Facebook ou Instagram, qual será melhor para vender pela internet?
Aposto que já se fez essa pergunta, senão não estaria aqui nesse artigo.
E eu te entendo muito bem, porque até pouco tempo o Facebook era o queridinho da galera, o alcance das publicações era sensacional e as vendas com ele também.
Depois o alcance orgânico do facebook praticamente se reduziu a pó e veio o instagram.
O Instagram passou a ser a sensação do momento, com alcance orgânico surreal, pessoas e empresas bombando de vender com ele.
Mas aí as regras mudaram, o alcance do instagram também caiu um pouco e daí vem a pergunta que não quer calar.
Qual dessas ferramentas é melhor para vender pela internet, Facebook ou instagram.
O que eu vou te dizer aqui vai provavelmente virar a chave que faltava aí pra você finalmente acelerar seu processo de vendas pela internet, então se liga aqui até o final.
Facebook ou Instagram
Se implantaram na tua cabeça, que uma ferramenta é melhor que outra para vender pela internet. Sai dessa tá!
É lógico que têm algumas particularidades entre o Facebook e o Instagram, mas assim, logo de cara, o que tenho para dizer para você é o seguinte: Trabalhe as duas!
Simplesmente porque a grande maioria do público da Internet está nas duas Rede Sociais, independente do alcance orgânico de cada uma.
Pare e pense aqui comigo:
Pensa aí dentro do nicho que você trabalha, onde você acredita que o seu público está mais conectado hoje?
Facebook, Instagram, ou os dois?
Muito provavelmente você deve estar pensando aí:
“Meu público está nas duas Redes Sociais!”
Então se o teu público está nas duas Redes Sociais, por que você vai trabalhar só em uma?
Agora…pensando em trabalhar de forma orgânica (sem investir grana), o instagram está com melhor alcance nesse momento, e isso é fato.
Mas também é fato que ele não vai ficar assim para sempre, simplesmente porque o instagram é uma plataforma de negócios que também quer lucrar, também quer vender.
E cada vez mais o Facebook e o Instagram tendem a reservar mais espaço para quem está disposto a pagar por isso. E não tem nada de errado com isso.
Se o Facebook e o Instagram ficarem liberando tudo de graça, não vão lucrar e logo vão morrer, porque nenhum negócio sobrevive sem vendas, inclusive o meu e o seu.
Eu sei que é super normal querer começar um negócio pela internet só explorando o alcance orgânico das ferramentas.
Porém esse alcance cada vez mais está diminuindo, o que requer cada vez mais a paciência de quem decide investir seus esforços nele.
Pensa assim, tráfego orgânico leva tempo e o tráfego pago leva grana.
Agora pensa… está mais disposto a investir tempo (levando também mais tempo para lucrar), ou está disposto a investir um pouco de grana (acelerando seus resultados)?
Hoje quem decide viver só de tráfego orgânico nas redes sociais, acaba ficando pra trás.
“Graciela, então você está dizendo que só quem paga para aparecer no facebook e instagram vai vender mais pela internet?“
Exatamente isso!
Mas calma! você não precisa vender um rim para investir em anúncios no facebook e instagram.
Pode começar com o que tem e depois, a medida que for colhendo resultados, vai separando uma porcentagem maior de grana para reinvestir e continuar acelerando.
Como Investir no Facebook e no Instagram
Começa anunciando um post no Instagram ou no facebook, investindo o mínimo que a plataforma permite (hoje o mínimo gira em torno de R$6 por dia).
Ou então faz um anuncio lá no gerenciador de anúncios, levando a galera para algum conteúdo seu, para alguma página de captura…
Se você não sabe, o instagram é do facebook, ou melhor, os dois são do tio Mark Zuckerberg, isso faz com que você consiga anunciar nas duas plataformas de uma única vez.
E de repente, você vai dizer:
“Tá bom, Graciela, mas não tenho grana para investir agora. Então ferrou para mim?”
Se você não tem grana para anunciar agora, não se desespera.
Continua trabalhando no Facebook, o alcance dele vai ser muito menor, mas pensa que está aquecendo seu público para mais para a frente fazer anúncio e crescer de forma muito mais rápida.
Porém, invista mais os seus esforços no Instagram, porque nesse momento ele ainda está com um alcance orgânico bem melhor do que o facebook.
Tipos De Conteúdo Que Geram Mais Engajamento no Facebook e Instagram
Se você souber o que o seu público quer, e começar a postar aquilo que resolve suas dores, você tem muita chance de gerar mais engajamento.
Outro tipo de postagem que gera mais engajamento são postagens do seu dia a dia, dos bastidores do seu negócio, postagens polêmicas sobre política, futebol ou religião, postagens com resultados, conquistas e depoimentos.
Mais engajamento significa mais pessoas curtindo, comentando, compartilhando e salvando suas postagens.
Esse engajamento melhora o alcance das suas publicações.
Esse alcance tende a trazer mais seguidores, e mais seguidores trazem mais engajamento, e com mais engajamento você vende mais.
Eu sei que ainda pode estar confuso, sem ideias do que postar para conseguir atenção das pessoas, por isso vou te dar umas dicas infalíveis.
Fica de Olho nos Concorrentes
Dá uma olhada nos perfis dos seus concorrentes que estão tendo resultados, veja que tipo de conteúdo está gerando mais curtidas, comentários e tals.
Pega essas ideias e modela para trazer para suas postagens. Lembrando que não precisa copiar 100%, mas pode recriar a imagem ou o vídeo, e escrever uma legenda do seu jeito. Sacou?
Dica: Como o alcance orgânico do facebook não está lá essas coisas, aproveita o mesmo conteúdo que criar para o instagram e posta também no facebook, assim mantem ele aquecido de informações, sem precisar gastar mais energia.
Tipo de Postagens Que a Galera Mais Gosta no Instagram
O legal do Instagram, é que ele tem um mar de possibilidades, você pode fazer um vídeo de até 1 minuto pro Feed, (e aí recomendo que você traga um vídeo com legenda, porque nem todo mundo vai ter a possibilidade de escutar o seu vídeo…)
As vezes a pessoa está no trânsito, está em uma reunião, está fazendo alguma coisa, não pode ligar o áudio naquele momento, e não vai poder te escutar. Então coloque legenda, que vai funcionar melhor.
Outra possibilidade é trazer vídeos maiores do que 1 minuto para o IGTV, onde a pessoa pode começar assistindo no feed, e se achar interessante ela continua vendo o restante do vídeo no igtv.
Se quer crescer no orgânico, os stories também devem ser bastante explorados.
Como os stories somem após 24h, é importante que seja constantemente alimentado de novos conteúdos para continuar sendo visto e lembrado pela sua audiência.
- Mostre sua rotina.
- Use a caixinha de perguntas e responda sua galera.
- Faça enquetes.
- Mostre os bastidores do seu negócio.
- Mostre resultados seus ou de pessoas que ajudou.
- Mostre conquistas.
- Compartilhe dicas e insights
- Mostre coisas engraçadas e até coisas que deram errado (a galera se conecta muito com isso).
Ainda falando do instagram, você tem a possibilidade de fazer lives, que costumam gerar bastante engajamento, o que por sua vez contribui para melhorar o alcance orgânico, então se puder explore as lives também.
Uma dica aqui!
Se puder faça lives convidando alguém importante do seu nicho para participar, assim os seguidores dessa pessoa podem gostar de você e decidir te seguir também (#ficaadica).
Como pode perceber, o Instagram tem um mar de possibilidades, que você pode explorar.
E por enquanto, o alcance orgânico dele ainda está legal, então se você começar agora e tiver consistência, vai dar bom, mesmo que você não tenha grana para investir.
Só não fica na nóia de viver do orgânico para sempre nas redes sociais porque isso não leva ninguém muito longe.
As pessoas ficam com aquele mi mi mi na Internet de que tudo deve ser de graça.
O mercado implantou na cabeça de todos que as redes Sociais tem que entregar tudo de forma gratuita, no 0800, para enriquecer quem não quer investir nelas.
Isso não funciona mais!
Já foi aquele tempo onde as Redes Sociais eram lugar para você vender muito pela internet sem investir. Isso não acontece mais, e muito provavelmente não vai mais acontecer.
Só que se você não tem grana, continue com consistência, todos os dias, publicando conteúdo, que você vai crescendo ao longo dos tempos.
Não vai ser da noite para o dia (será um crescimento mais lento), mas você vai crescer ao longo dos tempos.
E quando tiver uma grana, vai lá e investe R$ 6,00 por dia, R$ 10,00 por dia, anuncia um post, anuncia um vídeo, ou faz as pessoas irem para uma página de captura.
Hoje aqui no Conquista Digital a gente tem explorado principalmente o instagram com anúncios que:
- Geram novos seguidores.
- Aumentam o Branding da empressa
- Trazem novos leads todos os dias (leads esses que transformamos em clientes).
Inclusive entrego todo esse passo a passo lá para os meus alunos do Método Instagram Lucrativo, que é onde compartilho tudo que aprendo e aplico no dia a dia para lucrar de R$100 á R$1.000 por dia usando o poder do Instagram.
Resumidamente, tanto o facebook, quanto o instagram funcionam super bem.
O que você precisa entender, é como cada um funciona, e investir mais o seu esforço de forma orgânica na rede social que está gerando mais engajamento no momento…
Hoje o que está gerando mais engajamento, de forma orgânica é o Instagram.
Porém o Facebook continua gerando milhares de vendas para quem está disposto a investir.
Então não tem a melhor plataforma, tem o que você pode fazer, com aquilo que você tem no momento.
Se não tem grana, trabalhe de forma orgânica os dois, mas invista mais no Instagram… Se você tem uma grana, invista nos dois, que vai dar bom.
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