Todos querem saber como vender mais, porém a verdade é que mais de 90% das pessoas que iniciam um negócio na internet, não ganham um único centavo se quer.
A maioria inicia com a criação de um blog e até recebe uma quantidade razoável de visitas diárias, mas ainda assim não conseguem faturar. O que será que está errado então?
É bem provável que não utilizam o funil de vendas. Se você ainda não sabe como fazer um funil de vendas, com certeza está deixando de faturar muito.
Continue lendo esse artigo, pois trago aqui tudo que você precisa saber sobre como vender mais utilizando o Funil de Vendas.
Como Vender Mais 1# Defina o Público Alvo
O primeiro passo é definir o nicho de mercado correto, mas não vou aqui entrar em detalhes a respeito dessa escolha. Caso queira saber mais, basta ver o post que escrevi sobre como escolher o melhor nicho de mercado.
Depois de definir o nicho de mercado, é hora de definir a persona, ou seja, quem vai estar disposto a comprar o seu produto. Quem é o seu público alvo? Onde ele está?
Depois de responder essas perguntas tenha em mente de que vai trabalhar para esse público. Vai criar artigos e produtos baseado no que o seu público quer e não no que você acha que vende.
A forma mais eficaz de fazer isso é perguntando para seu público.
- Pode fazer um artigo sobre o assunto e ao final pedir a opinião dos leitores
- Encaminhar email para sua lista de contatos
- Encaminhar formulário de pesquisa para a lista (Google Docs)
Se está iniciando agora e ainda não tem um público, logicamente não vai saber o que eles querem, mas pode pesquisar em ferramentas gratuitas do Google que trazem estatísticas e ajudam analisar melhor o mercado.
Nesse caso você pode utilizar o Google Trends e o Keyword Planner para ajudar a detectar tendências e mensurar os desejos do seu público. Veja o artigo que fiz chamado “Ganhar Dinheiro Na Internet – 4 Erros Que Você Não Sabe Que Esta Cometendo” onde falo mais detalhadamente as funcionalidades dessas ferramentas.
Como Vender Mais 2# Atraia Todo o Trafego Para o Blog
Um bom funil de vendas inicia com um blog cheio de conteúdo relevante e capaz de mudar para melhor a vida dos leitores.
Com bons conteúdos e um pouco de estratégia de SEO (otimização), vai aos poucos começar a conquistar visitas vindas de buscas orgânicas. Mas só isso não vai ser o suficiente.
Precisa saber divulgar seu trabalho e não existe nada melhor do que divulgar em locais onde o público alvo costuma frequentar. Geralmente a grande maioria esta nas redes sociais, então nada melhor do que divulgar em:
- Grupos do facebook (relacionado ao seu nicho) e FanPage
- Youtube (através do vídeo marketing)
É nessa hora que os artigos relevantes irão funcionar.
Você pode fazer posts nas redes sociais disponibilizando parte dos artigos do blog e deixando um link que leve o leitor diretamente para o conteúdo completo através do blog.
Seus artigos fazem a função de deixar o leitor por mais tempo no blog, navegando para outros artigos, o que vai ajudar na indexação do blog nos mecanismos de busca, além de conquistar o leitor.
Mas só isso não basta, porque se o leitor sair do blog sem deixar um email para contato, é bem provável que ele não retorne nunca mais, e isso sem dúvida é muito ruim para seus negócios. A solução é construir uma lista de contatos utilizando uma isca digital.
Como Vender Mais 3# Isca Digital – Iniciando o Funil de Vendas
O Funil de Vendas é basicamente uma espécie de filtro capaz de atrair somente pessoas realmente interessadas em comprar seu produto ou serviço.
Um bom Funil de vendas começa por uma boa Página de Captura ou Landing Page. Veja esse artigo onde mostro como criar página de captura grátis.
Uma página de captura é basicamente uma página com intenção de capturar o email do visitante para depois trabalhar um relacionamento através do email marketing. Porém, não é tão simples quando parece.
Não adianta só pedir para o leitor deixar o email, ele não vai fazer isso sem algo em troca. É aí que entra a isca digital ou a recompensa.
A isca digital é um presente que você dá em troca do email do visitante, que pode ser um E-book, um pequeno curso em vídeo aulas, um audiobook.
Dessa forma o leitor interessado em receber seu brinde vai deixar o email em troca da recompensa e com isso você ganha a oportunidade de mostrar o seu trabalho, criando um relacionamento de confiança entre você e o leitor, possibilitando assim fazer bons negócios futuramente.
Faça testes e descubra pontos estratégicos para inserir páginas de captura em seu blog. Vou dar idéias de alguns locais que costumam converter muito bem:
- Na barra lateral (sidebar)
- Antes de cada post
- Ao final de cada post
- No menu
- Em forma de link dentro do post
- Em forma de PopUp
- No cabeçalho (header)
Essas são apenas algumas opções, podem haver outros locais. Cabe a você testar as formas que melhor convertem.
A verdade é que a internet está em constante evolução e o que hoje está dando certo amanhã pode não dar, então a solução é acompanhar e testar sempre.
Funil de Vendas 4# Email Marketing
O próximo passo é começar a criar um bom relacionamento com a lista e a forma de fazer isso é através do email marketing. Mas não basta enviar email pedindo desesperadamente para as pessoas comprarem seu produto. Definitivamente esse tipo de marketing não funciona mais.
Tenha em mente de que as pessoas não gostam de comprar, elas buscam por solução e como você já estudou o que o seu público alvo quer, basta oferecer soluções.
No início foque em enviar informações gratuitas que façam diferença na vida das pessoas.
Se apresente com o seu nome e não com o nome do blog. As pessoas estão cheias de propagandas de lojas querendo vender, vender e vender. Se você enviar email como sendo “Empresa x” é bem provável que o seu email seja deletado sem ao menos ser aberto.
Apresente-se com o seu nome e seja o mais próximo possível do leitor, como se estivesse enviando um email para algum amigo. Não seja tão formal, mostre que existe uma pessoa real por de trás do blog ou site.
Como Vender Mais 5# Trabalhando o Email Marketing
Não há nada mais importante do que a lista de contatos. Sem ela não é rentável trabalhar na internet.
Um bom email marketing não é aquele feito com um único objetivo de vender. É feito pensando no usuário (possível interessado no seu produto).
Primeiro pense em ajudar o leitor. Mostre do que você é capaz e como seu produto pode ser útil para ele.
Ajude o leitor a resolver alguns de seus problemas. Faça isso de forma gratuita através de emails que podem ser inicialmente diários, passando para 2 em 2 dias ou uma vez por semana. É você quem vai determinar essa frequência.
Uma estratégia muito boa é direcionar o leitor para artigos do blog onde ensina a fazer algo importante para resolver o problema dele, ou ainda um artigo com dicas ou entrevistas com pessoas importantes na área.
Com tanta informação gratuita e de valor, você vai passar a ser uma autoridade para a lista, fazendo com que sintam-se quase que na obrigação de adquirir um produto seu.
Funil de Vendas 6# Chegou a hora de vender
Nesse momento você já tem a confiança do leitor, já mostrou a qualidade do seu trabalho.
Agora é o momento de oferecer seu produto.
Mas não vá com muita sede ao pote. Primeiro encaminhe um email dizendo que possui um produto muito mais completo e com mais detalhes do que as informações enviadas até o momento.
Toque na ferida do leitor. Mostre o quanto é difícil conquistar um espaço no seu mercado sem esse conhecimento e como o seu produto pode ajudar a melhorar.
Direcione o leitor através de um link para a página de vendas do produto. Lá ele vai encontrar informações específicas sobre o produto, além de garantias e botão de compra.
A página de vendas é como uma página de captura, só que mais elaborada, cheia de detalhes e textos persuasivos, motivando para a compra e ao invés de um campo para o leitor deixar o email, vai conter vários botões de compra para aquisição do produto.
Dessa forma se o leitor estiver procurando por um produto com as características oferecidas e o valor couber no seu bolso, com certeza vai comprar com você.
E o melhor de tudo é que realizando um bom trabalho de email marketing e oferecendo produtos de qualidade, você vai poder fazer outras vendas para o mesmo cliente, aumentando incrivelmente seu faturamento.
Resumindo, um funil de Vendas funciona mais ou menos assim: Uma parte das pessoas que visitam seu blog irão se inscrever na lista de contatos (página de captura) para receber suas dicas e isca digital, depois outra parte desses inscritos vão se interessar pelo seu produto, entrar na página de vendas e então efetuar uma compra. Perceba que a quantidade de interessados tende a diminuir. Dai o nome Funil de Vendas.
O objetivo é qualificar o público correto, fazendo com que só os realmente interessados tenham acesso ao conteúdo do produto.
Aqui nesse artigo não me aprofundo em muitos detalhes, até porque não seria possível transcreve-los todos em um artigo, mas é uma base que serve para lhe orientar nos estudos de forma organizada.
Indico que invista em conhecimento de qualidade com pessoas que realmente são referência no mercado. Por isso indico fortemente alguns cursos que foram importantes para meu aprendizado e que tenho certeza, irão lhe ajudar a alavancar seus negócios também.
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