A primeira coisa que me veio em mente quando pensei em criar um negócio online foi: Como criar um blog do zero e fazer com que ele se torne minha fonte de renda principal?
A verdade é que não é obrigatório criar um blog para ter um negócio de sucesso.
Mas também é verdade que sem um blog você vai precisar sempre ficar apagando incêndios, buscando novos meios de gerar tráfego para suas páginas, sejam elas de vendas ou de captura.
Geralmente quem decide por não criar um blog, está fadado a investir muito em publicidade (rezando para não ter suas contas bloqueadas ou anúncios rejeitados).
Ainda tem quem investe pesado em criar vídeos para o youtube, o que é uma excelente estratégia, mas a verdade é que o Youtube não é seu…. e se ele decidir bloquear seu canal? Hum… aí o negócio vai para o beleléu.
Por essas e por outras é que eu não abro mão de criar um blog, pois assim tenho mais segurança, sabendo que estou trabalhando em algo que é meu (sim, se estou pagando pela hospedagem e domínio, então ele é meu).
Tudo isso sem deixar de trabalhar as demais estratégias como vídeos no youtube e/ou anúncios, mas aí com mais segurança, já sabendo que tenho o blog que vai continuar gerando visitas e conversões para o meu negócio ao longo do tempo.
Agora que você já sabe a importância de trabalhar com blog, continua aqui comigo até o final que vou te apresentar os 7 passos que eu considero indispensáveis para quem quer criar um blog de sucesso.
Bora aprender como criar um blog que de vende todos os dias de forma orgânica (7 passos que ninguém te revelou, ainda!).
1 – Mentalidade
Ta aí um pequeno detalhe que faz toda diferença entre um negócio de sucesso e um negócio fadado ao fracasso, a M-E-N-T-A-L-I-D-A-D-E.
“É capaz quem pensa que é capaz. – Buda”
Essa frase de Buda mostra o quanto o nosso pensamento e crenças influenciam em nossas vidas.
Se você pensa que não vai conseguir fazer algo, então pode estar certo que não vai conseguir.
Se você pensa e acredita que vai conseguir fazer algo, então, mesmo que encontre dificuldades e muitos digam que é impossível, você vai chegar lá.
A verdade é que empreender não é sinônimo de dinheiro fácil (se está buscando por isso então está no lugar errado), afinal nem tudo são rosas.
Empreender requer visão, persistência, consistência e constância, então esteja preparado para enfrentar obstáculos, pois vai encontrar alguns, isso é certo.
Quer ter sucesso? Faça o que gosta, acredite em seu potencial e esteja preparado para enfrentar obstáculos com foco na solução, pois é ela que vai te guiar para frente.
“Nada de ficar choramingando pelos cantos se sentindo incapaz, isso só vai te tornar incapaz #ficadica”
2 – Escolha o Nicho Certo, ou Fracasse
Acabei de falar aqui acima, mas o primeiro passo para o sucesso é estar certo de fazer o que gosta, ama e/ou tem afinidade, pois isso vai te motivar para continuar estudando e buscando ser cada vez melhor no que faz.
Anote tudo que gosta de fazer ou falar sobre
Pegue um papel e caneta, ou abra seu Excel ou bloco de notas e anote tudo que gosta muito de fazer, que tem habilidade ou tem afinidade (gosta de falar sobre).
Analisando o Mercado
O próximo passo é analisar o mercado para saber se existem pessoas sedentas por esse assunto.
Existem diversas ferramentas gratuitas e muito poderosas para esse tipo de análise, como o Google Suggest e o keyword Tool.
Com elas é possível entender como as pessoas buscam pelo seu conteúdo na internet (a forma exata como digitam).
Basca começar a digitar a palavra que você acredita que as pessoas escrevem, que a ferramenta já vai te dar diversas sugestões (anote todas que tiverem sentido com o seu nicho).
Com base nessa informação você vai conseguir partir para a próxima etapa.
Entendendo o tamanho do seu mercado
Agora o próximo passo é descobrir a quantidade de buscas mensais pelo seu nicho (assunto que escolheu).
Hoje a ferramenta que traz essa informação com precisão e de forma gratuita é a Wordze, que substitui muito bem o Planejador de palavras chave do Google, que já não entrega mais esse tipo de informação gratuitamente.
Basta criar uma conta gratuita para ter acesso a ferramenta. Aí é digitar as palavras que pegou nas ferramentas que citei aqui acima, para saber a quantidade média de buscas mensais por essa palavra (anote tudo isso).
Preparado para a tacada final?
Analisando a Tendência ao Longo dos Tempos
Aqui vai mais uma ferramenta simples, gratuita e muito poderosa que vai te ajudar a escolher o melhor caminho, estou falando do nosso querido Google Trends.
Basta digitar as palavras que você anotou até o momento em cada nicho, que ele vai te mostrar a tendência das buscas ao longo dos tempos.
Dessa forma você já vai saber que as buscas tendem a crescer ou diminuir a médio longo prazo.
Não precisa nem dizer que você deve dar preferência a assuntos que tem buscas crescentes 😉
3 – Defina Sua Estratégia
Definido o seu nicho de mercado, chegou a hora de definir a estratégia que será usada no seu negócio, ou seja, de que forma vai trabalhar para alcançar seus objetivos, como:
- Blog
- Redes sociais (quais)
- Vídeos no Youtube
- E-mail Marketing
- Anúncios pagos
- Compra de links
Você pode trabalhar quantas estratégias achar mais vantajosa para o seu negócio (desde que consiga dar conta de todas elas, o que é muito importante).
Não preciso nem dizer que criar um blog é praticamente uma Tarefa obrigatória.
4 – Como Criar Um Blog Na Prática
Agora que você já tem a mentalidade que precisa para encarar os desafios, já sabe qual assunto (nicho) vai trabalhar, e já definiu sua estratégia, chegou a hora de começar a criar toda essa estrutura do seu negócio, começando pela criação do blog.
Não tem como criar um blog sem definir um nome para ele, o que chamamos de domínio, algo que fica como nomedoseublog.com.br.
Se ainda não criou seu blog, pode conferir esse artigo + vídeo onde ensino como criar, configurar e administrar um blog WordPress do Zero.
É através das estratégias de conteúdos que você vai aplicar no blog, que vai conseguir gerar muitas visitas e conversões sem precisar investir pesado em anúncios.
Preciso dizer que os resultados não acontecem instantaneamente, mas se você não desistir e continuar aplicando estratégias de conversão em seu blog, então terá uma poderosa fonte gratuita de tráfego e vendas.
5 – Conteúdo Para Conversão
Um dos maiores pavores de quem cria um blog é, como fazer para produzir conteúdos que convertem.
E com isso muitos cometem o erro básico de encher seu blog com artigos de vendas, cada um querendo vender um produto diferente, isso não funciona.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que seu público não está na internet buscando comprar, pelo menos a maioria deles.
Seu público busca a solução para algum problema, algo que você encontra naquelas palavras chaves que anotou quando foi escolher seu nicho, é nelas que você vai se apoiar para produzir seus conteúdos.
Feito isso basta seguir uma boa estrutura, sempre visando uma conversão.
Quando eu falo em conversão, eu não me refiro só a vendas, mas a curtidas, compartilhamentos, comentários, inscritos e vendas também.
A estrutura que mais funciona e é a que eu sempre uso é:
- Título atrativo, visando entregar a solução que seu público quer.
- Uma breve introdução sobre o que o conteúdo vai falar.
- Enfatizar o problema que o visitante está enfrentando sem o conhecimento que vou entregar no conteúdo
- Mostrar que tenho a solução
- Entregar a solução
- Fazer a chamada para ação, visando 80% contatos e o restante dividido entre curtidas, comentários, compartilhamentos e vendas.
Quem ensina todo esse passo a passo na prática e ainda com algumas estratégias extras, é o Victor Palandi no seu treinamento TextMachine. Vale a pena conferir.
6 – Potencializando Resultados Com E-mail Marketing
Sabe porque eu falei aqui acima que dou preferência por capturar contatos, usando 80% da minha energia para isso?
Simplesmente porque é a lista de contatos a responsável por mais de 80% do faturamento de qualquer negócio online.
E a boa notícia é que um blog é o melhor lugar para capturar contatos, isso porque você pode facilmente adicionar capturas de contatos, sem ser invasivo e com altas chances de conversão.
Aqui no Conquista Digital você vai encontrar capturas de contatos em diversos locais, como:
- Header (cabeçalho)
- Menu
- Sidebar
- Final dos artigos
- Popup de saída
- Página Sobre
- Dentro de artigos (nos textos)
- Banners dentro de alguns artigos
Agora que você já sabe como fazer para capturar contatos, faça seus testes e veja o que converte mais no seu projeto.
Não tem um serviço de autoresponder para trabalhar seu e-mail marketing e nem sabe como fazer? Aqui eu tenho um treinamento gratuito mostrando como usar a E-goi que é gratuita até 5001 contatos.
7 – Divulgar
Depois de montar toda essa estrutura, muitos param por aí e ficam esperando o tráfego chegar e as vendas começarem a acontecer.
Só que não é bem assim que funciona. Não é mesmo!
Você precisa divulgar o seu trabalho para ajudar o Google a posicionar seu conteúdo, pois ele também analisa se os visitantes gostam ou não do seu conteúdo, pelo tempo de permanência e pela navegação dele entre as páginas.
Então, sempre que produzir algum conteúdo faça você mesmo um bom trabalho de divulgação, espalhando esse conteúdo em todos os locais que seu público está como:
- Fanpage
- Perfil pessoal do facebook
- Linkedin (dependendo do seu nicho o seu público não vai estar por aqui)
- Instagran
- Enviando e-mail para sua lista e fazendo com que retornem para o seu conteúdo
- Youtube
Dica extra: Aproveite para embedar o vídeo no próprio artigo. Essa estratégia vai te ajudar tanto na indexação do seu artigo, com também a ser encontrado no youtube que é outra excelente fonte de tráfego.
Também tem outras estratégias bem interessantes como:
- Fazer anúncios no face ADS ou Bing ADS, levando para o conteúdo (o que geralmente é aprovado mais facilmente).
- Fazer Guest Posts linkando para o seu conteúdo
Esses são só alguns exemplos, mas você pode usar da criatividade para descobrir onde o seu público está e então divulgar por lá.
Já ouviu aquele ditado que diz que Quem Não é Visto Não é Lembrado? Pois é exatamente isso que acontece com seu blog, então bora arregaçar as mangas e sempre trabalhar forte na divulgação de cada conteúdo.
A grande vantagem é que você faz o trabalho de uma única vez e depois ele fica lá gerando visitas e conversões para você ao longo dos tempos.
Gostou? Agora que você já sabe como criar um blog que vende todos os dias, bora partir para ação e trabalhar no seu.
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