O Que é Marketing de Relacionamento e Como Usar Para Vender Todos os Dias e Conquistar Mais Clientes Fiéis

marketing de relacionamento

Cada dia que passa a concorrência em um mesmo nicho de mercado está cada vez maior, com todos oferecendo os mesmos produtos e serviços.

O Marketing de Relacionamento possibilita aplicar algumas ações com objetivo de estreitar os laços e as relações com seu público para conquistar não só uma venda, mas um cliente fiel, que vai defender seu trabalho, sua marca e ainda vai continuar comprando de você.

Está mais do que claro que a técnica do compre o meu produto porque ele é o melhor do mercado já não funciona mais.

Hoje quem quer alcançar resultados sólidos e crescentes, precisa investir algum tempo entendendo seu público, e produzindo conteúdos que tenham como objetivo resolver seus problemas e gerar a conexão suficiente para que comprem o seus produtos ou serviços.

Aqui está o que vai aprender nesse artigo. Assim pode escolher o item que quiser para ir direto até ele ;)

O Que é Marketing de Relacionamento

o que é marketing de relacionamento

Segundo a wikipedia Marketing de Relacionamento são todas as atividades de marketing, com objetivo de garantir a satisfação contínua dos indivíduos ou organizações que são ou que já foram clientes.

Na minha opinião o Marketing de Relacionamento consiste em aplicar estratégias que tenham como missão atrair e encantar as pessoas certas, fazendo com que confiem o suficiente no seu trabalho, na sua marca, a ponto de recomendar para amigos e conhecidos e até defender em muitas ocasiões.

Quem trabalha o Marketing de Relacionamento consegue ficar próximo o suficiente do seu público, a ponto de conseguir colher feedbacks que vão ajudar aplicar melhorias constantes, que fatalmente vão fazer seus resultados crescerem cada vez mais.

Como Aplicar o Marketing de Relacionamento

como aplicar o marketing de relacionamento

Não tem como aplicar o Marketing de Relacionamento sem ter conhecimento profundo do seu público, entender onde estão mais concentrados, quais seus maiores medos, dores, desejos e objeções. 

Com base nisso é que você consegue identificar e produzir conteúdos realmente relevantes e com alto poder de conversão.

Imagine que seu negócio é baseado em ensinar como adestrar um cão, mas você já fez uma boa pesquisa e identificou que tem uma grande parte do seu público querendo saber como ensinar seu cãozinho fazer xixi no local correto. 

Agora imagina que esse público está procurando por esse assunto no Google, no Youtube, nas redes sociais e você produz um conteúdo bem direto ao ponto entregando exatamente a solução para a dor do seu público, será que ele vai ficar grato a você por esse conteúdo?

É certo que você vai conseguir atrair atenção desse visitante até o final, simplesmente porque está entregando o que ele procura.

Só que em algum momento desse conteúdo, você mostra que é possível ensinar muitas outras coisas ao cãozinho, e que você vai mostrar isso em uma série de conteúdos exclusivos só para quem se inscreve na sua lista. Bingo!!

Agora você já tem a oportunidade de continuar se comunicando com esse público, seja por email, sms, notificações push e por aí vai. 

Nesse ponto sua missão é continuar sanando dúvidas, atendendo as expectativas e gerando uma proximidade e confiança ainda maior, até o ponto em que a venda já não se torna um obstáculo, mas uma solução para fazer com que seu prospect alcance ainda mais resultados. 

Logo, o Marketing de Relacionamento se torna uma relação de ganho para ambas as partes, onde seu cliente fica extremamente satisfeito e propenso a continuar te acompanhando e comprando de você, e você por outro lado passa a vender muito mais.

Resumidamente o sucesso do Marketing de Relacionamento está diretamente ligado a quanto você ou sua empresa consegue entender seu potencial cliente, e aproximar ele entregando algo que ele procura e não algo que você acha que ele quer. 

Inclusive eu falo mais sobre essa estratégia aqui no meu e-book Funil de Vendas Inteligente

Por fim e não menos importante está o saber ouvir as opiniões, sugestões e críticas como uma forma de melhorar e crescer ainda mais o seu negócio. 

Oferecer um suporte eficiente, que responde de forma mais rápida e precisa possível, também é uma forma de estreitar os laços e gerar um relacionamento de confiança, algo que tem grande poder de conquistar clientes fiéis. 

Um exemplo muito claro de Marketing de Relacionamento é a Apple, que foca muito em entregar uma boa experiência para o usuário, e o faz de forma tão certeira que eles não se importam em pagar 6 ou até 10 vezes mais para ter um produto da marca. Pense nisso!

Uma das melhores formas de trabalhar o marketing de relacionamento é através do E-mail Marketing, usando ferramentas que possam armazenar esses contatos e possibilitam automatizar boa parte da comunicação e vendas do seu negócio. 

Se você já tem um bom serviço de email marketing ótimo, caso não tenha e não saiba por onde começar, pode acessar minha série de 6 aulas gratuitas onde eu mostro como dar os primeiros passos no E-mail Marketing usando a E-goi, que é uma ferramenta gratuita para até 5001 contatos e com alto poder de conversão.

Espero que esse artigo tenha clareado sua visão no que se trata de trabalhar o Marketing de Relacionamento no seu negócio. 

Aproveita e deixa seu comentário aqui abaixo dizendo se já aplica as dicas que passei aqui, ou até mesmo deixe sua dúvida, quem sabe eu escreva um artigo ou grave um vídeo para te responder 😉

Forte abraço e sucesso! 

O Que é Marketing de Relacionamento e Como Usar Para Vender Todos os Dias e Conquistar Mais Clientes Fiéis
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Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: https://conquistadigital.com.br

22 Comentários

  1. Boa noite, Graciela Barbieri
    Gostei muito do seu artigo sobre Marketing de relacionamento, e bem por ai, hoje em dia, e necessário criar um bom vinculo com o seu leitor, estou na luta também sobre Marketing, para desenvolver o meu trabalho, já esta fazendo 10 meses que estou desempregado, e não consegui nada, por isso, resolvi tentar um novo desafio, mas não esta fácil, estou encontrando muita dificuldade em fazer artigos para desenvolver os trabalhos, mas voltando para o seu trabalho, tenho acompanhando algumas coisas de sua autoria, por isso, desde já, que desejar muito sucesso e prosperidade..
    abraço.

    • Oi Orival,

      A produção de conteúdo você vai melhorando com a prática mesmo. O importante é procurar entender o seu público acima de tudo, para entender o que eles procuram e como procuram, assim já vai ter ideias para seus conteúdos. Depois é analisar seus concorrentes e usar como inspiração para fazer algo ainda mais completo para seu público. Siga em frente que vai dar tudo certo!!

  2. De fato, o marketing de relacionamento dá muito resultado a longo prazo, embora dê um certo trabalho, principalmente no início.

    • Oi Valderlei,

      De fato não é fácil, mas quem investir algum tempo na produção de conteúdo, vai fatalmente colher bons resultados a médio longo prazo. Para resultados mais rápidos pode ir trabalhando paralelamente com outras formas como anúncios, mas sem abandonar o marketing de conteúdo, pois é ele quem vai te ajudar a ter mais resultados com menos investimentos 🙂

  3. Ótimo artigo Graciela, com certeza o Marketing de relacionamento é muito importante para fidelizar clientes e conseguir fechar mais negócios. Obrigado pelo conteúdo que nos ajuda muito.

  4. Sergio Vicente de Oliveira Ferreira

    Realmente a concorrência no mercado de afiliados, está cada vez mais acirrada e o afiliado que não observar bem a dor que seu lead apresenta tende a perde-lo em uma eventual conversão,pois a gama de afiliados promovendo nichos lucrativos é muito grande.

    • Oi Sergio,

      De fato quem investir algum tempo para entender seu público, vai ter uma chance incrível de superar muitos concorrentes e conquistar diversos fãs 🙂

  5. Vandir Rodrigues

    Muito bom o conteudo gostei demais.
    Muito obrigado por estar me ajudando.

  6. Excelente o artigo amiga e profe Graciela. Sempre estou atenta em seus artigos para melhorar meu e-mail marketing e poder também gerar mais tráfego para meu blog.
    Gratidão!

    • Oi Magda,

      É sempre muito bom receber você por aqui e melhor ainda saber que continuo contribuindo com seu projeto 😉 Vamo que vamo!!

  7. Ola Graciela, ótimas dicas , eu realmente sinto certa dificuldade em me relacionar, aceito as suas dicas,pois são ótimas, um forte abraço.

  8. Cristiane Paixão

    Gostei muito, bem esclarecedor, conheçi seu blog através da sua vitória como melhor blog nos afiliados Brasil, parabéns! Sou afiliada e minha maior dificuldade é encontrar esse público alvo e descobrir seu medos e dúvidas, como sou nova ainda tô provendo produtos diferente, então torna-se mais difícil.

    • Oi Cristiane,

      Muito bom saber que estava lá no Afiliados Brasil.
      Entender o público é uma das coisas mais importantes de um negócio, pois é com essa informação que você vai conseguir montar uma estratégia mais certeira de conversão para o seu negócio.

      Recomendo que foque em promover um produto por vez, assim vai conseguir focar mais em entender seu público e acertar sua comunicação.

      Falo bastante sobre isso aqui nos artigos do Conquista Digital mas em breve vou trazer algo exclusivo sobre esse assunto 😉

  9. Seus artigos são maravilhosos e tem me ajudado bastante nesse nova jornada da minha vida. Muito Obrigada!!

    • Show de bola Juliana!! Espero continuar contribuindo com seu conhecimento por muito tempo. 😉

  10. Graciele, como você faz para deixar suas imagens alinhadas com o texto?

    • Oi Juliana,

      Eu já deixo as imagens com o tamanho certo do meu artigo. No meu caso o espaço é 720 pixels de largura e a altura pode variar. Espero ter ajudado.

  11. Eu sentia muita dificuldade de entender o meu público, ter clareza da minha persona… E isso me trouxe tantos problemas, Graciela. Me senti empacado, parado no meio do deserto. E por esse motivo, eu sentia muita dificuldade na hora de criar o meu marketing de relacionamento (é claro que hoje ainda sinto um pouco de dificuldade). Mas depois que eu soube exatamente quem era a minha persona, quem era o meu público-alvo,suas dores, seus desejos mais profundos e etc, eu passei a ter mais clareza na hora de me relacionar, e compartilhar o meu conteúdo!

    Gostei muito do seu artigo! 🙂

    (OBS: Amei a dica que você me deu sobre criar minha recompensa digital. Está dando certo, obrigado de coração! ^_^)

    • Oi Tiago,

      Muito bom ver você por aqui 🙂

      Cara, entender o público é algo que norteia todo o negócio, pois é a base de todas as estratégias que aplicamos. Muito bom saber que meus conteúdos te ajudaram a ter mais clareza nesse ponto.
      Cara, show de bola saber que o lance da recompensa deu certo. Siga em frente e precisando sabe que pode contar comigo 😉

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