Será que tem como vender como Afiliado sem precisar investir nada?

Essa é uma dúvida que surge, praticamente todos os dias, de pessoas dizendo pra mim: 

Graciela, eu tô desempregado, posso iniciar nesse mercado de afiliado mesmo sem grana?

Ou ainda…

Hoje só o meu esposo/esposa que trabalha, não tenho renda, quero desenvolver um negócio pela internet, tem como vender como afiliado assim mesmo?

Se você também está buscando um meio de vender como afiliado sem precisar investir, está no lugar certo.

Nesse artigo vou te mostrar o que faz um Afiliado, como vender como afiliado sem experiência e 8 Passos para vender sendo Afiliado sem precisar investir nada.

O Que Faz Um Afiliado

O afiliado é a pessoa que faz a ponte entre o produto e a pessoa que está precisando desse produto.

Resumidamente o afiliado promove produtos de outras pessoas em troca de uma comissão por cada venda efetuada, que pode variar de 30% à 60% sobre o valor total da venda.

A vantagem do afiliado é que ele não precisa desenvolver o produto, dar suporte, atualizar aulas, investir em servidores.

Ele apenas precisa encontrar o produto que melhor se encaixa com as dores do seu público e trabalhar estratégias para vender esse produto como solução.

Como Vender Como Afiliado Sem Experiência

Se você está iniciando agora nessa jornada, saiba que começar como afiliado é o melhor caminho para quem está dando os primeiros passos nesse mercado. 

Justamente por não precisar criar o produto, dar suporte, atualizar aulas, investir em servidores, páginas de vendas e toda essa parte técnica que demanda muito conhecimento e tempo.

O que o afiliado precisa é de tempo, um computador com acesso a internet e acesso a um método que funciona para seguir com consistência e colher resultados.

Vou compartilhar aqui com você esse caminho dividido em 8 passos, que vão te fazer vender como afiliado todos os dias, basta aplicar com consistência.

Passo 01 | Escolha do Nicho:

Escolha do nicho

É claro que antes da escolha do Nicho, tem a questão da Mentalidade, que eu sempre falo:

Você precisa ter a mente preparada para ter sucesso, para enfrentar obstáculos saindo deles ainda mais forte e preparado para continuar crescendo.

Se você não estiver com a mente preparada para enfrentar obstáculos e seguir em frente, dificilmente vai conseguir ter sucesso.

Isso acontece porque inevitavelmente os obstáculos vão surgir, e se você não tiver preparado a vontade de desistir vai ser grande.

Então já fica aqui como dica extra:

Procure trabalhar sua mente para o sucesso.

Agora sim, vamos falar da escolha do Nicho, que é um dos passos fundamentais, onde a maioria esmagadora dos afiliados erram e por isso acabam fracassando, então presta muita atenção aqui!

Você precisa escolher um assunto específico para trabalhar como Afiliado.

Não cometa o erro de sair por aí atirando para todos os lados, divulgando qualquer produto que aparece pela frente. Isso não funciona!

Imagine que você coloca 200 pares de calçados na frente de uma vitrine, e pede para pessoa escolher 1 só par.

Muito provavelmente ela vai ficar olhando todas aquelas possibilidades e vai acabar saindo da loja indecisa, confusa e sem comprar nada.

É isso que acontece quando o afiliado não investe na escolha do nicho e sai divulgando um monte de produtos, ele acaba afugentando compradores ao invés de atrai-los.

Ou pior, pode atrair um monte de curiosos que não vão comprar nada.

O Melhor caminho é focar em um único nicho de cada vez, um único assunto.

E sabe qual é o melhor assunto para você começar a vender como afiliado?

É aquele assunto que você tem afinidade, gosta de falar sobre ou que é especialista, e é claro, que existam pessoas procurando por isso na internet.

Assim vai ficar muito mais fácil e prazeroso estudar sobre o assunto e se manter atualizado com o mercado.

Anote em um papel, bloco de notas ou planilha de excel, todos os assuntos que você gosta de falar ou que é especialista. 

Depois use ferramentas como o Ubersuggest para entender o volume de busca mensal sobre esse assunto e as variações de palavras que pode trabalhar para atrair o público certeiro.

como vender como afiliado usando o ubersuggest

Também pode usar o Google Trends para descobrir a tendência de busca pelo assunto ao longo dos tempos.

Google Trends para identificar nicho

Ele vai te mostrar se a busca por esse assunto está crescente, decrescente ou estável ao longo dos tempos e você pode fazer essa busca dentro dos últimos 12 meses ou até por mais tempo.

Assim consegue ter uma visão clara e ampla se vai valer a pena ou não trabalhar com esse assunto.

Passo 02 | Escolher o Produto Para Vender Como Afiliado

Escolha do melhor produto para vender como afiliado

Hoje temos grandes plataformas com uma infinidade de produtos para escolher como a Hotmart, a Monetizze e a Eduzz.

Nessas plataformas você vai encontrar milhares de produtos de todos os nichos.

Na sua maioria são Produtos Digitais, onde a pessoa compra e recebe o acesso através do e-mail, mas você vai encontrar também Produtos Físicos, como por exemplo, cápsulas, fones de ouvido, e muito mais…

Faça um cadastro gratuito nessas plataformas e invista o tempo que for preciso para encontrar o produto que de fato vai revolver a dor do seu público.

Como Descobrir a Maior Dor Do Seu Público

A grande maioria dos afiliados saem por aí escolhendo produtos pelo valor da comissão ou pelo histórico de vendas, o que pode ser um verdadeiro tiro no pé. 

Por isso é fundamental entender o seu púbico e descobrir o que eles querem e não o que você acha que eles querem, o que pode ser completamente diferente. 

A melhor forma de saber disso é indo até onde seu público está, que pode ser no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, youtube, Blogs, e por aí vai…

Descubra onde o seu púbico está mais concentrado e analise as interações (comentários). 

Vai perceber muitas dúvidas e algumas delas serão mais comuns, o que vai te dar insights para buscar o produto certeiro, com maior busca e maior possibilidade de vendas.

Mas não para por aí, pois também é importante escolher um produto que de fato entregue o que promete, ou que entregue até mais do que promete, o que vai aumentar sua credibilidade como afiliado no mercado.

Uma coisa é fato, não tem como vender como afiliado por muito tempo oferecendo produtos ruins, por isso analise muito bem o produto que vai promover.

Analisando Produto Para Promover Como Afiliado

Antes de se afiliar, entre na página de vendas do produto, consuma absolutamente todo o conteúdo e faça a seguinte análise:

  • Veja se a página foi bem feita;
  • Se tem um vídeo, assista ele até o final e veja se realmente tem o poder de converter em vendas;
  • Analise a estrutura da página de vendas, se tem um layout agradável que deixe o conteúdo fácil de ser consumido;
  • Veja se tem depoimentos de pessoas que tiveram resultados com o produto;
  • Veja se o produtor fala um pouco sobre ele, sua trajetória de sucesso (isso gera autoridade o que ajuda a vender mais);
  • Veja se oferece bônus;
  • Veja se detalha o que está entregando no produto;
  • Se está bem claro o período de garantia
  • Se gera alguma escassez, seja no preço que pode subir, no carrinho que pode fechar, nos bônus que podem ser removidos, no número de vagas, ou algo do tipo;

Resumindo, se coloque no lugar das pessoas que você vai oferecer esse produto

“Se você tivesse com esse problema, você compraria esse produto olhando essa página de vendas?”

Se a resposta for sim, é um bom indicativo de que essa página de vendas converte e que você pode divulgar.

Outro fator que pode também te ajudar a decidir qual produto promover, é a temperatura dele.

Por exemplo, a Hotmart trabalha com “Graus”, os produtos que estão em 150º estão os mais vendidos no momento.

A Monetizze trabalha com “Bars”, então os produtos que estão em 100 Bars são os mais vendidos.

É claro que os que estão sendo mais vendidos estão tendo uma concorrência maior, mais afiliados oferecendo esse mesmo produto.

Então se escolher um produto mais vendido, tenha em mente de que vai precisar fazer um trabalho mais forte para superar a concorrência.

Agora, aqui é que vem a sacada…

Não necessariamente o produto mais vendido vai ser o melhor pra você.

Talvez um produto que não esteja no topo das vendas, mas que tenha uma boa página de vendas, um material legal pra divulgar, pode ser o produto ideal para você promover sem concorrência, nadando de braçadas em um oceano azul.

Passo 03 | Canais de Distribuição de Conteúdo

Canais de Distribuição de Conteúdo

Depois que se afiliou a um produto, vai começar a trabalhar canais para distribuir conteúdos, com o objetivo de ser encontrado e fazer sua oferta.

O canal que mais recomendo hoje e que você pode usar sem precisar pagar nada, é sem dúvida alguma o Youtube.

Você pode criar um canal no youtube e começar a produzir conteúdos com objetivo de atrair sua audiência (pessoas interessadas no que você tem para oferecer).

Como Ter Ideias Para Produzir Conteúdo No Youtube

Entre no youtube e faça buscas relacionadas ao assunto (nicho) que decidiu trabalhar como afiliado.

Entre nos 3 ou 5 vídeos mais bem posicionados para esse assunto, assista os vídeos até o final e faça anotações com os principais pontos que vai abordar no seu conteúdo.

Assim vai tendo ideias para produzir um vídeo ainda mais completo e por isso, com mais chances de ser adorado por todos, inclusive pelo youtube que pode colocar seu vídeo no topo das buscas.

Outra forma de ter ideias é usando o nosso amigo e maior buscador da internet, o Google.

Faça uma busca por assuntos relacionados ao seu nicho, entre nos blogs/sites mais bem posicionados e consuma todo esse conteúdo.

Da mesma forma faça anotações com os principais pontos, veja o que um artigo entrega que outro não entrega e vai bolando algo ainda mais completo para produzir o seu vídeo no youtube.

Sim, isso vai dar trabalho, é normal, se você quer realmente ganhar dinheiro pela internet, tem que arregaçar as mangas e trabalhar, não é dinheiro fácil não, mas é possível e vale a pena.

De repente você vai me dizer:

“Graciela, eu não gosto de aparecer, tenho medo, não posso gravar vídeo!”

Se você quer ganhar dinheiro na internet e não tem condições de investir agora, recomendo que se permita dar esse primeiro passo, se não quer aparecer, não tem problema.

você pode gravar a tela do seu computador mostrando o passo-a-passo de como fazer algo.

Ou ainda pode fazer uma apresentação em power point ou mapa mental, onde mostra a tela do computador e vai discorrendo sobre os tópicos, o que funciona muito bem.

Também pode usar programas gratuitos como o PowToon que cria vídeos animados e possui uma versão gratuita que te permite criar vídeos com até 5 minutos, o que já é mais do que suficiente.

Fato é que existem várias formas de gravar vídeos, até mesmo sem aparecer. Então não arranja desculpas e parta para ação, que o resultado vem.

Os vídeos vão começar a atrair um público interessado por esse assunto, onde você vai ter a chance de vender o produto ou serviço que está oferecendo como Afiliado.

Basta fazer uma chamada no vídeo levando as pessoas para conhecerem o produto clicando no link da descrição (você deixa seu link de afiliado na descrição do vídeo).

Importante! Seja consistente na publicação dos vídeos, mesmo que no começo não gere muitas visualizações, isso é normal.

Mas se mantiver a consistência, vai ver que em pouco tempo seu canal vai crescer e todo esforço vai ter valido muito a pena.

O Youtube pode ser o seu principal canal de vendas, mas recomendo que crie alguns outros canais auxiliares que vão te ajudar a gerar tráfego pra dentro do teu canal do youtube, como por exemplo:

  • Uma Fanpage no Facebook;
  • Uma conta no Instagram;

Você pode criar esses canais com o seu nome ou com o nome do seu projeto, caso não queira ou não possa aparecer.

Use esses canais para gerar engajamento e trazer as pessoas para seus vídeos no youtube.

No Facebook não tem muito mistério, pode simplesmente criar posts chamando as pessoas para conferir o vídeo que acabou de subir para o canal sobre o assunto XYZ.

O instagram já é uma rede social ainda com bastante engajamento e propagação de conteúdo, mas requer um pouco mais de trabalho para gerar conversão.

Você pode fazer postagens todos os dias, inserindo umas 3 publicações por dia dentro do Feed e uns 5 ou 6 Stories, entregando sempre um conteúdo legal, uma dica rápida, e fazendo uma chamada para ação, levando para o link da sua BIO.

Lá dentro da tua BIO (Biografia) você pode colocar o link do seu canal do youtube e/ou um link de afiliado.

Assim nas suas postagens você pode levar as pessoas a clicarem no link da bio para saber mais, onde podem comprar seu produto ou entrar para sua lista.

Outra coisa que faço no Instagram é chamar as pessoas para meu canal do Youtube.

Pego um vídeo grande, tiro uma parte de cerca de 1 minuto desse vídeo que contenha uma dica específica.

Coloco esse vídeo de um minuto no Instagram com uma chamada para as pessoas assistirem o vídeo completo dentro do nosso canal do Youtube.

Com isso eu gero tráfego do Instagram pra dentro do Youtube onde tenho mais tempo para gerar conversão.

Você pode também seguir pessoas importantes do seu Nicho e também começar a seguir as pessoas que seguem eles.

Assim você pode ser seguido de volta e com isso vai gerando um público interessado naquilo que você tem para oferecer.

Passo 04 | Como Vender Como afiliado Usando Estratégia de Conversão

estratégia de conversão para vender como afiliado

Depois que você criou toda essa estrutura, é hora de começar a bolar uma estratégia de conversão, e como fazer isso?

Simples, vai usar a produção de conteúdo.

Seu conteúdo deve sempre ter um objetivo de resolver alguma dor do seu público, o que vai gerar a conexão que você precisa para fazer uma chamada com mais poder de conversão.

No decorrer desse vídeo você vai fazer uma chamada para ação, levando as pessoas para teu link de Afiliado, de uma forma sutil, sem ser o chato que só quer vender. 

Algo do tipo:

“Eu aprendi tudo isso e muito mais no treinamento XYZ e vou deixar o link aqui abaixo para você também conhecer”

Dessa forma você começa a construir um exército de vídeos gerando visitas e cliques nos seu links, onde pode fazer suas vendas como Afiliado enquanto dorme, viaja ou vai no shopping. Sacou?

Passo 05 | Construção de Lista Para Vender Como Afiliado Acima da Média

construção de lista como afiliado

Produzir conteúdo com objetivo de vender é muito bom e funciona, mas existe algo ainda mais poderoso que vai te fazer ganhar mais segurança previsibilidade nas vendas.

Estou falando da criação de uma lista de pessoas interessadas no que você tem para oferecer. 

Algo que te permita continuar se comunicando com essas pessoas mesmo depois de terem assistido seu vídeo e assim poderá vender para quem não comprou no primeiro momento.

Além disso poderá fazer outras ofertas para essa mesma lista, aumentando sua conversão em vendas com muito menos esforço.

O melhor caminho que eu recomendo para criação de lista é sem dúvida o E-mail Marketing.

Mas vai precisar ter uma estrutura um puco maior como criação de um domínio para autenticar na ferramenta e criação de um e-mail profissional para usar como remetente das campanhas. 

Se você não tem nenhuma grana pra investir nesse primeiro momento para criar um domínio, uma solução é criar um grupo no Facebook e levar as pessoas lá para dentro.

Imagina que você está entregando um conteúdo relevante no seu vídeo, só que ao invés de levar as pessoas direto para o teu link de afiliado,vai fazer algo um pouco diferente como:

 “Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo VIP do Facebook, lá dentro entrego conteúdos exclusivos toda semana. Então Clica aqui abaixo e faça parte do nosso grupo VIP” 

Com isso você vai construindo uma lista dentro do Facebook.

Outra opção é criar uma lista dentro do ManyChat.

O ManyChat que é uma ferramenta que tem integração com o Facebook e permite criar lista e ainda programar uma série de conteúdos automáticos para se comunicar via messenger.

O ManyChat tem uma versão gratuita muito robusta e também uma versão paga para quem quer ir ainda mais além.

Com essa ferramenta você pode capturar contatos de diversas formas, que vai desde um comentário deixado em um post digitando uma palavra pré-definida por você. 

Até a criação de um botão ou um link que você pode colocar em qualquer lugar, como uma página ou na descrição do seu vídeo.

Assim que a pessoa clica no link ou no botão ela precisa autorizar receber suas mensagens via messenger. 

Feito isso você pode automatizar uma série de mensagens com objetivo de gerar mais engajamento e fazer sua oferta como afiliado.

Além disso vai continuar com o contato dessa pessoa e poderá fazer outras campanhas de vendas com muito mais poder de conversão, porque agora está oferecendo algo para quem já te conhece.

Outra forma que você tem de gerar lista, é trabalhar com o WhatsApp.

O Whatsapp é usado pela maioria das pessoas e praticamente ninguém ignora as mensagens recebida por ele, então sua taxa de abertura será absurdamente maior.

O processo é praticamente o mesmo, onde você chama as pessoas do seu vídeo do youtube para entrar no seu grupo do Whatsapp para receber mais conteúdo exclusivo sobre aquele assunto.

Você pode adicionar o link do grupo, ou pode criar uma lista de transmissão e deixar seu número para que as pessoas te adicionem e falem algo, assim terá autorização para começar a se comunicar com elas.

Recomendo que use o aplicativo do Whatsapp Businnes que possui mais funcionalidades e até terá algumas opções de automatizações como mensagens de boas vindas, adicionar TAGS conforme o interesse de cada pessoa, etc…

O Whatsapp requer um trabalho mais braçal, mas é uma excelente forma de ganhar dinheiro como afiliado sem investir nada.

Passo 06 | Divulgar o Vídeo

Divulgar vídeo

Não adianta você postar um vídeo lá no Youtube e esperar chover de visualizações, as vezes acontece, mas é bem difícil, então você precisa dar uma forcinha para que as pessoas cheguem até ele.

Divulgue seu vídeo em diversos canais que puder como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Whatsapp caso tenha um grupo ou lista de transmissão;
  • Lista de emails;
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • Whebpush;

Compartilhe esse conteúdo onde teu público estiver mais concentrado.

Dessa forma você ajuda a gerar o tráfego que precisa pra fazer toda essa engrenagem funcionar. 

Além disso esse tráfego vai servir como combustível para o youtube te ver com bons olhos e posicionar seu vídeo no topo das buscas.

Passo 07 | Faça um CTA (Chamada para Ação)

Chamada para ação

Já falei sobre isso aqui acima, mas nunca é demais reforçar algo tão importante.

Faça uma chamada para ação em absolutamente todo conteúdo que você produzir.

Eu costumo dizer que…

“Conteúdo grátis é igual a energia desperdiçada”

Recomendo que você use 80% das suas energias chamando pessoas para dentro de uma lista, onde vai poder trabalhar várias ofertas com maior poder de conversão.

20% das suas energias pode ser focada nas demais conversões que são: 

  • Levar para seu link de afiliado;
  • Pedir curtida;
  • Pedir compartilhamento;
  • Pedir comentários;

Passo 08 | Ofereça Bônus Para Potencializar Vendas Como Afiliado

Ofereça bônus como afiliado

Se você quer vender como Afiliado e superar seus concorrentes, ofereça Bônus.

Você não tem noção do poder que tem um bônus na hora de gerar uma venda.

Imagina que você tá vendendo o produto “XYZ” como Afiliado e fala para as pessoas

“ Se você adquirir esse produto pela minha recomendação, atravéz desse link, vou te entregar esse, esse e esse bônus.”

Isso quer dizer que se a pessoa comprar esse mesmo produto com outro Afiliado, ela não vai ter esse bônus porque eles são seus, são únicos. Sacou?

Isso vai fazer com que as pessoas decidam por comprar de você e não da sua concorrência.

E antes que você me diga que é impossível criar um bônus, aqui vai uma dica simples e muito poderosa:

Peque uns 3 vídeos que você teve bastante visualizações, transforme isso em texto, que pode ser no word mesmo. 

Faz a diagramação direitinho, com imagens, parágrafos curtos, cabeçalho, rodapé, numeração das páginas, o que é bem simples de fazer. 

Depois salve esse documento como PDF e pronto, vai ter um baita bônus para entregar como afiliado.

Depois você pode hospedar esse arquivo em sites como o MediaFire que é gratuito e você vai ter um link desse Ebook.

Então vai entregar esse link para as pessoas fazerem o download. Simples assim! 

Se você tiver um site ou Blog, pode hospedar PDF lá dentro das mídias do seu blog e vai ter um link também.

Depois simplesmente você vai pedir pra pessoa te mandar um Email com o número da transação de compra, para que você possa confirmar que a compra foi feita pela tua recomendação.

Feito isso você já responde o Email com seu bônus.

É assim que eu faço e tem gerado muito resultado aqui pra mim há anos #ficaadica

Gostou desse artigo mas não sabe por onde começar para colocar tudo isso na prática?

Estou liberando uma série de 5 aulas exclusivas de forma gratuita mostrando um método simples e prático para vender todos os dias como afiliado sem investir nada. 

Para liberar seu acesso é só clicar aqui e deixar seu melhor e-mail, para onde eu possa te enviar as aulas.

 

Forte abraço e sucesso! 

Libere seu acesso ao nosso mini curso gratuito PARA AFILIADOS

Aprenda como criar uma estrutura para vender TODOS os dias como afiliado SEM precisar investir NADA

Odiamos spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!