estrutura do funil de vendas

Funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico de conteúdo com objetivo de guiar pessoas até a compra de um determinado produto ou serviço que você está oferecendo.

Muitos falam no modelo AIDA (atenção, interesse, desejo e ação), mas existe um trabalho minucioso por trás de toda essa estratégia, que eu chamo de Estrutura do Funil de Vendas Infalível.

Gravei esse vídeo para te ajudar a entender a Estrutura do Funil de Vendas que vem funcionando para mim desde 2013 até hoje. Bora conferir?

[Vídeo] Estrutura do Funil de Vendas Infalível

Saiba onde vai rolar o próximo Workshop Vá Para o Próximo Nível

Entenda Seu Público

Não basta só escolher um bom produto (que paga uma boa comissão) e criar um funil de vendas em cima dele para gerar muitas vendas. Não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

É importante você ir até onde o seu público está e começar analisar suas principais dores, objeções e desejos.

Esse tipo de análise é feita observando a interação, que geralmente vai encontrar em grupos do facebook, comentários em blogs, canais do youtube e até mesmo nos emails que você recebe da sua audiência.

Fique sempre ligado nas principais dores do seu público e anote tudo que puder, isso vai ser uma mão na roda na construção do funil de vendas infalível.

Valide os Interesses

A validação do interesse nada mais é do que entender como as pessoas buscam pelo assunto na internet (palavras chave), algo que pode ser feito através do Google Suggest e do keywordtool.io.

Até descobrir a quantidade média de buscas mensais através do Planejador de Palavras chave (só entrega essa informações para anunciantes do Adwords) ou através do WordZe que é gratuito e até o momento vem se mostrando bem eficiente.

Não esquecendo de usar o Google Trends para dar a cartada final, entendendo se as buscas tendem a aumentar ou diminuir ao longo dos tempos.

Anote bem essas ferramentas, pois elas serão essenciais tanto na construção do seu funil de vendas, como na produção de conteúdos otimizados.

Busque o Produto Certo

Um bom funil que se preze, tem como objetivo transformar leads em clientes fiéis, por isso a escolha do produto certo faz toda diferença.

De nada adianta ir na base do achometro para escolher o produto, porque nem sempre o que você acha que seu público quer, é o que ele realmente quer.

Por isso a escolha do produto só vem depois de você entender o seu público e validar seus interesses.

Sabendo o que exatamente o seu público quer, você pode agora encontrar um produto que realmente vai solucionar suas dores, algo que entrega até mais valor do que o esperado.

Tenha muita calma nessa hora.

Analise a página de vendas do produto, se inscreva no funil de vendas do produtor e se coloque no lugar do seu público, identificando se você compraria ou não o produto caso estivesse com essa mesma dor (isso é fundamental).

Estrutura do Funil de Vendas Baseado no Produto

Depois de definir o produto certo, é que você vai montar a estrutura do seu funil, então vamos lá.

O próximo passo é definir qual conteúdo você vai entregar em troca do e-mail do seu visitante, ou seja, qual isca digital ou recompensa digital você vai criar.

Existem diversos modelos de iscas digitais como:

  • E-book
  • Infográfico
  • Checklist
  • Dicas
  • Palestra
  • Vídeo Aulas

Particularmente eu gosto muito de trabalhar com o modelo de isca digital em vídeos, pois gera conexão de forma muito mais rápida, o que é excelente para conversão do meu funil, mas você pode escolher o modelo que fica mais confortável em primeiro momento.

O importante é não entregar tudo de uma só vez, ao invés disso, divida sua isca digital em umas 3 ou 4 partes, sendo que a última é onde vai fazer a sua oferta. 

Dessa forma vai conseguir entregar um conteúdo relevante, algo que vai te ajudar a ser visto como uma autoridade, a aumentar as vendas do seu negócio.

Montando o Funil de Vendas

Nesse momento você vai precisar se um bom serviço de E-mail Marketing como a E-goi, que é a que eu uso em meus projetos, mas tem outras como LeadLovers e Mailchimp por exemplo. 

O Serviço de e-mail marketing vai ser o meio pelo qual você vai poder armazenar todos os contatos, e fazer todo o seu funil de vendas funcionar na prática. 

Depois é só criar um e-mail para entrega de cada parte da sua isca digital, e mais uns 3 emails de vendas para finalizar.

Lembrando que o conteúdo da sua isca vai ser o ponto chave na tomada de decisão por comprar ou não o produto ou serviço que você recomenda. 

Depois de levar o seu lead por todas as etapas do seu funil de vendas, é hora de deixar ele descansar por alguns dias.

Programe o seu serviço de e-mail marketing para não enviar conteúdos por alguns dias (uns 5 dias já está de bom tamanho). 

Aí poderá migrar esses contatos para uma outra lista, que eu gosto de chamar de “lista de dicas e recomendações”, onde você vai manter seus contatos alimentados com novos conteúdos do seu blog ou/e canal do youtube, podendo também trabalhar campanhas de vendas de novos produtos.

O segredo é nunca deixar sua lista sem contato por muito tempo, assim você não corre o risco de ser marcado como spam e ainda aumenta as chances de ser visto como uma autoridade, lembrando que autoridade vende muito. 

Espero que tenha gostado das dicas e se quiser levar o seu negócio para o próximo nível eu recomendo que faça o possível para participar de uma das edições do Workshop Vá Para o Próximo Nível do Gustavo Freitas. 

O Workshop é um evento presencial e 100% prático, com objetivo de te ajudar a montar toda a estratégia do seu negócio, com ajuda de profissionais de muito resultado. 

O seu criador, o Gustavo Freitas, trabalha com blogs de micro nichos desde 2008, já criou mais de 100 blogs, escreveu mais de 6 mil artigos, gravou mais de 1000 vídeos, criou mais de 15 infoprodutos e conta com mais de 7 mil alunos. Acredito que ele pode te ajudar com isso né 😉 

Eu tive a oportunidade de participar como monitora do primeiro workshop que rolou em SP em 2016, e posso dizer que foi um evento muito transformador, tanto que estão sendo programadas novas edições em diversos locais do Brasil. 

Clique aqui para saber quando e onde será a próxima edição do workshop vá para o próximo nível. 

Nenhum conteúdo online substitui um bom evento presencial prático, que tem o poder de gerar a motivação e a confiança que você precisa para partir para ação, que é o que faz a diferença em um negócio. 

Bom, espero que tenha gostado da dica e da recomendação do Workshop. 

Se ficou com alguma dúvida é só deixar aqui abaixo nos comentários que terei o prazer em te responder. 

Abração e sucesso!! 

 

Libere seu acesso ao nosso mini curso gratuito PARA AFILIADOS

Aprenda como criar uma estrutura para vender TODOS os dias como afiliado SEM precisar investir NADA

Odiamos spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

6 Comentários

  1. Ana Claudia disse:

    Graciela, qual curso você ensina sobre como montar um funil de vendas?

  2. Olá, bom dia , fiz o autobot de uma campanha, mas não sei como finalizar o mesmo e tambem como acompanhar os emails de envio desta campanha?
    peço ajuda para estas duvidas.
    Obrigado

    • Oi Fernando,

      Para fazer seu teste basta entrar no formulário que criou para a lista, no qual ativou o autobot, pegue o link dele e se inscreva usando um dos seus emails de teste, assim via receber a sequência e poder acompanhar se está tudo indo bem.

      Antes de fazer seu teste, certifique-se de que autenticou o domínio e o cname, que está usando um email profissional como remetente e que tem um plano ativo.

      Feito isso só recomendo remover seu email teste da lista e usar uma aba anônima do Google ou outro navegador para o teste.

  3. Parabéns Graciela e obrigada por entregar sempre conteúdo de qualidade. Realmente estes passos são fundamentais na criação de um funil de vendas e com certeza garantem o sucesso do negócio online.