Se você está iniciando agora nesse mercado saiba que o primeiro e mais importante passo é sem dúvidas a escolha do Nicho de Mercado correto.
Muitos negócios fracassam nos primeiros meses de vida pela falta de planejamento na hora de definir o assunto a ser trabalhado no projeto.
Nicho de Mercado nada mais é do que uma fatia do mercado no qual se concentra um grupo de pessoas com desejos e necessidades parecidas, onde você vai oferecer soluções.
Explicando melhor, ele pode ser considerado uma fatia de um mercado maior. Dá uma olhada nesses exemplos:
- Nicho de Futebol, que está dentro do nicho de esportes.
- Doces gourmet que está dentro do nicho de alimentação
E por aí vai…. (sacou?).
Para te ajudar a começar com o pé direito eu gravei um vídeo mostrando os 4 passos ideais para encontrar o nicho de mercado que você ama, e que e quebra vai ser o mais lucrativo para o seu negócio.
Nicho de mercado: Como encontrar o melhor para o seu negócio.
Links mencionados no vídeo
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Tem Paixão ou Afinidade Por Algum Assunto? Explore Melhor Isso
Uma das coisas que muitos “gurus” pregam é que trabalhar pela internet é moleza e a verdade é que não é bem assim.
Você vai precisar suar a camisa e estar disposto a estudar sempre para se manter atualizado.
Só que todo esse processo pode se tornar muito chato se você escolher um assunto que não gosta ou não tem afinidade, concorda comigo?
Então o ponto fundamental é fazer uma lista com todos os assuntos que você gosta de falar sobre ou tem afinidade, para depois analisar todas as possibilidades.
Então já abre aí o seu excel, word ou se preferir anote em uma folha de papel mesmo, e começa a fazer a sua lista.
Analisando Mais a Fundo as Possibilidades
Agora que você já tem uma lista de tudo que gosta de falar ou tem afinidade, chegou a hora de começar a validação disso tudo, a final seu negócio precisa ser lucrativo não é mesmo?
Existem algumas ferramentas que vão te ajudar a entender como as pessoas buscam pelo assunto no Google, qual é o número médio de buscas por essa palavra.
Além disso ainda é possível ter diversas ideias de outras palavras que podem ser trabalhadas no seu possível nicho de mercado.
Depois que o nosso querido Planejador de Palavras Chave do Google passou a limitar algumas informações como o número exato de buscas mensais, a sua melhor alternativa é o SemRush.
O Semrush pode ser usado de forma gratuita com uma limitação diária de consultas. Agora não vou ter o número exato, mas acredito que ele libera cerca de 10 buscas diárias, o que já dá para fazer um bom trabalho.
Basta digitar a palavra chave que você acredita que seu público procura na internet, sem esquecer de selecionar a bandeira do Brasil, que o SemRush vai te trazer inúmeras informações como:
- Uma média de buscas mensais pela palavra que você digitou
- A concorrência dessas palavras para os anunciantes do Google Adwords
- Tendência das buscas ao longo do tempo
- Diversas ideias de outras palavras chave que correspondem ao mesmo assunto (todas com o número médio de buscas mensais)
- Relação de palavras chave relacionadas
- Análise de concorrentes
- Uma lista com os principais blogs e sites bem posicionados para a palavra em questão
Isso vai ser uma mão na roda para te ajudar a definir qual dos assuntos que você listou vale mais a pena trabalhar.
Basicamente só essa ferramenta já é o suficiente, mas se precisar de mais ideias de palavras chave, ainda tem o Keyword Tools.
Sem contar que ainda temos o Google Trends que vai te ajudar a identificar a tendência das buscas ao longo dos tempos.
É muito mais seguro montar um projeto em um assunto que tende a aumentar as buscas daqui para frente.
Explorando o Mercado
Depois de criar sua lista de possíveis assuntos e analisar as possibilidades de cada um, chegou a hora de entrar em campo e começar a explorar um pouco mais a fundo os mercados que você já validou como sendo os mais lucrativos.
A melhor forma de fazer isso é ir até onde o público desse mercado está.
As possibilidades são várias como:
- Grupos do facebook
- Blogs e sites
- Youtube
E por aí vai….
O objetivo é entrar nesses locais e analisar a quantidade de pessoas (no caso das redes sociais) ou visualizações (no caso dos vídeos do youtube), ver se tem interação, se as pessoas perguntam e/ou elogiam, quais as principais dúvidas, dores, medos eles têm.
Baseado nisso você já vai ter uma ideia mais aprofundada sobre onde esse público está e os resultados que pode alcançar explorando esse nicho de mercado.
Afinal quanto mais você sabe do seu público, mais chances você tem de criar algo que faça a diferença para eles e por consequência traga lucros para você.
Se vai trabalhar como afiliado, aproveite para visitar as principais plataformas de infoprodutos como Monetizze, Hotmart e Eduzz para identificar se tem produtos que você possa promover no nicho escolhido (isso é muito importante).
Se por ventura não encontrar produtos, pode ser uma boa oportunidade para você mesmo criar um, isso se realmente dominar o assunto, senão parta para o próximo nicho.
A Decisão
Depois que fez uma análise completa de todos os assuntos que anotou, agora é hora de colocar tudo na balança e definir qual assunto será mais lucrativo para o seu negócio.
Tudo isso sem esquecer que além de lucrativo, também precisa ser prazeroso, pois daqui para frente começa uma jornada de trabalho duro na construção de uma estrutura sólida para o seu projeto.
Agora que você já sabe como fazer para encontrar o Nicho de Mercado mais adequado para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e definir o seu.
Se precisar de um guia para construir toda estrutura do seu negócio eu recomendo que conheça o Clube do Marketing Digital do professor Gustavo Freitas.
No Clube você encontra dezenas de cursos completos de Marketing Digital que certamente vão te guiar do zero ao avançado, com o suporte que precisa para seguir em frente.
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado de verdade. Por falar nisso, aproveita para deixar seu comentário aqui abaixo dizendo se esse passo a passo foi útil para você.
Se tem algum amigo precisando desse conhecimento, pode passar o link desse artigo para ele, assim conseguimos ajudar mais pessoas.
Forte abraço e sucesso!!
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