Você já se sentou na frente do computador com o editor de artigos aberto na sua frente, e você completamente sem ideias de qual conteúdo escrever?
Esse é um dos grandes vilões de quem trabalha pela internet. Todos sabem que escrever artigos recorrentes ajuda a construir autoridade e também ajudam a atrair trafego qualificado e gratuito para o seu negócio, mas ainda assim simplesmente travam na hora de produzir um novo conteúdo.
Algumas pessoas até tem ideias para novos artigos, mas não tem um objetivo por trás desse conteúdo, isso significa um trabalho em vão.
Se você se encaixa em uma dessas duas situações, é certo que está deixando dinheiro na mesa.
“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan
Mas calma, tudo tem solução… continue acompanhando o artigo até o final, pois vou te mostrar como ter ideias criativas para escrever novos artigos sem ficar quebrando a cabeça tentando adivinhar o que seu público quer e ainda melhor, como aproveitar cada novo artigo do seu blog para gerar conversões para o seu negócio.
Encontre o Problema do seu Público Alvo
Como Escrever um Artigo sem saber o que o seu público realmente precisa? Impossível!
Antes de mais nada é preciso gastar algum tempo para conhecer o seu público e saber quais são suas dúvidas, suas dores, seus sonhos e desejos.
“Gastar energia para entender o público e elaborar cuidadosamente uma mensagem que se propague entre ele, significa fazer um compromisso de tempo e disciplina para o processo.” – Nancy Duarte
Vá Onde o Seu Publico Está
Para entender melhor o seu público você precisa ir ao encontro dele, esse é o pontapé inicial para quem quer descobrir como escrever um artigo e ser admirado por todos.
Pare e pense? Onde o seu público pode estar agora?
Procure em todos os locais possíveis como:
- Grupos do facebook
- Grupos do linkedin
- Grupos do Google plus
- Youtube
- Fóruns
- Yahoo respostas
- Outros blogs do mesmo nicho que o seu
O objetivo é saber se existe um número satisfatório de pessoas interessadas no seu nicho e o nível de interação dessas pessoas como: curtidas, compartilhamentos e principalmente comentários, onde vai encontrar as principais dúvidas.
Também vale anotar as dúvidas deixadas no campo de comentário do seu blog e também no seu email.
Se você já tiver uma lista de contatos, pode elaborar um formulário de pesquisa que pode ser no Google Docs (ferramenta gratuita do Google).
Envie um email para sua lista pedindo ajuda para produzir novos conteúdos, mencione algumas ideias e peça opinião. Tenho certeza que muitos vão responder, afinal estão em busca de alguma solução e você está oferecendo ajuda.
Com posse dessas informações anote tudo que puder sobre as principais dúvidas do seu público.
Separe a palavra chave de cada dúvida. Para quem não sabe, palavra chave é a palavra exata que as pessoas usam para procurar por determinados assuntos nos mecanismos de busca como o Google.
Adicione essa palavra chave no Planejador de Palavras Chaves do Google, mais conhecido por Keyword Planner.
A ferramenta vai entregar para você a quantidade média de buscas mensais da palavra que você digitou, e ainda vai te dar outras ideias de palavras que podem ser mais relevantes para o seu novo artigo.
Entregue a Solução de Maneira Memorável
Nada de ficar atirando para qualquer lado, isso não funciona. Pesquise seu público antes e faça a lista de palavras chaves. Só depois parta para escrever um artigo.
Com posse das principais palavras chaves você já vai ter a certeza de que existe um público sedento por essa informação e que, portanto vale a pena investir seus esforços para entregar seu melhor conteúdo.
Tudo Começa Pelo Título
O titulo é um dos itens mais importantes do seu novo artigo. É através do título que as pessoas vão decidir por clicar e ler o seu conteúdo ou simplesmente ignorar e partir para o próximo da lista.
O primeiro ponto que você precisa saber é que deve trabalhar uma palavra chave por artigo, assim as chances de ficar bem indexado nos mecanismos de buscas aumentam, o que é excelente para atrair mais e mais tráfego qualificado e gratuito para seu blog.
Utilize a palavra chave e complemente com outras palavras poderosas para atrair a atenção do seu leitor.
Exemplo da palavra chave: “Como Emagrecer Rápido”
Título elaborado: Descubra como Emagrecer Rápido Sem Fazer Dietas Malucas e Sem Fazer Academia
Imagina quantas pessoas estão procurando por isso? Muuitas 🙂
Mas preste atenção! Você precisa entregar no texto o que prometeu no título, então nada de criar títulos mirabolantes só para chamar a atenção do leitor e depois não entregar o que prometeu, isso não vai ser nada bom para sua reputação.
Desenvolvimento do Conteúdo
Agora que você já sabe qual palavra chave vai trabalhar e já criou um título forte para ela, é hora de elaborar o texto onde você vai entregar a solução e ainda gerar conversões para o seu negócio.
A melhor maneira para ter ideias criativas de como escrever um artigo exemplar, único e memorável, é analisando a concorrência, isso mesmo, analisar a concorrência é um dos melhores caminhos.
Separe uns três blogs relevantes do seu nicho e leia conteúdos relacionados ao artigo que deseja escrever. Também pode assistir alguns vídeos e até ler algum E-book. Quanto mais informação tiver, melhor.
Essa análise vai servir como fonte de inspiração para que você consiga escrever um artigo ainda melhor e mais completo de todos.
No primeiro parágrafo você vai entregar o assunto que vai trabalhar no artigo, assim vai garantir que só pessoas interessadas continuem a leitura.
Fale sobre o problema que a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando sem o conhecimento que você vai mostrar, e depois mostre os benefícios que a pessoa vai ter se seguir suas orientações, essa é uma ótima maneira de fazer com que o leitor não consiga sair da leitura, afinal ele quer saber da solução que você vai entregar.
Por fim, entregue a solução, mostre como resolver o tal problema e chame o leitor para a ação.
Exemplo:
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- Você pode gostar desse outro artigo [link] onde mostro como XYZ.
Percebeu? Você acabou de entregar um conteúdo super-relevante, o leitor já está muito grato por você ter entregado tanto valor e nesse momento ele está com um sentimento de reciprocidade tomando conta dele, aí as chances de ele aceitar sua indicação e tomar a ação que você recomenda são grandes.
Entender o público alvo, perceber suas principais dúvidas e medos e entregar um conteúdo relevante e acima de tudo estratégico, vai fazer de você uma verdadeira autoridade no assunto e ainda garantir muito mais inscritos e vendas para o seu negócio online.
Se você ainda está inseguro para escrever seus artigos, recomento que conheça o trabalho do Victor Palandi, que é conhecido como um dos melhores redatores freelancers da atualidade. Ele também ensina todas as técnicas que ele mesmo utiliza para produzir vários textos otimizados e de muita qualidade em pouco tempo. Assista um vídeo dele aqui.
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