Email Marketing: 14 Passos Certeiros Para Escrever Emails Que Convertem

Tempo de leitura: 10 min

WORKSHOP - Como transformar seguidores em clientes pagantes

Descubra Como Vender Todos os Dias e Gerar Lucro com um Funil Simples Usando o Instagram e WhatsApp

Email-Marketing-14-Passos-Certeiros-Para-Escrever-Emails-Que-Convertem

Anúncio

O Email Marketing ainda é algo que tira o sono de muitos empreendedores, tanto aqueles que estão iniciando agora, quanto aqueles que já estão no mercado há algum tempo.

Isso acontece, na maioria das vezes, por falta de planejamento na hora de escrever seus emails e por isso eles não surtem o efeito esperado.

No artigo de hoje eu vou te mostrar como fazer email marketing de maneira estratégica e eficiente, fazendo com que seu nome seja transformado em uma autoridade no mercado e suas vendas aumentem dia após dia.

Anúncio

Continue comigo até o final desse artigo, pois vou te mostrar 14 passos certeiros que farão seus emails serem muito mais abertos, lidos e clicados por todos.

1 – Conheça Seu Público

Email-Marketing---Conheça-Seu-Público

Um dos principais erros de quem está iniciando agora no email marketing é não saber quem é seu público alvo, o que ele quer, do que ele gosta.

Conhecer melhor o seu público, quais são seus medos, suas dores e desejos, vai permitir você produzir exatamente o tipo de conteúdo necessário para gerar mais engajamento e conversão, que vai desde um comentário, uma curtida, um compartilhamento, até gerar muitas vendas para o seu negócio.

Você pode ler esse outro artigo onde mostro como ter Idéias Criativas para escrever artigos, e também como analisar e conhecer melhor o seu público para produzir somente conteúdos memoráveis e admirados por todos.

2 – Comprar Listas? Nem pensar!

Email-Marketing---Comprar-listas-Nem-Pensar

Espero que você não tenha caído no conto do vigário, de pessoas oferecendo listas com milhares de emails que eles chamam de “segmentados” a preço de banana – ora, se esses emails são tão milagrosos, porque eles não usam a seu favor ao invés de vender tão barato 🙂

Ou ainda aqueles que ensinam de maneira mágica como extrair emails do google… sabe nada inocente 🙂

Esse tipo de prática além de não converter, ainda acaba com a reputação de qualquer pessoa. Agora que você já sabe, não caia de maneira alguma nessa roubada ok.

Não tem nada pior do que receber emails inconvenientes de pessoas que não conhecemos, sobre assuntos que não estamos interessados. Isso não funciona mesmo.

A melhor maneira ainda é capturar emails de pessoas realmente interessadas no que você tem para oferecer, o que aumenta e muito as chances de conversão e de quebra ainda transforma seu nome em uma autoridade na sua área de atuação, e seu blog em uma referência no mercado.

Clique Aqui para Baixar gratuitamente o eBook “Como Aumentar a Lista de Emails – O Guia Definitivo em 10 Passos” e descubra como construir, manter e aumentar sua lista de contatos de maneira correta, eficaz e sem precisar acabar com o limite do seu cartão de crédito com publicidade.

3 – Você Precisa de Um Bom Serviço de Autoresponder

Email-Marketing---Você-Precisa-de-um-Bom-Serviço-de-Autoresponder

O serviço de autoresponder permite você capturar, armazenar e enviar emails automáticos para todos os novos inscritos, bastando programar tudo uma única vez, o que facilita e muito a vida de qualquer empreendedor digital.

Além disso, possibilita enviar o que chamamos de Broadcast, que permite você enviar emails simultaneamente para toda a sua lista de emails já cadastrados.

Então já deu para entender que para ter um bom resultado com email marketing, você vai precisar de um serviço de autoresponder profissional, que garanta entregar seus emails em dia, que também ofereça formas de otimização (para gerar mais conversão) e que disponibilize um suporte preparado para te ajudar quando for preciso.

Há mais de um ano eu uso e recomendo o E-Goi que é todo em Português, oferece cadastro gratuito para até 500 contatos, está sempre disposto a ouvir e implementar pedidos e sugestões dos seus clientes, e também possui vários tutoriais e aulas ao vivo para melhorar a usabilidade da ferramenta.

4 – Ofereça Uma Recompensa Irresistível

 

Email-Marketing---Ofereça-Uma-Recompensa-Irresistível

Uma vez que você já conhece o seu público e já sabe quais são suas dores e desejos, ofereça uma boa recompensa, também conhecida como isca digital, em troca do email do seu visitante.

Mas não pode ser qualquer coisa, você precisa oferecer algo que solucione de verdade algum problema específico do seu público, dessa forma vai fazer com que ele deixe seu email em troca dessa recompensa.

A recompensa ou isca digital pode ser:

  • E-book
  • Vídeo-Aula
  • Planilha
  • Mapa Mental
  • Infográfico
  • Podcast
  • Palestra Online

Definida a recompensa, é hora de criar uma página de captura que vai permitir divulgar a sua recompensa e capturar o email dos visitantes.

Eu uso e recomendo o plugin Squeese WP, que permite criar páginas de captura de alta conversão em menos de 2 minutos, o que é uma mão na roda, já que no nosso mercado tempo é dinheiro 🙂

O plugin Squeeze WP também permite criar páginas de obrigado e recompensa, o que aumenta e muito a taxa de conversão (pessoas que confirmam a inscrição na sua lista).

A página de obrigado serve para orientar o usuário a acessar o email e confirmar a inscrição na sua lista de contatos, para só então pegar a recompensa.

A página de recompensa, como o próprio nome já diz, é por onde o usuário, que já virou um contato, vai pegar a recompensa/isca digital.

Você pode conferir esse passo a passo se inscrevendo aqui para acessar uma série de aulas onde mostro como produzir conteúdos que convertem.

Uma boa recompensa digital é capaz de tornar um email marketing muito mais eficiente, simplesmente porque as pessoas se sentirão na obrigação de retribuir o presente de alguma forma, que no caso é abrindo o seus emails.

5 – Evite Usar Email Pessoal Como Remetente

 

Email-Marketing----Evite-Usar-Email-Pessoal-Como-Remetente

Além de não ser nada profissional usar um email pessoal como remetente de um serviço de email marketing, fazendo isso ainda tem o risco do seu email cair na caixa de spam, ou nem chegar ao seu destino, o que é pior.

Eu até já escrevi um artigo sobre esse assunto: Como e Porque Você Deve Criar Um Email Profissional Para Seu Negócio Online.

Criar um email profissional é muito simples e rápido de fazer. No link acima tem um vídeo onde eu mostro como fazer, passo a passo.

6 – Pessoas Querem Se Comunicar Com Pessoas e Não com Empresas

Pessoas-Querem-Se-Comunicar-Com-Pessoas-e-Não-com-Empresas

Use seu nome como remetente e não o nome do seu blog ou empresa.

Graciela Barbieri – Email Marketing: 14 Passos Certeiros Para Escrever Emails Que Convertem

O fato é que ninguém, ou quase ninguém compra de quem não conhece, e a partir do momento em que você mostra o seu nome como remetente, isso vai gerar mais engajamento e confiança das pessoas para com o seu trabalho, possibilitando mais conversão para seus negócios.

7 – Faça Email Marketing Sem Exagero

Faça-Email-Marketing-Sem-Exagero

O Email Marketing para ser realmente eficiente, tem que entregar acima de tudo, muito valor para a sua audiência, mas tome cuidado para não exagerar na quantidade de emails enviados.

Programe a sua sequência de emails automáticos para enviar emails a cada 3 ou 4 dias, assim vai manter seu contato bem informado, e também vai evitar descadastramentos, já que muitos emails acabam aborrecendo as pessoas que não tem tempo para consumir tanto conteúdo.

8 – Títulos Irresistíveis Aumentam a Taxa de Abertura dos Emails

Email-Marketing---Títulos-Irresistíveis-Aumentam-a-Taxa-de-Abertura-dos-Emails

Vale a pena investir um tempinho a mais para a criação do título do email, pois ele vai influenciar diretamente na decisão do leitor em clicar para ler o seu email, ou partir para o próximo, o que levaria todo o seu trabalho por água abaixo.

O título é tão importante quanto o texto. Aqui nesse artigo você vai encontrar alguns modelos que podem ser usados para tornar seus títulos irresistíveis e impossíveis de não serem clicados e lidos.

9 – Seja Breve. Evite Emails Muito Longos

Email-Marketing---Seja-Breve.-Evite-Emails-Muito-Longos

No geral, as pessoas não tem muito tempo para ler emails muito longos, por isso tente ir direto ao ponto e só envie conteúdos realmente relevantes para seu público. 

É claro que isso vai depender muito do perfil do seu público, pode ser gostem de conteúdos densos, mas no geral não é bem assim que acontece, então a solução é conhecer bem o público antes de pensar em enviar emails mais longos. 

 10 – Ofereça Opção Para o Leitor Sair da Sua Lista

Email-Marketing---Ofereça-Opção-Para-o-Leitor-Sair-da-Sua-Lista

Hoje com o avanço da internet, é comum pessoas visitarem dezenas de blogs e sites, se inscreverem em vários deles e depois esquecerem completamente disso. 

Os serviços de autoresponders profissionais já possuem lá no final do email, um botão de “remover” ou “unsubscribe“, mas além disso é importante reservar alguns emails para informar seu contato porque ele está recebendo seus emails, e deixar claro que ele pode sair da sua lista, caso não queira mais receber seus emails.

Dessa maneira vai garantir que só pessoas interessadas recebam seus conteúdos.

Lembrando que não importa a quantidade de inscritos de uma lista, o que importa é o engajamento e a conversão que esses contatos geram. 

De nada adianta uma lista com 10 Mil inscritos se ninguém abrir os emails. 

11 – Solucione Problemas 

 

 

Email-Marketing---Solucione-Problemas

99% das pessoas que acessam a internet e chegam até o seu blog, seu site ou sua página de captura, querem resolver algum problema, e se você solucionar esse problema, vai com certeza conquistar seguidores fiéis. 

Foque em produzir e enviar conteúdos que vão realmente solucionar algum problema específico do seu público. Mostre os benefícios que a pessoa vai ter ao consumir esse conteúdo e realmente entregue o que prometeu. 

Faça isso e veja o engajamento e as vendas aumentarem consideravelmente. 

12 – De um Up no Relacionamento Com a Lista. Entregue  Presentes

 

Email-Marketing---De-um-Up-no-Relacionamento-Com-a-Lista.-Entregue--Presentes

Se tem algo que seus leitores vão adorar receber, é presente. Mas eu não falo de enviar um presente pelo correio não 🙂 

Falo de enviar algum brinde por email que pode ser: 

  • Vídeo aula
  • Infográfico
  • Mapa mental
  • Ebook
  • Palestra online
  • Arquivo com imagens especiais

Use a sua imaginação, descubra o que seus leitores precisam, faça esse agrado e melhore consideravelmente o relacionamento com a sua lista. 

13 – Espalhe Calls To Action Estrategicamente

 

Email-Marketing---Espalhe-Calls-To-Action-Estrategicamente

Quanto mais chamada para a ação você espalhar no decorrer do email, mais chances de receber cliques você vai ter. 

Todo o email tem que ter um objetivo de levar o leitor a fazer uma ação, seja de ler um artigo do blog, assistir um vídeo do youtube, ver alguma postagem do facebook ou até mesmo conhecer algum produto ou serviço que você recomenda.

Para isso usamos o que chamamos de Call To Action, ou chamada para a ação, que nada mais é do que o link que leva o leitor para um outro local pré determinado por você.

Por isso recomendo espalhar esses links estrategicamente. Um link no começo, outro no meio e outro no final já é o suficiente.

Se o email for muito curto, um link já resolve, caso contrário use nos três locais informados aqui acima. 

Outro local que converte muito bem é no P.S. Esse campo é usado para lembrar algo ao seu leitor, e pode aproveitar para inserir um link por lá também. 

14 – Acompanhe a Conversão Sempre

Email-Marketing---Acompanhe-a-Conversão-Sempre

O Marketing Digital está em constante atualização, isso quer dizer que o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, assim como o que funciona para um pode não funcionar para outro, então a melhor forma para sempre garantir uma boa conversão com o Email Marketing é acompanhando os resultados. 

Acompanhe quantas pessoas abriram seus emails e quantas realmente clicaram. Faça isso com todos os emails que enviar, assim vai poder ir acompanhando a sua evolução e tendo a possibilidade de ir implementando melhorias sempre. 

 

 No decorrer do artigo eu te mostrei 14 passos para escrever emails que realmente convertem:

  1.  Conheça Seu Público

  2. Comprar Listas? Nem Pensar!

  3. Você Precisa de Um Bom Serviço de Autoresponder

  4. Ofereça uma Recompensa Irresistível

  5. Evite Usar Email Pessoal como Remetente

  6. Pessoas Querem Se Comunicar Com Pessoas e Não Com Empresas

  7. Faça Email Marketing Sem Exagero

  8. Títulos Irresistíveis Aumentam a Taxa de Abertura dos Emails

  9. Seja Breve. Evite Emails Muito Longos

  10. Ofereça Opção Para o Leitor Sair Da Sua Lista

  11. Solucione Problemas

  12. De um Up no Relacionamento Com a Lista. Entregue Presentes

  13. Espalhe Call To Actions Estrategicamente

  14. Acompanhe a Conversão Sempre

Agora que você já sabe quais são os passos necessários e eficazes para escrever emails que convertem, chegou a hora de arregaçar as mangas, colocar a mão na massa e colher os resultados. 

Gostou desse artigo? Clique Aqui e Compartilhe com seus amigos 😉 

 

5/5 - (3 votos)

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


24 Comentários

  • Roberto disse:

    Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
    tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
    mais.

    1. Oi Roberto,

      É muito bom receber esse tipo de feedback, isso me deixa muito feliz em saber que meus conteúdos estão de fato ajudando. Pode deixar que vou continuar trabalhando para trazer mais conteúdos como esse para cá. Abração e sucesso!

  • EDSON SOUZA disse:

    EXCELENTE ARTIGO!!! PARABÉNS!!!

    Obrigado pelo conteúdo que você tem me enviado, ta fazendo toda diferença pra eu poder me lançar de vez no mercado digital, agora vai!!! Essa sua sequência está muito boa e muito explicativa também! GRATIDÃO…

    1. Oi Edson,

      Fico muito feliz em saber que meu conteúdo está te ajudando. Se colocar em prática vai colher bons resultados sim 😉 Vamo que vamo!!!

  • Akemi disse:

    Olá Graciela.

    Excelente artigo. Parabéns pelo Blog. Está cada vez melhor. Grande Abraço!

    1. Obrigada Akemi 🙂

      Seja sempre muito bem vinda por aqui 😉

  • Pedro disse:

    Seu blog está muito legal Graciela. Já conhecia mas percebi que o design evoluiu e gostei muito. Parabéns.

    1. Oi Pedro 🙂

      Seja muito bem vindo de volta ao Conquista Digital. Que bom que gostou da nossa evolução. Sempre estou procurando melhorar a experiência das pessoas que visitam o blog, é bom saber que estou no caminho certo. Abração e sucesso!

  • Marco Adrião disse:

    Mais um artigo muito bom, Graciela,

    Fechou! Completinho nas informações e abordando
    sobre uma ferramenta que jamais pode faltar no marketing on line…

    …. O e-mail Marketing, sem ele fica difícil a vida na net 🙂

    Abraço e obrigado!

    1. Oi Marco,

      O Email Marketing deve ser o amigo inseparável de todo empreendedor. Uma lista de contatos responsiva e bem trabalhada é muito valiosa 😉

  • Klaudio Silva disse:

    Olá Graciele, ótimo post.
    Eu tenho uma pergunta para você sobre o e-goi: dá para programar o autoresponder do e-goi para envio dos e-mails e dias certos da semana e também em horários pré-programados?
    Aguardo a resposta. O seu blog é excelente, curto muito os seus posts. Grande abraço e Sucesso Sempre!

    1. Oi Klaudio,

      Dá sim. Você consegue escolher o dia e o horário em que deseja enviar e ainda pode adicionar tags e segmentar a sua lista.O E-goi é muito completo mesmo.

  • sidnei disse:

    Muito bom seu artigo Graciela. Já acompanho seu trabalho algum e vc esta de parabéns. Vc tem crescido a cada dia e mostrado que tem as qualidades de um a vencedora. Parabéns

    1. Obrigada Sidnei 🙂

      fico muito honrada e motivada por saber que estou no caminho certo. Muito obrigado pelo feedback.

  • lucas disse:

    Excelente post. Precisava dessas informação.

    1. Que bom Lucas 🙂

      Espero que tenha bons resultados com as dicas.

  • Excelente artigo Graciela! Sempre acompanho seu trabalho, e adoro o conteúdo do seu Blog!

    1. Obrigada Ricardo Moraes 🙂

  • Maria Stroka disse:

    Excelente Artigo, parabéns!! Dicas muito importantes e já vou aplicar algumas – obrigada!

    1. Que bom ver você por aqui Maria Stroka 🙂

      Depois me conta o resultado ok 😉

  • Jonathan Lima disse:

    Muito bom artigo, não tem como dizer , passo mais importante que o outro, mas conhecer seu público faz toda diferença na hora de planejar suas ações e por fim ter resultador rsrs.
    Conhecer o público é o fundamental e vale apena se dedicar nesse ponto.

    1. Oi Jonathan Lima 🙂

      Sem dúvida, vale muito a pena dedicar um bom tempo para conhecer a fundo o seu público alvo, e assim poder proporcionar as melhores experiências para eles, que com certeza irão retribuir de maneira incrível.
      É bom saber que está acompanhando o Conquista Digital. Seja sempre muito bem vindo por aqui 🙂

  • Edmundo disse:

    Ola Graciela.
    As suas dicas sobre como usar Email marketing estão excelentes, era isto que eu vinha procurando na internet, sigo seu blog a um bom tempo e a cada dia que passa aprendo mais.
    Obrigado pela ajuda que você presta a todos nos que somos seus leitores.

    1. Obrigada Edmundo 🙂

      Esse foi realmente um dos artigos mais densos que já escrevi e é muito bom saber que o trabalho valeu a pena, e que as dicas estão te ajudando de verdade.
      Esse é o meu grande objetivo e fico muito motivada em saber que estou conseguindo 🙂

  • Damos valor à sua privacidade

    Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

    Cookies estritamente necessários

    Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

    Cookies de desempenho

    Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

    Cookies de funcionalidade

    Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

    Cookies de publicidade

    Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

    Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

    Importante Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.
    Criado por WP RGPD Pro