Hoje eu vou te mostrar a melhor estratégia para capturar contatos, na verdade vou te dar 9 dicas que eu mesmo aplico aqui no Conquista Digital para gerar novos leads todos os dias, praticamente no automático.
Que o principal ativo de um negócio de sucesso é a lista de contatos você já deve ter ouvido muito falar. Alguns dizem que o e-mail marketing morreu, mas fato é que está mais vivo do que nunca.
Talvez você já tenha toda sua estrutura de e-mail marketing criada, mas não faz a mínima ideia de como capturar contatos para fazer essa estrutura funcionar e gerar as conversões que você precisa para o seu negócio decolar.
Para te ajudar eu decidi gravar um vídeo prático e direto ao ponto com 9 dicas simples e certeiras para capturar contatos todos os dias.
[Vídeo] Melhor Estratégia para Capturar Contatos (9 Dicas Matadoras!)
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Antes de te apresentar as 9 dicas é preciso te dizer que é muito importante você já ter criado uma recompensa digital, ou isca digital, que nada mais é do que algo de valor que vai oferecer em troca do contato do seu visitante.
Eu prefiro trabalhar com um modelo de recompensa digital em vídeo, simplesmente porque vídeos geram conexão de forma muito mais rápida, logo, as vendas ocorrem de forma mais rápida e com grandes chances de transformar o lead em um cliente fiel.
Se você ainda não criou sua própria recompensa digital e não tem nem ideia por onde começar, eu recomendo que conheça o meu treinamento Isca Digital de Alta Conversão que eu também chamo de IDAC.
No IDAC eu ensino passo a passo como entender o público e criar recompensas digitais de alta conversão em vídeo, que funciona mesmo que você não queira ou não possa aparecer na frente da câmera.
Agora vamos partir do princípio que você já criou sua estrutura de email marketing, ou seja, já tem uma recompensa digital e já bolou seu funil de vendas.
Agora sua missão é atrair pessoas interessadas para esse funil.
Bora conferir as 9 dicas para capturar contatos!
#Dica 01 – Exit Popup (Teste já!)
Exit Popup nada mais é do que uma janela de captura que aparece toda vez que um visitante demonstra interesse em sair do seu blog.
Hoje em dia está claro que as pessoas andam apressadas, entram consomem um conteúdo ou parte dele, e logo saem para continuar suas pesquisas sem nem ao menos se dar conta que poderiam se inscrever para continuar recebendo mais conteúdo como aquele por e-mail.
O Exit popup acaba fazendo esse papel de chamar atenção e te ajudar a conquistar aqueles leads que estariam praticamente perdidos.
Existem diversos plugins que fazem essa função, alguns gratuitos e um pouco limitados, mas que ainda assim ajudam muito, outros são pagos e mais completos, assim você pode escolher qual é o ideal para o seu momento hoje.
Aqui nesse artigo eu mostro como adicionar exit popup com um plugin gratuito bem interessante.
Uma opção paga e com um bom custo benefício é o Threve Leads.
Essa simples estratégia tem sido responsável por boa parte das capturas de contatos aqui do blog. Vale a pena testar.
#Dica 02 – Sidebar: Um Ótimo Lugar Para Capturar Contatos
A Sidebar nada mais é do que a barra lateral do blog, que pode ficar do lado esquerdo ou direito da tela, dependendo muito do seu objetivo.
Alguns preferem colocar a sidebar do lado esquerdo porque acreditam ser o ponto que chama mais atenção, já que a leitura inicia da esquerda para direita.
Outros dizem que para seus negócios o lado direito é o que converte melhor. Isso é uma questão de teste de cada nicho, mas fato é que você precisa aproveitar a sidebar do seu blog para gerar o máximo de conversão.
Então porque não adicionar um banner chamando atenção para uma recompensa digital que você já sabe que seu público está sedento, e leva-los para uma página de captura afim de conduzir esse visitante para se inscrever na sua lista de contatos.
Aqui no Conquista Digital eu uso um banner flutuante, que acompanha o visitante a medida em que ele desce para consumir o conteúdo, assim as chances de chamar atenção e conseguir capturar o contato é bem maior.
#Dica 03 – Chame atenção antes do visitante rolar a página (capture contatos no header)
Sua missão aqui é dar diversas oportunidades para que o visitante se torne um lead, adicionando capturas em locais estratégicos espalhados no blog, praticamente algo que persegue o visitante onde quer que ele vá no seu conteúdo.
Lembra que eu falei aqui acima que as pessoas andam sempre com pressa?
Pois é, nessa pressa muitas delas podem nem rolar a página do seu blog para baixo, por isso adicionar uma captura no header ou cabeçalho pode trazer aquele contato que também estaria perdido.
Esse tipo de captura é possível através de temas premium (pago), que já são otimizados para conversão e oferecem diversos locais de captura, sendo um deles no header.
Aqui no Conquista Digital nós estamos usando o tema Conversion WP, que particularmente é o que mais recomento no momento.
#Dica 04 – Artigo Sem Objetivo É Só Mais Um Conteúdo Grátis
Ao longo da minha jornada no Mercado Digital, aprendi muito claramente que todo, EU DISSE TODO conteúdo deve ter um objetivo.
Quando você produz um conteúdo seja ele no seu blog, canal do youtube ou redes sociais, a tendência é que aquele conteúdo continue lá sendo encontrado e consumido por muito tempo não é mesmo?
Logo, se esse conteúdo não tiver um objetivo, de nada adiantou todo esforço aplicado para produzir aquele conteúdo. Sacou?
Então anota aí! TODO conteúdo deve ter um objetivo.
O objetivo que eu valo não é necessariamente o de vender, mas de fazer com que o visitante tome alguma ação que pode ser curtir, compartilhar, comentar, comprar e principalmente, de entrar para sua lista de contatos.
Eu costumo dizer que é importante reservar 80% das suas energias em produção de conteúdo com objetivo de capturar contatos, pois é através da lista que terá mais chances de vender mais de uma vez para a mesma pessoa.
Importante dizer que o conteúdo deve fazer sentido com o que você oferece na sua página de captura, afinal esse é um dos fatores que vai ajudar a despertar o interesse do visitante em entrar para sua lista.
#Dica 05 – Página de Captura, Você Precisa Dela
Não poderia falar da melhor forma de capturar contatos sem frisar a importância da página de captura, já que é, na maioria das vezes, através dela que os visitantes se inscrevem na sua lista de contatos.
Existem diversos plugins wordpress no mercado que criam páginas de captura bem profissionais em poucos minutos.
Eu particularmente uso o plugin Optimizepress que é pago em dólar, mas super vale a pena já que cria qualquer tipo de página e até área de membros, o que me ajuda a trabalhar todas as estratégias de conversão do meu negócio.
Outro plugin que uso e super recomendo é o Squeeze WP do meu amigo “Jair Rebello”,.
Você pode encontrar essa versão gratuita, que é um pouco limitada mas já cria páginas super profissionais.
Ou ainda a versão premium que libera diversos modelos prontos, bastando editar e publicar, algo que leva menos de 2 minutos.
Minha dica aqui para você criar uma página de captura que converte, é se inspirar em páginas que já viu na internet e que tenha despertado em você a vontade de se inscrever na lista daquele produtor.
Usar chamadas (headlines) que despertem o interesse e entregar uma recompensa que você sabe que seu público procura, é algo que vai ajudar e muito na conversão.
#Dica 06 – Menu, Use A Seu Favor
O menu é um dos principais meios de navegação do blog, é através dele que os visitantes voltam para página inicial, descobrem mais sobre você ou sua empresa, entram em contato, logo é também um excelente local para capturar contatos.
Adicionar um menu entregando algo gratuito e de valor em troca do contato do visitante sempre foi uma excelente maneira de crescer a lista.
#Dica 07 – Transforme Seus Vídeos Em Uma Máquina de Capturar Contatos
Cada dia que passa os vídeo estão ganhando mais força tanto no youtube como nas redes sociais, então usar vídeos para capturar contatos é como uma missão obrigatória para quem está buscando levar o seu negócio ao próximo nível.
Nos vídeos como em artigos, a melhor forma de gerar conversão em leads é entregando um conteúdo de valor, algo que mostre o problema, entregue a solução e conduza o visitante para o próximo passo.
Esse próximo passo é fazer com que o visitante faça a ação de se inscrever na sua lista de contatos.
Uma dica valiosa que te dou e que inclusive é o que aplico aqui no blog, é você aproveitar esse vídeo para embedar dentro de um artigo transcrevendo o conteúdo logo abaixo.
Essa estratégia vai permitir que seu conteúdo seja encontrado de forma orgânica em diversos buscadores, dentre eles os principais como Google e Youtube, o que vai te garantir boas visitas e novos contatos todos os dias, por muito tempo. #FicaADica
#Dica 08 – Redes Sociais – Será Que Vale a Pena Usar?
Me arrisco a dizer que 99% da população acessa uma ou mais redes sociais todos os dias, então porque não aproveitar isso a seu favor para capturar contatos?
A estratégia que mais funciona hoje para capturar contatos é compartilhar aquele conteúdo que você produziu em artigo ou vídeo, levando as pessoas para uma área onde você já preparou para gerar conversão.
Não recomendo levar direto para uma página de captura, pois é provável que esse visitante esteja consumindo um conteúdo seu pela primeira vez, e dificilmente alguém vai se inscrever na sua lista sem conhecer um pouco mais sobre a sua competência antes.
Quando você leva para um conteúdo que entrega algo relevante, você praticamente gera uma autoridade instantânea, o que vai ajudar muito na tomada de decisão quando você chamar o visitante para ação de se inscrever na sua lista de contatos.
É claro que se tratando de redes sociais, o engajamento é muito importante para aumentar a visibilidade dos seus posts.
Então entre um compartilhamento e outro, busque postar conteúdos com objetivo de engajar, ou seja gerar curtidas, compartilhamentos e comentários, o que tende a aumentar a visibilidade quando você postar algo com objetivo de capturar contatos.
#Dica 09 – Bomba de Conversões
Depois de construir essa estrutura de conversão no seu blog e através dos vídeos, a sua missão é gerar tráfego para fazer toda essa engrenagem funcionar.
É claro que as dicas que te passei até aqui são muito valiosas e vão te ajudar demais, só que se você quer turbinar o tráfego e a conversão em contatos de forma muito mais rápida, então uma boa opção é investir um pouco em anúncios, seja ele no Face ADS, Youtube ADS, Bing ADS, e/ou outras plataformas.
Nesse caso recomendo que busque o conhecimento que precisa para estar por dentro das regras de cada plataforma e também para otimizar seus anúncios, atingindo o melhor ROI (retorno sobre o investimento) possível.
Talvez você esteja se perguntando porque a maioria das dicas que passei aqui tem haver com um blog, vou explicar.
Fato é que você pode trabalhar estratégias de conversão no Facebook, Youtube ou qualquer outra plataforma, mas a verdade é que essas plataformas não são suas e você não tem domínio algum sobre elas.
Se o Facebook ou o Youtube resolver bloquear sua conta, dificilmente você vai conseguir reverter a situação, correndo o risco de perder todo trabalho realizado até então.
Já, se você investe em criar um blog, vai ter muito mais segurança já que registrou um domínio e contratou uma hospedagem, logo o blog é seu e você não corre o risco de perder todo seu projeto da noite para o dia.
A Dica chave aqui é montar sua estrutura a partir do blog. e daí usar as demais plataformas para gerar tráfego que precisa para o seu blog, que está todo preparado para transformar o visitante em lead e cliente. Sacou?
Esse artigo + vídeo te ajudou? Deixa aqui abaixo nos comentários sua opinião sobre o conteúdo, vou adorar saber e interagir com você.
Forte abraço e sucesso!
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