatia do mercado no qual se concentra um grupo de pessoas com desejos e necessidades parecidas, onde você vai oferecer soluções.

Explicando melhor, ele pode ser considerado uma fatia de um mercado maior. Dá uma olhada nesses exemplos: 

  •  Nicho de Futebol, que está dentro do nicho de esportes.
  • Doces gourmet que está dentro do nicho de alimentação

E por aí vai…. (sacou?).

Para te ajudar a começar com o pé direito eu gravei um vídeo mostrando os 4 passos ideais para encontrar o nicho de mercado que você ama, e que e quebra vai ser o mais lucrativo para o seu negócio.

Nicho de mercado: Como encontrar o melhor para o seu negócio.

Links mencionados no vídeo

Semrush

Keyword Tool

Google Trends

Recomendação para o seu próximo passo →

Tem Paixão ou Afinidade Por Algum Assunto? Explore Melhor Isso

Uma das coisas que muitos “gurus” pregam é que trabalhar pela internet é moleza e a verdade é que não é bem assim.

Você vai precisar suar a camisa e estar disposto a estudar sempre para se manter atualizado.

Só que todo esse processo pode se tornar muito chato se você escolher um assunto que não gosta ou não tem afinidade, concorda comigo?

Então o ponto fundamental é fazer uma lista com todos os assuntos que você gosta de falar sobre ou tem afinidade, para depois analisar todas as possibilidades.

Então já abre aí o seu excel, word ou se preferir anote em uma folha de papel mesmo, e começa a fazer a sua lista.

Analisando Mais a Fundo as Possibilidades

Agora que você já tem uma lista de tudo que gosta de falar ou tem afinidade, chegou a hora de começar a validação disso tudo, a final seu negócio precisa ser lucrativo não é mesmo?

Existem algumas ferramentas que vão te ajudar a entender como as pessoas buscam pelo assunto no Google, qual é o número médio de buscas por essa palavra.

Além disso ainda é possível ter diversas ideias de outras palavras que podem ser trabalhadas no seu possível nicho de mercado.

Depois que o nosso querido Planejador de Palavras Chave do Google passou a limitar algumas informações como o número exato de buscas mensais, a sua melhor alternativa é o SemRush.

O Semrush pode ser usado de forma gratuita com uma limitação diária de consultas. Agora não vou ter o número exato, mas acredito que ele libera cerca de 10 buscas diárias, o que já dá para fazer um bom trabalho.

Basta digitar a palavra chave que você acredita que seu público procura na internet, sem esquecer de selecionar a bandeira do Brasil, que o SemRush vai te trazer inúmeras informações como:

  • Uma média de buscas mensais pela palavra que você digitou
  • A concorrência dessas palavras para os anunciantes do Google Adwords
  • Tendência das buscas ao longo do tempo
  • Diversas ideias de outras palavras chave que correspondem ao mesmo assunto (todas com o número médio de buscas mensais)
  • Relação de palavras chave relacionadas
  • Análise de concorrentes
  • Uma lista com os principais blogs e sites bem posicionados para a palavra em questão

Isso vai ser uma mão na roda para te ajudar a definir qual dos assuntos que você listou vale mais a pena trabalhar.

Basicamente só essa ferramenta já é o suficiente, mas se precisar de mais ideias de palavras chave, ainda tem o Keyword Tools.

Sem contar que ainda temos o Google Trends que vai te ajudar a identificar a tendência das buscas ao longo dos tempos.

É muito mais seguro montar um projeto em um assunto que tende a aumentar as buscas daqui para frente.

Explorando o Mercado

Depois de criar sua lista de possíveis assuntos e analisar as possibilidades de cada um, chegou a hora de entrar em campo e começar a explorar um pouco mais a fundo os mercados que você já validou como sendo os mais lucrativos.

A melhor forma de fazer isso é ir até onde o público desse mercado está.

As possibilidades são várias como:

  • Grupos do facebook
  • Blogs e sites
  • Youtube
  • Linkedin
  • Twitter

E por aí vai....

O objetivo é entrar nesses locais e analisar a quantidade de pessoas (no caso das redes sociais) ou visualizações (no caso dos vídeos do youtube), ver se tem interação, se as pessoas perguntam e/ou elogiam, quais as principais dúvidas, dores, medos eles têm.

Baseado nisso você já vai ter uma ideia mais aprofundada sobre onde esse público está e os resultados que pode alcançar explorando esse nicho de mercado. 

Afinal quanto mais você sabe do seu público, mais chances você tem de criar algo que faça a diferença para eles e por consequência traga lucros para você.

Se vai trabalhar como afiliado, aproveite para visitar as principais plataformas de infoprodutos como Monetizze, Hotmart e Eduzz para identificar se tem produtos que você possa promover no nicho escolhido (isso é muito importante).

Se por ventura não encontrar produtos, pode ser uma boa oportunidade para você mesmo criar um, isso se realmente dominar o assunto, senão parta para o próximo nicho.

A Decisão

Depois que fez uma análise completa de todos os assuntos que anotou, agora é hora de colocar tudo na balança e definir qual assunto será mais lucrativo para o seu negócio.

Tudo isso sem esquecer que além de lucrativo, também precisa ser prazeroso, pois daqui para frente começa uma jornada de trabalho duro na construção de uma estrutura sólida para o seu projeto.

Agora que você já sabe como fazer para encontrar o Nicho de Mercado mais adequado para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e definir o seu.

Se precisar de um guia para construir toda estrutura do seu negócio eu recomendo que conheça o Clube do Marketing Digital do professor Gustavo Freitas.

No Clube você encontra dezenas de cursos completos de Marketing Digital que certamente vão te guiar do zero ao avançado, com o suporte que precisa para seguir em frente.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de verdade. Por falar nisso, aproveita para deixar seu comentário aqui abaixo dizendo se esse passo a passo foi útil para você.

Se tem algum amigo precisando desse conhecimento, pode passar o link desse artigo para ele, assim conseguimos ajudar mais pessoas.

Forte abraço e sucesso!!   

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

12 Comentários

  1. João Soares

    Oi Graciela! eu no momento gostaria de aprender como criar um blog para trabalhar com produtos de terceiro por em quanto.
    Ex: como criar blog para vender produtos como afiliado, como criar fan page que categoria escolher etc… leio muitos artigos e nada entra na cabeça sem falar na insegurança que tenho de começar.
    com suas dicas maravilhosa, tenho certeza que vou aprender um pouco com você.
    Ha, eu criei um blog sem saber nada. por curiosidade. no blogger
    mas como não sei nada quero aprender com você e descartar este meu blog.
    Por tanto como faço, me ensina? muito, muito muito obrigado.

    • Oi João Soares!

      É muito bom saber que está acompanhando o conquista Digital. Verifiquei aqui e você já está na minha lista para receber dicas e passo a passo de como iniciar um negócio online. Basta você acompanhar todos os meus emails e ir seguindo os passos, se fizer isso, vai conseguir criar e rentabilizar seu blog. A medida que for recebendo os emails e você tiver alguma dúvida, é só responder o email com a sua dúvida que terei o prazer me ajudar.

      Recomendo criar um blog profissional na plataforma wordpress para ter mais resultados, mas é só acompanhar os emails que vou de mostrar tudo passo a passo ok.

      Seja sempre muito bem vindo por aqui 🙂

    • Oi Eduardo,

      Que bom que o vídeo te ajudou. Seja sempre muito bem vindo aqui no Conquista Digital.

  2. Olá Graciela.

    Fantástico conteúdo. Você está de parabéns pela riqueza de detalhes e pela indicação de ferramentas tão relevantes para explorar nichos de mercado.

    Sobre a pesquisa de palavras-chave eu descobri uma ferramenta que é grátis e ilimitada assm como o planejador do google,

    Se me permite vou deixar o link do vídeo porque creio vai ajudar quem precisa dessa informação.
    https://www.youtube.com/watch?v=HR6p8lU8gsM

    Um grande abraço.

    • Oi Fábio,

      Obrigada pela contribuição. Já usei um pouco essa ferramenta, mas achei que ela trava bastante, provavelmente ainda vai melhorar, tudo é uma questão de tempo e testes. Abração e sucesso!!

  3. Vinicio Ricardo Meirinho

    Oi Graciela.
    Excelente conteúdo. Aprendi muito aqui e adorei conhecer estas ferramentas que ainda não conhecia à exceção do Trends. Gostei de várias dicas que você deu.

    • Oi Vinicio,

      Que bom que o conteúdo te ajudou. Sem dúvidas a Semrush é a melhor ferramenta hoje para analisar o mercado e buscar palavras chaves. 😉

      • Vinicio Ricardo Meirinho

        Agradeço pela resposta. .Estou aproveitando e comprando hoje a sua oferta do Black Friday .Faço vários cursos como o do Alex Vargas e dos nomades digitais e acho que este seu é um belo complemento .

        • Oi Vinicio Ricardo Meirinho 🙂

          Seja muito bem vindo como meu aluno. Sim, o curso é um grande complemento aos cursos do Alex, que por sinal são muito bons também. Abração e sucesso!!

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