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Como Crescer um Canal no Youtube em 4 passos Certeiros

Tempo de leitura: 11 min

Nesse artigo eu vou te mostrar os passos certeiros para crescer um canal no youtube e bombar os vídeos de uma vez por todas.

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Primeiro vou te mostrar porque deve investir em criar vídeos no youtube:

  • Segundo o Alexa, o Youtube é o segundo site mais acessado no mundo.
  • O Youtube é o segundo maior buscador da internet;
  • Possui cerca de 1,9 bilhões de usuários ativos todos os meses;
  • Está presente em mais de 90 Países e suporta 80 idiomas;
  • A cada minuto cerca de 500 horas de vídeos são carregadas no youtube;
  • Usuários de dispositivos móveis passam mais de 1 hora por dia assistindo vídeos no youtube;
  • O Google comprou o youtube em 2006 e hoje os vídeos também aparecem em buscas do Google;

A cada dia que passa mais e mais pessoas dão preferência por assistir vídeos.

Grandes empreendedores e afiliados já estão utilizando esse canal para gerar centenas e até milhares de reais todos os meses.

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Você também pode e deve criar um canal no youtube e começar a gravar vídeos para gerar uma audiência mais engajada e propensa a comprar de você.

Existem alguns passos em comum entre todos os empreendedores de sucesso no youtube.

São passos que os fizeram crescer seus canais no youtube e lucrar muito com isso.

Então continua ligado aqui nesse artigo, pois vou te mostrar como crescer um canal no youtube em 4 passos simples.

Descubra o Que Seu Público Busca no Youtube

Descubra o Que Seu Público Busca no Youtube

De nada adianta produzir um conteúdo incrível se ninguém, ou quase ninguém procura sobre isso no youtube.

Se você realmente quer crescer o seu canal no Youtube, vai precisar descobrir o que seu público mais busca nele.

Assim vai produzir vídeos com a certeza de que existem pessoas sedentas sobre o assunto.

Para conseguir esse feito, tudo que você precisa é ter um planejamento.

O primeiro passo é pesquisar o seu público e entender quais são as dores, seus desejos, o que eles buscam resolver.

Com base nessas informações você vai criar uma pauta de conteúdo (lista de conteúdo), que vai ditar quais conteúdos vai trazer entro desses vídeos.

Como você faz essa análise? Simples:

Se você já tem um público que te segue, já tem uma audiência, pode fazer uma pesquisa com eles.

Pode mandar uma pergunta direta pedindo para que te digam quais suas maiores dificuldades com questões relacionadas ao seu nicho.

Ou ainda pode enviar formulários de pesquisas como os que encontra gratuitamente no Google Docs.

Você pode criar questões de assinalar ou com espaços para sua audiência escrever o que quiser.

Após criar esse formulário você terá um link que poderá enviar para sua audiência pedindo que preencham para que você possa entender o que eles precisam e assim trazer mais conteúdo sobre isso para ajudar.

Acredite, vai receber diversas respostas e com isso vai começar a ter incríveis ideias para produzir conteúdo no seu canal do youtube.

Não tem um público ainda? Sem problemas:

Faça uma busca por conteúdos que você acredita que as pessoas buscam no seu nicho.

Pode usar o Google, o Youtube e as redes sociais para fazer essa busca.

Entre nos principais sites, vídeos e perfis bem posicionados e analise as interações (campo de comentários).

É lá que que seu público compartilha suas principais dores e desejos e é lá que vai ter insights sobre qual tipo de conteúdo deve trazer para sua audiência, com a certeza de que vão amar.

Anote todas as principais dores do seu público em um bloco de notas, papel ou planilha de ecxel, como preferir.

Depois use ferramentas como o Ubersuggest, para entender qual é a exata palavra-chave que as pessoas estão usando para procurar sobre aquele assunto e qual seu volume de busca mensal.

Também poderá usar o Google Trends para entender a tendência de busca ao longo dos tempos, se ela tende a aumentar ou diminuir.

Com isso vai entender se o vale a pena colocar esse assunto na sua pauta de conteúdos.

Com base nessa pesquisa, organize uma pauta de conteúdo com aqueles assuntos que vão resolver as dores do seu público, isso é fundamental. 

Se o seu conteúdo não for interessante, as pessoas não vão assistir.

Se as pessoas não assistirem, não adianta você produzir 500 mil vídeos, que não vão gerar resultados.

Tem Canal No Youtube? Trabalhe a Otimização (SEO)

Trabalhe a Otimização (SEO)

SEO (Search Engine Optimization) nada mais é do que otimização de um vídeo para aparecer nas primeiras posições da busca do youtube.

Um dos fatores principais para otimizar um vídeo no youtube é saber qual a palavra-chave você quer que seu vídeo apareça nos topo das buscas.

Essa palavra-chave deve ser usada em pontos específicos do vídeo como:

  • No arquivo da Thumbnail;
  • No arquivo do vídeo;
  • No título do vídeo (quanto mais para o inicio melhor);
  • Na descrição do vídeo;
  • Nas Tags;

O Título do vídeo é um dos pontos chave que fazem as pessoas decidirem qual vídeo vão assistir.

As pessoas tendem a clicar para assistir vídeos que possuem títulos mais impactantes, que geram mais curiosidade, vão contra o senso comum ou fazem grandes promessas.

Acredite! Vale a pena investir um tempo na criação do título do seu vídeo, pois ele será seu primeiro ponto de conexão.

Analise os títulos que os seus concorrentes estão usando e procure criar um que chame mais atenção do que eles.

Use sua palavra-chave no título, mas também coloque um algo a mais que vai chamar a atenção, sem ser um título enganoso, precisa ser algo que você realmente vai entregar no vídeo.

A imagem da Thumbnail também é fundamental na tomada de decisão das pessoas por assistir o seu vídeo ou o vídeo do seu concorrente, sacou?

Por isso crie uma thumbnail que chame atenção e que represente o que vai entregar no vídeo.

Use cores que contrastam entre si e que vão destacar seus vídeos no meio da multidão de vídeos no youtube.

E aqui vai uma dica… o texto da thumbnail também tem que chamar a atenção.

Coloque o mínimo de texto possível e use fontes grandes, que chamem atenção e que descrevam o que vai entregar no vídeo.

Aqui alguns modelos de títulos que convertem bem?

  • Sem isso nada vai funcionar…
  • Sem isso não tem vendas…
  • Não divulgue seu link de afiliado.
  • 3 dicas infalíveis para perder 3 quilos em uma semana sem fazer exercícios;

Esse tipo de título costuma gerar mais interesse e curiosidade por clicar e é aí que você vai começar a ganhar mais cliques, o que significa mais pessoas assistindo seus vídeos.

A thumbnail e o título do seu vídeo, vão ser os primeiros fatores que farão as pessoas decidirem assistir o seu vídeo e não o vídeo do seu concorrente.

Depois disso é importante que use a palavra-chave nos locais que recomendei aqui acima e… acima de tudo entregue o melhor conteúdo que puder dentro do assunto que definiu trabalhar.

Pois é isso que vai reter o público até o final e fazer com que façam a conversão que você determinar.

Imagine a médio longo prazo você com um verdadeiro exército de vídeos bem posicionados no youtube e no Google (vídeos também aparecem em buscas do Google), gerando visualizações, leads e vendas todos os dias?

É exatamente isso que vai acontecer se trabalhar bem desde o inicio todos os pontos que compartilhei aqui com você.

Tráfego é a Chave do Sucesso Dos Vídeos no youtube

Tráfego é a Chave do Sucesso Dos Vídeos no youtube

De nada adianta ter um canal no youtube recheado de conteúdos incríveis, se não tiver pessoas chegando para assistir.

Só o fato de subir um vídeo no youtube não quer dizer que milhares de pessoas vão te encontrar.

Isso mesmo, o tráfego não vai cair do céu no teu vídeo do Youtube, pelo menos não no inicio.

Isso só acontece em canais que já tem milhares de inscritos sendo notificados sempre que tem um vídeo novo no canal do youtube.

No inicio quando ainda não tem um canal com milhares de inscritos, é preciso dar uma forcinha para fazer com que o máximo de pessoas cheguem até o vídeo nas primeiras 24h ou 48h.

Como você pode fazer isso?

Acabou de subir o vídeo para o seu canal do Youtube? Divulgue ele em todos os locais que você puder;

Tem uma Lista de E-mails? Mande E-mail para essa Lista, dizendo que tem um vídeo novo no seu canal;

Tem um perfil, uma Página ou grupos no Facebook? Divulga lá dizendo que você tem um novo conteúdo no seu canal do youtube;

Se você tem pessoas que te seguem no Instagram, vai lá e coloca

“Acabei de publicar um conteúdo novo sobre XYZ, e você pode acessar o meu canal do Youtube para consumir”

Coloque o link do seu canal do Youtube na sua BIO do Instagram, assim todos que visitarem seu perfil terão chances de acessar seus vídeos no youtube.

Faça um resumo de 1 minuto desse seu vídeo, coloca no Instagram com uma chamada no final dizendo algo do tipo:

“Assista ao conteúdo completo no meu canal do Youtube”

Traga pessoas para o seu vídeo no youtube o mais rápido possível.

As primeiras 24 horas, até as primeiras 48h de um vídeo no Youtube são cruciais.

Se você conseguir gerar um tráfego legal nesse período, chances são que o seu vídeo vai posicionar muito bem.

Com isso, você estará usando todas as redes sociais e todos os meios que tem para gerar o tráfego que você precisa para bombar seus vídeos no Youtube.

Divulgue no máximo de locais possíveis onde o seu público estiver mais concentrado, ajude a trazer esse tráfego, não espere ele cair do céu, porque definitivamente isso não vai acontecer.

Mantenha Consistência Na Publicação dos Vídeos no Youtube

Consistência Na Publicação dos Vídeos no Youtube

Se você me acompanha há algum tempo já me viu falando muito de consistência, não só nos vídeos do youtube como em qualquer estratégia que decidir aplicar.

Faça um planejamento para publicação dos vídeos no seu canal do youtube.

Se decidir trazer dois vídeos por semana, trabalhe forte para cumprir essa meta e realmente continuar trazendo os dois vídeos por semana.

Se postar um vídeo hoje e ficar 2 semanas sem postar nada, o canal vai deixar de crescer e provavelmente vai cair nas buscas.

Agora, se postar um vídeo por dia, vai perceber como o canal vai crescer rápido

Claro que você não precisa necessariamente trazer um vídeo por dia, se você conseguir show de bola, mas não é obrigatório.

O mínimo que recomendo é trazer pelo menos um vídeo por semana, e se possível, você definir o dia da semana e o horário exato em que vai trazer esse vídeo.

Se mantiver essa periodicidade, por exemplo, trazer um vídeo novo toda quarta-feira, ás 9h da manhã, seus inscritos tendem a se acostumar e ir ao seu canal espontaneamente para conferir o novo conteúdo do dia.

Por consequência o youtube vai perceber que você tem uma periodicidade naquilo que está entregando, e vai começar a te posicionar melhor nas buscas orgânicas, onde o tráfego começa a acontecer no automático.

Dessa forma mais pessoas vão assistindo, compartilhando, comentando e se inscrevendo no seu canal no youtube que tende a crescer dia após dia.

Só para você ter uma ideia, tínhamos parado de produzir vídeos para o canal do Conquista Digital durante um tempo, e o número de inscritos parou de crescer, o canal deu uma estagnada.

Esse ano começamos a trazer vídeos praticamente todos os dias, e em menos de um mês o número de inscritos cresceu 40%.

Também cresceu o número de visualizações e do engajamento nos comentários.

Então, só para você entender o poder que tem a consistência na publicação dos vídeos.

Quanto mais vídeos você conseguir trazer durante a semana (Claro que a qualidade do vídeo também vai interferir bastante), mais rápido vai crescer seu canal no youtube.

O mais legal é que você é quem define como vai começar a trazer vídeos.

Pode começar com um vídeo por semana, depois quando se sentir mais confortável pode passar a trazer dois vídeos por semana e por aí vai.

Esses são os 4 Passos que vão te ajudar a crescer um canal do Youtube com consistência, com resultados reais e crescentes ao longo dos tempos.

Resumindo:

  • Descubra o que seu público quer;
  • Produza conteúdos relevantes entregando soluções para os problemas do seu público;
  • Trabalhe a otimização do vídeo para melhorar seu posicionamento orgânico;
  • Gere o máximo de tráfego para dentro desse vídeo nas primeiras 24h ou 48h;
  • Tenha consistência na qualidade e periodicidade com que decidiu publicar seus vídeos no youtube;

Se você parar para analisar é isso que grandes canais fazem.

Eles têm uma consistência na produção de conteúdo muito grande.

Geram muito tráfego para esses vídeos, trazem conteúdos relevantes, entendem o que o público quer, atendem os pedidos do seu público e trabalham a otimização.

E o melhor de tudo é que isso não é um bicho de sete cabeças, qualquer pessoa pode aplicar esses passos e bombar seu canal do youtube.

Dica Extra: Trabalhe seu Canal no Youtube Para Gerar Conversões

Trabalhe seu Canal no Youtube Para Gerar Conversões

Além de trabalhar esses 4 pontos aqui acima, recomendo fortemente que coloque uma chamada para ação em absolutamente todos os vídeos.

Chamada para ação nada mais é do que você conduzir o visitante a tomar uma ação pré determinada por você, que pode ser:

  • Se inscrever em seu canal;
  • Dar uma curtida no vídeo
  • Comentar
  • Compartilhar
  • Se inscrever em sua lista de contatos
  • Comprar algum produto ou serviço que você recomenda;

De todas as chamadas para ação, a que eu considero como sendo a mais poderosa, é sem dúvidas o pedido para que se inscrevam na sua lista.

Quando você consegue com que o visitante se inscreva para entrar na sua lista de contatos, você tem a oportunidade de construir uma estrutura automática de vendas.

Essa estrutura automática de vendas tem a missão de gerar mais valor e conduzir o lead pelo processo de compra do seu produto.

Assim vai ter mais segurança, mais lucratividade e mais liberdade de tempo, sabendo que terá um verdadeiro exercito de vídeos gerando tráfego e conversão todos os dias para seu negócio online.

[Vídeo] Como Crescer Um Canal no Youtube

Tá afim de consumir esse conteúdo em vídeo? É só clicar no play aqui abaixo e mandar ver.

E aí, esse material te ajudou? Comenta aqui abaixo, vou adorar saber.

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2 Comentários

  • Gil Santos disse:

    Gostei dos passos de como crescer o canal do youtube. O youtube é fundamental no marketing digital

    1. Oi Gil,

      Que bom que gostou. Adorei saber que o artigo contribuiu com sua jornada.

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