Ideias Criativas: Como Escrever Um Artigo Sem Quebrar a Cabeça e Ainda Ser Admirado Por Todos

Ideias-Criativas-Como-Escrever-Um-Artigo

Você já se sentou na frente do computador com o editor de artigos aberto na sua frente, e você completamente sem ideias de qual conteúdo escrever?

Esse é um dos grandes vilões de quem trabalha pela internet. Todos sabem que escrever artigos recorrentes ajuda a construir autoridade e também ajudam a atrair trafego qualificado e gratuito para o seu negócio, mas ainda assim simplesmente travam na hora de produzir um novo conteúdo.

Algumas pessoas até tem ideias para novos artigos, mas não tem um objetivo por trás desse conteúdo, isso significa um trabalho em vão.

Se você se encaixa em uma dessas duas situações, é certo que está deixando dinheiro na mesa.

“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” – Marcus Sheridan

Mas calma, tudo tem solução… continue acompanhando o artigo até o final, pois vou te mostrar como ter ideias criativas para escrever novos artigos sem ficar quebrando a cabeça tentando adivinhar o que seu público quer e ainda melhor, como aproveitar cada novo artigo do seu blog para gerar conversões para o seu negócio.

 

 

Encontre o Problema do seu Público Alvo

Encontre-o-Problema-do-seu-Público-Alvo

Como Escrever um Artigo sem saber o que o seu público realmente precisa? Impossível!

Antes de mais nada é preciso gastar algum tempo para conhecer o seu público e saber quais são suas dúvidas, suas dores, seus sonhos e desejos.

“Gastar energia para entender o público e elaborar cuidadosamente uma mensagem que se propague entre ele, significa fazer um compromisso de tempo e disciplina para o processo.” – Nancy Duarte

 

Vá Onde o Seu Publico Está

Para entender melhor o seu público você precisa ir ao encontro dele, esse é o pontapé inicial para quem quer descobrir como escrever um artigo e ser admirado por todos.

Pare e pense? Onde o seu público pode estar agora?

Procure em todos os locais possíveis como:

  • Grupos do facebook
  • Grupos do linkedin
  • Grupos do Google plus
  • Twitter
  • Youtube
  • Fóruns
  • Yahoo respostas
  • Outros blogs do mesmo nicho que o seu

O objetivo é saber se existe um número satisfatório de pessoas interessadas no seu nicho e o nível de interação dessas pessoas como: curtidas, compartilhamentos e principalmente comentários, onde vai encontrar as principais dúvidas.

Também vale anotar as dúvidas deixadas no campo de comentário do seu blog e também no seu email.

Se você já tiver uma lista de contatos, pode elaborar um formulário de pesquisa que pode ser no Google Docs (ferramenta gratuita do Google).

Envie um email para sua lista pedindo ajuda para produzir novos conteúdos, mencione algumas ideias e peça opinião. Tenho certeza que muitos vão responder, afinal estão em busca de alguma solução e você está oferecendo ajuda.

Com posse dessas informações anote tudo que puder sobre as principais dúvidas do seu público.

Separe a palavra chave de cada dúvida. Para quem não sabe, palavra chave é a palavra exata que as pessoas usam para procurar por determinados assuntos nos mecanismos de busca como o Google.

Adicione essa palavra chave no Planejador de Palavras Chaves do Google, mais conhecido por Keyword Planner.

Keyword-Planner

A ferramenta vai entregar para você a quantidade média de buscas mensais da palavra que você digitou, e ainda vai te dar outras ideias de palavras que podem ser mais relevantes para o seu novo artigo.

 

Entregue a Solução de Maneira Memorável

Entregue-a-Solução-de-Maneira-Memorável

Nada de ficar atirando para qualquer lado, isso não funciona. Pesquise seu público antes e faça a lista de palavras chaves. Só depois parta para escrever um artigo.

Com posse das principais palavras chaves você já vai ter a certeza de que existe um público sedento por essa informação e que, portanto vale a pena investir seus esforços para entregar seu melhor conteúdo.

 

Tudo Começa Pelo Título

O titulo é um dos itens mais importantes do seu novo artigo. É através do título que as pessoas vão decidir por clicar e ler o seu conteúdo ou simplesmente ignorar e partir para o próximo da lista.

O primeiro ponto que você precisa saber é que deve trabalhar uma palavra chave por artigo, assim as chances de ficar bem indexado nos mecanismos de buscas aumentam, o que é excelente para atrair mais e mais tráfego qualificado e gratuito para seu blog.

Utilize a palavra chave e complemente com outras palavras poderosas para atrair a atenção do seu leitor.

Exemplo da palavra chave: “Como Emagrecer Rápido”

Título elaborado: Descubra como Emagrecer Rápido Sem Fazer Dietas Malucas e Sem Fazer Academia

Imagina quantas pessoas estão procurando por isso? Muuitas 🙂

Mas preste atenção! Você precisa entregar no texto o que prometeu no título, então nada de criar títulos mirabolantes só para chamar a atenção do leitor e depois não entregar o que prometeu, isso não vai ser nada bom para sua reputação.

 

Desenvolvimento do Conteúdo

Agora que você já sabe qual palavra chave vai trabalhar e já criou um título forte para ela, é hora de elaborar o texto onde você vai entregar a solução e ainda gerar conversões para o seu negócio.

A melhor maneira para ter ideias criativas de como escrever um artigo exemplar, único e memorável, é analisando a concorrência, isso mesmo, analisar a concorrência é um dos melhores caminhos.

Separe uns três blogs relevantes do seu nicho e leia conteúdos relacionados ao artigo que deseja escrever. Também pode assistir alguns vídeos e até ler algum E-book. Quanto mais informação tiver, melhor.

Essa análise vai servir como fonte de inspiração para que você consiga escrever um artigo ainda melhor e mais completo de todos.

No primeiro parágrafo você vai entregar o assunto que vai trabalhar no artigo, assim vai garantir que só pessoas interessadas continuem a leitura.

Fale sobre o problema que a pessoa vai enfrentar ou está enfrentando sem o conhecimento que você vai mostrar, e depois mostre os benefícios que a pessoa vai ter se seguir suas orientações, essa é uma ótima maneira de fazer com que o leitor não consiga sair da leitura, afinal ele quer saber da solução que você vai entregar.

Por fim, entregue a solução, mostre como resolver o tal problema e chame o leitor para a ação.

Exemplo:

  • Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos
  • Agora que você já aprendeu como fazer para XYZ, clique aqui [link] e descubra como aumentar brutalmente o faturamento do seu negócio aplicando 3 simples estratégias.
  • Você pode gostar desse outro artigo [link] onde mostro como XYZ.

 

Percebeu? Você acabou de entregar um conteúdo super-relevante, o leitor já está muito grato por você ter entregado tanto valor e nesse momento ele está com um sentimento de reciprocidade tomando conta dele, aí as chances de ele aceitar sua indicação e tomar a ação que você recomenda são grandes.

Entender o público alvo, perceber suas principais dúvidas e medos e entregar um conteúdo relevante e acima de tudo estratégico, vai fazer de você uma verdadeira autoridade no assunto e ainda garantir muito mais inscritos e vendas para o seu negócio online.

Se você ainda está inseguro para escrever seus artigos, recomento que conheça o trabalho do Victor Palandi, que é conhecido como um dos melhores redatores freelancers da atualidade. Ele também ensina todas as técnicas que ele mesmo utiliza para produzir vários textos otimizados e de muita qualidade em pouco tempo. Assista um vídeo dele aqui. 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

37 Comentários

  1. Oi Graciela.

    Adorei o artigo, simplesmente demais. O dica do google com os formulários foi inspiradora. Vou aproveitar hein..

    Sucesso pra todos nós.

    Abraços

    • Oi Fernando 🙂

      Fico feliz que tenha gostado amigo. Espero que essas dicas funcionem tão bem para você quanto funcionam para mim 😉

  2. Parabéns Graciela,

    Ficou muito bom! O seu artigo exemplificou maravilhosamente bem como um texto deve ser apresentado e o conteúdo entregue ao leitor. Sempre aprendo mais um pouco com seu trabalho toda vez que tenho oportunidade de visitar o blog

    • Obrigado pelo seu feedback Adilson 🙂

      Fico muito feliz em receber feedbacks positivos como o seu, que me fazem ter motivação e inspiração para trabalhar cada vez mais forte para continuar trazendo as melhores dicas aqui para o Conquista Digital. Seja sempre muito bem vindo por aqui 😉

  3. Lairson

    Parabéns pelo Artigo, aprendizado constante aqui e de ótima qualidade!!!

    • Oi José Benedito Rosa,

      É sempre muito bom ter você por aqui. Preparei o artigo com muito carinho e é muito bom saber que você realmente gostou. Espero que as dicas te ajudem assim como me ajudam a criar os conteúdos aqui do Conquista Digital 😉

  4. Oi Graci,
    Quando comecei a ler o artigo parecia que você estava falando comigo. Tem dias que travo mesmo. as suas dicas são uma inspiração prá mim, porque vão direto ao ponto. São palavras de quem conhece o assunto. Agora é partir para a ação.
    Parabéns pelo conteúdo e muito sucesso.

    • Oi Jota Virgilio,

      Que bom que sentiu que eu estava falando com você, porque esse foi realmente o objetivo, mostrar como é comum ficarmos sem idéias para entregar um novo conteúdo. Depois que comecei a aplicar essas dicas que entrego no artigo, nunca mais passei por isso. Espero que você tenha excelentes idéias a partir de agora 😉

  5. Muito bom o seu artigo, adorei porque você mostrou na prática exatamente a técnica que você usa, muito legal! Vou testar!

    • Oi Fernanda Vilas Boas,

      É sempre um prazer ter você por aqui 🙂 Espero que tenha ótimos resultados com as dicas.

    • Que bom que gostou Maria Correia 🙂
      Espero que tenha ótimos resultados e depois volte aqui para nos contar 🙂

  6. Nossa! Muito legal mesmo. Parabéns e obrigado pelas dicas. Acho que quase todos nós algum dia enfrentamos essa falta de inspiração, e nada melhor que essas dicas para seguir.

    • Obrigado CasadaBlog.com.br,

      Realmente a falta de idéias para criar novos conteúdos é algo que afeta a grande maioria dos empreendedores digitais. Fico feliz que tenha gostado das dicas. 😉

  7. Muito bem querida. Parabéns pelo seu blog e pelo seu belo texto com dicas funcionais. Vlw por compartilhar essas ideias…

    • Obrigado Romary.com.br

      Espero que as dicas sejam muito úteis para você, assim como são para mim 🙂

  8. Ola Graciela.
    suas dicas são excelentes tem dias que eu fico meio perdido sobre o que escrever,agora não tem mais desculpas.

    • Oi Edmundo,

      É muito bom saber que as dicas do artigo estão te ajudando. Na verdade escrever novos artigos não é um bicho de sete cabeças, pelo contrário é algo muito simples quando aprendemos a conhecer melhor nosso público 😉

  9. chagassilva

    muito bom Graciela Barbieri como sempre trazendo conteúdo relevante. parabéns!

  10. Olá Graciela,

    Muito bom esse artigo hein, suas dicas vão ajudar bastante.
    Fico perdido tbm quando vou escrever algum artigo, mas as suas dicas vão me ajudar a trabalhar melhor esse problema. Obg.

    • Oi Jackson 🙂

      Bom ver você por aqui. Criar artigos não á um bicho de sete cabeças. Basta conhecer o público alvo e ficar atendo ao que eles estão buscando para então entregar a solução através de um conteúdo. Espero que faça ótimo proveito das dicas do artigo 😉

  11. claudia costa

    Oi Graciela!!
    Como sempre estou lendo e relendo tudo o que compartilha, é simplesmente maravilhoso, explicativo, e hiper interessante pra quem esta iniciando como eu……com duvidas, medos, etc etc, e ja to começando a ter mais confiança, obrigada!!!!

    • Maravilha Claudia!

      É normal ter dúvidas e medos no início, mas com o tempo tudo vai ficando mais simples e claro. É muito bom saber que estou podendo contribuir com o seu crescimento nesse mercado. Continue comentando a sua evolução, com certeza vai servir de motivação para muitos leitores aqui do Conquista Digital. 😉

    • Oi Claudia!

      Poxa! Está acompanhando todos os artigos mesmo. Saiba que isso é muito gratificante para mim e espero sempre poder contribuir com meus melhores textos e vídeos. Abraços 🙂

  12. Duda Kassler

    Dicas de Ourooo!!

    Graci, estou iniciando no marketing digital mas já adotei vc como minha madrinha rsrs!

    Agora entendo quando vc fala que um blog é a melhor plataforma… genial!

    Agradeço muito e continue sempre à todo vapor!!

    • Oi Duda Kassler 🙂

      Fico muito feliz em saber que está acompanhando as dicas que posto aqui no conquista digital.
      Agradeço imensamente pelo seu feedback, pois é através dele que posso medir se um conteúdo é ou não relevante para o meu público e se devo ou não investir meu tempo para trazer mais dicas como essa. Muito obrigado e seja sempre muito bem vindo por aqui 🙂

  13. Roberto Neto

    Olá Graciela, estou muito feliz por ter encontrado seu blog e poder desfrutar de seus artigos e dicas maravilhosas.
    Gostaria de saber quais são as preocupações que devemos ter antes de enviar um artigo ou e-book para revisão?
    Grande abraço

    • Oi Roberto,

      Os pontos mais fortes de um artigo, e-book ou qualquer outro conteúdo que você venha a criar, é mesmo a qualidade da informação.

      Você precisa acima de tudo se preocupar em entregar um conteúdo que seja simples, direto ao ponto e ao mesmo tempo que ajude pessoas a ter resultados reais aplicando as dicas do seu conteúdo.

      Feito isso, você vai então se preocupar com a questão ortográfica, e procurar entregar algo com o mínimo de falhas possíveis.

  14. olá graciela vc acha que artigos patrocinados e guest post ainda funcionam(convertem)?

    • Oi Tiago,

      Se fizer em blogs que tenham um bom tráfego e que sejam autoridade no seu nicho, funcionam sim.

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