Hoje vou mostrar como ter sucesso no youtube rápido mesmo sendo um completo iniciante nesse mercado. 

Separei 8 passos bem simples de seguir e com resultados garantidos se você se propor a colocar em prática, então fica ligado até o final para não perder nenhum detalhe. 

Prefere consumir esse conteúdo em vídeo? é só dar o play aqui abaixo. Se preferir consumir em texto é só seguir aqui abaixo do vídeo, beleza? 

Passo 1: Entregue o Que Seu Público Quer

como fazer sucesso no youtube rápido

Se você já tem um público, você consegue fazer uma pesquisa com ele para entender o que estão buscando, qual é o tipo de conteúdo que eles querem.

Com essa pesquisa você começa a ter ideias de quais conteúdos vai entregar no seu canal do Youtube, com a certeza de que tem um público sedento por ele.

Além disso, existem algumas ferramentas que vão te ajudar a produzir vídeos de sucesso no youtube..

Uma delas é o Keyword Tool que é gratuita e te permite saber quais palavras as pessoas estão digitando no Youtube para aquele assunto específico.

Então, por exemplo, eu resolvi fazer aqui um vídeo sobre o Youtube, comecei a fazer algumas pesquisas e cheguei na palavra-chave “sucesso no youtube”, o que me fez ter certeza que existem pessoas buscando por isso.

como fazer sucesso no youtube pesquisa

Com essa ferramenta, na versão gratuita, eu não consigo saber a média de buscas mensais  por essa palavra, mas sei que existe busca por ela.

Agora posso usar como complemento uma outra ferramenta que é o Ubersuggest, onde posso digitar a palavra chave e descobrir quantas buscas mensais existem por ela.

sucesso no youtube busca no ubersuggest

Com isso consigo ter uma base do volume de busca e qual fatia do mercado podemos atingir com nosso vídeo.

Resumindo, para ter um canal de sucesso no youtube, o primeiro passo é saber quais são as dores do seu público e usar as ferramentas certas para saber exatamente como procuram por isso e qual volume de busca.

Com base nessa informação você vai escolher a melhor palavra-chave para trabalhar seu vídeo sabendo que ele terá um potencial de alcançar mais pessoas interessadas no que você tem para oferecer.

Passo 2: Quer Ter Sucesso no Youtube? Chame Atenção

Me diz uma coisa? Quando você está navegando no youtube ou no Google você clica na primeira busca que aparece, ou dá uma olhada no título, na imagem e algo mais que te chame atenção antes de tomar a decisão por clicar e consumir aquele conteúdo?

Se você for como eu e a grande maioria das pessoas, primeiro vai dar uma passada de olho para ver o que te chama mais atenção e só depois vai tomar a decisão de qual conteúdo vai clicar.

Existem alguns pontos que podem e devem ser trabalhados para chamar atenção das pessoas no seu vídeo e é sobre isso que vamos falar agora.

Porque Vale A Pena Investir Algum Tempo no Título

O título do vídeo é uma das primeiras coisas que a pessoa vai ver quando fizer uma busca, então use ele para chamar a atenção das pessoas para clicarem no seu vídeo e não do seu concorrente. Sacou?

O título “Como ter sucesso no Youtube” talvez não atraia tanta atenção das pessoas assim, mas “Como ter sucesso no Youtube, mesmo que você esteja começando agora” já vai despertar bem mais atenção.

Use títulos persuasivos, que despertam interesse e gerem curiosidade, isso vai funcionar muito bem.

Uma ideia que posso te dar aqui é o seguinte:

Vá até o Youtube e digite sua palavra-chave, aquela que você já pesquisou como falei aqui acima.

Por exemplo: “como secar barriga”.

Você vai poder analisar os títulos que seus concorrentes estão usando e vai perceber alguns títulos que chamam a atenção.

como fazer sucesso no youtube analisando concorrencia

Use isso para ter ideias para os seus títulos também, lembrando que você não vai copiar, mas vai usar como inspiração para montar um título que chame mais atenção do que seus concorrentes.

Geralmente títulos que chamam mais atenção são os títulos de curiosidade, como:

  • Abdominal não seca barriga! Saiba o que fazer.

Esse título desperta uma curiosidade imensa em quem está querendo secar barriga e a pessoa acaba clicando para conferir.

O Conteúdo Também Importa

conteúdo também importa no vídeo do youtube

Na entrega do conteúdo evite muita parte técnica, entregue um conteúdo que seja mais rápido e fácil de ser consumido.

É claro que dependendo do seu nicho a parte técnica vai fazer total sentido, mas se você tá trabalhando com um público iniciante no assunto, muito provavelmente a parte técnica vai assustar um pouco as pessoas.

Comece dando algumas dicas e deixe a  parte técnica pra algum curso, algum produto que pode oferecer como afiliado ou até mesmo um produto seu, caso tenha.

Capriche Nas Thumbnails/Miniaturas

capriche nas thumbnails dos vídeos do canal do youtube

Ainda, dentro dos conteúdos que chamam mais atenção, a Thumbnail é o que há!

A thumbnail é o que vai fazer as pessoas clicarem mais no teu vídeo do que no teu concorrente.

Se a pessoa quer secar a barrida e em uma busca de separar com uma imagem de uma barriga sarada com uma frase dizendo “faça isso”, com certeza vai clicar para conferir o vídeo.

A imagem/thumbnail é o que desperta o interesse por assistir o vídeo.

Me arrisco a dizer que a imagem é o primeiro ponto de atenção em uma busca no youtube, ou seja, primeiro a pessoa da aquela olhada ma imagem e se gostar, então olha o título e assim por diante.

Então invista um bom tempo para criar Thumbnails que tenham um destaque especial em meio a tantos outros que vão aparecer na busca. 

Fazer uma breve busca no youtube para espiar seus concorrentes pode te ajudar a criar uma Thumbnail ainda melhor. #Ficadica

Uma dica final aqui para garantir seu sucesso no youtube com ajuda das thumbnails é: Use sempre textos grandes, que as pessoas consigam ver com facilidade.

Imagina que a pessoa pode estar acessando o youtube de um celular e se o seu texto estiver pequeno ela não vai conseguir ler, então capriche no tamanho das palavras. 

Aproveita para clicar aqui e se inscrever em nosso canal, assim além de ficar por dentro das novidades, pode dar uma espiadinha em nossas thumbnails. 

Passo 3: Se inspire em outros canais

busque inspiração em outros canais de sucesso no youtube

Se inspire em outros canais do teu nicho de mercado que já tem sucesso.

Se você trabalha com o nicho de secar barriga, digita lá, “como secar barriga” veja quais são os canais que mais estão bombando, que tem mais visualizações…

Entre nesses canais, entenda como essas pessoas trabalham e tente trazer isso também pro teu canal.

Ou ainda, entre em canais de sucesso de youtubers e veja como eles fazem, como eles agem.

Grandes youtubers trabalham de forma natural , fazem vlogs, fazem bastante coisa engraçada, talvez no teu nicho não seja legal você ficar fazendo brincadeiras o tempo todo, mas vale a pena conferir.

Por exemplo o meu nicho é de empreendedorismo digital, então nem sempre cabe fazer brincadeiras o tempo inteiro, mas sempre busco trazer algo mais descontraído para meus vídeos, isso ajuda na interação.

Perceba o que os grandes canais do youtube estão fazendo e tenta replicar ou remodelar isso para o teu negócio.

Veja como eles fazem a chamada para ação, como colocam os links na descrição, se pedem para as pessoas acompanharem o trabalho deles em outro local, tudo isso pode fazer diferença para criar um canal de sucesso.

Veja a frequência com que costumam postar vídeos, a qualidade da gravação, os ambientes que costumam usar, se tem iluminação, se usam algum efeito, tudo isso vai te ajudar construir um canal de sucesso no youtube.

Resumindo, quer mesmo saber como fazer sucesso no youtube? Fica sempre plugado no que seus melhores concorrentes estão fazendo e use como inspiração para criar algo ainda melhor.

Passo 4: Seja simples objetivo

seja simples e objetivo nos vídeos

Seja mais simples possível no teu vídeo, não tenta colocar conteúdo só pra “encher linguiça”, porque isso já não adianta mais.

É simples, objetivo, direto ao ponto, sem enrolação, é isso que as pessoas buscam.

Se você começar a enrolar, chances são de que as pessoas vão buscar outro vídeo mais objetivo para assistir.

Seja simpático, dinâmico, e evite vídeos muito longos, tente fazer vídeos de no máximo 15 minutos, sei que é difícil às vezes um assunto acaba puxando outro, mas  tenta evitar isso.

Eu sei que dependendo do assunto e difícil entregar tudo em 15 minutos, eu mesmo tenho essa dificuldade por gostar de explicar tudo nos mínimos detalhes e a maioria dos meus vídeos ficam com 20 minutos.

Fato é que as pessoas não tem muito tempo disponível, então quanto mais objetivo e rápido for seu vídeo, sem perder a qualidade, melhor.

Uma ideia para te ajudar a gravar vídeos mais rápido é usar um roteiro, onde pode anotar de forma organizada alguns pontos específicos que vai falar no vídeo, isso vai te ajudar a não fugir do conteúdo pré estabelecido.

Você pode fazer essas anotações em um papel, ou até em um bloco de notas que fica no cantinho da tela ou no celular.

Passo 5: Gere Tráfego Para Seus Vídeos

Depois que você sobe o vídeo para o youtube é preciso trazer o máximo de visitas em um curto período, isso vai dar uma relevância para o seu vídeo jogando ele lá para as primeiras posições do youtube.

Só que isso deve ser de forma orgânica, não vá utilizar ferramenta de visualização, porque não vai valer a pena, pode até gerar um posicionamento legal, mas logo vai cair de volta e você pode até tomar uma penalidade do Youtube.

Mas também não fique esperando o tráfego cair do céu assim que sobe o vídeo para o youtube, isso não vai acontecer. Por isso você precisa dar aquela forcinha.

Divulgue seu vídeo em todos os meios que tiver e puder.

  • Compartilha nas redes sociais onde o teu público está concentrado.
  • Posta no seu perfil do Facebook
  • Na sua Página Pessoal ou Comercial
  • Em grupos do Facebook.
  • Embeda no blog e transcreve o conteúdo em texto, assim como fizemos aqui nesse artigo, isso vai te ajudar a ser encontrado no Google e no Youbube.
  • Se tiver webpush no seu blog, divulgue o vídeo através dele, enviando a notificação para o desktop de todos que se inscreveram.
  • Caso tenha um grupo no WhatsApp, vai lá e coloca o conteúdo novo que acabou de trazer.
  • Tem uma lista de e-mail? Então manda um e-mail pra tua lista, dizendo que você tem um conteúdo novo.
  • Tem uma lista de Manychat, compartilha o teu novo vídeo com eles.

Com essa divulgação, se o teu conteúdo realmente for bom, se for relevante e você estiver entregando realmente o que o teu público procura, chances são de que as pessoas vão gostar, curtir, comentar,compartilhar, se inscrever…

Dessa forma seu vídeo ganha relevância no youbube alcançando melhores posições, o que vai fazer seu vídeo ser encontrado em buscar orgânicas, gerando tráfego e conversão no automático por muito tempo.

Daí tudo que você precisa fazer é replicar esse mesmo passo a passo em todos os demais vídeos que for subir para o youtube. Isso vai funcionar em um efeito bola de neve, trazendo cada vez mais tráfego e conversão, assim não tem como não ter um canal de sucesso no youtube.

Passo 6: SEO | Sem Isso Não Tem Como Fazer Sucesso no Youtube

Seo otimização do vídeo para youtube

Trabalhe o SEO dos seus vídeos, isso nada mais é do que a otimização dos vídeo para o Youtube.

A otimização são alguns pequenos detalhes que vão te ajudar a ganhar posicionamento, ficando nas primeiras posições do youtube, o que vai te fazer ser encontrado de forma orgânica.

Se você fizer uma otimização bem feita o Youtube vai entender qual palavra-chav você quer posicionar, qual palavra é mais relevante para seu vídeo e com base nisso ele posicionar seu vídeo para essas palavras.

E como isso vai funcionar? Ele trabalha basicamente com palavras chave.

Lembra que eu falei sobre o Keywordtool e o Ubersuggest? São dois indicadores que apontam qual é o tipo de palavra que as pessoas digitam lá nas buscas do Google e do Youtube, pra fazer alguma busca.

Então antes mesmo de gravar o vídeo já tenha claro qual será a palavra-chave principal dele.

Use essa palavra-chave para nomear o arquivo do vídeo, então quando for salvar o arquivo do seu vídeo no computador, já nomeie ele com a palavra-chave principal.

Lembra que o youtube não vai ler o arquivo e sim o nome que você der para ele, então você precisa dizer sobre o que é seu vídeo, o que você já começa a fazer quando dá um nome para o arquivo.

Outra dica é você usar palavra chave no título seu vídeo e de preferência no começo, quanto mais para a esquerda (inicio) conseguir colocar, melhor.

Também pode usar a palavra chave na descrição do vídeo. Faça uma descrição com em média três parágrafos e tenta colocar a palavra chave em cada um desses parágrafos.

Use o campo das TAGs para colocar a sua palavra-chave principal e outras palavras semelhantes que também são usadas nas buscas, essas palavras semelhantes você consegue no ubersuggest.

Basta digitar a palavra-chave principal no ubergussest que ele já te dá diversas outras ideias de palavras que pode usar.

Também de usar a TAG principal e semelhantes, use uma TAG só sua, isso vai fazer com que outros vídeos seus apareçam como vídeos relacionados no lado direito da tela, assim o visitante via poder continuar consumindo seus vídeos por mais tempo, o que ajuda na conversão.

Passo 7: CTA (Chamada Para Ação)

cal to action nos vídeos

CTA, Call To Action em Inglês ou Chamada para ação em Português, é justamente a chamada que você faz no vídeo levando as pessoas a tomarem uma ação.

Imagina que você está entregando um conteúdo e no meio do vídeo você fala:

Se você está gostando desse conteúdo aproveita para dar aquele like, se inscrever no canal e clicar no sininho para receber nossos novos vídeos com prioridade.

Quer outro exemplo? Então confere esse:

Tudo isso que compartilhei aqui hoje eu aprendi no treinamento XYZ do Fulano de Tal, se você quiser conhecer vou deixar o link aqui abaixo na descrição.

Isso é uma chamada para ação, você está dizendo para as pessoas o que quer que elas façam.

Você é quem define quando vai fazer uma chamada, pode ser no inicio, no final ou até os dois, mas NUNCA, JAMAIS deixe de fazer uma chamada no seu vídeo, pois é isso que vai dar uma gás para crescer seu canal.

Pensa que o vídeo vai continuar lá trabalhando para você 24h por dia, 7 dias por semana gerando conversão baseado em suas chamadas para ação, então capriche nelas. 

Eu recomendo que 80% das suas chamadas seja levando as pessoas para uma página de captura, porque assim vai formando uma lista de pessoas interessadas no que você tem para oferecer o que vai te ajudar a vender muito mais a médio longo prazo.

Passo 7: Consistência | Peça Fundamental Para Ter Sucesso no Youtube

tenha consistencia para ter um canal de sucesso no youtube

Consistência é o nome do jogo quando se fala em um canal de sucesso no youtube. 

Definitivamente não tem como fazer sucesso no youtube de forma rápida sem ter consistência nas publicações.

A consistência nada mais é do que você ter uma periodicidade na publicação de novos vídeos.

Você pode por exemplo, programar subir 2 vídeos por semana no teu canal do youtube, sendo sempre as 9 horas da manhã, isso já é uma consistência.

Ou ainda, 1 vídeo por semana toda quinta-feira as 9 horas da manhã vai ter um vídeo novo.

Quanto mais consistência você manter na postagem dos seus vídeos, mais relevância você vai ter, porque as pessoas que te seguem já vão saber quais são os dias que você posta esses vídeos, então elas vão até lá conferir.

Você também pode pedir para as pessoas ativarem a notificação dos seus vídeos clicando no sininho.

O Youtube não mostra o teu vídeo pra todo mundo, mas se a pessoa clicar no sininho, assim que sair um vídeo ela recebe uma notificação do youtube.

Então além de manter a periodicidade, não esqueça de chamar as pessoas para curtir, comentar, se inscrever no canal e clicar no sininho.

É dessa forma que você faz o canal crescer, mas fica ligado nisso que eu vou te dizer agora!

É normal que no começo você divulgue em vários lugares e não veja muito resultado, mas se manter essa consistência e persistir naquilo que você tá fazendo, em breve terá um canal de muito sucesso, por isso não desista no primeiro obstáculo.

Se manter a consistência vai ver que em breve seu canal vai começar a crescer, as pessoas vão começar a propagar, e todo aquele conteúdo que você colocou ali vai começar a funcionar pra você no piloto automático.

Se você estiver vendendo algum serviço ou produto vai ter sempre ali  um link na descrição para as pessoas clicarem, e com isso você vai ter um exército de vídeos trabalhando pra você ao longo dos tempos.

Então esses foram os 8 Passos de como fazer sucesso no youtube de forma rápida mesmo que esteja começando do completo zero.

E já fica aqui uma dica extra: Antes de você criar um canal, verifica se o assunto que você quer trabalhar tem procura, não adianta nada você criar um canal onde as pessoas não têm interesse por aquele assunto.

Utilize aí o Ubersuggest, o Keywordtool.io pra você entender o volume de busca que tem para aquele assunto e saber se tem pessoas interessadas, e se tiver, invista com força total nesse canal, aplica esses passos que passei e fatalmente vai ter um canal de sucesso no youtube.

E aí, esse conteúdo te ajudou? Você já aplica essa dicas e tem resultados? Comenta aqui abaixo, vou adorar saber. 

Não faz a mínima ideia de como colocar tudo isso em prática, eu posso te ajudar com isso aqui no Conquista Digital Club

Há… vi que aqui no título eu prometi 7 dicas e um bônus?

O bônus que preparei para você que chegou até aqui é o nosso mais novo Ebook com 17 maneiras comprovadas de divulgar como afiliado, é só clicar na imagem abaixo e fazer seu download completamente grátis (depois me dá o feedback, combinado?).

Forte abraço e sucesso!

Junte-se a mais de 20.000 consumidores de conteúdo do blog

Deixe seu melhor email para fazer parte da nossa lista VIP e receber nossos conteúdos como exclusividade

Odiamos spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!