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Como Automatizar a Entrega da Recompensa Digital Para Novos Leads

Tempo de leitura: 6 min

[Vídeo] Como Automatizar a Entrega da Recompensa Digital Para Novos Leads

 

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Que trabalhar com uma lista de contatos é vantajoso todos já sabem ou já ouviram falar.

Mas como colocar essa engrenagem para funcionar no automático é o que pode se tornar uma grande dor de cabeça para quem não tem o caminho certo.

Uma das dúvidas que tenho recebido muito de quem está iniciando nessa jornada do e-mail marketing, é como automatizar a entrega da recompensa digital para novos leads.

A entrega da recompensa digital é fundamental no processo de construção de autoridade, confiança e conversão.

Quando você entrega o que prometeu na página ou formulário de captura, você mostra o quanto está comprometido com cada lead.

Isso é resolvido com uma simples configuração lá no formulário de captura, e a forma como ela é feita pode variar um pouco de ferramenta para ferramenta.

Para te ajudar nesse processo gravei esse vídeo aqui acima onde mostro todo passo a passo na E-goi, ferramenta de e-mail marketing que utilizo desde 2013 em meus projetos.

A configuração ocorre na hora de criar o formulário de captura, aquele que usamos para integrar com uma página de captura.

O formulário de captura é o ponto de entrada de todos os leads, afinal é nele que cada pessoa deixa seus dados de contato.

Defina Double Opt-In Ativo ou Inativo

double opt in

Antes de configurar a entrega da recompensa digital, é importante definir se vai ou não ativar o double opt-in no seu formulário de captua.

Double Opt-In  nada mais é do que o processo de confirmação de cadastro que o lead precisa realizar após deixar seus dados de contato na página ou formulário de captura.

Double Opt-In Ativo

Com o Double Opt-In ativo, o lead passa por um processo de confirmação de cadastro que ocorre assim que ele deixa os dados para receber a recompensa digital.

Resumindo, o lead vai deixar os dados de cadastro e após clicar no botão de submissão ele vai receber um email seu (pré programado na sua ferramenta de email marketing), onde deve abrir e clicar no link de confirmação.

Só a partir daí é que ele vai ficar ativo em sua lista de contatos e poderá receber sua recompensa digital e também suas demais sequências de emails.

A vantagem de ativar o double opt-in é que ele tende a atrair leads mais responsivos (propensos a abrir os emails).

A parte não tão boa é que cerca de 30% desses contatos tendem a não confirmar a inscrição na lista, o que pode não ser tão ruim assim, já que esses provavelmente não abririam os emails e vamos combinar que ninguém quer pagar por contatos que não engajam.

Dentro da e-goi, a entrega da recompensa digital com o double opt-in ativo é bem simples. 

double opt in ativo na automatização da entrega da recompensa digital

Na parte de edição do formulário de captura, clicando em opções, basta adicionar o link da página de obrigado no campo de submissão bem sucedida. 

A página de obrigado é onde você orienta o lead a confirmar a inscrição na sua lista.

Aqui nesse artigo eu mostro como criar uma página de obrigado em poucos minutos

No campo de cadastro bem sucedido você adiciona o link da entrega da sua recompensa digital, que pode ser um ebook, um vídeo, um infogrático, um template e por aí vai. 

No vídeo aqui acima, aí pelo minuto 9:25, eu mostro como conseguir o link do ebook para entregar como recompensa digital.

Feito isso é só salvar e pronto, pode testar seu formulário de captura e conferir a configuração.

Double Opt-In Inativo

Com o Double Opt-In inativo, todos os leads entram na lista já como ativos, sem precisar confirmar a inscrição.

A vantagem de desativar o double opt-in é que ele elimina um obstáculo para o lead entrar em lista, e com isso você consegue ter mais leads ativos para trabalhar. 

A desvantagem é que consequentemente vai atrair mais curiosos que tendem a não abrir seus emails. 

Nesse caso recomendo fazer uma limpa no seu email de tempos em tempos, eliminando  aqueles contatos que não abrem seus emails há mais de 3 meses, assim vai conseguir manter uma lista mais responsiva ao longo dos tempos. 

Existe uma diferença na automatização da entrega da recompensa digital quando o double opt-in estiver inativo. 

Lembra que falei que com o double opt-in inativo o lead já entra ativo na lista?

Isso quer dizer que não vai precisar enviar ele para uma página de obrigado, já que o contato não vai receber email de confirmação. 

Nesse caso basta envia-lo para entrega da recompensa digital assim que ele deixar os dados de contato.

double opt in inativo na entrega da recompensa digital

Para isso basta adicionar o link da entrega da recompensa digital direto no campo de Submissão Bem Sucedida, e não colocar nada no campo de Cadastro Bem Sucedido.

Assim, quando o lead deixar seus dados de contato e clicar no botão de submissão, ele já vai ser enviado direto para entrega da recompensa digital, sem precisar confirmar a inscrição na lista.

Com esse passo a passo você consegue automatizar a entrega da recompensa digital de forma simples e rápida.

Aqui eu usei a E-goi, de forma que o passo a passo para outra ferramenta pode ser um pouco diferente, mas segue a mesma ideia.

Se você ainda não usa uma ferramenta de e-mail marketing e quer dar os primeiros passos, pode fazer essa minha série de aulas gratuitas onde mostro do zero, como criar sua primeira estrutura de email marketing usando a E-goi. 

Se quer ir ainda mais além pode fazer nosso treinamento completo E-goi Dominado, que vai do Zero até estratégias avançadas de segmentação e configurações para aumentar sua taxa de conversão no e-mail marketing.

E aí, esse passo a passo te ajudou? Espero que sim.

Forte abraço e sucesso! 

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