Conforme uma breve pesquisa que realizei com quem me acompanha, uma das principais dificuldades de quem está empreendendo na internet, é conseguir gravar vídeos de realmente convertem.
A conversão que estou falando pode ser desde gerar mais engajamento (comentários e curtidas), até conseguir mais inscritos, compartilhamentos e vendas.
E está tudo bem se você ainda não consegue aparecer na frente da câmera, porque existem diversas formas de produzir um vídeo, onde você não precisa aparecer. O importante é que você decida dar esse primeiro passo.
Está decidido?
Então assista esse vídeo até o final onde eu dou dicas sensacionais sobre como eu e muitos empreendedores de sucesso fazem para gravar vídeos que geram mais engajamento, inscritos e vendas online.
Conteúdo
O primeiro passo para gerar boas conversões com seus vídeos, é entregando um conteúdo que o seu público quer. Parece simples né, mas poucas pessoas realmente o fazem.
A melhor forma de saber o que seu público quer é indo até onde ele está, que pode ser em grupos do facebook, linkedin, Twitter, Canais do Youtube (inclusive o seu), comentários em blogs e até nos emails que você recebe de quem te acompanha.
Se passar a acompanhar de perto o seu público, vai ter a vantagem de sempre entregar algo que eles querem naquele momento, o que é muito poderoso e costuma gerar uma explosão de conversões.
Palavra chave
O próximo passo é validar a palavra chave que vai usar no seu vídeo, e para isso temos o bom e velho Planejador de Palavras Chaves do Google.
Basta você digitar a palavra chave que você acredita que as pessoas estão buscando referente ao assunto que vai trabalhar no seu vídeo, para o planejador lhe entregar a quantidade média de buscas por aquela palavra e ainda te entregar diversas outras palavras que fazem parte do mesmo assunto.
Com isso você vai poder identificar um média de pessoas que poderá alcançar e é claro, escolher a melhor palavra chave para trabalhar no seu vídeo.
Ação
Agora que você já sabe o assunto que vai tratar no seu vídeo e a palavra chave que vai trabalhar, chegou a hora que eu chamo de “Mão na massa” que é partir para ação e gravar o seu vídeo.
A ferramenta que eu costumo usar para gravar meus vídeos, é o Camtasia Studio, que é uma ferramenta paga e muito completa, que permite gravar e editar os vídeos, o que é uma mão na roda para quem como eu precisa otimizar ao máximo o seu tempo.
Mas tá tuto bem se você não pode investir em ferramentas agora, tem como gravar vídeos usando ferramentas gratuitas como o Atube Catcher, que você pode baixar gratuitamente.
Inclusive gravei dois vídeos tutoriais onde ensino como baixar e utilizar a ferramenta, e até mostro como utilizar um programa que você provavelmente já tem instalado em seu computador para editar seus vídeos de forma muito simples. Você pode clicar aqui para acessar as aulas (mas antes termine de ler esse artigo aqui ok 🙂 )
O Atube Catcher permite gravar a tela do seu computador e o seu áudio, dessa forma você pode tranquilamente gravar vídeos tutoriais e até palestras em power point ou mapas mentais.
Assim não tem desculpas para não começar a gravar vídeos né 🙂
O segredo é se apresentar, dar uma breve introdução do que vai entregar no seu vídeo e partir logo para o conteúdo (as pessoas querem o conteúdo), no final faça uma chamada para ação, o que chamamos de “Call to Action”, fazendo com que a pessoa tome uma ação pré determinada por você, que pode ser:
- Se inscrever no seu canal
- Dar uma Curtida
- Compartilhar
- Comentar
- Se inscrever na sua lista
- Acessar seu blog ou site
Se você entregar um conteúdo que o seu público está interessado em saber, chances são que eles vão tomar a ação que você pedir. Simples assim!
Otimização
Essa é uma das partes mais importantes do trabalho, que é a parte onde você vai otimizar o vídeo, fazendo com que o Youtube perceba o seu conteúdo e posicione o seu vídeo lá na primeira página.
Para isso é preciso se atentar para alguns pontos super importantes:
Arquivo
Antes de subir o vídeo para o seu canal do youtube, renomeie o arquivo com a palavra chave que vai usar. Poucas pessoas fazem isso e acabam perdendo posições importantes.
Título
A palavra chave também deve estar no título do seu vídeo, e quanto mais no início ela estiver, mais pontos o Youtube vai contar a seu favor.
É claro que você não vai nomear o título só com a palavra chave, acrescente um algo a mais que torne o seu título atraente a ponto das pessoas escolherem o seu vídeo em uma busca orgânica por exemplo.
Para você entender melhor vou dar um exemplo bem prático aqui:
Vamos supor que a palavra chave que quero trabalhar é “Como Emagrecer Rápido” que tem cerca de 3.600 buscas mensais.
Nesse caso eu usaria algo a mais no título para torna-lo ainda mais atrativo aos olhos do leitor: “Como Emagrecer Rápido Sem Deixar de Comer o Que Gosta e Sem Fazer Academia“
Nesse exemplo, a palavra chave em questão está no início do título, mas existe um algo a mais que tem grandes chances de chamar mais a atenção do visitante, que é a facilidade onde a pessoa não vai precisar deixar de comer o que gosta e não vai precisar fazer academia, dessa forma eu já quebro algumas objeções e tenho grandes chances de receber mais cliques e visualizações.
Acho que já deu para entender né 🙂
Mas fique atento, pois no conteúdo você vai precisar entregar exatamente o que promete no título, caso contrário, pode estar dando um tremendo tiro no pé.
Descrição
E não paramos por aí, a palavra chave também deve estar presente na descrição do seu vídeo.
Procure fazer uma descrição com uma média de 3 parágrafos, sendo que vai usar a palavra chave pelo menos uma vez em cada um.
Lembrando que a descrição é um resumo do que a pessoa vai encontrar no seu vídeo ok.
Tags
O campo das tags é o local onde você vai adicionar todas as suas palavras chaves, sim vai ter mais de uma, sendo que a principal, que você usou no arquivo do vídeo, no título e na descrição, também será adicionada nessas tags.
Além da palavra principal, você vai usar outras palavras relacionadas com o assunto, algo que as pessoas também usam para procurar pelo assunto na internet.
Essa informação o próprio planejador de palavras chaves vai dar para você, mas caso queira, ainda poderá acessar outros vídeos bem posicionados sobre o seu assunto no Youtube, clicar com o botão direito do mouse, selecionar a opção “exibir código fonte da página“, apertar simultaneamente as teclas Ctrl + F no seu teclado e digitar “Keyword“.
Dessa forma vai ter acesso as tags usadas no vídeo em questão, que poderá usar para acrescentar na sua lista de tags, aumentando assim as chances de subir mais algumas posições na busca.
Miniaturas do Vídeo
As miniaturas são aquelas imagens que aparecem na relação de vídeos quando realizamos alguma busca no Youtube.
Geralmente clicamos no vídeo cujo a imagem nos chama mais atenção, concorda? Dessa forma é muito importante que você crie uma miniatura bacana para seus vídeos.
Existem diversos programas que permitem trabalhar imagens, como o Photoshop que é o meu preferido, mas é uma ferramenta paga, dessa forma também vou deixar aqui uma opção gratuita que é uma versão online do Photoshop chamada PixLr.com.
Lembrando que a medida mais exata para criar suas miniaturas para o youtube é 640px X 360px.
Esse processo é bem tranquilo, mas se tiver dificuldades para criar suas imagens, deixa aqui abaixo nos comentários e quem sabe eu não venha a criar um material exclusivo para esse assunto.
O objetivo desse conteúdo é entregar para você uma especie de checklist que você pode e deve usar para Gravar vídeos que geram mais engajamento, inscritos, contatos e vendas para o seu negócio, independente do seu nicho de atuação.
Espero que tenha gostado e que aproveite ao máximo esse conteúdo.
Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos, assim vai estar contribuindo para ajudar um número muito maior de pessoas.
Agora que você já aprendeu como gravar vídeos de alta conversão, vou ficando por aqui.
Forte abraço e sucesso!
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