Cada dia que passa a concorrência em um mesmo nicho de mercado está cada vez maior, com todos oferecendo os mesmos produtos e serviços.
O Marketing de Relacionamento possibilita aplicar algumas ações com objetivo de estreitar os laços e as relações com seu público para conquistar não só uma venda, mas um cliente fiel, que vai defender seu trabalho, sua marca e ainda vai continuar comprando de você.
Está mais do que claro que a técnica do compre o meu produto porque ele é o melhor do mercado já não funciona mais.
Hoje quem quer alcançar resultados sólidos e crescentes, precisa investir algum tempo entendendo seu público, e produzindo conteúdos que tenham como objetivo resolver seus problemas e gerar a conexão suficiente para que comprem o seus produtos ou serviços.
O Que é Marketing de Relacionamento
Segundo a wikipedia Marketing de Relacionamento são todas as atividades de marketing, com objetivo de garantir a satisfação contínua dos indivíduos ou organizações que são ou que já foram clientes.
Na minha opinião o Marketing de Relacionamento consiste em aplicar estratégias que tenham como missão atrair e encantar as pessoas certas, fazendo com que confiem o suficiente no seu trabalho, na sua marca, a ponto de recomendar para amigos e conhecidos e até defender em muitas ocasiões.
Quem trabalha o Marketing de Relacionamento consegue ficar próximo o suficiente do seu público, a ponto de conseguir colher feedbacks que vão ajudar aplicar melhorias constantes, que fatalmente vão fazer seus resultados crescerem cada vez mais.
Como Aplicar o Marketing de Relacionamento
Não tem como aplicar o Marketing de Relacionamento sem ter conhecimento profundo do seu público, entender onde estão mais concentrados, quais seus maiores medos, dores, desejos e objeções.
Com base nisso é que você consegue identificar e produzir conteúdos realmente relevantes e com alto poder de conversão.
Imagine que seu negócio é baseado em ensinar como adestrar um cão, mas você já fez uma boa pesquisa e identificou que tem uma grande parte do seu público querendo saber como ensinar seu cãozinho fazer xixi no local correto.
Agora imagina que esse público está procurando por esse assunto no Google, no Youtube, nas redes sociais e você produz um conteúdo bem direto ao ponto entregando exatamente a solução para a dor do seu público, será que ele vai ficar grato a você por esse conteúdo?
É certo que você vai conseguir atrair atenção desse visitante até o final, simplesmente porque está entregando o que ele procura.
Só que em algum momento desse conteúdo, você mostra que é possível ensinar muitas outras coisas ao cãozinho, e que você vai mostrar isso em uma série de conteúdos exclusivos só para quem se inscreve na sua lista. Bingo!!
Agora você já tem a oportunidade de continuar se comunicando com esse público, seja por email, sms, notificações push e por aí vai.
Nesse ponto sua missão é continuar sanando dúvidas, atendendo as expectativas e gerando uma proximidade e confiança ainda maior, até o ponto em que a venda já não se torna um obstáculo, mas uma solução para fazer com que seu prospect alcance ainda mais resultados.
Logo, o Marketing de Relacionamento se torna uma relação de ganho para ambas as partes, onde seu cliente fica extremamente satisfeito e propenso a continuar te acompanhando e comprando de você, e você por outro lado passa a vender muito mais.
Resumidamente o sucesso do Marketing de Relacionamento está diretamente ligado a quanto você ou sua empresa consegue entender seu potencial cliente, e aproximar ele entregando algo que ele procura e não algo que você acha que ele quer.
Inclusive eu falo mais sobre essa estratégia aqui no meu e-book Funil de Vendas Inteligente.
Por fim e não menos importante está o saber ouvir as opiniões, sugestões e críticas como uma forma de melhorar e crescer ainda mais o seu negócio.
Oferecer um suporte eficiente, que responde de forma mais rápida e precisa possível, também é uma forma de estreitar os laços e gerar um relacionamento de confiança, algo que tem grande poder de conquistar clientes fiéis.
Um exemplo muito claro de Marketing de Relacionamento é a Apple, que foca muito em entregar uma boa experiência para o usuário, e o faz de forma tão certeira que eles não se importam em pagar 6 ou até 10 vezes mais para ter um produto da marca. Pense nisso!
Uma das melhores formas de trabalhar o marketing de relacionamento é através do E-mail Marketing, usando ferramentas que possam armazenar esses contatos e possibilitam automatizar boa parte da comunicação e vendas do seu negócio.
Se você já tem um bom serviço de email marketing ótimo, caso não tenha e não saiba por onde começar, pode acessar minha série de 6 aulas gratuitas onde eu mostro como dar os primeiros passos no E-mail Marketing usando a E-goi, que é uma ferramenta gratuita para até 5001 contatos e com alto poder de conversão.
Espero que esse artigo tenha clareado sua visão no que se trata de trabalhar o Marketing de Relacionamento no seu negócio.
Aproveita e deixa seu comentário aqui abaixo dizendo se já aplica as dicas que passei aqui, ou até mesmo deixe sua dúvida, quem sabe eu escreva um artigo ou grave um vídeo para te responder 😉
Forte abraço e sucesso!
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