Funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico de conteúdo com objetivo de guiar pessoas até a compra de um determinado produto ou serviço que você está oferecendo.
Muitos falam no modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), mas existe um trabalho minucioso por trás de toda essa estratégia, que eu chamo de Estrutura do Funil de Vendas Infalível.
Gravei esse vídeo para te ajudar a entender a Estrutura do Funil de Vendas que vem funcionando para mim desde 2013 até hoje. Bora conferir?
[Vídeo] Estrutura do Funil de Vendas Infalível
Saiba onde vai rolar o próximo Workshop Vá Para o Próximo Nível
Entenda Seu Público
Não basta só escolher um bom produto (que paga uma boa comissão) e criar um funil de vendas em cima dele para gerar muitas vendas. Não é bem assim que as coisas funcionam na prática.
É importante você ir até onde o seu público está e começar analisar suas principais dores, objeções e desejos.
Esse tipo de análise é feita observando a interação, que geralmente vai encontrar em grupos do facebook, comentários em blogs, canais do youtube e até mesmo nos emails que você recebe da sua audiência.
Fique sempre ligado nas principais dores do seu público e anote tudo que puder, isso vai ser uma mão na roda na construção do funil de vendas infalível.
Valide os Interesses
A validação do interesse nada mais é do que entender como as pessoas buscam pelo assunto na internet (palavras chave), algo que pode ser feito através do Google Suggest e do keywordtool.io.
Até descobrir a quantidade média de buscas mensais através do Planejador de Palavras chave (só entrega essa informações para anunciantes do Adwords) ou através do WordZe que é gratuito e até o momento vem se mostrando bem eficiente.
Não esquecendo de usar o Google Trends para dar a cartada final, entendendo se as buscas tendem a aumentar ou diminuir ao longo dos tempos.
Anote bem essas ferramentas, pois elas serão essenciais tanto na construção do seu funil de vendas, como na produção de conteúdos otimizados.
Busque o Produto Certo
Um bom funil que se preze, tem como objetivo transformar leads em clientes fiéis, por isso a escolha do produto certo faz toda diferença.
De nada adianta ir na base do achometro para escolher o produto, porque nem sempre o que você acha que seu público quer, é o que ele realmente quer.
Por isso a escolha do produto só vem depois de você entender o seu público e validar seus interesses.
Sabendo o que exatamente o seu público quer, você pode agora encontrar um produto que realmente vai solucionar suas dores, algo que entrega até mais valor do que o esperado.
Tenha muita calma nessa hora.
Analise a página de vendas do produto, se inscreva no funil de vendas do produtor e se coloque no lugar do seu público, identificando se você compraria ou não o produto caso estivesse com essa mesma dor (isso é fundamental).
Estrutura do Funil de Vendas Baseado no Produto
Depois de definir o produto certo, é que você vai montar a estrutura do seu funil, então vamos lá.
O próximo passo é definir qual conteúdo você vai entregar em troca do e-mail do seu visitante, ou seja, qual isca digital ou recompensa digital você vai criar.
Existem diversos modelos de iscas digitais como:
- E-book
- Infográfico
- Checklist
- Dicas
- Palestra
- Vídeo Aulas
Particularmente eu gosto muito de trabalhar com o modelo de isca digital em vídeos, pois gera conexão de forma muito mais rápida, o que é excelente para conversão do meu funil, mas você pode escolher o modelo que fica mais confortável em primeiro momento.
O importante é não entregar tudo de uma só vez, ao invés disso, divida sua isca digital em umas 3 ou 4 partes, sendo que a última é onde vai fazer a sua oferta.
Dessa forma vai conseguir entregar um conteúdo relevante, algo que vai te ajudar a ser visto como uma autoridade, a aumentar as vendas do seu negócio.
Montando o Funil de Vendas
Nesse momento você vai precisar se um bom serviço de E-mail Marketing como a E-goi, que é a que eu uso em meus projetos, mas tem outras como LeadLovers e Mailchimp por exemplo.
O Serviço de e-mail marketing vai ser o meio pelo qual você vai poder armazenar todos os contatos, e fazer todo o seu funil de vendas funcionar na prática.
Depois é só criar um e-mail para entrega de cada parte da sua isca digital, e mais uns 3 emails de vendas para finalizar.
Lembrando que o conteúdo da sua isca vai ser o ponto chave na tomada de decisão por comprar ou não o produto ou serviço que você recomenda.
Depois de levar o seu lead por todas as etapas do seu funil de vendas, é hora de deixar ele descansar por alguns dias.
Programe o seu serviço de e-mail marketing para não enviar conteúdos por alguns dias (uns 5 dias já está de bom tamanho).
Aí poderá migrar esses contatos para uma outra lista, que eu gosto de chamar de “lista de dicas e recomendações”, onde você vai manter seus contatos alimentados com novos conteúdos do seu blog ou/e canal do youtube, podendo também trabalhar campanhas de vendas de novos produtos.
O segredo é nunca deixar sua lista sem contato por muito tempo, assim você não corre o risco de ser marcado como spam e ainda aumenta as chances de ser visto como uma autoridade, lembrando que autoridade vende muito.
Espero que tenha gostado das dicas e se quiser levar o seu negócio para o próximo nível eu recomendo que faça o possível para participar de uma das edições do Workshop Vá Para o Próximo Nível do Gustavo Freitas.
O Workshop é um evento presencial e 100% prático, com objetivo de te ajudar a montar toda a estratégia do seu negócio, com ajuda de profissionais de muito resultado.
O seu criador, o Gustavo Freitas, trabalha com blogs de micro nichos desde 2008, já criou mais de 100 blogs, escreveu mais de 6 mil artigos, gravou mais de 1000 vídeos, criou mais de 15 infoprodutos e conta com mais de 7 mil alunos. Acredito que ele pode te ajudar com isso né 😉
Eu tive a oportunidade de participar como monitora do primeiro workshop que rolou em SP em 2016, e posso dizer que foi um evento muito transformador, tanto que estão sendo programadas novas edições em diversos locais do Brasil.
Clique aqui para saber quando e onde será a próxima edição do workshop vá para o próximo nível.
Nenhum conteúdo online substitui um bom evento presencial prático, que tem o poder de gerar a motivação e a confiança que você precisa para partir para ação, que é o que faz a diferença em um negócio.
Bom, espero que tenha gostado da dica e da recomendação do Workshop.
Se ficou com alguma dúvida é só deixar aqui abaixo nos comentários que terei o prazer em te responder.
Abração e sucesso!!
Deixe um comentário