Uma boa lista de emails chega a ser responsável por mais de 80% do faturamento de uma empresa, é o que acontece aqui no Conquista Digital por mais de 5 anos consecutivos.
Com uma estrutura de email marketing é possível entrar em contato mais direto com seu público, sejam eles clientes ou clientes em potencial (interessados no assunto).
A vantagem de trabalhar com listas de emails é a autonomia total para aplicar estratégias de vendas quando e como quiser sem correr o risco de ser banido ou tomar bloqueios.
É claro que sempre vale aqui usar boas práticas de envios para manter uma boa reputação com os servidores e buscar sempre melhorar a taxa de entrega na caixa de entrada dos leads.
As boas práticas aqui incluem:
- Enviar emails só para quem autorizou recebe-los (quem se inscreveu por livre e espontânea vontade na sua lista).
- Não trabalhar com listas compradas (isso é um baita furada)
- Cuidar para não fazer promessas exageradas no título
- Gerar valor para a lista enviando conteúdo de extrema qualidade, algo que possa gerar resultado quando aplicado
- Não exagerar na quantidade de emails para evitar ser marcado como spam
Essas são algumas boas práticas que podem e devem ser adotadas para manter a boa entregabilidade do emails na caixa de entrada dos leads.
Portanto, podemos dizer que, quando feito da forma correta, o email marketing é maneira mais segura e rápida para expandir um negócio.
Não Crie Uma Lista de Emails Sem Antes Fazer Isso…
O passo zero da criação de uma boa lista de emails é sem dúvidas a análise do público.
Você precisa saber o que seu público mais procura resolver, quais são seus medos e desejos mais profundos dentro da sua área de atuação.
Com essa informação será muito mais fácil e rápido criar uma recompensa digital certeira para entregar em troca do contato do seu visitante.
Sim, hoje em dia praticamente ninguém vai te deixar o email em troca de nada.
Você precisa ter algo relevante para entregar em troca do email do seu visitante, esse algo pode ser um eBook, uma vídeo aula, uma palestra, um infográfico, um checklist, um webinário, uma entrevista, etc…
Para isso vale fazer parte das mesmas redes sociais onde seu público está mais concentrado e ficar de olho nas interações que rolam nesses locais como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Google, Linkedin, etc…
É nas interações que você vai colher as principais dúvidas, dores e desejos.
Anote tudo que faz sentido pra você em relação as principais dificuldades e desejos do seu público.
Ao final desse processo terá diversos insights sobre o que entregar em troca do email do seu visitante.
Tendo claro o que vai entregar como recompensa digital você tem 2 passos importantes para seguir:
- Criar uma boa página de captura com a oferta para conversão dos visitantes em leads.
- Escolher o sistema que vai fazer o gerenciamento dos leads e dos seus envios de emails.
Como sistema de gerenciamento de leads eu recomendo o E-goi como ferramenta de e-mail marketing por ser bem robusta, toda em Português, ter planos acessíveis e com facilidade de pagamento em real
…além de ter um plano gratuito por 30 dias, é ideal para quem está iniciando agora sem muita grana para investir em uma ferramenta.
1º Passo Para Criar Uma Lista de Emails
O primeiro passo para criar uma lista lucrativa de emails do zero é sem dúvida a condução natural do visitante até a sua página de captura.
Mas…Como fazer com que as pessoas forneçam seus emails sem se sentirem forçadas a isso?
O primeiro passo é sempre fornecer conteúdos que qualidade, que tenham relação direta com o assunto da sua página de captura.
Quando eu falo de produção de conteúdo eu me refiro aos mais variados meios para atrair públicos dos mais variados locais como:
Artigo em Blog
O blog é o meio mais seguro de geração de tráfego orgânico que eu conheço.
Costumo dizer que todo conteúdo deve ser produzido com algum objetivo, porque conteúdo sem objetivo é igual a conteúdo grátis e energia desperdiçada.
80% dos conteúdos aqui do conquista digital são focados em geração de leads.
Produza artigos que tenham relação direta com sua recompensa digital, onde em algum momento você faz uma chamada para sua página de captura como uma forma do visitante ter acesso a mais conteúdo exclusivo sobre o assunto.
Com isso as chances de conseguir mais um inscrito será muito maior.
Webinars
Faça um webinar ao vivo com sua audiência e entregue um conteúdo de valor, que você já sabe que existem pessoas sedentas por isso (isso você consegue com a análise de audiência).
Em um determinado ponto do seu webinar faça a chamada para ação conduzindo os visitantes a se inscrever em sua página de captura para receber mais conteúdos exclusivos sobre o assunto.
Deixe sempre o link da página de captura na descrição do webinar e quando fizer a chamada para ação deixe claro que as pessoas devem clicar no link que está na descrição do vídeo.
Webinários costumam ter um alcance muito bom além de serem mais fáceis de posicionar na primeira página do youtube, o que pode te trazer muitos leads ao longo dos tempos.
Vídeos no Youtube
Webinários são muito poderosos, mas nem sempre você vai ter energia para fazer vários por mês.
Mas você pode tranquilamente dispor de um dia para gravar uns 3 vídeos de conteúdo, no dia seguinte você edita esses vídeos e depois agenda para subir uns 2 vídeos por semana no seu canal do youtube.
Essa estratégia segue basicamente a mesma linha dos webinars, só que não será ao vivo.
Você entrega algo de valor e que tenha relação com sua recompensa digital, em algum momento você faz uma chamada levando as pessoas a clicar no link da sua página de captura, que estará na descrição do vídeo.
Dessa forma quem se identificar com seu conteúdo certamente vai se inscrever na sua lista para saber mais sobre o assunto, sacou?
Vídeos no Instagram
O instagram é uma rede social que vem crescendo muito e também ainda está com alcance orgânico bem legal, algo que vale apena aproveitar.
A melhor forma de gerar engajamento e conversão no instagram é sem dúvidas usando a estratégia de subir vídeos.
Hoje você consegue subir vídeos de até 1 minuto no feed do instagram e vídeos de até 15 segundos nos stories.
Como o tempo é curto vale a pena fazer um vídeo mais direto dizendo logo de cara o que você está entregando e que para isso basta as pessoas se inscreverem na sua lista para ter acesso.
Pode até dizer que o link está na sua bio, assim fica mais fácil já que o instagram não permite colocar link na descrição, a não ser que você tenha mais de 10.000 seguidores (válido só para adicionar links nos stories)..
Coloque uma chamada e o link da sua página de captura lá na bio do instagram, assim quem clicar lá para saber mais sobre você pode também se inscrever na sua lista.
É claro que vale a pena intercalar conteúdo puro com conteúdos que tenham chamada para captura, assim você mantem a interação e conquista mais confiança na hora de gerar lista.
Transformando o Blog Em Uma Máquina de Criar Lista de E-mails
Além de produzir conteúdos com objetivo de capturar contatos, existem diversas outras táticas para potencializar a conversão do seu blog em leads.
Estou falando de adicionar pontos de captura em locais específicos do blog tornando quase impossível do visitante sair sem se inscrever em sua lista.
Vou compartilhar aqui com você os principais pontos de captura que você pode explorar dentro de um blog:
PopUp de saída ou Exit PopUp
Existem várias maneiras de apresentar um popup de captura:
- Mostrar quando o visitante rolar uma porcentagem da página
- Mostrar alguns segundos depois do visitante entrar no blog
- Mostrar de imediato, assim que o visitante entra no blog
- Mostrar quando o visitante demonstra interesse em sair da página, o que chamamos de Exit PopUp (esse é o meu preferido)
Imagina você entregar um conteúdo de alto valor no seu blog e que por algum motivo o visitante ainda não se inscreveu na sua lista.
Assim que ele posicionar o mouse em direção ao sair da página, ele é apresentado a um popup de captura com uma oferta irresistível.
As chances de você recuperar um lead que estaria quase perdido será muito maior não acha?
Uma dica aqui é fazer com que seu visitante pare e pense antes de clicar no “não”.
Já estamos tão acostumados com os CTA’s, que geralmente nem paramos para ler e clicamos automaticamente no “NÃO” ou simplesmente o ignoramos.
O ideal é que você personalize CTA até mesmo de forma sarcástica, por exemplo, com um botão de “Não, obrigado, não quero ficar rico” seguido de um botão de “Sim, quero receber o bônus”.
Por mais que isso pareça engraçado, essas ações incentivam o visitante a hesitar no momento de clicar em “Não, obrigado, não quero ficar rico”, e em alguns casos é possível que o visitante reconsidere voltar ao link e seguir com a ação.
Banner de Captura na Sidebar
A sidebar é um dos melhores locais de captura dentro de um blog.
O ideal é colocar um banner clicável no final da sua sidebar, algo que fique seguindo o lead quando ele rola para consumir seu conteúdo, de forma que ao clicar no banner ele seja direcionado para sua página de captura.
Essa é mais uma forma de dar oportunidade para que o visitante se inscreva na sua lista de forma sutil, sem forçação de barra.
Captura no Header e no Final dos Artigos
Diversos testes apontam sobre a vantagem de ter uma captura de e-mails antes da dobra do site, ou seja, antes do visitante descer para consumir seu conteúdo.
O que tenho observado ao longo de anos testando os melhores locais para capturar contatos, a captura no topo do blog é muito útil, principalmente para quem já esbarrou com seu conteúdo pelo menos uma vez na vida.
Esses visitantes tendem a se inscrever antes mesmo de continuar navegando no seu blog, então se ainda não colocou uma captura de e-mails no topo do seu blog, está perdendo de conquistar novos leads para seu negócio.
Agora imagina você entregar um artigo com conteúdo F@da, onde ao final o visitante se depara com uma chamada oferecendo conteúdos exclusivos que vão ajudar ele a dar o próximo passo.
Imaginou? Essa é mais uma oportunidade para o visitante se inscrever na sua lista de emails sem que você seja visto como um chato.
Esse tipo de captura você consegue implementar facilmente usando temas como WP Avenger que usamos por muito tempo aqui no Conquista Digital.
Esse é um tema premium (pago) mas que acabam se pagando pelo potencial de conversão que já vem embutido com eles.
Aproveite a Página Sobre
Se você perceber, aqui no conquista Digital temos aqui no menu uma página “Sobre” onde conto sobre minha trajetória desde o inicio até chegar onde estou hoje.
Dentro dessa página você vai encontrar diversos pontos de captura que convertem muito bem.
Isso acontece porque a página sobre costuma gerar uma conexão mais direta com o visitante que tende a se identificar com sua trajetória e com isso ficam mais propensos a se inscrever para receber algo que estão interessados.
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Forte abraço e sucesso!
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