Que atire a primeira pedra quem nunca sentiu um friozinho na barriga ao escrever um texto.
Não sei você, mas eu já passei por isso várias vezes. Chegava até ficar por horas na frente do computador, pensando como escrever algo que fosse admirado por todos.
Depois de horas e horas, finalmente tudo pronto, é hora de publicar o artigo, mas….
Será que as pessoas vão gostar? Será que meu texto vai ser lido por alguém?
Não existe nada mais frustrante do que escrever artigos que não são lidos e comentados.
Se o seu artigo está assim, as moscas, sem leitores e comentários, não se preocupe pois todos já passaram ou ainda vão passar por isso.
A boa notícia é que hoje vou te ensinar como fazer um artigo que verdadeiramente envolva o seu leitor do começo ao fim, e principalmente faça com que ele tome a ação que você deseja no final.
Você vai ver que escrever é uma arte, mas ao contrário do que muitos pensam, não é só para quem já nasceu com esse Dom.
Todos podem aprender como se escreve um artigo memorável e de alta conversão, e é exatamente isso que vou te mostrar nos próximos parágrafos.
Como Fazer um Artigo Ser Aberto e Lido Por Todos
Tendências
Fique atento as tendências do seu nicho, busque saber o que o seu público está mais procurando no momento, para isso procure ir até onde o seu público alvo está e fique atento aos comentários e emails que recebe das pessoas que te acompanham.
Nos comentários e nos emails você vai encontrar todo material que precisa para identificar o tema do seu novo artigo.
Fique atendo aos medos e desejos do seu público.
Trabalhar assuntos recentes já é meio caminho andado para fazer um artigo ser aberto e lido por muitos.
Análise
Chegou a parte que várias pessoas deixam para trás. O estudo de quais palavras chaves devem ser trabalhadas no texto para torná-lo encontrável aos olhos do Google e outros mecanismos de buscas importantes, como Bing, Yahoo, entre outros.
Ser encontrado de maneira orgânica é fundamental para fazer com que o conteúdo continue sendo visitado por muito tempo após a sua publicação, e com isso gerando visitas, interação, contatos e vendas para o seu negócio por um longo tempo e no piloto automático.
Está entendendo a importância de um texto memorável para o seu negócio online?
Essa análise não é tão complicada como muitos pensam. É verdade que cada um tem sua maneira para fazer esse estudo, mas a ferramenta fundamental para essa análise é sem dúvidas o Keyword Planer (planejador de palavras chaves do google).
Basta você digitar um única palavra chave que você acredita que as pessoas estão buscando no Google sobre o assunto que deseja trabalhar, para ter acesso a dados extremamente importantes para a criação do texto como:
- Volume de buscas mensais para a palavra pesquisada
- Ideias de muitas outras palavras chaves do mesmo grupo semântico + média de buscas mensais de cada uma dessas palavras.
É como se você pudesse ler a mente das pessoas e saber exatamente o que elas querem naquele momento e como vão buscar por isso na internet.
Com base nessa análise é possível escolher o melhor título para seu texto e também quais palavras chaves serão usadas no decorrer do conteúdo.
Separe uma palavra chave para ser a principal do seu texto. Essa palavra deve ser usada no título, em algum ou alguns subtítulos e poucas vezes no decorrer do texto.
Depois deixe separado uma lista com outras palavras do mesmo grupo semântico (que querem dizer a mesma coisa, só que com palavras diferentes) para ir usando no decorrer do conteúdo, isso vai ajudar a tornar a leitura mais agradável para o leitor, e melhorar as chances do seu conteúdo ser encontrado de diversas maneiras através dos buscadores.
Estrutura
Definitivamente não tem como fazer um conteúdo ser lido e admirado por todos, se ele não tiver uma estrutura para facilitar a leitura e a compreensão.
Não tem nada pior do que um texto desorganizado, cheio de frases longas e palavras difíceis de compreender. Isso definitivamente espanta qualquer leitor.
Para evitar esse grave erro, antes de começar a escrever, defina a melhor linguagem que será usada para se comunicar com o seu público de maneira clara e objetiva.
Defina também o título, os subtítulos (H2, H3) e onde usar as palavras chaves de modo que se encaixem com perfeição ao conteúdo, sem tornar a leitura repetitiva e chata demais.
Também separe o texto em parágrafos curtos, com no máximo 3 ou 4 linhas, assim vai tornar a leitura mais agradável e fácil de compreender.
Você também pode gostar desse outro post aqui onde dou dicas de como ter idéias criativas para escrever um artigo.
Como Escrever um Artigo de Alta Conversão
O Que Você quer?
Se tem uma coisa que aprendi e que nunca mais deixei de aplicar em todos os meus artigos, é definir a conversão que desejo antes de iniciar qualquer texto.
Todo conteúdo do blog precisa ter uma conversão, um objetivo, do contrário todo esforço e dedicação empenhados nesse trabalho seriam jogados pelo ralo.
Não basta só saber como escrever bem. Todo e qualquer conteúdo precisa ter um objetivo final de gerar uma conversão. Por isso defina o que você quer antes de começar a escrever seus artigos.
E eu não estou falando de conversão só em vendas não. A conversão pode ser desde conquistar simples curtidas, compartilhamentos, comentários ou até mesmo um clique em algum link que você recomendar.
Fique Atento
O grande segredo para conseguir essa conversão é muito simples.
Entregue um conteúdo que solucione de verdade algum problema específico do seu público alvo.
Lembra que lá no inicio desse artigo eu falei sobre ficar atento as tendências para saber o que o seu público está procurando naquele momento?
É exatamente a solução para essas dúvidas que você vai entregar no seu artigo, e não tenha medo de entregar informação de valor não.
Muitos escondem o jogo e só escrevem conteúdo para encher linguiça com objetivo de vender tal informação, mas pensa comigo:
O que as pessoas realmente querem quando fazem uma busca pelo Google, por exemplo?
Elas querem solução para algum problema e não um conteúdo que diz tudo e não fala nada.
Se souber como escrever um artigo realmente relevante, é certo que ao final o leitor já vai estar tão agradecido a você por isso, que vai fazer questão de retribuir de alguma forma.
E é aí que entra a conversão.
Mas muito cuidado nessa hora, principalmente se a sua conversão for fazer o leitor clicar em algum link que você recomendar.
Nesse caso você precisa escrever um texto que tenha uma relação direta com o link que vai recomendar, dessa forma vai estar preparando o leitor para o que virá logo em seguida.
A sequência perfeita
Comece o texto falando sobre o tema principal do artigo, também chamado de gancho (deixe o leitor saber sobre o que você vai tratar no decorrer do conteúdo).
Depois descreva os principais problemas encontrados por quem ainda não tem acesso a informação que você vai passar no artigo (isso vai conectar o leitor com o seu artigo).
Mostre que existe uma solução para tal problema e que você vai entregar essa solução nos próximos parágrafos (isso vai prender o leitor até o final).
Por fim, entregue a solução de maneira clara e objetiva, e aí faça a sua chamada para ação, levando o leitor a fazer uma ação prédeterminada por você (o seu objetivo final, lembra?).
E aí é só ver a mágica acontecer 🙂
Ok, na verdade não é mágica e sim um método que já foi testado e aprovado, mas o efeito é incrível da mesma forma.
Como Escrever Bem Melhor do Que a Sua Concorrência e Ficar no Topo das Buscas
Dependendo da palavra chave que escolher para trabalhar o seu texto, é provável que ela tenha uma concorrência bem forte de sites e blogs que estão há mais tempo que você no mercado, ou que simplesmente produziram um conteúdo relevante o suficiente para chamar a atenção dos buscadores.
Como Fazer Artigo Memorável: A estratégia Matadora
Uma coisa que sempre costumo fazer é escrever a palavra chave principal do meu artigo no buscador do Google, para identificar os sites mais bem posicionados para tal palavra.
De posse dessa informação, recomendo fortemente que abra no mínimo os 5 primeiros artigos da busca, e analise como eles trabalharam as palavras chaves do seu conteúdo, quantas vezes utilizaram, o tamanho do texto (quantidade total de palavras), a qualidade das imagens, as interações (curtidas, comentários, compartilhamentos), etc…
Anote tudo que achar de relevante e separe para usar como inspiração para escrever o seu melhor conteúdo.
Há… usar como inspiração não quer dizer copiar o conteúdo do seu concorrente e colar no seu artigo. O Google abomina essa prática e com certeza vai puni-lo por isso.
Use esse material tão somente como inspiração mesmo. Escreva com suas palavras, com seu modo de se expressar, assim seu texto será único e você vai ser amado pelos buscadores por isso 😉
Tenho certeza que depois de juntar todo esse material, o seu artigo será um dos mais completos, admirados e disparado um dos mais bem posicionados para a palavra chave que escolheu.
Viu como fazer um artigo memorável não é coisa de outro mundo?
Basta seguir alguns passos como esses que te passei aqui nesse artigo que você já vai estar a frente de milhares de pessoas que ficam atirando para todos os lados, sem ter um planejamento de como fazer um artigo que realmente converte.
Se quer saber mais sobre como usar o poder das palavras para gerar muito mais vendas, utilizando técnicas comprovadas de Copywriting? Recomendo que conheça e acompanhe o trabalho do Victor Palandi, que é a pessoa que eu mais acompanho atualmente, e que tem me ajudado a escrever artigos memoráveis e de alta conversão.
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