Marketing de Atração – O Segredo do Marketing Digital Para Vender Mais Sem Ser O Chato

Tempo de leitura: 3 min

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marketing de atração

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O Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, vem totalmente contra as estratégias usadas no antigo marketing, que só visava unica e exclusivamente vender, praticamente esfregando o produto o tempo todo no nariz do consumidor.

Hoje ninguém mais aguenta aquelas ligações chatas de telemarketing, propagandas de vendas, emails invasivos etc… 

O Marketing de atração tem o papel de atrair o público certo, entregando conteúdos que eles procuram, com o objetivo de atrair conduzi-los de forma leve, construindo um relacionamento de amizade e confiança, fazendo com que venham comprar algo de você, sem que precise falar o tempo todo em vender. 

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Os Pilares Fundamentais do Marketing de Atração

4 passos

#1 –  Atrair

Esse é o ponto onde através de conteúdos postados em blogs, redes sociais, canais do youtube você consegue atrair a atenção do público certo (pessoas que realmente estão interessadas no assunto).

#2 – Relacionar

Através do conteúdo acima, é possível converter esse público em lead, capturando seu contato (telefone e/ou email) de forma que vai continuar se comunicando e alimentando ele com mais conteúdo relevante periodicamente, gerando ainda mais valor e construindo um relacionamento de confiança.

#3 – Vender

Nesse ponto fica muito mais simples oferecer uma solução maior através do seu produto ou serviço, com muito mais chances de conversão em vendas.

#4 – Fidelizar

Todo esse processo vai te fazer conquistar não só um cliente, mas um cliente fiel, que pode comprar outros produtos ou serviços de você.

Por isso é importante fidelizar esse cliente através de suporte, pesquisas de satisfação, visando entender suas dificuldades para oferecer produtos complementares, além de fazer com que sejam divulgadores do seu trabalho, pela satisfação do conteúdo que estão recebendo até ali.

Exemplos de Marketing de Atração Utilizados Hoje no Mercado Tradicional

marketing de atração no mercado tradicional

Veja o exemplo de uma revendedora de carros que disponibilizam seus automóveis para fazer teste drive gratuitamente aos interessados em comprar.

Eles fazem isso porque sabem que essa estratégia gera um sentimento de posse, afinal se a pessoa quer comprar um carro e experimentou o gostinho de dirigir esse carro, ela vai fazer de tudo para comprar 🙂

As lojas oferecem um brinde para quem compra um determinado produto, ou sorteio para concorrer a carros, casa, dinheiro, etc….

Também ocorre o mesmo no lançamento de uma novela ou filme onde disponibilizam várias propagandas, trailers, comentários antes do lançamento, o que desperta o interesse no público e os deixam ansiosos para assistir.

Quando você dá algo de valor e de graça para alguém, você está ajudando essa pessoa, e pode ter certeza de que ela vai ficar muito grata por isso, vai começar a seguir o seu trabalho e se interessar pelos seus produtos, a ponto de comprar de você ao invés da sua concorrência. 

É o que chamamos de reciprocidade, mesmo que inconscientemente, tendemos a querer retribuir algo de bom que recebemos de alguém e no caso do marketing, as pessoas retribuem seguindo o seu trabalho e comprando seus produtos 🙂

Marketing de Atração no Mercado Online

marketing de atração no mercado online

Em um negócio online o marketing de atração ou Inbound Marketing, é utilizado pelos profissionais que sabem que para vender mais é importante oferecer algo que atraia a atenção das pessoas e que resolva algum problema, para então conquistar sua confiança ao ponto de conseguir fazer bons negócios várias vezes.

Mas ainda assim nos deparamos com o marketing antigo, onde as pessoas estão tão desesperadas por vender que nem se dão por conta que fazem spam e se tornam os chatos das redes sociais e emails.

Esses estão o tempo todo querendo vender seus produtos porque eles são os melhores do mercado e blá, blá, blá. 

O que mais encontramos por aí são postagens do tipo:

  • Compre o produto “x” pois é o melhor do mercado
  • Faça o seu cadastro no negócio “y” que por enquanto é de graça
  • Ganhe dinheiro fácil e rápido no negócio “z”, e assim por diante. 

Algumas pessoas ainda não se deram conta que ao praticar o marketing de atração estarão construindo um negócio sólido, duradouro e muito, mas muito mais lucrativo.

Esse é um método que dá muito mais trabalho para aplicar, mas vale a pena, pois vai te permitir construir um relacionamento de confiança com seu público de tal forma que não vai precisar ficar oferecendo seu produto o tempo todo.

Eles vão passar a te procurar para comprar de você, mesmo que a concorrência estiver vendendo um produto com as mesmas características por um valor menor que o seu. 

Esse artigo fez sentido para você? Espero que sim. 

Depois me conta de esse conteúdo te ajudou ou não. Combinado?

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20 Comentários

  • Maria Fátima disse:

    Mega Artigo!!

    Esse blog é realmente uma escola sobre marketing digital, sempre tem artigos excelentes com várias informações e dicas interessantes.. No conquista digital eu aprendi muitas coisas onde não aprendi em nenhum curso pago…

    Obrigado por compartilhar!!!

    Parabéns Graciela!!

    1. Oi Maria!!

      Fiquei muito feliz com seu feedback, só em saber que meus conteúdos estão te ajudando de verdade, isso já é um baita combustível para que eu possa continuar trabalhando firme e forte para trazer mais e mais conteúdos como esse para cá. Seja sempre muito bem vinda sempre!!

  • Jacque disse:

    Adorei a página sigo você no youtube, gostaria de saber em qual plataforma ela foi desenvolvida gostaria de fazer uma parecida com essa.

    1. Oi Jacque,

      Você fala do blog? Que bom que gostou. Ele é criado em wordpress que na minha opinião é a melhor plataforma para blogs que existe. Se quiser uma ajuda para criar um blog em wordpress pode fazer esse meu treinamento gratuito aqui, onde mostro como criar, configurar e administrar um blog wordpress do zero: https://conquistadigital.com.br/wordpress-do-zero-aulas/

  • Achei este post bem interessante, belo artigo parabéns.!!!

    1. Que bom que gostou Delvania! 🙂

  • Priscilla disse:

    Oi Graciela, sou a Priscilla Bruce, sua aluna em dois cursos, Egoi Dominado e Isca Digital. Seus conselhos e orientações são muito bons e vc é uma referência para mim! Grande abraço e sucesso pra vc. Além de boa professora, vc passa muita honestidade e integridade em seus vídeos. Virei sua fã..

    1. Obrigada pelo carinho e confiança de sempre Priscilla!!

      Fico muito orgulhosa em saber que tenho alunos e alunas dedicados e realmente empenhados em fazer acontecer. Manda ver aí e conte comigo sempre!

  • Mary disse:

    Parabéns pelo artigo Graciela. Realmente quem quer se diferenciar em qualquer mercado é obrigatório oferecer um conteúdo de valor que atraia o público alvo em questão. Aprendo bastante com as suas dicas. Beijos!

    1. Oi Mary,

      Muito bom saber que pude contribuir com seu conhecimento. Conte comigo e seja sempre muito bem vinda por aqui! 😉

  • Ronaldo disse:

    De Marketing de Atração você conhece bem minha professora Graciela Barbieri, você sabe muito bem como se relacionar da maneira correta com seus leitores e alunos. Não me canso de te acompanhar seja aqui no Conquista Digital ou mesmo nas aulas que sempre estou refazendo.

    1. Oi Ronaldo,

      Que bom que gostou. Depois me fala o resultado do que aplicou aí, vou adorar saber 😉

  • Matheus Cunha disse:

    Ótimo conteúdo, gostei da maneira que explicou o funil de vendas. Vou utilizar estas dicas do marketing de atraçao em meus negocios. Parabens!

    1. Maravilha Matheus!

      Manda ver aí e depois me conta o resultado, vou adorar saber 😉

  • Luciane disse:

    Ótimo artigo vou seguir estás dicas Graciela!

    1. Oi Luciane,

      Manda ver aí, coloca em prática e depois me conta o resultado 😉

  • Joel Buna Rocha Pinto disse:

    Excelente Graciela, achei apenas que requer uma certa habilidade e conhecimento de computação.

    1. graciela disse:

      Grande Joel! Agradeço pela dica.
      Esse foi apenas um vídeo rápido, mas pode deixar que vou caprichar no próximo.

    2. Oi Joel,

      Sim, precisa ter algum conhecimento para aplicar a estratégia, mas se tiver acesso ao conhecimento vai ver que tudo é simples de ser aplicado.

    3. Oi Joel,

      De fato vai precisar de algum conhecimento, mas hoje temos a vantagem de ter acesso a bons cursos nessa área em nosso mercado.

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