Hey, prefere consumir esse Guia Definitivo para Iniciar do Zero Como Afiliado em vídeo?
Se sim é só assistir o vídeo aqui abaixo, senão pode descer mais um pouco e consumir todo conteúdo em texto ?
https://youtu.be/M4aqaArPgV4
Se você quer iniciar um negócio do Zero na internet e não sabe por onde começar, iniciar como afiliado pode ser o caminho mais simples de todos.
Eu não disse que é o caminho mais fácil, porque nenhum negócio é fácil, mas é simples uma vez que não requer muito esforço, onde você vai vender um produto já pronto, criado por outra pessoa.
Antes de te explicar como iniciar do zero sendo filiado, vamos a definição do que é Marketing de Afiliados.
O Que é Marketing Afiliado?
Podemos dizer que Marketing de Afiliado é um modelo de publicidade em que o Afiliado divulga produtos de terceiros ganhando uma determinada comissão por cada venda efetuada.
Para o afiliado esse modelo é muito bom porque permite com que ele foque somente na divulgação, sem se preocupar com suporte ou criação de material.
Tudo isso é função do produtor e não do afiliado.
Sua missão como afiliado está em escolher o produto que melhor atende seu público, e montar táticas de divulgação para conduzir esse público pelo processo de compra desse do produto que está promovendo.
Principais envolvidos no negócio de afiliados:
Os produtos a serem comercializados podem ser físicos ou digitais.
Exemplos de produtos físicos:
Exemplos de produtos digitais:
Para que isso tudo seja possível, existem plataformas de produtos:
Para produtos digitais:
Para produtos físicos:
Essas plataformas são onde os produtores cadastram seus produtos que são promovidos por eles e pelos seus afiliados.
Ou seja, essas plataformas fazem a intermediação entre produtor e afiliado.
Além de gerenciar as vendas automaticamente, é responsável por efetuar o pagamento para ambos os lados, o que facilita muito a vida tanto do afiliado, quando do produtor.
O marketing de afiliados pode ser um negócio muito lucrativo para quem está disposto em investir em conhecimento e decidido em partir para ação, aplicando tudo o que aprender até o final.
Guia Definitivo Para Iniciar Como Afiliado
Se você quer iniciar como afiliado alcançando sucesso vendendo produtos de terceiros, é preciso seguir alguns passos básicos mas muito importantes.
Para te ajudar nessa jornada, preparei um guia completo que você pode usar como uma espécie de checklist para criar de forma certeira sua estrutura lucrativa trabalhando como afiliado.
Mentalidade
Tenha em mente de que ser um afiliado é um negócio que pode se tornar muito rentável, então encare como um negócio e não como uma forma de renda extra sem compromisso.
Qualquer negócio terá seus altos e baixos e ser persistente, dedicado e decidido em superar os desafios é o que vai separar os homens dos meninos nesse negócio.
Para manter sua mente preparada para superar desafios, recomendo que:
Tudo isso vai contribuir para sua bagagem de conhecimento e capacitação para o sucesso ao longo dos tempos.
Escolha Um Nicho
Um nicho é uma parte do mercado que você escolhe para trabalhar como afiliado.
Os principais nichos de atuação hoje em dia são sem dúvida?
Mas também preciso dizer que esses são os nichos mais concorridos, onde os principais players do mercado estão inseridos.
São nichos difíceis de posicionar, mas não são impossíveis caso essa seja a sua verdadeira paixão.
Quem gosta do que faz não terá dificuldades para correr atrás do conhecimento e produzir a quantidade suficiente de conteúdo para superar concorrentes.
Esses nichos que mencionei aqui acima são nichos macros, que englobam grande parte do mercado.
Mas existe uma forma de você trabalhar dentro desses nichos em um campo com menor concorrência, estou falando dos subnichos.
Subnichos
Subnichos são fatias de um nicho de mercado.
Vou explicar melhor.
Existe o nicho de emagrecimento, mas dentro desse nicho você pode escolher subnichos como:
Se você tem um conhecimento específico dentro de um grande nicho, pode se aproveitar disso para atingir uma fatia específica do mercado sem muito esforço, já que a concorrência tende a ser muito menor.
Essa escolha é muito importante, uma boa escolha pode trazer ótimos ganhos e definir os rumos do seu sucesso.
Concentre-se em um único nicho por vez, foque em desenvolver estratégias eficientes de divulgação e garanta excelentes comissões como afiliado.
Defina Um Produto
Depois que definiu seu nicho ou subnicho, chegou a hora de escolher o melhor produto para promover para sua audiência.
Antes de tudo é importante que você saiba onde seu público está mais concentrado, que pode ser em locais como:
Procure fazer parte desses locais onde seu público está mais concentrado.
Dê preferencia por ficar em grupos onde haja interação, pessoas perguntando e pessoas respondendo.
Anote todas as principais dúvidas do seu público e analise qual é a mais comum.
Dessa forma terá insights poderosos sobre qual produto deve escolher para promover como afiliado, como objetivo de resolver a principal dor do seu público.
Feito isso você escolhe uma das plataformas citadas acima e analisa todos os produtos que tenham relação com a dor do seu público.
Analise a Página de Vendas
Um ponto importante aqui é saber se a página de vendas realmente converte.
Você já deve ter ouvido valar que a copy da carta de vendas é o fator principal para saber se o produto vai vender bem ou se vai ser um fracasso em vendas.
No geral uma boa página de vendas deve conter o problema, mostrar que existe uma solução e que essa solução é produto ofertado na página.
Além disso adicionar alguns gatilhos mentais como:
Independente desses fatores acima, analise a página de vendas do inicio ao fim e se coloque no lugar do seu público.
Se você tivesse essa dor, essa página de vendas te convenceria a comprar esse produto?
Se a resposta for sim, então esse pode ser um bom produto pra promover.
Analise os Links Disponíveis Para Divulgação
Após analisar a página de vendas e escolher aquela que mais pode te trazer conversão, você pode pedir afiliação para já ter acesso aos seus links de afiliado.
Em seguida analise alguns outros pontos importantes como os links disponíveis para divulgação.
Geralmente, além do link de página de vendas, o produtor libera o link direto do checkout de compra do produto e também alguns links adicionais que podem fazer toda diferença em seu trabalho.
São links com mais conteúdos que podem te ajudar a aquecer seu público antes da venda.
Ou até mesmo te ajudar a entregar conteúdos diferentes para a mesma oferta, o que pode aumentar e muito seu poder de vendas desse produto como afiliado.
Conteúdos extras costumam matar diferentes objeções do público, de forma que quem tiver aquela objeção terá muito mais probabilidade de se convencer pela compra.
Por isso ter conteúdos para diversificar a divulgação pode fazer toda diferença.
O passo seguinte é trabalhar táticas de produção de conteúdo com objetivo de gerar valor e chamar atenção do público para conhecer o produto ou serviço que está promovendo como afiliado.
Invista em conteúdo de qualidade, gerando credibilidade e confiança ao seu público alvo.
Meios de Divulgação Mais Usados
É importante dizer aqui que os meios de comunicação mais usados para vender como afiliado podem variar de nicho para nicho, visto que um determinado público pode estar mais presente em uma determinada rede social e não estar em outra.
Exemplo, se seu nicho for relacionado a negócios, vai encontrar boa parte do seu público no Linkedin.
Já se seu nicho for relacionamento, emagrecimento e outros, o linkedin não será uma boa opção. Sacou?
Aqui vai alguns dos meios de comunicação mais usados:
Invista seus esforços onde seu público está mais concentrado.
Mídias Sociais
A conexão com clientes em potencial nas suas redes sociais cria oportunidades para interação com seu conteúdo e produtos.
Redes como Facebook, Instagram, Twitter e linkedin permitem que você crie conteúdos e anúncios que alcancem um público alvo, aumentando o potencial de conversões.
Novamente, você não precisa e não deve tentar abraçar todas as mídias sociais.
Provavelmente seu público não está em todas elas ao mesmo tempo e também porque você não daria conta de alimentar todas as redes sociais atualizadas todos os dias.
Foque nas redes sociais onde acredita que seu público está mais concentrado, faça testes para identificar quais geram a melhor interação e foque naquelas que estão te dando mais resultado.
YouTube
Crie um canal específico para o nicho que deseja promover, seja criativo, produza o máximo de conteúdo de valor que tenha relação com sua oferta como afiliado.
Conquiste seu público e tente atrair o máximo possível de visualizações e seguidores.
Interaja com o público e sugira que comentem e compartilhem, isso vai dar força para melhorar o posicionamento do seu vídeo no youtube, gerando cada vez mais visualizações e tráfego para suas páginas.
Além de entregar um conteúdo de valor, que tenha relação com sua oferta, não esqueça de sempre informar sobre o seu link que estará disponível na descrição do vídeo.
Esse link deve ser seu link de afiliado com a oferta do produto que está promovendo.
Dê preferencia por fazer uma chamada discreta, pois as pessoas gostam de comprar mas não gostam de receber oferta de vendas o tempo todo.
Aqui vai um modelo de chamada que pode funcionar muito bem:
-Quer saber como eu consegui resolver esse problema definitivamente? É só clicar no link que deixei aqui na descrição do vídeo.
Ter um pouco de conhecimento em SEO para vídeos (otimização do vídeo para aparecer nas primeiras posições do youtube) também vai ajudar muito a ter seu conteúdo encontrado todos os dias.
Blog
Para iniciar como afiliado você não precisa necessariamente ter um blog, pode trabalhar forte as redes sociais e vídeos.
Mas se quer ganhar escala e ter um negócio cada vez mais lucrativo ao longo dos tempos, eu super recomendo que crie um blog, pois ele será seu ponto mais seguro de tráfego e vendas no automático ao longo dos tempos.
Pense comigo:
Redes sociais e youtube são uma excelente fonte de tráfego e conversão, mas você não tem domínio sobre elas.
A todo momento você corre o risco de tomar algum bloqueio dessas plataformas sem ter autonomia para resolver, o que pode levar um negócio por água abaixo a qualquer momento.
Vamos combinar que essa instabilidade não é bom para ninguém .
Já o bom e velho blog é algo seu, onde você pode postar o que quiser sem correr risco de ser banido, bloqueado ou qualquer coisa do tipo que prejudique seu negócio.
Aqui no Conquista Digital o Blog funciona como uma engrenagem central responsável por gerar tráfego, autoridade, leads e vendas todos os dias.
Com um blog você pode trabalhar como afiliado produzindo conteúdos relevantes sobre seu nicho, conteúdos que tenham como objetivo resolver pequenas dores do seu público e gerar conversões como:
Se bem trabalhados na otimização, blogs costumam ter uma classificação mais alta nos mecanismos de busca.
Dessa forma você faz com que pessoas encontrem seu conteúdo ao realizar uma determinada busca sobre seu nicho no Google ou outros mecanismos de busca da internet.
Isso significa tráfego qualificado e “gratuito” chegando até seus conteúdos todos os dias, sem que você precise ficar o tempo todo apagando incêndios, fazendo uma nova publicação ou investindo pesado em anúncios.
Uma coisa é certa…
As pessoas costumam comprar mais de quem elas conhecem e confiam.
Com um blog você pode construir uma reputação e autoridade como afiliado em seu nicho de atuação, facilitando e muito a venda dos produtos que promove.
Sem contar que além de textos, você pode variar muito a entrega do seu conteúdo adicionando vídeos, podcasts, imagens, gifs e muito mais para chamar atenção do visitante até a conversão que você determinar.
Eu recomendo fortemente que você tenha um blog. Se não souber por onde começar para criar um, pode acessar essa nossa série de aulas gratuitas onde mostro como criar um blog do zero.
Captura de E-mails
Você já deve ter ouvido falar que o dinheiro está na lista.
Ou pode ter ouvido falar que o e-mail marketing morreu. Será?
Eu costumo dizer que o e-mail marketing está mais vivo do que nunca para quem sabe como trabalhar com ele, isso é fato!
lembra que eu falei bastante sobre a produção de conteúdo?
A produção de conteúdo não deve servir só para vender, muito pelo contrário.
Aqui no conquista Digital, 80% dos nossos esforços em produção de conteúdo é para gerar novos leads.
Pois dessa forma podemos trabalhar para conduzir esse lead pelo processo de compra do produto ou serviço que estamos oferecendo, com um poder muito maior de conversão.
As chances de um visitante comprar na primeira vez que acessa seu conteúdo é muito pequena, uma vez que ele só vai comprar se já tiver feito diversas outras consultas que o fizeram decidir pela compra e só estão no seu site com intuito de completar a compra.
Agora, se o visitante está realizando algumas pesquisas e ainda não decidiu comprar ou ainda nem sabe que tem um problema e que sua oferta é a solução, então precisa trabalhar um pouco mais esse visitante para prepara-lo para compra. Sacou?
Aí é que entra o E-mail Marketing.
Use 80% das suas energias de produção de conteúdo para gerar novos leads.
Lá no seu serviço de e-mail marketing deixe tudo preparado para que o lead receba conteúdos que tenham relação com a sua oferta final.
É ideal que essa série de conteúdos vá permitindo com que o lead gere resultados satisfatórios ao longo de cada email recebido.
Onde no final ele recebe a oferta do seu produto ou serviço como uma solução maior, uma forma de dar o próximo passo rumo aos seus objetivos.
Dessa forma vai conseguir não só mais vendas, mas vai conseguir gerar a autoridade que precisa para continuar vendendo outros produtos como afiliado para o mesmo lead.
Se ainda não criou sua estrutura de emails, pode fazer essa nossa série de aulas gratuitas onde mostro como dar os primeiros passos com a e-goi.
Tráfego é o Poder
Esta pode ser uma das tarefas mais difíceis do negócio de afiliados, mas é a peça final que faz todo o mecanismo funcionar e gerar lucro.
Existem diversas formas de gerar tráfego/visitas para seus conteúdos como:
Nesse caso ter um conhecimento em SEO (otimização do conteúdo para os mecanismos de busca) é fundamental para garantir que o tráfego orgânico do seu site cresça e converta.
Ou até mesmo pode procurar blogs e vídeos bem posicionados ou grandes grupos no facebook com um grande número interações para oferecer uma grana em troca:
Esse pode ser um link para um artigo, uma página de captura ou para um vídeo no seu canal do youtube.
Isso te ajuda a gerar mais tráfego e também faz com que a página que ganhou esse link tenha mais pontos no posicionamento no Google e outros buscadores (nesse caso o site parceiro precisa ter uma boa relevância no mercado).
Dica: Cuidado para não fazer troca de guest post, pois os mecanismos de buscas não costumam ver isso com bons olhos.
Seu Guest Post precisa ser algo natural e relevante, assim vai ganhar muito mais força.
Colocando Ideias em Prática
Esses são os exatos passos que você deve seguir se quiser ter sucesso como afiliado pela internet.
Essas dicas foram úteis para você? Me deixe saber, poste sua opinião aqui nos comentários.
Aproveite para compartilhar o artigo com quem quer seguir esse caminho como afiliado.
Forte abraço e sucesso!
Deixe um comentário