O Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, vem totalmente contra as estratégias usadas no antigo marketing, que só visava unica e exclusivamente vender, praticamente esfregando o produto o tempo todo no nariz do consumidor.
Hoje ninguém mais aguenta aquelas ligações chatas de telemarketing, propagandas de vendas, emails invasivos etc…
O Marketing de atração tem o papel de atrair o público certo, entregando conteúdos que eles procuram, com o objetivo de atrair conduzi-los de forma leve, construindo um relacionamento de amizade e confiança, fazendo com que venham comprar algo de você, sem que precise falar o tempo todo em vender.
Os Pilares Fundamentais do Marketing de Atração
#1 – Atrair
Esse é o ponto onde através de conteúdos postados em blogs, redes sociais, canais do youtube você consegue atrair a atenção do público certo (pessoas que realmente estão interessadas no assunto).
#2 – Relacionar
Através do conteúdo acima, é possível converter esse público em lead, capturando seu contato (telefone e/ou email) de forma que vai continuar se comunicando e alimentando ele com mais conteúdo relevante periodicamente, gerando ainda mais valor e construindo um relacionamento de confiança.
#3 – Vender
Nesse ponto fica muito mais simples oferecer uma solução maior através do seu produto ou serviço, com muito mais chances de conversão em vendas.
#4 – Fidelizar
Todo esse processo vai te fazer conquistar não só um cliente, mas um cliente fiel, que pode comprar outros produtos ou serviços de você.
Por isso é importante fidelizar esse cliente através de suporte, pesquisas de satisfação, visando entender suas dificuldades para oferecer produtos complementares, além de fazer com que sejam divulgadores do seu trabalho, pela satisfação do conteúdo que estão recebendo até ali.
Exemplos de Marketing de Atração Utilizados Hoje no Mercado Tradicional
Veja o exemplo de uma revendedora de carros que disponibilizam seus automóveis para fazer teste drive gratuitamente aos interessados em comprar.
Eles fazem isso porque sabem que essa estratégia gera um sentimento de posse, afinal se a pessoa quer comprar um carro e experimentou o gostinho de dirigir esse carro, ela vai fazer de tudo para comprar 🙂
As lojas oferecem um brinde para quem compra um determinado produto, ou sorteio para concorrer a carros, casa, dinheiro, etc….
Também ocorre o mesmo no lançamento de uma novela ou filme onde disponibilizam várias propagandas, trailers, comentários antes do lançamento, o que desperta o interesse no público e os deixam ansiosos para assistir.
Quando você dá algo de valor e de graça para alguém, você está ajudando essa pessoa, e pode ter certeza de que ela vai ficar muito grata por isso, vai começar a seguir o seu trabalho e se interessar pelos seus produtos, a ponto de comprar de você ao invés da sua concorrência.
É o que chamamos de reciprocidade, mesmo que inconscientemente, tendemos a querer retribuir algo de bom que recebemos de alguém e no caso do marketing, as pessoas retribuem seguindo o seu trabalho e comprando seus produtos 🙂
Marketing de Atração no Mercado Online
Em um negócio online o marketing de atração ou Inbound Marketing, é utilizado pelos profissionais que sabem que para vender mais é importante oferecer algo que atraia a atenção das pessoas e que resolva algum problema, para então conquistar sua confiança ao ponto de conseguir fazer bons negócios várias vezes.
Mas ainda assim nos deparamos com o marketing antigo, onde as pessoas estão tão desesperadas por vender que nem se dão por conta que fazem spam e se tornam os chatos das redes sociais e emails.
Esses estão o tempo todo querendo vender seus produtos porque eles são os melhores do mercado e blá, blá, blá.
O que mais encontramos por aí são postagens do tipo:
- Compre o produto “x” pois é o melhor do mercado
- Faça o seu cadastro no negócio “y” que por enquanto é de graça
- Ganhe dinheiro fácil e rápido no negócio “z”, e assim por diante.
Algumas pessoas ainda não se deram conta que ao praticar o marketing de atração estarão construindo um negócio sólido, duradouro e muito, mas muito mais lucrativo.
Esse é um método que dá muito mais trabalho para aplicar, mas vale a pena, pois vai te permitir construir um relacionamento de confiança com seu público de tal forma que não vai precisar ficar oferecendo seu produto o tempo todo.
Eles vão passar a te procurar para comprar de você, mesmo que a concorrência estiver vendendo um produto com as mesmas características por um valor menor que o seu.
Esse artigo fez sentido para você? Espero que sim.
Depois me conta de esse conteúdo te ajudou ou não. Combinado?
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