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Como Gerar Tráfego Para o Seu Negócio Online (A forma mais segura que existe!)

Tempo de leitura: 18 min

Como gerar tráfego para o seu negócio?

Não sei se você sabe, mas tráfego é a alma do negócio, sem ele não tem vendas, isso é fato.

Mas… por outro lado muitas pessoas pecam por investir todos os seus esforços em uma unica fonte de tráfego, o que se torna muito arriscado.

Vou te dar um exemplo prático de como é perigoso apostar todas as fichas em uma única fonte de tráfego.

Vamos supor que você esteja trazendo todo seu tráfego do Facebook Ads.

Agora imagina que uma bela manhã o Facebook bloqueou sua conta, por algum motivo desconhecido, o que é super comum de acontecer.

Se você colocou 100% das suas energias em anúncios no Facebook, seu negócio simplesmente paralisa e você pode deixar de faturar até conseguir resolver o problema.

Eu usei o Facebook como exemplo, porque é uma das fontes mais utilizadas hoje.

Mas isso poderia acontecer com qualquer outra fonte de tráfego, seja ela paga ou orgânica, como o youtube por exemplo.

Todo mundo sabe que o Youtube é uma excelente fonte de tráfego, e isso não tem como negar.

Simplesmente porque o Youtube é o segundo maior buscador da internet e cada dia que passa mais e mais pessoas se conectam mais com vídeos.

Aqui no Conquista Digital eu uso muito o youtube como fonte de tráfego, porque eu sei do poder dos vídeos para alavancar qualquer negócio.

Mas isso quer dizer que eu devo então focar 100% das minhas energias em usar o youtube para geração de tráfego? Claro que não.

Isso acontece por uma razão simples, o youtube não é meu, eu não tenho qualquer controle sobre ele. 

Se amanhã meu canal fosse bloqueado e eu dependesse só do youtube, meu negócio simplesmente estaria em sérios apuros.

Por isso, depender de uma única fonte de tráfego é muito perigoso.

As redes sociais em geral como o facebook, twitter, linkedin, instagram são muito boas para geração de tráfego, mas também são o que chamamos de terrenos alugados, ou seja, não temos qualquer domínio sobre eles.

O facebook, twitter, linkedin, instagram não são nossos, e se alguma coisa acontecer ou as regras mudarem não há nada que você possa fazer para reverter, o que é muito arriscado.

Se você quer gerar tráfego de forma segura e escalável, diversifique as suas fontes de tráfego.

No artigo de hoje eu vou te mostrar como gerar tráfego para o seu negócio online de diversas formas, assim terá um negócio mais seguro e lucrativo ao longo dos tempos.

Vou te mostrar 10 fontes de tráfego orgânico (gratuito) e também algumas fontes de tráfego pagas para acelerar seus resultados. 

Se preferir consumir esse conteúdo em vídeo é só dar o play no vídeo aqui abaixo, ou então seguir em frente e conferir o artigo.

1 – Como Gerar Tráfego Com GuestPost

Como Gerar Tráfego Com GuestPost

GuestPost em tradução para Português significa Post Convidado.

Basicamente seria você receber um convite para publicar um artigo em um blog que não seja o seu, com interesse em chamar a atenção das pessoas para a leitura.

Mas não é só isso…

Quando você publica um artigo em outro blog, pode colocar um link que leva as pessoas que clicarem para alguma página ou artigo do seu blog, e é aí que a brincadeira começa.

Pois ao clicarem nesse link do Guestpost, você recebe esse tráfego nas suas páginas.

E assim… na teoria você deve ser convidado para escrever um Guestpost, mas na prática não precisa ser assim.

Vou te dar algumas dicas do que você deve fazer para conseguir gerar tráfego com guestpost da forma integra.

O primeiro passo é analisar seus concorrentes.

A melhor forma de fazer isso é digitando no Google a palavra-chave que você quer rankear e localizar os concorrentes que estão mais bem posicionados.

Entre em 5 ou 7 blogs mais bem posicionados, busque o menu de contatos e envie uma mensagem para o dono do blog.

Conte um pouco sobre seu projeto, diga como achou interessante o blog da pessoa e se ofereça para escrever um artigo relevante, que agregue valor com a audiência do blog.

Você vai entregar um conteúdo bastante denso, completo e detalhado para a pessoa publicar no blog dela.

Em troca disso, vai colocar um link seu dentro daquele artigo.

Esse link vai apontar para algum conteúdo que você quer posicionar na primeira página do Google.

Imagina um artigo criado por você em outro blog, com um link que leva para sua página de vendas, para a sua página de captura, para algum artigo específico?

Na prática você está aproveitando a autoridade e o tráfego qualificado que o blog do seu concorrente já tem, para gerar tráfego para suas páginas. Isso é muito poderoso!

Sem contar que quando você publica um conteúdo dentro de um Blog que já tem autoridade, você transmite um pouco dessa autoridade para você no momento em que coloca um link seu lá dentro.

E com mais autoridade o Google vai enxergar o seu conteúdo com outros olhos, o que pode ajudar a melhorar o posicionamento dele nas buscas orgânicas.

Daí você gera tráfego de duas formas, através do guestpost e também das buscas vindas do Google.

Agora, preciso fazer uma alerta aqui em relação ao GuestPost, que é o seguinte:

O google preza que tudo precisa ser natural, ou seja, precisa ser um convite mesmo, caso contrário o seu conteúdo pode ser punido indo lá para o final das buscas.

Um exemplo disso é a troca de links onde você publicaria um artigo no blog de uma pessoa e essa pessoa publicaria um artigo no seu blog.

Troca de link não é nada natural, muito pelo contrário né.

O Google consegue identificar isso, então se estava pensando em fazer troca de favores, esqueça.

Evite troca de links a qualquer custo, se o Google identificar essa troca, ele pode penalizar o seu Blog e levar o seu posicionamento lá para baixo nas buscas.

Para te ajudar nessa jornada, existe um site chamado guestposts que permite você oferecer artigos em blogs que estão cadastrados na plataforma e que aceitam guestposts.

Assim pode escolher blogs com autoridade e que você já sabe que podem gerar um bom tráfego para seu link.

Você pode fazer quantos Guestpost quiser, não tem limites, a única coisa que não pode é fazer troca de links.

E não para por aí, existem diversas outras fontes de tráfego incríveis que vou compartilhar ainda aqui nesse artigo com você.

2 – WhatsApp: Uma Poderosa Fonte de Tráfego

Whatsapp poderosa fonte de tráfego

Hoje muitas empresas utilizam essa técnica de usar o whatsapp para gerar audiência e trazer essa audiência até seus conteúdo, gerando tráfego instantâneo para seu negócio.

Para essa estratégia eu recomendo que use o Whatsapp Business que é bem fácil de instalar, funciona da mesma forma que o whatsapp normal, só que tem algumas funcionalidades a mais que fazem muita diferença.

O Whatsapp Business permite:

  • Criar listas de transmissões onde pode adicionar os contatos que desejar e compartilhar o que quiser com eles. 

Na lista de transmissão é só você que pode publicar, evitando assim conversas paralelas que acabam dispersando a atenção das pessoas.

Dessa forma você pode usar a Lista de Transmissão para gerar tráfego para o seu negócio online, chamando as pessoas para consumir o conteúdo no qual elas tem interesse.

  • Criar Grupos com até 256 participantes podendo todo mundo conversar entre si, ou pode definir que só os administradores poderão postar conteúdos.

Também pode convidar pessoas para entrar no grupo através de um link que o próprio whatsapp gera assim que você cria o grupo.

É possível usar esse grupo para fazer ofertas de vendas, mas em geral pode usar para trazer pessoas para a página que desejar, gerando tráfego qualificado e instantâneo para seu negócio.

O WhatsApp é incrível, só que tem um pequeno problema, vai demandar bastante da sua energia, pois seu trabalho com ele será bem manual.

Mas se estiver no começo vai conseguir dar conta sem problemas, depois conforme for crescendo pode colocar alguém para fazer esse trabalho enquanto você foca em outras áreas do seu negócio. 

Fala aí, o whatsapp é ou não é uma excelente fonte de tráfego?  Aqui no Conquista Digital ele é um dos preferidos.

3 – Como Gerar Tráfego Usando o Poder do Youtube

Como Gerar tráfego Usando o Poder do Youtube

Como já falei aqui no começo desse artigo, o youtube é o segundo maior buscador da internet (acredito que será o primeiro em breve).

Isso mostra o quanto as pessoas estão conectadas com os vídeos e o quanto ele é poderoso para gerar as mais variadas conversões como curtidas, inscritos, comentários, vendas, leads e tráfego.

Não tem segredos aqui, a parada é produzir vídeos focados em ajudar seu público a resolver problemas relacionados ao seu nicho de mercado. 

Durante o vídeo você pode fazer as mais variadas chamadas para ação levando esses visitantes para onde você quiser fora do youtube. 

Com isso você usa a sua audiência do youtube para gerar tráfego para a página que você determinar, que pode ser uma página de captura, vendas ou até mesmo um artigo, não importa. 

Vídeos são mais simples de posicionar, mas também requer algumas técnicas de SEO com objetivo de posicionar palavras-chave no topo das buscas e assim ser encontrado de forma orgânica.

Então sua missão no youtube é:

  • Entender o que seu público quer;
  • Entregar o que ele procura;
  • trabalhar o SEO (otimização do vídeo para posicionar nas primeiras buscas do youtube);
  • Fazer chamada levando tráfego para uma página específica pré definida por você;

Com o tempo você terá um verdadeiro exercito de vídeos gerando tráfego para você literalmente o tempo todo.

4 – Construindo Uma Máquina de Gerar Tráfego com Artigos no Blog

Máquina de Gerar Tráfego com Artigos no Blog

Eu sempre digo que é importante ter um Blog simplesmente porque ele será um dos pilares mais seguros do seu negócio.

Quando você contrata uma hospedagem e registra um domínio o blog é seu e ninguém pode tirar ele de você.

Sim, estou falando de um blog pago, que é bem acessível de manter e também mais seguro. 

Tudo que é gratuito é instável, não dá para construir um negócio sólido em cima de uma plataforma gratuita, isso é muito arriscado.

Ainda mais falando de um blog que se bem trabalhado vai ser responsável por boa parte do tráfego do seu negócio por longos anos.

Dentro do blog você pode trabalhar a produção constante de artigos, que nada mais é do que conteúdos relevantes que ajudam seu público a resolver dores, assim como no vídeo, só que agora estamos falando de texto.

Se você entregar conteúdos relevantes e trabalhar bem o SEO do artigo, terá grandes chances de aparecer nas primeiras posições do Google, gerando tráfego constante e gratuito para o seu negócio online.

Preciso te dizer que posicionar um artigo no topo do Google, ou nas primeiras posições da busca, não é uma tarefa fácil e rápida, principalmente se o blog for novo.

As vezes leva meses para conseguir uma boa posição no Google, mas posso afirmar que todo esse esforço vai valer a pena, pois vai gerar tráfego por longos anos e de graça para seu negócio online.

5 – Notificações WebPush Para Gerar Tráfego Instantâneo

Notificações WebPush Para Gerar Tráfego Instantâneo

A notificação WebPush é basicamente uma pequena caixa que você coloca para aparecer em algum canto do seu blog. 

Nessa caixa você pede autorização do visitante para enviar mais conteúdos e atualizações do blog.

Ao dizer “sim” para essa autorização, o visitante concorda em receber suas notificações. 

O melhor de tudo é que as mensagens do WebPush são enviadas para o desktop da pessoa independentemente de ela estar ou não visitando seu blog.

Basta que ela esteja com o computador ligado com acesso a internet e pronto, vai receber uma popup de notificação na tela do computador, independente do que ela estiver fazendo.

Funciona quase que como no email marketing, onde você consegue enviar uma mensagem para todo mundo que disse sim para a sua notificação.

Se você já se inscreveu no webpush aqui do Conquista Digital, percebeu que a cada novo conteúdo que trago para cá, seja em formato de artigo ou seja no formato de vídeo, eu envio via webpush.

Assim que eu envio essa notificação ela é transmitida para todos que autorizaram, sendo que quem tiver com o computador desligado vai receber a mensagem assim que ligar o PC.

Nessa notificação eu coloco um título, um subtítulo e uma imagem com link, onde assim que a pessoa clicar ela vai para o conteúdo que estou divulgando.

Essa simples técnica gera tráfego instantâneo para meus vídeos, artigos, páginas de vendas e tudo mais, sem eu precisar pagar nada. 

Existem várias ferramentas com essa funcionalidade, a que eu uso aqui é o OneSignal, mas dentro do E-goi (ferramenta de e-mail marekting) também tem. 

6 – E-mail Marketing é o Poder

E-mail Marketing é o Poder

Outra forma de gerar tráfego que eu não poderia deixar de compartilhar, simplesmente porque é a minha preferida, é o bom e velho e-mail marketing.

O e-mail marketing é responsável por basicamente 80% do faturamento aqui do Conquista Digital.

Além de ser uma excelente forma de automatizar processos de vendas, é uma excelente maneira de gerar tráfego qualificado.

O tráfego é qualificado justamente porque as pessoas da sua lista já te conhecem e tendem a ter um interesse maior sobre o que você tem para oferecer.

Quando você publicar um artigo no blog ou um vídeo novo no youtube, compartilha com sua lista, pois eles estarão muito mais propensos a consumir seu conteúdo e gerar a conversão que você determinar. 

7 – Trafego Com Facebook

Trafego Com Facebook

Se você for trabalhar com o facebook para ganhar dinheiro pela internet, recomendo que tenha um perfil profissional para trabalhar suas estratégias.

Assim seu ciclo de amigos será só de pessoas interessadas no que você terá para compartilhar.

No perfil é possível ter até 5.000 amigos, o que já é muito bom, mas… é limitado e podemos melhorar isso.

Além do perfil é importante que você também tenha uma página com seu nome ou com o nome do seu projeto, depende o que você vai querer trabalhar.

A vantagem da página é que ela não tem limite de curtidas e você consegue alcançar mais pessoas com suas postagens.

Outra coisa que você pode fazer também, é criar grupos de dicas ou algo do tipo.

O grupo também é vantajoso porque não tem limites de participantes.

Por fim pode usar tanto o perfil, quanto a página e os grupos para gerar tráfego para seu negócio online.

8 – Instagram A Rede Social Mais Forte Para Geração de Tráfego

Instagram A Rede Social Mais Forte Para Geração de Tráfego

Depois do Facebook, uma das redes sociais que vem crescendo mais hoje, é sem dúvidas o Instagram.

O instagram ainda está com um alcance orgânico muito legal, por isso é a rede social mais forte para geração de tráfego orgânico.

O instagram é uma rede social que começou mais focada em fotos e hoje já permite subir vídeos de até 1 minuto no feed, até 15 segundos nos stories e até 10 minutos no IGTV, além de possibilitar fazer lives.

Você pode e deve explorar essas diversas maneiras para gerar muito tráfego para seu negócio.

O “segredo” do instagram está na função de arrastar para cima dos stories (válido só para perfis com mais de 10.000 seguidores), no link da sua BIO (biografia), e no direct.

Vou explicar melhor.

você pode postar dicas e conteúdos relevantes em qualquer lugar, tanto no feed, quanto no igtv, stories ou live, mas seu objetivo sempre será fazer com que o visitante siga seu perfil e clique no link da sua bio ou te chame do direct para saber mais. 

Tanto no link da bio quanto no direct você pode direcionar a pessoa para uma página de captura, para uma oferta ou para uma página com diversos links onde a pessoa vai escolher o que mais lhe interessa, como é o caso do link da minha BIO.

Por falar nisso, me segue lá @barbierigraciela, posto muito conteúdo massa e a gente ainda pode trocar uma ideia no direct.

A diferença do instagram é que ele demanda mais energia da sua parte, pois o conteúdo que você publica pela manhã já perdeu a visibilidade a tarde. 

O ideal é subir pelo menos um conteúdo no Feed por dia, uns 6 stories, podendo intercalar 2 pela manhã, 2 pela tarde e 2 á noite. 

As lives costumam ter um bom alcance, então sempre que puder faça lives dando dicas para gerar engajamento e seguidores.

Você pode intercalar entre vídeos no Feed e no IGTV que também funciona super bem. 

Alem disso pode fazer postagens no formato de imagens como fotos do seu dia-a-dia, de eventos, dos bastidores do seu negócio ou dos seus resultados, isso ajuda a quebrar um pouco o padrão dos vídeos e gera mais engajamento.

Engajamento por sua vez ajuda a melhorar o alcance das postagens e também os cliques no link da sua bio e os contatos no direct, o que resulta em tráfego para você. 

9 – Como Gerar Tráfego Com o Twitter

Como Gerar Tráfego Com o Twitter

Dependendo do seu negócio, as pessoas podem estar também lá dentro do Twitter.

É importante dizer que é provável que seu público não esteja em todas as redes sociais apresentadas aqui, então você vai focar em trabalhar aquelas onde seu público estiver mais concentrado.

Se seu público estiver no twitter, crie uma conta e comece a seguir algumas pessoas que tem interesse no seu nicho, no seu assunto… e muitas vezes você vai começar a ser seguido de volta também.

Dessa forma vai criando um perfil repleto de pessoas que tem interesse no que você em para oferecer.

Daí é só seguir a linha de compartilhar conteúdos e trazer tráfego qualificado para suas páginas.

10 – Tráfego Com Linkedin

Tráfego Com Linkedin

o Linkedin eu deixei por último porque ele tem algumas restrições, ou seja, dependendo do teu nicho, teu público não estará por lá.

Se o teu nicho for relacionamento, bem estar, emagrecimento, ou algo nesse sentido, teu público não vai estar lá, simplesmente porque o Linkedin é uma rede social de negócios.

O meu nicho que é de Marketing Digital, já tem um público bem legal dentro do Linkedin que eu posso explorar.

Se o seu nicho for relacionado a negócios você pode criar um perfil, pode criar grupos e utilizar essa rede social para gerar tráfego qualificado todos os dias.

Sempre que posto um novo vídeo ou artigo, vou lá e compartilho no linkedin chamando as pessoas para consumir meu conteúdo.

Essas são algumas formas de gerar tráfego de maneira orgânicas e segura para seu negócio online.

Elas se tornam seguras quando você diversifica, assim se algo der errado em uma delas, você tem as outras funcionando e garantindo a segurança do seu negócio.

Não precisa trabalhar todas elas, pode e deve trabalhar com consistência as que seu público está mais concentrado.

Como Gerar Tráfego Pago Com Facebook Ads

Como Gerar Tráfego Pago Com Facebook Ads

Além de ser uma fonte de tráfego orgânico que ainda funciona apesar do alcance orgânico do facebook ter diminuído muito, ele é uma excelente fonte de tráfego pago usado por todos os empreendedores de sucesso.

Você pode pagar um valor específico por dia para o Facebook mostrar o teu anúncio para uma segmentação específica de pessoas que acessam a plataforma.

Exemplo: 

Se você vende produto de emagrecimento, pode segmentar para o facebook mostrar seus anúncios para pessoas de 25 à 45 anos, homens e mulhers que moram no Brasil, que tem interesse em emagrecimento, academia, dieta, etc…

Esse é só um exemplo, lembrando que não pesquisei sobre esse perfil, então não adianta copiar o que coloquei aqui acima, primeiro busque entender seu público e saber do que ele gosta, o que ele curte fazer, qual a faixa de idade principal e daí você vai criar sua segmentação com base nisso.

Isso vai simplesmente potencializar o tráfego do seu negócio, porque o Facebook vai passar a mostrar seu anúncio para milhares de pessoas qualificadas que ele já tem na sua base de dados.

Tráfego Com Youtube Ads

Tráfego Com Youtube Ads

Assim como o Facebook Ads, temos também o Youtube Ads

Você pode investir uma grana por dia e dizer para o youtube mostrar seu vídeo no topo da busca quando as pessoas buscarem por determinadas palavras-chave que você definiu no anúncio.

Se você entrar no Youtube e procurar por alguma palavra específica , vai perceber que muitos dos primeiros vídeos que aparecem lá, está escrito “Anúncio”.

Isso significa que a pessoa pagou para ficar com aquele vídeo lá no topo para quando alguém digitar essa palavra-chave específica.

Assim como no facebook ads, também posso segmentar para mostrar meu vídeo só para uma faixa etária, por exemplo… pessoas de 24 a 45 anos… 

Essa é uma outra maneira de gerar tráfego de forma muito mais rápida.

Google Ads Mais uma Fonte de Tráfego Poderosa

Google Ads Mais uma Fonte de Tráfego

O Google Ads, que antes era chamado de Google Adwords nada mais é do que o maior buscador da internet, o nosso amigo Google.

Ele também te permite pagar para mostrar determinadas páginas no topo da busca para determinadas palavras-chave.

Então quando a pessoa digita por algo na busca do Google relacionado ao teu nicho, ela pode encontrar tua página na primeira posição.

Sabemos que as primeiras posições tendem a receber mais de 50% dos cliques, logo é certo que você vai receber muito mais tráfego vindo desse anúncio. 

Seu trabalho vai ser converter esse tráfego em lead ou cliente.

Parcerias, a Bola da Vez Para Explodir Seu Tráfego

Parcerias, a Bola da Vez Para Explodir Seu Tráfego

Essa estratégia consiste em você oferecer uma grana para influenciadores do seu mercado divulgarem seu link, seja ele qual for, isso você vai definir.

Você pode pegar por exemplo, alguns canais do Youtube, que talvez não sejam do mesmo nicho seu, mas de repente seja de um público que possa ter interesse naquilo que você tem para oferecer…

Ou pode até pegar um canal que seja do teu nicho, mas que a pessoa não usa ele para monetizar com venda de produtos.

Ofereça uma grana para essa pessoa mencionar algo sobre você ou sobre o produto que você tá vendendo, deixando o teu link na descrição do vídeo.

Dessa forma, o público dela pode clicar nesse link e pode ser direcionado para a sua página de vendas, sua página de captura ou a página que você definiu divulgar.

A mesma coisa acontece com Blogs, você pode pegar blogs bem posicionados do teu nicho ou de nichos que sejam relativos, que você saiba que as pessoas podem também ter interesse naquilo que você tem para oferecer.

Pode oferecer uma grana para essa pessoa inserir um banner no blog dela levando quem clicar para uma página sua.

Essas são as principais formas de geração de tráfego que temos hoje no mercado.

E novamente preciso dizer para você:

Diversifique as suas fontes de tráfego.

Faça seus testes e depois invista seus esforços em fontes de tráfego que você sabe que geram mais resultados para o seu negócio.

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