Construir um blog pode ser fácil para muitos, o difícil é construir um blog arrasador, que realmente agregue valor para as pessoas e gere lucro de verdade.

O que mais se vê por aí é blog cheios de blá, blá, blá….., assuntos manjados e sem muitos detalhes.

São pessoas tentando conquistar um espaço no Mercado Digital, mas que ainda não entendem que conteúdo para encher linguiça já não funciona mais.

Hoje quem quiser ter sucesso com negócio online tem que saber construir um blog que gera resultados e não só mais um blog perdido no espaço da internet.

Foi pensando nisso que resolvi fazer esse artigo a fim de disponibilizar os 12 passos que você não pode deixar de dar para construir um blog verdadeiramente arrasador.

1 # Construir Um Blog Profissional

Quando falo em blog profissional, quero dizer aquele blog onde você registra um domínio e contrata uma hospedagem.

Algo que te dá mais segurança e liberdade para otimizar seu projeto para conversão sem medo de tomar um bloqueio, ter conta bloqueada ou suspensa.

Nada contra blogs gratuitos, mas fato é que qualquer ferramenta gratuita se reserva ao direito de fazer o que quiser, como bloquear contas e principalmente limitar o uso de funções importantes que ajudam no crescimento do negócio.

Você já deve ter ouvido falar que um amador usa ferramentas amadoras, enquanto um profissional usa ferramentas profissionais. É por aí!

Hoje eu tenho meu blog hospedado com a Digital Ocean, e alguns outros projetos que não demandam tanto tráfego hospedados com a Hostgator, que vem me atendendo muito bem.

Se ainda não criou seu blog profissional e quer começar com o pé direito, pode dar uma olhada aqui nesse outro artigo onde mostro como Criar Um Blog Profissional do Zero em poucos minutos.

2 # Layout Agradável

melhor layout para construir um blog

O visual do blog é a primeira impressão do seu trabalho.

Temos em média 7 segundos para fazer o visitante permanecer no blog, nesse pequeno período de tempo a aparência pode ser crucial para conquistar mais visitantes de valor para seu negócio.

Existe um ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”, e pode acreditar! Com um blog não é diferente.

Faça um teste com você mesmo.

Quando entra em algum blog ou site, a primeira coisa que percebe é a aparência não é mesmo?

E se a aparência não for muito agradável, logo vem aquela sensação que o produto ou serviço prestado não deve ser de boa qualidade, então fecha a página e é provável que não volte nunca mais.

Uma dica na hora de escolher o melhor template ou tema para seu blog, é se colocar no lugar do visitante.

Pense no que você gostaria de ver ao entrar em um blog do seu nicho.

Ou ainda faça melhor!

Acesse blogs de qualidade que recebam várias visitas, se inspire neles para escolher o melhor tema para seu blog.

Aqui nesse artigo + vídeo eu mostro como Alterar o template do blog de forma bem simples.

3 # Títulos Irresistíveis

Títulos Irresistíveis

Um dos pontos fundamentais para construir um blog arrasador é a escolha do título,  pois ele pode ser o fator de decisão na hora do visitante escolher por consumir seu conteúdo e não do seu concorrente.

Escolha títulos arrasadores, irresistíveis, que chamem atenção do leitor.

Pense que o título é o primeiro contato que o visitante vai ter com seu blog ao realizar um busca no Google ou outros buscadores. 

Além do seu título, ela vai ver diversos outros títulos e vai acabar escolhendo o que lhe chamar mais atenção. Sacou?

Utilize palavras de impacto como:

  • Dicas
  • Impossível
  • Irresistível
  • Importante
  • Inacreditável
  • Macetes
  • Grátis
  • Segredo
  • Aprenda.

Utilize números como:

  • 5 dicas  para rentabilizar um blog;
  • 10 formas para ficar rico;
  • 5 Exercícios simples para emagrecer 5 kg em uma semana;
  • 2 Maneiras para comprar passagens aéreas baratas;

Números costumam gerar mais curiosidade, atraindo a atenção das pessoas para ler o seu conteúdo até o final.

Antes de escrever o texto, pense no título, pense em como as pessoas buscariam seu assunto no Google.

Outra dica é  usar uma palavra-chave no título, que é fundamental para a otimização do conteúdo para os mecanismos de busca. 

Use palavras-chave juntamente com as dicas que te passei aqui acima para impulsionar seus resultados tanto no posicionamento do conteúdo, quanto na conversão dele, fazendo com que o visitante clique para consumir o seu conteúdo e não o do seu concorrente.

Utilize ferramentas como Google trends  e Keywordtool para ter ideias de palavras-chave para usar em seus títulos.

4 # Conteúdo de Qualidade

Conteúdo de Qualidade

Quem entende de SEO (Search Engine Otimization) sabe que mais do que aplicar “técnicas” de otimização, produzir conteúdos relevantes é sem dúvida o fator principal para construir um blog arrasador.

Um bom conteúdo é capaz de fazer o leitor permanecer por mais tempo navegando pelo blog.

O Google possui robôs que identificam quando o leitor se interessa pelo conteúdo, o que ajuda a melhorar o posicionamento dele no Google.

Uma dica para escrever conteúdos que geram valor para sua audiência é fazer uma pesquisa no Google pelo conteúdo que deseja publicar. 

Analise pelo menos os 5 primeiros conteúdos da busca e faça anotações sobre tópicos que vai trabalhar, assim pode criar conteúdos muito mais completos e interessantes aos olhos dos seus visitantes.

O objetivo com essa técnica não é copiar conteúdos, mas é procurar inspiração para fazer algo ainda melhor.

O Google adora conteúdos únicos e os seus leitores também!…. pense nisso 😉  

5 # FanPage ou Perfil

fanpage ou perfil

Perfil do facebook é muito bacana, mas mesmo que você use de forma profissional, o perfil possui certas limitações, e por isso não é muito adequado para negócios.

O perfil tem limite de 5 mil amigos enquanto a FanPage não tem limites, podendo atingir milhares de seguidores.

Em um perfil você não tem como adicionar aplicativos para direcionar o leitor para o blog ou para uma página de captura por exemplo, já em uma FanPage isso é totalmente possível.

Em uma FanPage você pode conquistar fãs de qualidade que realmente estão interessados em receber as atualizações do seu negócio, já um perfil geralmente é formado por amigos que podem não estar interessados em seu conteúdo.

Se você ainda não tem uma FanPage, aconselho profundamente que faça uma e aproveite a maior rede social a seu favor, para construir relacionamento de confiança com seus fãs e deixa-los mais propensos em adquirir seus produtos.

6 # Divulgar

como divulgar blog

Não basta construir um blog profissional com conteúdos memoráveis se ninguém souber que você existe.

Para ser notado você precisa divulgar seu negócio e fazer com que as pessoas notem seu trabalho.

Existem algumas formas de divulgação que são gratuitas e de qualidade como exemplo:

  • Grupos do Facebook – Os grupos do facebook são ótimos para divulgar, pois é fácil de localizar seu público alvo, basta escrever o nome do seu nicho e lá vem inúmeros grupos relacionados para você fazer parte, interagir e divulgar seu trabalho.
  • Twitter – É uma rede social muito utilizada onde é possível seguir e ser seguido por pessoas com maior interesse no que você tem para oferecer.
  • Linkedin – O Linkedim é uma rede exclusiva para negócios, então dependendo do seu nicho pode ser que seu público não esteja por lá, mas se seu nicho for voltado para negócios então essa ferramenta é uma excelente forma de geração de tráfego para seu blog.
  • Vídeos – O Vídeo marketing está provando ser um ótimo aliado no que se trata de atrair mais visitantes, pois você pode entregar um conteúdo relevante e fazer uma chamada para ação levando esses visitantes para seu blog.
  • Instagram – Essa é uma rede social que está crescendo muito rapidamente e provando ser uma excelente forma de geração de tráfego.
  • Pinterest – Uma rede social criada para compartilhar imagens, o pinterest pode ser um grande aliado na geração de tráfego para seu blog.
  • GuestPost – Você pode se oferecer para produzir um conteúdo de qualidade para um blog bem posicionado do seu nicho. Em troca você adiciona um link para seu blog, assim conquista mais tráfego qualificado ao longo dos tempos.

Se você está disposto a investir para crescer seus resultados de forma mais rápida, pode investir em anúncios no facebook, bing, youtube e até em mídias patrocinadas.

7 # Capturar Contatos

capturar contatos

O foco do seu trabalho deve ser a construção de uma lista de pessoas interessadas no que você tem para oferecer.

Para isso é preciso disponibilizar formas de captura que sejam visíveis e atraentes para o leitor.

Invista 80% dos seus esforços para produzir conteúdos com objetivo de levar o leitor a deixar seu contato para receber algo especial.

Quando eu falo do leitor deixar seu contato, quero dizer de preferência deixar o email para que possa trabalhar o relacionamento e vendas através do Email Marketing, algo que conseguimos ter mais domínio.

Mas nada impede de capturar o contato do whatsapp para trabalhar em uma lista de transmissão, ou atrair para um robô do messenger no facebook, onde vai programar a geração relacionamento e vendas.

A criatividade aqui é o seu limite, só não deixe o leitor ir embora do seu blog sem antes deixar o contato, pois se deixar ele ir embora é bem provável que ele nunca mais retorne e você perca um potencial comprador do seu produto.

Existem vários locais estratégicos em um blog para capturar contatos como:

  • Antes dos artigos
  • No final dos artigos
  • No rodapé do blog
  • Através de uma barra no topo ou no final da página
  • Através de um link, dentro do texto, que direciona o leitor para uma página ou botão de captura
  • Na barra lateral (sidebar)

Uma popup de captura, podendo programar para que apareça quando o visitante tenta deixar a página, ou quando o visitante abre a página, ou ainda quando rola uma determinada porcentagem do conteúdo.

8 # Infoprodutor x Programa de Afiliados

afiliado ou infoprodutor

Se você domina um determinado assunto que resolve um problema de uma fatia do mercado, então pode considerar transformar esse conhecimento em um infoproduto.

Ser o criador de um produto te dá total domínio sobre ele, sem precisar correr risco de ter afiliação cancelada, alteração no valor de comissão, ou de fazer um trabalho de produção de conteúdo e o produto sair do mercado.

Por outro lado, se não tem expertise em Marketing, criar um infoproduto agora pode ser um tiro no pé.

A não ser que possa investir em conhecimento ou pagar profissionais que façam o marketing para você.

Por outro lado, iniciar como afiliado de infoprodutos pode ser mais simples, pois te permite testar o mercado, entender o que seu público procura, testar ofertas dos mais variados produtos, tudo isso sem precisar criar, investir tempo com suporte e atualização do produto.

Independente da sua escolha, foque em construir a sua marca, através da produção de conteúdo relevante onde entrega soluções que seu público procura.

Isso vai te ajudar a conquistar a autoridade que precisa para vender mais com menos esforço.

Se iniciar como afiliado, procure se capacitar para num futuro próximo construir seus próprios produtos, pois é o que vai te dar mais segurança de crescimento a médio longo prazo.

Se iniciar como infoprodutor, considere escolher alguns produtos de qualidade para promover como afiliado, assim pode oferecer produtos que preencham lacunas que o seu produto não entrega, além de aproveitar sua base de contatos para gerar mais vendas.

9 # Recompensa Digital

Recompensa digital

Recompensa digital, ou isca digital é algo gratuito que oferecemos em troca do contato do visitante.

A maior parte das pessoas geralmente não estão navegando na internet com objetivo de comprar e sim de resolver algum problema.

Então ofereça algo gratuito e que vai ajudar a resolver esse problema, em troca do contato do seu visitante.

A recompensa pode ser um E-book, um pequeno Curso em Vídeo Aulas, um Infográfico, um Checklist, uma Palestra Online, um Hangout ao Vivo e por aí vai.

Esse é seu ponto de partida para conquistar a atenção que precisa para conduzir seu visitante pelo processo de compra do seu produto ou serviço.

10 # Email Marketing de Qualidade

email marketing de qualidade

Não basta só capturar contatos, você precisa manter um relacionamento de confiança com o leitor, e para isso programe uma sequência de e-mails com conteúdos gratuitos, que tenham como objetivo gerar relacionamento e conduzir o leitor pelo processo de compra do seu produto ou serviço.

O marketing de qualidade está relacionado diretamente com o marketing de atração, onde você atrai o cliente de certa forma que ele vai ficar enlouquecido para comprar seu produto.

Esse tipo de marketing consiste em dar algo de valor para mostrar o seu potencial, fazer com que o leitor te conheça melhor e saiba da qualidade do seu trabalho.

O caminho aqui é programar uma série de conteúdos que tenham relação direta com a recompensa digital oferecida e com o produto que vai oferecer logo ali na frente. 

Pense assim:

  • A recompensa digital vai levar a pessoa a conquistar algum resultado.
  • Sua série de conteúdos posteriores, vão ajudar a pessoa a subir mais um degrau, gerando mais resultados
  • Sua oferta vai levar a pessoa do ponto A para o ponto B, ou seja, vai levar ela ao próximo nível. 

11 # Aprender Sempre

 

aprender sempre para continuar crescendo

Se quiser ter sucesso em qualquer negócio você precisa estar a frente do seu mercado.

Para isso precisa investir em conhecimento de qualidade, fazer cursos de qualidade, investir tempo para assistir palestras, participar de eventos, enfim tudo que possa agregar valor para o crescimento do seu negócio.

Em um negócio online, a maioria das pessoas ganham dinheiro ensinando outras pessoas a fazer algo, e para ensinar primeiro tiveram que aprender.

Mas o diferencial é aprender com quem realmente entende do assunto, por isso pesquise o seu nicho de mercado, veja quem está se destacando, pesquise sobre a reputação dessa pessoa e só então tenha a confiança de estar aprendendo algo de muito valor, que vai lhe render um bom retorno financeiro capaz de multiplicar o valor do investimento.

Percebeu que o tempo todo eu falei de investimento?

É claro que você pode aprender muitas coisas de forma gratuita na internet, o difícil é saber separar o que funciona e o que já não funciona mais, o que fazer primeiro, onde conseguir ajuda quando tiver dúvidas, etc…

Quando você já tem o mapa com o melhor caminho e alguém para te ajudar a chegar até o final, tudo fica mais simples e rápido.

Por isso investir em conhecimento é fundamental para garantir criação de um negócio sólido com resultados crescentes ao longo dos tempos.

Mas não vai sair por saí investindo em todos os cursos que encontrar, o importante é escolher um único método, investir nele e manter o foco total até colocar tudo em prática, só assim terá resultados.

Se não tem como investir, vai precisar dispor de um pouco mais de tempo para garimpar informações aleatórias na internet e até se preparar para cometer diversos erros que fazem parte do processo de aprendizagem.

Mas não desanime, pois se tiver força de vontade e persistência, vai chegar lá.

12 # Parcerias

Parcerias

A parceria é algo muito importante, pois é nesse momento que o seu negócio na internet começa a decolar.

Imagina pessoas de peso falando sobre você, seu trabalho, seu produto?

Isso vai fazer de você um especialista na área e atrair muitos clientes loucos para comprar o seu produto.

Uma parceria é uma troca de favores onde você divulga produtos de um empreendedor, em troca ele divulga o seu produto.

Mas isso não quer dizer que vai sair por aí fazendo parcerias com qualquer pessoa, lembre-se que tem uma reputação a zelar e indicar produtos ruins podem fazer a sua reputação ir para o espaço 🙁

Antes de fazer parceria é importante que já tenha algum resultado e uma lista de contatos interessante, caso contrário vai ficar um pouco difícil conseguir parceiros.

Afinal como vai divulgar o produto de alguém se não tem um público, uma lista de contatos?

Mantenha foco e dedicação e se fizer um bom trabalho em pouco tempo já vai ser capaz de construir uma bela lista para começar a trabalhar e fazer parcerias de sucesso.

Uma boa forma de conhecer pessoas que podem se tornar grandes parceiros de negócios é participando de eventos presenciais.

Fique atento aos eventos do seu mercado e faça o possível para participar do máximo que puder, além de aprender coisas novas, vai ter a chance de conquistar novos amigos e parceiros de negócios que podem ajudar seu negócio decolar.

Essas são as 12 dicas para te ajudar a construir um blog arrasador. 

Tudo isso que você viu aqui é simples de executar e o melhor de tudo é que é um trabalho que você realiza uma única vez e ele fica lá gerando conversões para você ao longo dos tempos.

Agora que você já sabe os passos principais na construção de um blog, espero verdadeiramente que não desamine.

Siga um passo de cada vez, e vai ver que é muito melhor do que trabalhar 8 horas por dia, 5 dias por semana em algo que não te faz feliz. 

Forte abraço e sucesso! 

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22 Comentários

  1. Roberto disse:

    Adorei esse artigo,muito bom, valeu.

  2. JR disse:

    Esqueceu o mais importante. TRÁFEGO

  3. Suely disse:

    Oi flor, poderia dizer onde você conseguiu essas imagens, poderia passar o contato do profissional?

  4. Raphael Souza disse:

    Só tenho a lhe parabenizar pelas dicas que entraram diretamente nos meus planos de colocar em atividade a conquista da independência financeira.
    Obrigado por essas dicas de extremo valor, sei que você deve estar sendo recompensada pelo seu esforço, e creio que será mais ainda.

    Sou seu seguidor, irei ler seus artigos para me aprofundar mais ainda no Marketing Digital e deixar de ter noites de sono curto para acordar de madrugada e ir trabalhar à 30, 40, 50 km de casa.

    Obrigado!!!

    • Oi Raphael,

      Já passei muito por isso de dormir pouco, trabalhar longe, enfrentar fila, ter que pegar transporte público lotado, mas foque em criar uma boa estrutura para o seu negócio online que logo ele se tornará seu plano A, trazendo todo conforto que você e sua família merecem 😉

  5. Dayane Arnaud disse:

    Acabo de te conhecer e já sou sua fã! Você passou credibilidade e só isso é uma lição de como iniciar um negócio on-line. Teremos mais contatos! Um abraço e continue assim inspiradora e responsável com as informações!

  6. Luciano Cavalcanti Carneiro disse:

    Oi
    meu nome é Luciano e vou lançar um produto digital em breve. o e-goi ainda é indicado?

    • Oi Luciano Cavalcanti Carneiro,

      É sim. Eu uso a e-goi até hoje em meus projetos e posso dizer que não tem nada a perder por grandes ferramentas do mercado hoje.

  7. Augusto Alexandre disse:

    Oi Graciela,

    As suas dicas, por si só, constituem um verdadeiro curso. Estou entrando no marketing de afiliado e sou um leigo na matéria, por isso, espero k seja o seu novo cursando. Que tenha mais conquistas digitais.

    Augusto Alexandre

    • Oi Augusto,

      Fico muito feliz pelo seu depoimento e principalmente em saber que minhas dicas estão te ajudando de verdade. Siga em frente e precisando é só chamar. Abraços.

  8. Você é uma pessoa do bem e do amor ao próximo.
    Admiro você!

    Carlos R R Costa

  9. Fabio Alves disse:

    Gostei do Artigo. Simples, mas objetivo em mostrar as etapas essenciais para a construção de um negócio sólido na internet. Sucesso Graciela

  10. Uau!
    Que conteúdo fantástico, Graciela!
    De essencial contribuição para aquele que quer desenvolver um trabalho de qualidade.
    Quero te parabenizar pela sua contribuição na formação de profissionais melhores.
    Fico sempre muito curioso em saber qual vai ser a sua próxima valiosa dica!
    Parabéns!

    • Obrigada Gilberto 🙂

      Estou muito feliz em saber que as dicas do Conquista Digital estão contribuindo para o sucesso do seu negócio na internet. Com certeza eu vou continuar trabalhado forte para sempre trazer as melhores dicas e recomendações 😉

  11. Luis disse:

    Graciela, meus parabéns pelo excelente artigo! Eu trabalho no mesmo nicho que você e procuro segui-lá por admirar a forma profissional que faz seu trabalho (oferecendo muito conteúdo de qualidade).

    Muito sucesso pra ti!