Há muito tempo se falava que conteúdo era rei, na verdade ele continua sendo e sempre será rei.
Afinal de contas não importa o que você vende, sem conteúdo não é possível atrair as pessoas certas e gerar conexão que você precisa para vender.
É claro que tráfego também importa muito.
Não adianta produzir o melhor conteúdo do mundo para o youtube ou para o blog se não tiver pessoas chegando até eles.
Só que a base da conversão sempre será o conteúdo.
É através dele que você será encontrado em uma busca orgânica no Google ou no Youtube, isso é fato!
A produção também é responsável por segmentar seu público.
Quer um exemplo?
Se você produzir um conteúdo sobre “Como vencer a ansiedade”, só vai atrair atenção de pessoas que estão buscando sobre como vencer a ansiedade e não de pessoas que querem saber “como fazer crochê”. Sacou?
Com a produção de conteúdo você sempre vai atrair as pessoas certas para o seu negócio, pessoas que estão muito mais propensas a comprar o seu produto ou serviço.
Aí você pode dizer… Legal Graciela, eu já entendi que produzir conteúdo para youtube, blog e redes sociais é importante, mas …..
Mas como ter ideias todos os dias para produzir conteúdo para youtube, blog e as diversas redes sociais que temos hoje no mercado?
Nesse artigo eu vou tirar essa crença limitante de que produzir conteúdos com frequência é um bicho de sete cabeças, pois tudo é muito mais simples do que você imagina.
Se prepara porque aqui eu vou te mostrar:
- Tipos de Conteúdo que você pode produzir no youtube, blog, redes sociais ou em qualquer outro local da internet;
- Como ter ideias para produzir Conteúdos Ilimitados;
- Como montar uma Estrutura de conteúdo para Conversão.
Tipos de Conteúdo Para Youtube, Blog e o Que Mais Quiser
Existem vários tipos de conteúdo, dentre eles, um dos mais utilizados hoje são os Vídeos no youtube.
Existem vários formatos de vídeos como:
- Vídeos onde você aparece entregando alguma dica relevante;
- Vídeo mostrando slides onde mostra a tela do computador e discorre sobre o assunto;
- Vídeo mostrando um mapa mental onde também vai mostrando os tópicos e subtópicos e vai discorrendo sobre eles;
- Vídeos no formato screencast, onde mostra a tela do computador com um passo a passo como fazer algo;
Enfim, existem várias formas de gravar vídeos e esse é um modelo de conteúdo bastante poderoso.
O objetivo de gravar vídeos no youtube é ser encontrado em uma busca orgânica pelo assunto relacionado ao vídeo que gravou.
Assim terá o tempo todo pessoas chegando ao seu conteúdo sem que você precise investir em anúncio ou ficar correndo atrás de novos clientes todos os dias.
Outro tipo de conteúdo bastante utilizado são os Artigos no blog.
Artigos são conteúdos em textos, com o objetivo de ser encontrado por quem estiver navegando no Google, procurando sobre algo relacionado ao assunto que você adicionou no artigo.
Além disso existem outros formatos de conteúdo como Ebooks, Infográficos, Áudios, Stories nas Redes Sociais e por aí vai…
Como Ter Ideias Para Produzir Conteúdo Para Youtube, Blog e Redes Sociais
Muito provavelmente você já sofreu com a síndrome da tela em branco.
Você senta na frente do computador e fica olhando aquela tela em branco sem a mínima ideia de que conteúdo produzir.
Eu já sofri muito com isso no começo, quando sentava na frente do computador para produzir um artigo ou definir assuntos para vídeos.
Simplesmente a ideia não vinha de jeito algum.
Daí vem aquela dúvida cruel:
“O que vou entregar para o meu público?”
“Será que ele vai gostar disso?”
“Será que isso vai bombar?”
Com isso é normal ficar paralisado e acabar não produzindo conteúdo algum.
Ou até consegue ter alguma ideia depois de horas queimando neurônios, algo que poderia estar investindo em técnicas para aumentar o faturamento do seu negócio.
Uma coisa que pode fazer para liberar sua criatividade é usar o nosso amigo Google Suggest.
Comece fazendo algumas pesquisas relacionadas ao seu nicho.
Vai perceber que o Google vai trazer algumas informações relevantes acerca do que as pessoas estão procurando hoje.
Por exemplo:
Se o teu nicho é “Secar Barriga” você pode digitar isso na busca do Google e o próprio Google vai acabar trazendo mais sugestões como:
- Secar barriga homem;
- Secar barriga em 3 dias;
- Secar barriga em uma semana;
E por aí vai…
Sabe o bom desse tipo de pesquisa?
O Google só vai te dar sugestões de palavras que as pessoas realmente estão buscando hoje.
Se as pessoas estão buscando você pode e deve produzir conteúdo sobre isso.
Pegue essas ideias e vá colocando em uma planilha para ir criando uma pauta de conteúdo que pode trazer ao longo dos tempos para o seu negócio.
Falta de ideias de conteúdo para youtube, blog, redes sociais, emails, nunca mais!
Só no Google Suggest você já vai ter muitas ideias para produzir conteúdo sem precisar pagar nada por isso.
Mas não para por aí.
É possível pesquisar por conteúdo para youtube usando o próprio Youtube Suggest.
Se você for lá nas buscas do youtube e digitar “secar barriga”, ele já vai te dar algumas sugestões como:
- Secar barriga em uma semana;
- Secar barriga rápido;
- Secar barriga exercícios;
E assim por diante…
Adicione algumas palavras-chave que acredita que as pessoas estejam procurando pelo assunto, que o youtube vai te dando milhares de sugestões.
E tem mais.
Outra ferramenta bem interessante é o Ubersuggest que é totalmente gratuito.
Lá você pode digitar palavras-chave relacionadas ao teu nicho que ele te dá várias sugestões de conteúdo e ainda mostra o volume de busca mensal sobre aquele assunto.
Então, seguindo o exemplo que a gente tava buscando, vamos colocar “secar barriga”.
Veja se está com o idioma de Português / Brasil, e clica em buscar.
Ele vai te dar, além das ideias de palavra-chave, o volume médio por buscas por aquela palavra que você digitou.
Com isso você consegue entender qual é a fatia do público que tem chance de alcançar produzindo esse tipo de conteúdo.
É possível usar essa técnica para ter ideias ilimitadas de conteúdo para youtube ou qualquer outra plataforma, pois se as pessoas buscam no Google, buscam em outros locais da internet também. Sacou?
Ubersuggest também mostra a dificuldade de posicionamento desse conteúdo no Google e em anúncios, o que será interessante caso pretenda investir para propagar esse conteúdo.
Além disso, você vai ter a tendência de busca ao longo dos tempos, através de um gráfico apresentado na ferramenta.
Com isso você consegue saber se as pessoas tendem a buscar mais ou menos por esse assunto ao longos dos tempos, o que vai te ajudar a entender se vale ou não a pena produzir esse tipo de conteúdo.
O ubersuggest é tão completo que se clicar em VER TODAS AS IDEIAS DE PALAVRA-CHAVE, vai conseguir ver os sites mais bem posicionados para a palavra chave em questão.
Assim você vai poder espionar seus concorrentes com objetivo de trazer algo ainda mais completo para sua audiência.
E não para por aí…
Ainda dentro do Ubersuggest, se clicar na aba RELACIONADAS, vai ter sugestões de palavras chave semelhantes.
Seguindo o exemplo da palavra “secar barriga” ele vai mostrar outras sugestões como:
- Chá para secar barriga;
- Tratamento para secar barriga;
- Exercício para secar barriga;
Isso vai te ajudar a produzir uma pauta que vai ditar seu conteúdo para youtube, blog e redes sociais por muito tempo.
Outra coisa que você pode fazer também, é analisar os seus concorrentes dentro do Youtube.
Ao digitar a palavra“secar barriga” e ele vai trazer diversos canais, diversos vídeos bem posicionados.
Escolha um canal com maior número de inscritos e busque entender como eles trabalham.
Veja qual é o vídeo que tem mais visualizações em menos tempo, analise os títulos dos vídeos e trabalhe para produzir algo ainda mais completo e impossível de ser ignorado.
Dentro do canal do youtube, selecione a opção CLASSIFICAR POR MAIS POPULARES e vai conseguir ver em todo o histórico do canal, quais foram os vídeos que geraram mais visualizações.
Entre nesses vídeos e tire diversos insights para produzir conteúdo para youtube que seu público vai amar.
Estrutura do Conteúdo para Conversão
Existem alguns passos básicos que são importante seguir, o primeiro deles é pensar em um título que chame a atenção das pessoas.
Pense em trazer um título que chame mais atenção dos visitantes do que o título do seu concorrente.
Faça uma busca no youtube e no Google por essa palavra, dá uma olhada nos título dos seus concorrentes.
Se inspire neles para criar um título que chame ainda mais atenção e que seja impossível de ser ignorado.
Títulos ideais são os que trazem uma grande promessa, trazem números, geram curiosidade ou mostram como fazer algo.
Algo como:
- 5 Formas para…
- 10 Maneiras para conseguir…
- Como fazer…
- Como conseguir esse tipo de resultado…
Esses são os títulos mais utilizados e que geram mais curiosidade nas pessoas, para clicarem.
Ou ainda pode usar títulos que remetam a uma história:
- Como ele fez isso… e conseguiu perder 5 Kg em 1 semana;
São modelos de títulos que pode aplicar para chamar a atenção das pessoas a ponto de escolherem clicar no seu conteúdo e não no do seu concorrente.
Além disso, falando em vídeos, é interessante criar uma Thumbnail que chame atenção.
Use imagem que remeta àquilo que está entregando, coloque letras grandes, porque a intenção no primeiro momento é conseguir o clique antes do seu concorrente.
No caso do Google, ele não mostra a imagem miniatura do seu artigo, então nesse caso capriche em uma descrição interessante.
Depois vem a Estrutura do Conteúdo, e o primeiro passo é fazer um pequeno resumo acerca do que vai entregar para que só pessoas realmente interessadas continuem conectadas.
Isso vai fazer com que você gere uma primeira conexão e desperte a vontade na pessoa em continuar assistindo o seu vídeo, continuar lendo o seu artigo, e tudo mais…
Depois, basicamente você vai mostrar que sabe sobre o que está falando, que já passou por isso ou conhece alguém que já passou por isso também.
Entregue detalhes acerca do problema que a pessoa está enfrentando sem ter acesso àquele conhecimento que você vai entregar.
Esse vai ser mais um ponto de conexão com seus visitantes.
Em seguida entregue o que está prometendo.
Se prometeu “15 Passos para Secar Barriga em 15 dias”, entregue os 15 passos, aqui não tem mistério, é entregar aquilo que prometeu no título.
Não fique com medo ou receio de entregar o teu melhor, porque isso é o que vai fazer as pessoas continuarem te acompanhando, confiarem em você, a ponto de gerar uma conversão.
Feita a entrega do conteúdo, você vai fazer o que a gente chama de CTA (Call To Action), que nada mais é do que a chamada para ação.
Chame as pessoas para tomar uma ação que pode ser se inscrever na sua lista, entrar em uma página de vendas, acessar outro conteúdo, etc…
E a regra aqui é:
Nunca produza um conteúdo sem um objetivo.
Sempre coloque um CTA, porque aí todo o conteúdo que você publicar formará um exército que vai começar a gerar conversões para de forma automatizada ao longo dos tempos.
Imagine cada artigo, cada vídeo, cada Ebook, cada Infográfico que você produzir, ficar ali gerando conversões.
Então, resumindo:
- Crie títulos irresistíveis;
- Capriche na imagem da thumbnail dos vídeos;
- Capriche na descrição do artigo;
- Comece entregando um resumo do que está por vir;
- Mostra que entende do assunto;
- Mostra exemplos ou algo que aconteceu com você ou com alguém que conhece;
- Entregue o conteúdo;
- Faça uma chamada para ação (CTA);
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