O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo transformar visitantes em potenciais clientes fidelizados.
O marketing de relacionamento também ajuda a compreender as maiores necessidades do público, possibilitando que seja possível criar produtos e conteúdos de alto valor para eles.
Todo bom relacionamento é baseado na troca de valores. Quanto mais valor você da para o outro, mais valor vai receber de volta, é a reciprocidade.
Quando você da algo de graça e que faz a diferença na vida das pessoas, elas ficarão tão agradecidas que se sentirão na obrigação de retribuir, adquirindo algum produto seu ou indicado por você.
As pessoas não compram de quem não conhecem. Para comprar algo as pessoas precisam confiar em você.
O maior criador de relacionamento hoje em dia é informação. As pessoas buscam muito por informação de valor, algo que as ajudem a resolver algum problema ou dificuldade.
Então não importa o seu nicho de mercado, o que importa de verdade é você dar informação de valor para seus clientes, assim vai criando um relacionamento muito forte, capaz de fazer as pessoas confiarem totalmente em você, no seu trabalho.
Existem algumas perguntas que você pode se fazer para saber se o que tem para oferecer realmente agrega valor para o outro:
- Você cobraria por esse conteúdo? O conteúdo que criou é bom o suficiente para cobrar por ele?
- Será que o seu público pagaria por esse conteúdo? Analise comentários, perguntas por email, ou até mesmo pergunte para sua lista, seu público.
- Alguém já falou para você que você é maluco e que deveria estar cobrando por isso?
Se a resposta for sim, então o seu conteúdo ou produto é realmente bom para seu público, e oferecer esse conteúdo de forma gratuita vai gerar um verdadeiro relacionamento de confiança.
Se você disponibilizar informações que fazem a diferença na vida das pessoas pelo menos 1 vez por semana, então vai estar criando não só um relacionamento de confiança, mas uma audiência muito grande e realmente interessada no que você tem para oferecer.
Dica: Se tem um blog, poste conteúdo no mínimo 1 vez por semana para manter seu público atualizado e engajado no seu trabalho.
Manter um bom relacionamento com a lista de contatos por exemplo, vai possibilitar grandes negócios.
Manter bom relacionamento através de bons artigos e posts nas redes sociais, vai propagar seus negócios de forma incrível através de compartilhamentos, comentários e curtidas, indicações e assim por diante.
Aqui vai alguns artigos adicionais para te ajudar:
- O poder do email marketing – Descubra porque o dinheiro está na lista
- Explorando as redes sociais com marketing viral
Conclusão:
O marketing de relacionamento é fundamental para alavancar o seu negócio na internet.
Faça algo pensando em ajudar pessoas e fatalmente vai alcançar o sucesso.
Infelizmente muitas pessoas, na sua maioria por falta de conhecimento, iniciam um negócio na internet pensando apenas em quanto irão faturar.
Acabam não focando na qualidade do trabalho, em conquistar pessoas, em construir parcerias, em seguir pessoas de sucesso, em manter contato com a lista, em trabalhar sempre na construção de uma lista visando ajudar um número cada vez maior de pessoas.
E o resultado de tudo isso fatalmente é o fracasso. Sim, porque o público vai certamente perceber a falta de conteúdo qualificado e não vai dar atenção ao trabalho, o que coloca todo esforço aplicado até ali por água abaixo.
Eu realmente acredito que o marketing de relacionamento é capaz de transformar negócios em verdadeiros construtores de satisfação, criando assim uma legião de fãs e amigos, prontos para retribuir toda dedicação e trabalho aplicados.
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