Marketing Digital representa hoje uma oportunidade de negócios altamente lucrativo para muitas pessoas, porém a grande maioria não tem noção de por onde começar, ou simplesmente ainda não tem como investir nesse mercado.
Aqui nesse artigo vou te mostrar 9 dicas que vão te guiar na construção de um negócio sólido e rentável na internet.
Vou te mostrar como iniciar do zero e com investimento quase zero, de verdade!
O que vou te mostrar são técnicas, ferramentas e estratégias que são simples de serem aplicadas, mas precisam ser feitas, e isso pode tomar algum tempo e energia de você.
Então devo dizer que se esta procurando uma forma de ganhar dinheiro sem fazer nada, esse artigo não é para você, até porque dinheiro só vem antes do trabalho no dicionário mesmo 🙂
Continue lendo esse artigo pois vou te mostrar como eu fiz para conquistar meu espaço no mercado digital e poder viver hoje 100% da internet, trabalhando onde e como quero…. depois de muito trabalho, é claro 🙂
Marketing Digital – Dica #1 Saiba O Que Quer
A maior parte do tempo você vai gastar para buscar um nicho que seja rentável e que ao mesmo tempo seja, para você, muito agradável de trabalhar.
No Marketing Digital você precisa ter em mente de que vai precisar investir algum tempo para estudar o mercado e se manter atualizado.
É de extrema importância que o nicho que escolher seja algo que você domine e goste, talvez não seja o que você domine, mas precisa ter um certo interesse a ponto de não se importar em estudar muito sobre ele, dessa forma seu trabalho não vai ser algo cansativo e sim uma certa diversão.
Então como você já deve ter percebido, o primeiro passo é a escolha do nicho de mercado.
Faça uma lista de tudo que você gosta de fazer, não deixe nada de fora. coloque nessa lista todas os assuntos que mais gosta de falar, as coisas que mais gosta de fazer.
Insira tudo em uma folha de papel, num caderno ou no computador, lá no word ou Excel, como preferir.
Marketing Digital – Dica #2 Analisando Mercado
Agora chegou o momento de analisar qual desses nichos que você acabou de anotar em sua lista, são mais rentáveis, e decidir qual vai trabalhar.
Você precisa saber quem é o seu público alvo, onde ele está e se o seu produto vai vender ou não.
Fique tranquilo! Você vai conseguir analisar tudo isso do seu computador e com ferramentas gratuitas.
Se ainda não tem um cadastro no Google, sugiro que faça um agora mesmo, pois é gratuito e vai permitir que você acesse várias ferramentas que vão ajudar a analisar o mercado, para só investir nos mais rentáveis.
Para ter um cadastro no Google, basta criar uma conta no Gmail. Não vou mostrar como fazer isso, até porque é bem simples como qualquer cadastro, é só seguir os passos conforme é solicitado, colocar seus dados pessoais, escolher uma senha e pronto. Se já tem uma conta, ótimo, vamos para o próximo passo:
Mensurando mercado com Keyword Planner
Essa ferramenta vai te dar idéias de mais palavras chaves relacionadas ao seu nicho e também vai trazer quantidade de buscas mensais para cada palavra (palavras que as pessoas digitam lá na busca do google).
Para acessar basta ir em > Pesquisar novas idéias de palavras-chave e de grupo de anúncios > informar a palavra chave (aquela que anotou na lista de coisas que mais gosta) e clicar em “obter idéias”.
Daí é clicar na aba de ‘Idéias de palavras chaves” para obter uma lista com várias outras palavras relacionadas a aquela que você digitou.
Essa ferramenta vai ajudar você a mensurar a quantidade de buscas mensais e a variação de palavras chaves para o nicho em questão.
Analisando Tendências com Google Trends
O Google Trends vai ajudar a na sua escolha, pois ele mensura a quantidade de buscas mensais e você vai poder analisar se a procura pela palavra do seu nicho está subindo ou baixando.
No exemplo acima, fiz uma busca pela palavra chave Ganhar Dinheiro Com Blog que apresentou uma variação mas não teve uma queda repentina, logo posso pensar que é uma boa opção, agora é comparar com as demais palavras e tirar a melhor conclusão.
Você pode mensurar o mercado de várias outras formas como:
- Buscar lá no Yahoo respostas para saber se tem muitas pessoas perguntando a respeito. Se tiver é porque tem procura.
- Analisar o Youtube e ver a quantidade de visualizações dos vídeos do seu nicho. Quanto maior a quantidade de visualizações, mais as pessoas procuram pelo assunto.
- Fazer uma busca no Google e ver se tem blog ou site falando sobre isso. Se sim, significa que tem procura. Não pense na concorrência e sim nas possibilidades que você vai ter de fazer melhor.
- Acessar outros blogs e sites do seu nicho. Ver se as pessoas interagem com comentários e curtidas. Isso é sinal de que as pessoas gostam do assunto.
- Acessar o seu facebook e digitar o nome do nicho lá no campo busca e clicar lá na lupa para ver se tem muitas páginas e grupos com vários integrantes.
Isso pode demorar um pouco, mas é necessário porque vai ajudar a mensurar o mercado e saber onde está o seu público alvo.
Utilize todas essas ferramentas a seu favor e baseado nos resultados encontrados, decida qual desses nichos que anotou no papel é o mais rentável para você.
Marketing Digital – Dica #3 Criar Um Blog
Algumas pessoas não gostam muito de trabalhar com blogs, aí vai de cada pessoa, mas na minha opinião, o blog é o pilar mais forte de todo negócio.
Um blog permite que você possa ser mais informal e falar a linguagem do seu público, o que facilita o entendimento do conteúdo e cria uma interação maior com o leitor.
O Blog é o responsável por entregar conteúdo, construir lista de contatos, criar relacionamento, gerar confiabilidade, entregar produtos, saber o que o leitor está procurando (através dos comentários e emails).
Quero deixar claro que o blog não vai trazer um sucesso instantâneo, mas com certeza é o que vai sustentar seu negócio online por muito tempo, basta saber trabalhar através de bons conteúdos, usar estratégias para capturar contatos e saber fazer um bom Email Marketing.
Veja um artigo onde mostro como criar um blog na plataforma wordpress em poucos minutos
Marketing Digital – Dica #4 Otimização
Quando falo em otimização, não quero dizer focar só nisso. Hoje em dia mais vale pensar na qualidade do conteúdo e em como vai ficar mais confortável aos olhos do leitor.
Pense assim: Quanto mais tempo o leitor permanecer no seu blog, navegando entre as páginas e artigos, mais o blog vai ficar bem visto nos mecanismos de busca do Google, então foque mais na qualidade do conteúdo e na usabilidade.
É claro que você pode e deve trabalhar SEO , desde que não prejudique o conteúdo e o visual do seu artigo.
Se você não sabe o que é SEO – é um conjunto de estratégias utilizadas para otimizar o blog ou site para os mecanismos de busca, com objetivo de indexa-lo na primeira página, gerando uma enxurrada de trafego orgânico.
Aqui vai algumas técnicas de SEO que você pode trabalhar para ajudar no ranqueamento do seu blog:
- Usar palavra-chave nos artigos. Foque uma palavra-chave por artigo para não poluir o texto. Até pode utilizar mais de uma, mas sem exagero.
- Trabalhar imagens de qualidade, que chamem atenção e ajude no entendimento do conteúdo e utilizando palavras chaves no título da imagem.
- O vídeo também é uma ótima estratégia, pois além de ajudar o leitor a compreender melhor o conteúdo, também vai atrair mais leitores que virão do youtube para o blog. Veja esse atrigo onde ensino algumas técnicas de otimização de vídeos do youtube.
- Distribuir os artigos em categorias específicas e disponibilizar a listagem dessas categorias na sidebar (barra lateral do blog), assim vai facilitar a navegação do leitor pelo seu conteúdo.
- Utilizar Plugins para instalar funções indispensáveis para melhorar a navegabilidade, usabilidade e interação do leitor com o blog. Aqui vai uma listagem de alguns plugins indispensáveis:
- TinyMCE Advanced que vai turbinar seu editor de textos com mais funções
- Nrelate responsável por adicionar uma listagem de posts relacionados ao final de cada artigo, melhorando a navegabilidade e mantendo o leitor mais tempo navegando pelo blog
- Contact Form 7 – adiciona formulário de contato na barra de menus, fazendo com que você seja facilmente encontrado, mantendo assim um relacionamento de confiança com o leitor.
- WordPress SEO by Yoast – Plugin de SEO que ajuda na hora de otimizar artigos para os mecanismos de busca (indispensável). Eu utilizo e recomendo.
- Pretty Link – Deixa links de afiliados mais amigável e profissional.
- Social FBlog – Permite inserir caixas de curtir das redes sociais em seus artigos e páginas.
Procure utilizar ao máximo a otimização sem prejudicar a qualidade e usabilidade do blog. Primeiro pense no leitor e depois na otimização em sí.
Marketing Digital – Dica #5 Planejamento e Geração de Conteúdo
Você precisa ter em mente de que o conteúdo vai ajudar e muito para que seu blog seja encontrado através das buscas orgânicas.
Então nada mais justo do que manter um planejamento de conteúdo tornando possível disponibilizar 1 ou 2 artigos por semana.
Uma forma de fazer isso é usar o Keyword Planner, o mesmo planejador de palavras chaves que você viu na dica 2 desse artigo.
Lá você vai obter idéias de palavras e pode usa-las para criar artigos. Assim vai trabalhar a palavra chave e também vai ter a certeza de estar publicando um conteúdo que vai ser buscado pelos leitores.
Marketing Digital – Dica #6 Receba Uma Enxurrada de Trafego
Depois de aplicar todas as dicas acima, chegou a hora de começar a receber tráfego e você não pode esperar somente pelas visitas vindas as buscas orgânicas do Google.
Utilize os artigos do blog para atrair visitantes através das redes sociais como Facebook e Twitter, mas tome cuidado para não fazer spam.
O seu objetivo deve ser oferecer conteúdo de qualidade e atrair o leitor para o blog e lá você vai trabalhar estratégias que farão o leitor deixar um email para receber mais informações, e aí sim você vai trabalhar através do email marketing para gerar vendas.
Não tente vender logo de cara, isso não funciona mais.
Utilize também outras ferramentas como Linkedin, Youbute (deixando uma pequena descrição com o link do artigo, atraindo assim pessoas interessadas pra o blog).
Fazer comentários em blogs do mesmo nicho que o seu é uma ótima oportunidade para atrair tráfego, mas não vá sair por aí fazendo qualquer comentário só para conseguir deixar um link do seu blog lá.
Leia todo o conteúdo do blog e faça um comentário que agregue valor, dessa forma vai atrair tanto a atenção do proprietário do blog como dos demais leitores daquele artigo. Nunca faça spam.
Utilize agregadores de notícias onde basta fazer um cadastro para que todos os seus artigos sejam postados através do feed automaticamente, sempre que você publica um novo artigo no seu blog.
Vou dar alguns exemplos de agregadores automáticos e você pode procurar outros no google, porém nem todos são automáticos, alguns você tem que ir até ele e publicar o artigo manualmente.
Aqui vai alguns agregadores automáticos: Dihitt, Vergg, Links da Hora, 4blogs.
Essas são algumas formas gratuitas de gerar trafego, caso queira um resultado mais rápido pode também fazer anúncios no Facebook ads e Google Adword que são algumas formas pagas de gerar trafego.
Marketing Digital #7 Captura de Contatos
Hoje para gerar uma venda, esta estatisticamente comprovado que o leitor precisa acessar sua página mais de 4 vezes .
Por isso é indispensável uma página de captura, pois é através do email marketing que vai fazer com que o leitor retorne para o blog, tenha acesso a mais conteúdo, saiba da qualidade do seu trabalho e então se sinta seguro para comprar de você.
Espalhe formulários de captura e páginas de captura em locais estratégicos do blog. Você pode acessar o artigo onde falo sobre o poder do email marketing onde dou algumas dicas dos melhores locais para inserir páginas de captura e formulários no blog.
Utilize uma Ísca Digital para conquistar mais leads para sua lista.
Ofereça um E-book ou um treinamento em vídeo aulas gratuito em troca do email do leitor, assim vai ter a oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho, gerar confiança e fazer vendas.
Trabalhe a lista com objetivo de gerar reciprocidade. Você vai dar tanto conteúdo de valor que a pessoa vai se sentir na obrigação de retribuir comprando seu produto.
Marketind Digital – Dica #8 Criação de Produto
Agora você já sabe como fazer para atrair pessoas interessadas no que você tem para oferecer. Mas o que você vai oferecer?
Se está iniciando agora eu aconselho fortemente que comece como afiliado, vendendo produtos de terceiro e ganhando ótimas comissões. Veja esse artigo onde falo sobre como ganhar dinheiro com programa de afiliados.
Outra alternativa é a criação de um produto próprio que pode ser um E-book ou um Treinamento em vídeo aulas.
A construção de um produto próprio vai transformar você em um verdadeiro expert e com certeza vai levar o seu negócio para outro nível no marketing digital.
Marketing Digital – Dica #9 Invista em Você
Sempre que puder, invista em conhecimento, pois o conhecimento é algo valioso e que nunca poderá ser tirado de você.
Meu conselho é guardar 1/3 de todo valor que ganhar com marketing digital e usar para reinvestir no seu negócio, seja em treinamentos, ferramentas mais robustas, um template mais profissional e até um bom curso que pode fazer você ter idéias para criação de novos produtos.
Investir em conhecimento é fundamental para seu sucesso, inclusive eu mesmo estou fazendo um treinamento super completo do meu amigo Alex Vargas, chamado Fórmula Negócio Online.
O Alex tem vários projetos funcionando e gerando uma boa renda para ele todos os meses.
Ele resolveu ensinar tudo que sabe e utiliza em seus negócio para fazer pessoas ganhar R$50.000,00 ou nais por mês.
O Curso é um dos mais completos que já vi, com quase 200 vídeo aulas com todo passo a passo, totalizando mais de 50 horas de duração e ainda tem mais, atualmente o treinamento ensina como iniciar um negócio na internet e tornar-se um super afiliado, mas o alex esta prestes a adicionar mais um módulo onde vai ensinar a criação de produto com site de membros e tudo mais, o que vai levar seu negócio para um patamar muito mais elevado no marketing digital.
Veja um vídeo que fiz mostrando os bastidores do Treinamento Fórmula Negócio Online.
Além desse super Treinamento, ainda tem bônus incríveis como Editor de Gráfico, Banners, CD simples e avançado, Criador de Squeeze Pages, modelos prontos para dowload, Fluxograma dos Passos e Estratégias, e mais um bônus chamado ” O Que Eu Tenho Que Fazer Para…”
O Treinamento completo, inclusive o módulo que será adicionado sobre a criação de produtos, mais todos os bônus, mais acesso ao grupo exclusivo no facebook está quase de graça. Pasmem! Tudo isso por somente R$297,00, eu nem acreditei quando vi.
Se interessou! Então corre lá e garanta esse super treinamento, pois com essa atualização o valor esta para aumentar a qualquer momento, mas quem adquirir agora vai levar a atualização (novo módulo) de graça! Então vai lá e garante esse super treinamento a preço de banana.
Depois não adianta chorar 🙁 …Eu avisei!
Eu não iria indicar algo que não funcionasse. Eu mesmo que já tenho uma boa bagagem de conhecimento, estou aprendendo várias técnicas novas que estão rendendo um bom resultado para mim.
Se você esta lendo esse artigo até aqui é porque está fortemente comprometido com seu sucesso e eu quero te ajudar indicando o treinamento Fórmula Negócio Online do meu amigo Alex Vargas.
Clique na imagem abaixo para pegar um E-book Grátis e ter acesso ao vídeo onde o próprio Alex conta um pouco da sua história e também apresenta em detalhes todo conteúdo contido no Treinamento.
Esse artigo ficou um pouco longo 🙂 mas acredito que valeu a pena.
Ficaria muito honrada de ver o seu comentário aqui abaixo. Diga o que achou do artigo. ficarei feliz se for um elogio, mas se vier uma crítica também será bem vinda 😉
Deixe um comentário