Fui apresentada ao Mautic em meados de Janeiro de 2016 pelo meu amigo e especialista respeitado em SEO, Gabriel Wohlfart.
Só para te situar melhor, o Mautic é uma ferramenta de email marketing Open Source, que pode se comparar com o nosso incrível WordPress. Até por isso, muitos os chamam de de primos 🙂
É algo que você pode baixar e instalar em seu serviço de hospedagem sem precisar pagar nada pela ferramenta, o seu único investimento será com a hospedagem e um serviço de vai ser responsável pelo envio dos emails para seus contatos (serviço de smtp), o que significa um excelente custo benefício.
O Gabriel testou o Mautic exaustivamente e já ajudou centenas de pessoas a usar ele, que hoje também é considerado um dos maiores especialistas do mercado nessa ferramenta.
Confesso que no início fiquei com um pé atrás em usar algo tão diferente e também porque a ferramenta de email marketing que estava acostumada a usar já me atendia muito bem, embora cobrava e ainda cobra seu preço por isso.
Se você usa uma ferramenta de email marketing em um plano pago, seja no E-goi, Aweber, MailChimp, ClickMail, LeadLovers, ou qualquer outra, sabe do que estou falando.
O investimento mensal para manter uma ferramenta como essa é de no mínimo R$50,00 mensais para uma média de 2.500 contatos, podendo facilmente ultrapassar os R$500,00 mensais dependendo do tamanho da lista, ou seja, quanto maior é a lista mais alto é o valor cobrado pelo serviço de email marketing.
É claro que se você tem um retorno bacana o investimento vale a pena, mas eu não podia deixar passar batido a oportunidade de testar uma ferramenta que poderia reduzir e muito meus gastos com email marketing, sem perder a qualidade do serviço prestado.
Então decidi testar e o resultado é que hoje a grande maioria dos meus contatos estão no Mautic.
Agora consigo trabalhar uma automação incrível com diversas listas de contatos, onde posso filtrar e enviar emails só para quem realmente tem interesse, o que aumentou a conversão do meu negócio consideravelmente.
Dentre as inúmeras funcionalidades disponíveis, tem algumas que especialmente se destacam e são as minhas preferidas como:
Facilidade Em Importar Contatos
Aqui é possível em poucos cliques importar listas de todos os tamanhos sem correr o risco de ter a conta bloqueada, como muito acontece por aí com ferramentas bem renomadas no mercado.
Automação de Campanhas Com o Mautic
A forma como é possível criar campanhas (funis de vendas) é algo extremamente simples, intuitivo e muito parecido com um mapa mental, onde você vai ligando os pontos e formando assim um caminho de ideias, nesse caso é um caminho de ações que interligadas podem ter diversos objetivos.
Em poucos cliques é possível mudar um lead de lista baseando-se na sua ação, se ele clicou em algum link do email, ou até mesmo se ele abriu ou não o email.
Também é possível programar um reenvio só para quem não clicou no link do primeiro email ou para quem não abriu o primeiro email, assim você pode reenviar só para essas pessoas, sem cansar a sua lista.
Uma função que gosto muito de usar é retirar o contatos de outras listas mantendo ele somente no conteúdo da lista em que ele se inscreveu atualmente, evitando distrações ou excesso de envios de emails.
Esse formato de campanha permite divulgar e vender diversos produtos para uma mesma lista, fazendo com que as pessoas só recebam emails com conteúdos que estão interessadas. Isso não tem preço.
Acompanhar e Presentear Quem Mais Interage Com os Emails
No sistema de pontos é possível programar uma determinada pontuação para cada email que o lead abrir ou clicar.
E não é só isso. Também é possível programar para enviar um presente para o lead que atingiu “X” pontos, presenteando assim quem mais interage com os emails.
Quem trabalha com email marketing sabe o quanto essa simples ação tem o poder de aumentar a credibilidade, transformando esses contatos em clientes fiéis.
Também é possível usar esses dados para monitorar a quantidade de pessoas que realmente acompanham o seu trabalho.
Enviar Arquivos
Tá aí algo que me chamou atenção. A possibilidade de subir arquivos como E-books, imagens, áudios entre outros e programar para que seja enviado no email pré determinado.
Essa função vai fazer com que o arquivo seja automaticamente baixado para o computador do seu lead assim que ele clicar no link do email.
Essa função é muito usada para entregar iscas digitais, mas juntamente com outras funcionalidades, também permite entregar arquivos como presente para os contatos que mais interagem com nossos emails.
Relatórios
Através dos relatórios é possível acompanhar a quantidade de arquivos baixados, emails lidos, ignorados, falha de envio. Isso é incrível!
Também dá para mapear toda trajetória de cada contato, o que possibilita saber exatamente todos os caminhos percorridos por cada um desde que entrou para a lista.
Dessa forma é possível usar esses dados para realizar melhorias nas estratégias com objetivo de aumentar cada vez mais a taxa de conversão.
Essas são só algumas das possibilidades que o Mautic oferece. Aqui a sua criatividade é o limite.
Se gostou do que viu até aqui e deseja aprender passo a passo como instalar, configurar e usar o Mautic, recomendo que conheça o curso Mautic Para Negócios do Gabriel Wohlfart.
Forte abraço e sucesso!
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