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Vender Pela Internet: 4 Passos Impossíveis de Serem Ignorados

Tempo de leitura: 13 min

Quero vender pela internet como faço? Se está se perguntando isso, esse artigo é sua fonte de conhecimento obrigatória.

Hoje eu vou te mostrar os 4 passos fundamentais e impossíveis de serem ignorados para vender pela internet todos os dias.

Hey, prefere conferir esse conteúdo em vídeo? Se sim é só assistir o vídeo aqui abaixo, se não é só descer mais um pouco e conferir todo conteúdo em texto. Aqui é você quem manda ???

Links mencionados no vídeo ⤵⤵

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Existem diversas diversas outras estratégias que funcionam muito tem para vender na internet, mas o que eu vou te passar aqui é o pilar de sustentação de qualquer negócio sólido e duradouro. 

Posso te garantir que sem eles nenhum negócio sobrevive por muito tempo.

Depois que você aprender e aplicar esses 4 passos, estará preparado para descobrir novos caminhos e alcançar vôos ainda mais altos.

Mas antes vem uma pergunta que não quer calar…

O que vender pela internet, qual tipo de produto ou serviço vou oferecer?

Antes de pensar no que vender pela internet vem a escolha do nicho, ou seja, do assunto que vai trabalhar.

Um primeiro passo que eu sempre recomendo é, trabalhe com algo que você gosta de fazer ou falar sobre.

Faça uma lista das principais coisas que gosta de fazer, que tem aptidão ou que gosta de falar sobre o assunto.

Isso vai facilitar sua curva de aprendizagem uma vez que não será massante estudar e buscar novas soluções para seu projeto, já que gosta do assunto.

Use ferramentas como o Ubersuggest, para entender como o público procura isso na internet analise as palavras-chave e sugestões.

Isso vai te ajudar a entender qual será o nicho ideal para seu negócio, baseado no volume médio de busca mensais.

O Ubesuggest trás uma série de outras sugestões de palavras-chave que tem relação com a que você digitou.

Essas mesmas palavras vão te ajudar a criar uma linha editorial para produção de conteúdo por muito tempo.

Esse conteúdo vai definir e atrair o público certo que vai te acompanhar e comprar os produtos e serviços que oferecer.

Só depois da escolha do nicho é que vem a escolha do produto a ser promovido.

O tipo de produto mais usado e o mais simples de vender é o INFOPRODUTO, também conhecido como produto digital.

Infoproduto é um produto de informação, é algo que pode ser entregue por email, como um ebook (livro digital), ou uma série de aulas exclusivas, um treinamento online com acesso via login e senha.

Ou seja, tudo que eu consigo entregar pela internet pode ser chamado de infoproduto.

Além dos Infoprodutos, tem também os SERVIÇOS, como serviço de Coaching, Consultoria ou Mentoria.

Você encontra esse tipo de serviço em plataformas como Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Também é possível vender PRODUTOS FÍSICOS como cápsulas e géis que são facilmente encontrados em plataformas como Monetizze e Eduzz.

O produto físico você pode vender pela internet, mas a pessoa receberá o produto físico em sua casa, seja via correio ou transportadora.

Você pode vender cápsula, gel, eletrodomésticos, eletrônicos, roupas, calçados… tem uma infinidade de produtos, que hoje com a evolução da internet, nos permite vender esses produtos como afiliado, ganhando uma porcentagem sobre cada venda.

Ou ainda, se você tiver um conhecimento aprofundado sobre algo, pode criar seu próprio produto digital e vender na internet usando os 4 passos que vou compartilhar com você aqui nesse artigo.

Mas quem está começando agora geralmente começa como afiliado, vendendo produto de outras pessoas e ganhando uma porcentagem em comissão por cada venda realizada.

Agora que você já sabe como escolher o melhor nicho de mercado e o produto, chegou a hora de conhecer os 4 passos fundamentais e impossíveis de serem ignorados para vender pela internet todos os dias.

Passo 01: Geração de Tráfego

vender pela internet precisa de tráfego

Nenhum negócio sobrevive sem vendas e nenhuma venda acontece sem tráfego, isso é fato.

Trafego nada mais é do que pessoas visitando suas páginas pela internet.

Existem diversas formas para geração de tráfego como os anúncios pagos em plataformas como o Google, Facebook e Youtube, que permitem gerar tráfego de forma muito mais rápida.

Mas se você não tem grana para investir agora, calma que tem solução.

A forma mais simples de vender pela internet são os GRUPOS NO FACEBOOK, que são gratuitos e você pode criar quantos quiser. 

A estratégia aqui consiste em compartilhar conteúdos diários que tem como missão preparar o publico para sua oferta.

Como atrair pessoas para dentro desse grupo?

Simples, produzindo conteúdo em diversos canais e chamando pessoas para receberem conteúdos gratuitos e exclusivos sobre seu nicho dentro do seu grupo fechado no facebook. Sacou?

Esse conteúdo exclusivo será sua recompensa digital, algo de valor que vai entregar em troca do contato do seu visitante.

Com isso vai construindo uma lista de pessoas interessadas no que tem para oferecer.

Outro lugar que que funciona muito bem para gerar tráfego é o Instagram, uma rede social que vem crescendo bastante e tendo uma excelente interação e alcance orgânico.

Inclusive criei uma playlist de puro conteúdo lá no meu canal do youtube com dicas infalíveis para vender pelo instagram.

Crie uma conta gratuita no Instagram e comece a compartilhar conteúdos diversas vezes ao dia.

Você pode subir vídeos de até um minuto, imagens com textos, Stories de até 15 segundos, lives e vídeos mais longos no IGTV.

Aproveite esse espaço para fazer sua chamada para ação, levando esse público para um canal onde você possa continuar gerando relacionamento até fazer sua oferta.

Uma sacada TOP do Instagram é usar o campo da biografia (conhecida como BIO) para gerar conversões.

Você pode editar sua Biografia e colocar um texto de até 150 caracteres explicando o que você faz.

Logo abaixo terá um campo onde pode adicionar um link levando as pessoas para locais estratégicos como o Grupo exclusivo no Facebook, lista de emails, grupo no whatsapp, seu canal no youtube ou até uma página de vendas.

Outra forma muito poderosa para gerar tráfego gratuito são os vídeos no Youtube.

Se você não tem um canal no youtube, recomendo que crie um, e se você tem vergonha de gravar vídeos, recomendo que se permita em dar o primeiro passo, porque vai valer a pena.

Lá no começo, em 2013, lembro que eu tinha muita vergonha de aparecer em vídeo, e sabe o que eu fazia?

Eu gravava a tela do meu computador ensinando como fazer algo, então o meu rosto não aparecia.

E sim, eu errava muito, gaguejava demais, mas eu tirava tudo isso na edição e o vídeo ficava 100%.

Claro que o áudio naquela época não era tudo aquilo, mas enfim, eu me propus a fazer, e a cada dia que passa os vídeos ficam melhores.

Dê o primeiro passo, se não gosta de aparecer, mostre a tela do computador.

Existem programas o Camtasia Studio que fazem isso muito bem.

Você pode mostrar um conteúdo através de uma tela de power point onde vai passando a tela e discorrendo o assunto como em uma palestra.

Pode falar sobre algo através de um mapa mental, então você vai abrindo o mapa mental e vai falando sobre aquele assunto, vai entregando um conteúdo relevante, tudo isso vai funcionar super bem

Falei aqui do Youtube e Facebook porque são os três canais que melhor funcionam hoje, mas eu sempre recomendo que busque entender o teu público, descubra onde ele está mais concentrado.

Dessa forma você pode e deve colocar suas energia para trabalhar nos canais onde você sabe que existe um público sedento pelo que você tem para entregar.

Mas só a geração de tráfego em si não é o suficiente para vender pela internet todos os dias. Vou explicar melhor.

Imagina que você gerou o tráfego, levou a pessoa direto para uma página de vendas, imagina que ela não te conhece e não conhece seu trabalho, ela vai entrar naquela página de vendas e dificilmente vai comprar.

As pessoas não entram na internet muito com o objetivo de comprar, elas entram para fazer uma pesquisa, depois elas descobrem que têm um problema, vão se aprofundando no assunto, descobrem que tem um produto que resolve aquele problema…

Depois começam a se aprofundar pesquisando mais sobre aquele produto ou aquele serviço, para então tomar uma decisão de compra, geralmente é isso que acontece.

A melhor forma de aproveitar melhor esse tráfego é trazendo as pessoas para um local onde possa voltar a se comunicar com ela diversas outras vezes, mostrando todo esse caminho até a oferta.

Como acontece no grupo do Facebook que vimos aqui acima e que também pode acontecer dentro de uma lista de transmissão do Whatsapp, dentro do ManyChat do Facebook ou dentro de uma Lista de Emails que é a minha preferida.

Passo 02: Captura de Contatos

geração de leads

Uma vez que você captura o contato do seu visitante, você dá a oportunidade para ele te conhecer melhor e confiar em você a ponto de comprar o que está recomendando.

E existem várias formas de capturar contatos, a que eu mais recomendo, que é de longe a mais segura, é o e-mail marketing, onde você captura o email da pessoa e coloca tudo num serviço de email marketing.

Por exemplo, eu uso hoje o E-goi que é um serviço bem robusto que inclusive permite iniciar de forma gratuita para até 5.001 contatos além de ter planos bem completos.

Dentro do serviço de email marketing você deixa tudo programado, desde a entrega de algo relevante em troca do email, o que chamamos de recompensa digital.

Até a sequência de emails que o lead vai começar a receber assim que se inscrever na sua lista. Tudo isso fica funcionando no automático depois.

Caso queira aprender como criar uma estrutura de e-mail marketing, pode fazer esse nosso treinamento grátis. 

A melhor forma de capturar esse contatos é usando a produção de conteúdo a seu favor.

Lembra da estratégia de produção de conteúdo que mencionamos aqui acima para geração de tráfego?

Você pode e deve aproveitar esse conteúdo para capturar contatos.

Entregue algo de valor nesse conteúdo, e em um determinado momento faça uma chamada para ação levando as pessoas para uma página de captura onde vai entregar algo gratuito (recompensa digital) em troca do contato.

Use aqui a regra 80/20, sendo 80% das suas energias em produção de conteúdo para gerar leads e 20% com outros objetivos como vendas, compartilhamento, comentários e curtidas.

O Email Marketing que mencionei aqui é a forma mais segura de capturar contatos, mas você não precisa usar só ele.

Hoje existem outras ferramentas que também fazem essa captura de contato com automação, como por exemplo o ManyChat.

O ManyChat é uma ferramenta que trabalha em conjunto com o facebook e funciona como se fosse um serviço de email marketing, só que no inbox do facebook das pessoas (no messenger).

Além disso você também pode trabalhar com grupos no WhatsApp ou listas de transmissão.

Nesse caso o trabalho será mais manual, onde você vai entregar conteúdos relevantes encaixando suas ofertas.

Eu recomendo fortemente que trabalhe a lista de emails e que use essas outras estratégias que mencionei aqui como complemento.

O ManyChat vai funcionar super bem, só que ele não é seu, e se amanhã ou depois ele deixar de funcionar ou te bloquear você pode perder grande parte do seu faturamento.

Então procure crescer sempre a tua lista de emails porque ela vai ser sempre sua.

A mesma coisa serve para o WhatsApp, hoje ele está liberando muita coisa, mas amanhã pode ser que deixe de liberar ou até pode ser que deixe de existir, o que já aconteceu com outras redes sociais no passado.

Mas se você tem uma lista de emails ela é sua, você pode trabalhar quando você quiser, da forma que você quiser sem correr o risco de ser banido ou bloqueado.

Passo 03: Oferta

oferta de produto digital

A gente já falou aqui da Geração de Tráfego, Captação de Contatos e agora vem a Oferta que é o que vai finalmente te fazer vender todos os dias pela internet.

A oferta você pode fazer de diversas forma:

  • Através de uma live onde vai mostrar que existe um problema, que existe uma solução, e que a solução é a sua oferta, pode até entregar um algo a mais como bônus só para quem comprar durante a live.
  • Através de um Workshop online, que é uma série de conteúdos que podem ser entregues ao vivo no formato de hangouts, ou no formato de aulas gravadas onde vai entregando a parte 1, 2, 3… até chegar na parte que você vai fazer a sua oferta.

Você pode bolar uma série de conteúdos que tem uma seqüência lógica, onde pode contar uma história, entregar um passo-a-passo prático que as pessoas podem seguir para gerar algum tipo de resultado.

Imagina que você vai entregar, para quem se inscreveu na sua lista, um super artigo onde vai ensinar o primeiro passo para fazer isso e aquilo…

Amanhã você entrega o artigo 2, onde  vai ensinar o segundo passo.

Depois de amanhã você  vai entregar o artigo 3.

E no 4º artigo, por exemplo, você pode fazer a sua oferta, dizendo mais ou menos assim:

Olha, você aprendeu isso, isso e isso até aqui, só que agora eu posso te ajudar a ir ainda mais longe através desse produto ou de serviço aqui.

E aí você vai fazer a sua recomendação com muito mais probabilidade de vender sem ser tachado como o chato.

Outra coisa que também funciona muito bem é entregar um ebook em troca do contato do seu visitante.

Nesse ebook você vai entregar um conteúdo que tenha uma ligação direta com a oferta que você vai fazer.

Além da entrega do Ebook que já vai conter sua oferta, você pode e deve também programar mais uma série de conteúdos com a missão de gerar ainda mais valor e reforçar a oferta, mostrando os benefícios, ganhos, cases de sucesso, exclusividade e escassez.

Uma forma muito poderosa de fazer uma oferta é entrar em contato com o produtor (caso você seja afiliado) ou com alguém que já teve resultados aplicando o que você ensina.

Convide essa pessoa para uma entrevista onde vai fazer uma série de perguntas e ele vai te responder, dessa forma você vai mata objeções do seu público e no final pode fazer uma oferta.

Uma sacada aqui é combinar cum desconto exclusivo ou um bônus exclusivo só para quem comprar naquele momento ou clicando no link abaixo do vídeo.

Passo 04:  Quer Vender Pela Internet? Vai Precisar de Um Produto

produto para vender pela internet

Agora vem algo muito especial que é o PRODUTO, ou seja, o que você vai oferecer para as pessoas, o que você vai realmente vender pela internet, seja como produtor ou como afiliado.

Essa escolha você vai fazer baseado no nicho que escolheu trabalhar e com base no interesse do seu público, algo que você consegue identificar dentro do Ubersuggest analisando o volume de buscas mensais.

Esse produto pode ser um curso online, consultoria, evento ao vivo, produto físico, e-book.

E uma vez que escolheu um nicho você já sabe qual é o teu público, você vai começar a pesquisar quais são as necessidades, o que eles estão buscando resolver e com base nisso vai escolher um produto.

Se você for um especialista, uma pessoa que entende muito do assunto, pode transformar esse conhecimento em um produto, “empacotar tudo isso”, colocar dentro de uma área de membros e entregar tudo “empacotado e organizado”.

Mas preciso te alertar para algo muito importante…

Tem muitas coisas que as pessoas acham “engraçadinho”, mas na hora de comprar elas acham que não vale a pena.

Então você precisa pensar…

Esse tipo de conhecimento aqui eu posso vender, as pessoas pagariam pra ter esse tipo de conhecimento?” elas pagariam para resolver esse problema, é realmente uma necessidade?

É isso que você precisa ter em mente na hora de escolher o seu produto, e no final você vai mostrar que aquele produto ou serviço que você está oferecendo é uma solução maior e definitiva.

As pessoas vão tomar como base tudo aquilo que você entregou anteriormente, que as fizeram gerar algum tipo de resultado.

Agora elas te enxergam como uma autoridade e veem a sua oferta como uma forma de sair do ponto A e ir para o ponto B.

O seu produto tem que resolver realmente um problema, uma dor muito forte do teu público, é isso que vai fazer você vender muito mais na internet.

Então anota esses quatro passos para seguir sempre que for criar um projeto para vender pela internet todos os dias de forma segura e duradoura.

Então, Tráfego, Captura, Oferta e Produtos são os 4 passos que você precisa seguir para vender pela internet, independente do seu nicho de mercado.

Depois que dominar esses 4 passos,  pode começar a focar em outras estratégias que vão continuar escalando e aumentando cada vez mais as suas vendas, aumentando cada vez mais o faturamento da sua empresa, algo que eu ensino aqui.

Forte abraço e sucesso!

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