A Verdade Sobre a Otimização e Segurança do Seu Blog Que Nunca Te Contaram

Até muito pouco tempo atrás a minha principal preocupação junto ao meu blog era de entregar conteúdo de valor e otimizado ao máximo, tanto para agradar meus leitores quanto para agradar o Google e outros mecanismos de busca. 

Eu sei que esse é o melhor e mais seguro caminho para garantir resultados crescentes e duradouro para o meu negócio. 

Mas não estava me atentando para alguns detalhes que poderiam potencializar ainda mais a otimização do meu blog perante o Google, e também para protege-lo contra possíveis invasões de hackers, o que não é nada agradável rsrsrs. 

Como Eu Fiz Para Melhorar a Otimização Do Blog

É claro que em busca de ganhar alguns pontos extras com o Google, eu acessei muitas vezes o PageSpeed para ver como ele estava avaliando o desempenho do meu blog, mas confesso quando eu via aquela nota (que nem sempre era boa) e as recomendações do que eu deveria fazer para melhorar, me dava até arrepio, pois não sabia por onde começar e o que fazer.

Hoje muita coisa mudou e eu já consigo manter uma boa avaliação, mas não foi nada fácil encontrar a solução. 

pagespeed google-otimização e segurança

Uma das coisas que tive que fazer foi reduzir drasticamente o número de plugins e widgets que estava usando, só isso já ajudou e muito, mas ainda tem algumas outras ações como instalação de plugins especiais que ajudam e muito a melhorar o carregamento das páginas. 

É claro que outros fatores como a qualidade do tema que está sendo usado também influenciam nessa avaliação.

Dicas Básicas De Segurança

segurança wordpress

Primeiro eu preciso te dizer que não sou nenhuma especialista em otimização e segurança de blogs e sites, mas sempre busco aprender com procissionais no assunto, e o que vou compartilhar aqui são algumas ações que eu tomo hoje, mas sabemos que ainda tem muito mais por fazer.

Aliás, estou aprendendo muito com alguns profissionais incríveis que decidiram compartilhar seu conhecimento, daqui a pouco te falo quem são, por enquanto vamos as dicas de segurança. 

A principal dica é, seja precavido e faça regularmente o Backup dos seus arquivos, existem plugins gratuitos que fazem isso como o WordPress Database Backup que permite programar backups em datas pré determinadas onde você escolhe onde deseja armazenar essas informações. 

Outra dica é usar temas e plugins confiáveis, tome cuidado para baixar esse tipo de arquivo somente de sites confiáveis para não ter dor de cabeça depois. 

Outra dica é ativar o plugin de proteção contra tentativas de logins mal intencionados ao seu blog, essa funcionalidade está liberada dentro do plugin JatPack.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a abrir os olhos para o quanto o seu blog pode estar vulnerável e como você deve proceder para evitar problemas futuros.

É claro que o processo de segurança e otimização envolve muitas outras coisas que não foram mencionadas aqui, por isso recomendo que você acompanhe o trabalho do Gustavo Freitas, Richard Giandômenico (especialista em otimização de sites e blogs em wordpress) e Ataliba Teixeira (especialista em segurança de servidores web).

Juntos eles criaram o curso completo sobre Otimização e Segurança de Blogs e Sites em WordPress, com todo passo a passo do que é preciso fazer para tornar seu blog seguro e otimizado ao extremo.

Isso vai permitir com que você possa trabalhar mais seguro e focado no que realmente importa, que é aplicar estratégias de conversão, trazendo mais contatos e clientes para o seu negócio.

Aqui está o conteúdo que já está disponível dentro do curso:

Módulo I – Otimização ?

Unidade I ✏ Plugins essenciais para um blog profissional

Unidade II ✏ Servidor de Hospedagem

Unidade III ✏ Introdução a otimização

Unidade IV ✏Trabalhando com Imagens

Unidade V ✏ Plugins de Minificação

Unidade VI ✏ Estudo de caso até os 100/100 no pagespeed

Módulo II – Segurança ?

Unidade I ✏ Introdução

Unidade II ✏ Configurações iniciais

Unidade III ✏ Segurança do WordPress em um ambiente já instalado

Unidade IV ✏ Configurações avançadas

Unidade V ✏ Backup

Unidade VI ✏ Descobrindo se seu site foi invadido

Uma coisa é certa, o Marketing Digital está evoluindo cada vez mais e quem não se atentar em buscar formas de manter seu negócio otimizado e seguro, vai acabar ficando para trás.

✔ Clique aqui e saiba mais sobre o curso e o trabalho desses profissionais incríveis. 

Se esse conteúdo te ajudou, não esqueça de compartilhar com quem também precisa desse conhecimento, e se tiver alguma experiência boa ou nem tão boa assim relacionada a otimização e segurança do seu blog, compartilhe aqui nos comentários.

Forte abraço e sucesso! 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

5 Comentários

  1. joel

    olá grasiela aqui é o joel, tudo bem? espero que sim!
    grasiela deixe eu tifala, quanto você cobra pra você
    faser um blog proficionão e deixar ele fincionando no ar
    sem precisar faser mais nada só entrar dentro e colocar os
    artigos quando necessário, obrigado e estou no aguardo blz?
    ( joel )

  2. Oi Graciela,

    Tema muito interessante. Esse artigo realmente mostrou a necessidade de otimizarmos nosso Blog. Um curso como esse é uma mão na roda, já que quanto mais um blog está otimizado, melhor será o posicionamento.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *