Quem pensa que é só criar um novo conteúdo para chover de visitas no blog está muito enganado.
Tão importante quanto publicar novos conteúdos periodicamente é saber como divulgar seu blog para conquistar audiência.
Nesse artigo de hoje eu vou te passar 10 dicas de como divulgar seu blog corretamente, mas antes disso eu preciso te alertar para algo muito importante.
A base do seu conteúdo precisa estar bem estruturada para que gere conversões, caso contrário será mais um conteúdo grátis espalhado na internet.
É preciso ter em mente de que seu público procura por conteúdo que solucione o problema que ele está buscando resolver.
Sua missão aqui é trabalhar para criar títulos atrativos que chamem atenção para a solução daquele problema.
Não precisava nem dizer, mas é importante que o conteúdo realmente entregue o que prometeu no título (se possível entregue até um algo a mais).
Outra coisa…
Nada de publicar conteúdo sem objetivo!
Todo (eu disse todo!) conteúdo que você publicar precisa ter como objetivo fazer com que o visitante gere uma ação, que pode ser uma simples curtida, compartilhamento, comentário, ou até mesmo chamar para se inscrever na sua lista de contatos, ou ainda oferecer um produto ou serviço.
Dessa forma vai ter uma estrutura trabalhando para você, gerando tráfego e conversões ao longo dos tempos.
Agora que você já entendeu como montar uma estrutura sólida para o seu conteúdo, é hora de trabalhar para ser encontrado e fazer toda essa engrenagem funcionar.
Aqui entram as 10 dicas de como divulgar seu blog e conquistar mais audiência. Fica ligado até o final, pois vai encontrar uma dica extra e bem importante.
1 – Como Divulgar Seu Blog Nas Redes Sociais
Foque seus esforços nas redes sociais que seu público está mais concentrado. Jamais tente trabalhar todas as redes sociais, pois além de não dar conta, ainda vai correr o risco de atrair o público errado, que não vai comprar de você.
Dentre as principais redes sociais estão o Facebook, Linkedin, Twitter, Instagram, e Pinterest.
Você pode usar o seu perfil e/ou páginas para avisar quem te segue que tem novo conteúdo disponível no blog.
Discorra um pouco sobre as dificuldades que percebeu e que te fez criar o conteúdo e chame o pessoal para acessa-lo.
Também pode usar os grupos para fazer o mesmo, recomendo que busque fazer parte de grupos que sejam do mesmo nicho que o seu e que tenham interações como curtidas, compartilhamentos e principalmente comentários, o que indica um grupo responsivo e muito mais propenso a consumir o seu conteúdo.
Nesse caso recomendo ver se os administradores vão permitir você postar links levando o pessoal de lá para o seu blog (a maioria não permite).
Se não permitir você pode ir ajudando o as pessoas do grupo com respostas, dessa forma muitos vão clicar no seu perfil para saber mais sobre você, e vão acabar descobrindo o seu blog (coloque o link do blog na descrição do seu perfil).
Mantenha seu perfil e páginas atualizadas, ofereça 80% de conteúdos que geram engajamentos, com perguntas, imagens engraçadas do seu nicho ou do seu dia a dia. Isso vai te ajudar a aumentar o alcance das postagens.
Reserve 20% das postagens para fazer o seu marketing, oferecendo algum produto, serviço ou divulgando seu blog.
Faça esse processo periodicamente, não deixe que as pessoas te esqueçam, mas também não seja o chato postando o tempo todo, mantenha o bom senso 😉
2 – Vídeo Marketing
A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão consumindo conteúdos em vídeos, além disso o Youtube é um dos maiores buscadores do mundo.
Acho que já deu para perceber que Vídeo é uma excelente maneira para divulgar seu blog ou site.
Faça vídeos criativos, objetivos e não muito longos, facilitando com que mais pessoas possam assistir até o final.
Não esqueça aproveitar o vídeo para chamar o visitante para uma ação, que pode ser visitar o conteúdo completo no seu blog ou se inscrever em uma página de captura.
Crie Títulos atrativos para seus vídeos. Uma dica TOP é salvar o arquivo do vídeo já com a palavra chave principal que vai trabalhar na otimização, assim ajuda a melhorar o posicionamento do vídeo.
Utilize Palavra Chave também no Título, no campo da Descrição e também nas Tags.
Deixe o link do blog no campo descrição para atrair mais visitantes.
Use também as anotações e os cartões para te ajudar a aumentar as chances do visitante clicar e fazer a ação que você determinar.
Outra dica bacana é embedar o vídeo dentro de um artigo e transcrever o conteúdo do vídeo em texto, isso vai te ajudar a ser encontrado tanto no youtube como em outros buscadores como o Google.
3 – Comentários em Blogs
Visite blogs influentes que publicam assuntos relacionados ao seu negócio, consuma o conteúdo e faça comentários inteligentes.
Nada de “seu conteúdo é bom” ou “Gostei muito do conteúdo”, isso só vai fazer seu comentário ser marcado como spam na maioria das vezes.
Faça comentários que tenham sentido com o conteúdo e dessa forma vai ter mais uma maneira de divulgar seu blog sem precisar ser o chato.
4 – Guest Posts
Não poderia falar de como divulgar blog ou site sem falar em Guest Posts.
Guest Post é quando você se oferece ou é convidado a publicar um conteúdo dentro do blog de outro profissional, o que te dá o direito de linkar para o seu blog uma ou mais vezes (isso depende do acordo que fizer com o dono do blog que vai publicar seu Guest Post).
Assim vai conseguir links apontando para o seu blog, o que o torna mais relevante aos olhos do Google e outros buscadores, ajuda no posicionamento e garante mais tráfego qualificado.
Só não posso te dizer que conseguir Guest Post é uma tarefa fácil, porque não é…
Você vai receber muitos NÃOS até chegar no SIM.
O caminho normal é entrar em blogs bem posicionados do seu nicho, buscar um meio de contato, que geralmente é na página de contato do blog e enviar um pedido de Guest Post.
Nesse pedido geralmente você diz que conhece e admira o trabalho desse profissional, que atua na mesma área e que tem interesse em publicar um conteúdo sobre o assunto XYZ para agregar valor para a audiência dele.
Mas só isso geralmente não é o suficiente, até porque dificilmente vai receber um sim se a pessoa nem te conhece.
A melhor forma de conseguir um SIM é aparecer no radar de donos dos blogs mais influentes do seu mercado, assim terá mais confiança que precisa para ter seu pedido aceito ou até mesmo ser convidado a publicar um conteúdo para o público deles.
Consuma o conteúdo desses profissionais, faça comentários relevantes dentro dos artigos, participe de eventos onde possa encontrar esses profissionais, faça amizades, compartilhe conhecimento e assim terá mais chances de ter seu Guest Post aprovado.
5 – E-mail
Manter sua lista de contatos atualizada a cerca dos seus novos conteúdos é uma excelente forma de divulgar seu blog, aumentar o tráfego, autoridade e conversão, afinal, quem não é visto não é lembrado não é mesmo?
Se ainda não tem uma estrutura de email marketing, está deixando dinheiro na mesa, pois essa á uma das principais fontes de faturamento de qualquer negócio de sucesso.
Se não sabe por onde começar a criar essa estrutura de email marketing, pode clicar aqui e fazer meu treinamento gratuito com uma série de 6 aulas passo a passo.
6 – Atualizar Posts Antigos
Atualizar posts antigos do seu blog e apontar link para artigos mais novos vai te ajudar a melhorar a indexação do seu conteúdo nos mecanismos de busca, gerando ainda mais tráfego qualificado.
Essa é uma das melhores formas de divulgar blog que eu conheço, pois além de manter seu conteúdo sempre atualizado (depois de algum tempo podem haver links e dicas que não funcionam mais), é possível melhorar a taxa de conversão, já que pode atualizar seus links e a chamada para ação.
Esse artigo aqui é um exemplo de post antigo que acabei de atualizar. 😉
7 – Parcerias
Uma das coisas boas de se trabalhar pela internet é o networking que fizemos e a possibilidade de conquistar boas parcerias.
Você pode entrar em contato com seus parceiros e amigos de negócios e pedir para ajudarem a compartilhar seus conteúdos nas redes sociais.
Só precisa se atentar para uma coisa bem importante!
O conteúdo deve gerar muito valor e ter relação com o que a pessoa já costuma postar em suas redes sociais. Assim você não se torna um chato e atinge o público com maior chance de conversão.
8 – Entrevistas com Influenciadores
Gravar entrevistas com grandes influenciadores do seu nicho, ou até mesmo citar eles em um post pode fazer com que eles retribuam compartilhando com sua audiência, o que ajuda e muito a divulgar seu blog para um público ainda maior.
9 – Poste Novos Conteúdos com Frequência
Manter a periodicidade nas postagens é algo bem importante na hora de divulgar blog e se manter vivo no mercado.
Mas não precisa postar todos os dias se não tiver conteúdo de valor, mais importante do que isso é entregar conteúdos memoráveis, que de fato vão fazer a diferença na vida do seu visitante.
Algo que faça seu visitante dizer Uauuu!!!… era isso que eu estava procurando e ninguém conseguiu me entregar de forma tão completa! Sacou? 😉
Nada de conteúdo para encher linguiça, disso seu público já está cansado, pois as pessoas estão na internet o tempo todo navegando e buscando soluções para seus problemas, sendo assim é provável que já tenham passado por diversos tipos de conteúdos antes de chegar ao seu.
Minha dica nesse caso é: Analise blogs bem posicionados para o assunto que você quer trabalhar, consuma o conteúdo e use como inspiração para criar algo ainda mais completo e direto ao ponto para o seu público.
Assim vai divulgar seu blog de forma muito mais eficaz e com alto poder de gerar a conversão que você determinar, pois conteúdo de valor gera autoridade quase que instantânea e as pessoas tentem a querer retribuir de alguma forma.
Só não esqueça de colocar um objetivo em cada conteúdo como falei aqui acima, assim vai ter ele trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, gerando admiradores e conversões para você por muito tempo.
10 – Anúncios
Sou suspeita para falar sobre anúncios porque amo trabalhar Marketing de Conteúdo de forma orgânica, mas sabemos que o tráfego orgânico pode levar algum tempo para gerar resultados.
Em compensação gera um retorno incrível por muito tempo no automático. 🙂
Mas, se você está disposto a investir em tráfego pago, os anúncios são ótimas formas de alcançar mais pessoas em pouco tempo.
Além disso temos diversas opções de plataformas para anúncios, sendo a mais conhecida e usada o Facebook ADS, e depois temos Google Adwords, Bing ADS, Twitter ADS, Linkedin ADS, Instagram ADS, entre outros.
É só ficar ligado nas regras de cada plataforma e buscar o conhecimento certo para conseguir divulgar seu blog com sucesso.
Dica Extra – SEO (Trabalhe a Otimização)
Outra forma de divulgar seu blog é otimizar para ajudar no ranqueamento dele nos mecanismos de busca como Google, Yahoo, bing, entre outros.
Nesse caso o objetivo é aumentar a audiência através de busca orgânica.
Uma das coisas mais importantes na otimização de um conteúdo é ter bem definida a palavra chave a ser usada, com intensão de ser encontrado cada vez que alguém buscar por ela na internet.
Aqui vai algumas dicas com relação a palavra chave…
- O Título que deve ser atrativo, conter a solução e a palavra chave a ser trabalhada. De preferência use a palavra chave no inicio do título (não é uma regra, mas se conseguir é melhor).
- Usar a palavra chave no primeiro parágrafo do seu conteúdo também vai ajudar, mas não precisa ser algo forçado, se não conseguir usar no primeiro parágrafo não vai ser o fim do mundo, beleza? O mais importante é seu conteúdo ter coerência e ser fácil para compreensão do leitor.
- Faça o possível para usar a palavra chave na url, de preferência no inicio e que essa url não seja muito longa.
- Utilize a palavra chave no decorrer do post (sem exagerar).
- Use imagens de qualidade, que tenham haver com o texto e use a palavra chave para nomear pelo menos uma delas (O Google não lê as imagens e sim o nome que você dá para elas).
- Acrescente a palavra chave em pelo menos um subtítulo (não precisa colocar em todos para não ficar algo muito forçado)
- Por fim recomendo o uso do plugin Yoast SEO que na sua versão gratuita já acrescenta um checklist no final dos artigos, o que ajuda muito a lembrar de tarefas importantes na otimização.
- A Meta Tag Description é o resumo que aparece quando alguém encontra o seu conteúdo no Google por exemplo, então aproveite esse espaço para fazer com que o visitante tenha vontade de clicar. Há… aproveite para inserir a sua palavra chave nesse campo.
A Meta Tag Description (ou meta-descrição) você pode personalizar usando o Yoast SEO (plugin que mencionei aqui acima), caso contrário o Google e outros buscadores geralmente pegam o que você adicionou no primeiro parágrafo do seu post (melhor usar o plugin).
Quanto mais tempo você faz com que o visitante fique no blog, mais bem visto vai ser aos olhos do Google e outros buscadores, já que esse é um forte indício de que a pessoa gostou do conteúdo.
Utilize links levando o visitante para outros posts, isso vai ajudar ele aprofundar sobre o assunto que está buscando e vai te ajudar a mante-lo por mais tempo no blog.
Utilize vídeos do Youtube para direcionar mais trafego para seu blog.
Se tratando de SEO (otimização do conteúdo para os mecanismos de busca), os plugins podem ser excelentes aliados.
Alguns Plugins Que Irão Lhe Ajudar Muito
TinyMCE – Ativa mais opções para edição dos textos como tamanho e tipo e cor da fonte.
Ele possui diversas funções que podem ser adicionados ou removidos conforme sua necessidade.
Social FBLOG – Insere uma barra vertical das Redes Sociais para curtir e compartilhar, aumentando a visibilidade do seu blog.
WordPress Related Posts Disponibiliza posts relacionados com o que o visitante está lendo, facilitando a navegação entre um artigo e outro.
Com essas dicas você já consegue divulgar seu blog de forma turbinada e com poder incrível de gerar conversões no automático ao longo dos tempos.
Espero que tenha aberto sua visão em relação a estratégias para divulgar blog/site.
Forte abraço e sucesso!
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