Como Aumentar a Lista de Emails – Descubra Os 12 Locais Mais Estratégicos Para Capturar Contatos Dentro do Blog

Sem dúvidas o blog é o melhor lugar para capturar contatos que eu conheço, e sabe porquê?

Primeiro porque a pessoa que chega em um blog,  geralmente está em busca da solução para resolver algum problema específico.

Depois, quando ela percebe que encontrou a solução que queria para o tal problema, ela fica muito mais propensa a se inscrever na lista de contatos, tanto pelo sentimento de reciprocidade, quando pela curiosidade em saber o que mais ela pode aprender.

Muitos empreendedores ainda não se deram conta do poder que um blog tem para capturar contatos.

A verdade é que existem muitos locais estratégicos dentro de um blog, que permitem o tempo todo, independente da página ou artigo que o seu visitante esteja, ele tenha a opção de se inscrever na sua lista. Isso é extremamente poderoso!

Por isso resolvi trazer aqui para esse artigo, os 12 melhores e mais estratégicos locais para capturar contatos em um blog, tornando praticamente impossível um visitante sair do blog sem se inscrever na sua lista de emails.

1 – Header, O Grande Mestre Em Conversões

como capturar contatos no blog através do header

Quer mesmo saber como aumentar a lista de emails?

Quem ainda não investiu seu tempo para encontrar um tema ou um plugin para adicionar um formulário de captura no Header/Cabeçalho do blog, está deixando de capturar muitos emails.

Já está mais do que comprovado que os formulários de captura antes da dobra tendem a ter um número maior de conversões.

Antes que você me pergunte, antes da dobra quer dizer, antes do seu visitante rolar a página para baixo 😉

Existem algumas soluções para implementar esse tipo de captura.

  • Usar um tema/template que tenha essa funcionalidade. No meu caso eu uso e super recomendo o plugin Conversion WP Premium.

  • Usar um plugin, como o Code Insert que eu ensino como utilizar aqui nesse artigo, que permite adaptar um formulário ao blog, mas aí vai ter que usar sua criatividade, pois o formulário não vai ficar tão bem posicionado no layout do seu blog como um que já venha nativo do próprio tema.

2 – Use o Menu a seu Favor

Como Aumentar a lista de contatos no menu do blog

Pode não parecer, mas muitos visitantes estão atentos ao menu do seu blog, por isso aproveite muito bem esse espaço para capturar contatos.

Você pode criar um menu oferecendo algum brinde, e-book ou curso gratuito, onde assim que a pessoa clica ela é direcionada para uma página de captura.

Como você pode perceber, aqui no Conquista Digital eu tenho um menu que se chama “Curso Grátis” que me garante dezenas de novos contatos todos os dias.

Se não sabe criar menus e submenus, você pode assistir esse tutorial aqui

3 – Topo da Sidebar

Estratégia para aumentar a lista de emails na sidebar

A boa e velha sidebar, também conhecida como a barra lateral do blog, rende boas conversões.

Um truque que eu uso e que funciona muito bem, é posicionar a sidebar no lado esquerdo do blog, não me pergunte porque, mas as conversões aumentaram depois que fiz essa pequena modificação.

Não sei se é verdade, mas dizem que é porque as pessoas estão acostumadas a ler da esquerda para direita, e que por isso acabam prestando mais atenção no conteúdo da barra lateral quando ela está do lado esquerdo (vale a pena testar né).

Já que as pessoas começam a ler da esquerda para direita, também sabemos que começam a ler de cima para baixo, então o topo pode ser um excelente lugar para capturar contatos, concorda?

Aqui no blog eu decidi adicionar no topo, um widget sobre o autor que leva as pessoas para a página Sobre, onde lá eu também adicionei captura de contato no meio do conteúdo.

Mas você também pode:

  • Inserir direto um formulário de captura com uma bela headline e uma boa chamada para ação

  • Adicionar um banner, que leva para uma página de captura.

4 – Final da Sidebar

captura no final da sidebar

Está aí uma estratégia que funciona muito bem, aproveitando para capturar aqueles contatos que aparentemente estariam perdidos, já que o visitante já passou pelo topo do blog sem deixar seu email.

Eu costumo usar um banner flutuante que acompanha o usuário à medida que ele vai consumindo o conteúdo, assim em algum momento ele pode perceber esse banner e se inscrever em minha lista.

O plugin que uso para fazer com que o banner fique flutuante e acompanhe o conteúdo é o Q2W3 Fixed Widget, ele adiciona a opção “Fixed Widget” dentro dos Widgets, onde basta marcar essa opção para seu banner ou formulário de captura começar a perseguir o seu leitor rsrsrs.

 

5 – Antes dos Artigos

formulário de contatos antes dos artigos

Acima dos artigos, o que está convertendo mais hoje, são os banners, por isso você pode criar um banner bem bacana, que chame a atenção do visitante, e capriche na isca digital e chamada para ação.

Um tema que já tem essa função integrada é o Conversion WP Premium, onde você consegue adicionar esses banners em todos os artigos.

Outra opção gratuita é o plugin “Code Insert” que também cumpre muito bem o seu papel nessa hora.

6 – Como Aumentar a Lista de Emails No Final dos Artigos

capturando contatos no final dos artigos

Essa estratégia funciona muito bem com quem sabe da importância de trabalhar conteúdos de extrema qualidade.

Quando o leitor chega ao final de um artigo bem escrito, que realmente entregou o que prometia, então pode ter certeza que ele vai querer de alguma forma retribuir essa ajuda que acabou de receber.

Se nesse momento ele tiver a opção de se inscrever na sua lista, então você vai ganhar um novo contato, extremamente interessado no que você tem a oferecer.

7 – Página Sobre

sobre o autor

Por incrível que pareça, muitos empreendedores não dão muita importância para criar uma página Sobre o Autor no Blog, mas é lá onde muitos visitantes são se identificar com você de verdade, pela sua trajetória de vida.

Eu procuro inserir no meio ou no final do conteúdo da página sobre, um formulário de captura, e dessa forma consigo capturar mais alguns contatos para minha lista, que talvez estariam perdidos.

Para levar os visitantes para minha página “sobre” eu adicionei uma opção tanto ao menu, quando um widget na barra lateral, conforme a imagem acima. 

Como pode perceber, vale a pena investir um tempinho para contar a sua história 😉

8 – Link Dentro dos Artigos

Capturando leads dentro dos artigos

Imagina você escrever um artigo caprichado e otimizado. Imagina esse artigo ficando bem posicionado nos mecanismos de busca. Vai começar a chover visitantes não é mesmo?

Então porque não criar um artigo com assunto que tenha relação direta com a isca digital, e no decorrer do conteúdo linkar para sua página de captura?

Essa estratégia vai render muitos contatos para você de maneira automática por muito tempo.

9 – Show de Captura No Meio dos Artigos

banner de captura no meio dos artigos

Assim como a captura no final dos artigos, o meio dos artigos é um excelente lugar para aumentar a lista de contatos.

A maneira mais discreta de fazer isso é adicionando uma chamada para ação em texto mesmo, algo que se confunde com o conteúdo do artigo como:

Tenha acesso ao meu curso Gratuito onde ensino a Criar e Configurar um Blog profissional WordPress do Zero.

Outra maneira é criando um banner com uma chamada para ação, como na imagem acima, direcionando todos os clicadores para uma página de captura.

10 – Capturando contatos no Footer/Rodapé

footer

Não são muitos empreendedores que usam essa estratégia, mas com certeza é algo que pode e deve ser testado, até porque o que não funciona para um, pode funcionar muito bem para outro.

O pior erro que um empreendedor pode cometer é não testar novas estratégias, pois isso é o mesmo que fracassar sem nem ao menos ter tentado.

11 – Pop-up

formulário de captura pop-up

Ainda é possível capturar bons contatos usando a velha estratégia de pop-up, aqueles formulários de captura flutuantes que surgem assim que você acessa um determinado blog, ou mesmo quando tenta sair deles.

Porém é preciso usar da criatividade para não espantar o visitante nessa hora, pois muitos podem não gostar de dar de cara com um formulário de captura antes mesmo de conhecer o blog.

Recomendo que confira esse outro artigo eu falo mais a fundo sobre a estratégia por trás da captura de contatos e como você pode capturar contatos gratuitamente e todos os dias para o seu negócio online. 

Está aí mais um teste que você pode e deve fazer para identificar se essa estratégia converte ou não para você.

12 – Adicionando Barra Customizada de Contatos no Topo do Blog

barra customizada no topo do blog

Essa é uma das minhas preferidas, simplesmente porque permite usar de duas formas diferentes.

  • Pode levar seus visitantes para uma página fora do blog, como uma página de vendas ou de captura de algum produto que você recomenda como afiliado por exemplo.

  • Pode levar para sua página de captura

Aqui no Conquista Digital eu consigo ativar essa barra rapidamente, pois é outra funcionalidade do tema Conversion WP que uso aqui no blog. Basta ativar a função, preencher poucos campos e pronto, tudo está feito.

Mas também existem plugins gratuitos, como o conhecido Hello Bar, onde você acessa o site, preenche todos os campos e ao final você pode baixar o arquivo já com a barra pronta, bastando subir para o blog.

Esses foram 12 locais mais estratégicos para se capturar contatos em um blog:

1 – Header

2 – Menu

3 – Topo da Sidebar

4 – Final da Sidebar

5 – Antes dos Artigos

6 – Final dos Artigos

7 – Página Sobre

8 – Link Dentro dos Artigos

9 – Meio dos Artigos

10 – Footer/Rodapé

11 – Popup

12 –Barra Customizada no Topo do Blog

 

Agora cabe a você colocar em prática e começar a aumentar sua lista de emails. 

Forte abraço e sucesso!

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

20 Comentários

  1. franquias baratas

    ficou excelente este artigo, bem completo e intuitivo. nota 1000

  2. Olá Graciela, seu conteúdo está cada vez melhor, você é realmente uma grande profissional.

    Será que você poderia por gentileza me tirar uma dúvida? Qual o plugin que você utiliza para comentários que tem estas duas opções (Avise-me sobre comentários seguintes por email. / Avise-me sobre novas publicações por email.) que permitem “assinar o comentário”?

    Desde já agradeço!

    • Obrigada Rosemberg 🙂

      Eu uso o plugin Jetpack, ele já libera essa função. Gosto bastante dele e super recomendo 😉

  3. João Paulo Longuinho

    Olá Graciela, quanto conteúdo em um só post!!! Admiro muito seu trabalho sempre que tenho uma dúvida venho aqui no seu blog ou assisto a um vídeo seu (ótimas vídeo aulas) gosto da maneira que você escreve sem aquela preocupação exagerada em vender alguma coisa como a gente vê muito em blogs deste nicho. Só para ressaltar uma das vezes em que me ajudou, o tema que utilizo no meu blog foi decidido a partir da leitura de um artigo seu. Desejos de sucesso a você!!!

    Abraços!!

    • Oi João Paulo 🙂

      Fico realmente muito feliz e extremamente motivada em saber que de alguma forma estou contribuindo com seu crescimento no Marketing Digital 😉

  4. Anã Tiburtino

    Excelente seu artigo. Tirei muito proveito. Estou iniciando agora, e procuro absorver muito conteúdo. E seus conteúdos são de ótima qualidade. Parabéns!

  5. Ola! Gostei muito dos seus artigos.Aprendi muito com suas dicas. Estou iniciando agora no Marketing Digital, tenho muito para aprender. Vou conseguir sim. Se der dê uma olhadinha no meu Blog, sua opinião será importante para mim. Ainda estou procurando estruturar um nicho de Mercado que me dê prazer em fazer. Auto ajuda, e artes, mas estes nichos não tem tantos produtos para se afiliar. Eu só conheço no momento o hotmart, se tiver outro me diga qual é ou quais são.. O que você me diz, como unir os dois? Voce acha que é possível?
    Forte abraço!
    Grata,

    • Oi Sandy,

      Poxa! que bom saber que está aprendendo com meus artigos. O seu blog está ficando muito bom, e pelo que percebi você já está investindo em vídeos, isso é muito bom mesmo.

      Só uma dica, mude a fonte do seu blog para preto ou cinza escuro para facilitar a leitura e não deixe o seu texto em negrito. Só negrite palabras que deseja realmente destacar, no mais é seguir em frente produzindo conteúdos relevantes para o seu público 😉

      Além do hotmart, você pode trabalhar com a Eduzz.com e com a monetizze.com.br. Pesquise por lá, é possível que encontre mais produtos para trabalhar em seu projeto 😉

  6. Muito bom o artigo Graciela!

    Já estou providenciando umas mudanças no layout do meu blog rsrs

    Parabéns, e sucesso!!

  7. Carlos Henrique

    Faz tempo que venho procurando conteúdos como esses que você disponibiliza aqui. Eu preciso de ferramentas para desenvolver Marketing de Rede, que pretendo começar a escolher depois que tiver ferramentas, que também pode ser o de tecnologia que já desenvolver. Assistir o primeiro vídeo do curso Blog no ar em 3 passos.

    • Oi Carlos,

      Fico feliz em saber que encontrou o conteúdo que procurava aqui no Conquista Digital. Tenho certeza que vai encontrar muitas outras dicas que vão te ajudar a colocar seu projeto no ar. Seja sempre muito bem vindo por aqui 😉

  8. jonas

    sempre muito eficaz seus conteudos , so que a lição 6 não consegui efeuar qual plugin utilizo para capturar emails no fim do artigo???

    • Oi Jonas,

      fico muito feliz em saber que o artigo te ajudou. Para capturar contatos no final dos artigos eu uso uma funcionalidade que tem no meu tema, o Conversion WP que facilita muito esse trabalho por já ser otimizado para gerar esse tipo de conversão, mas se quiser fazer gratuitamente pode utilizar alguns plugins como o code insert https://wordpress.org/plugins/q2w3-inc-manager/ só que ele não está mais sendo atualizado e corre o risco de não ser compatível com algum outro plugin, mas se quiser pode testar aí no seu blog. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *