Se você atua como afiliado digital ou pretende iniciar com o pé direito nessa área, então a criação de um funil de vendas será seu passo obrigatório para ter mais lucratividade com segurança. 

Diferente do que muitos pensam, o trabalho de um afiliado não é entrar em plataformas como Hotmart, Monetizze, Eduzz,  pegar seu link e ficar atirando para todos os lados na esperança que alguém compre. 

Esse tipo de prática é considerada Spam e não deixa ninguém rico (longe disso!), pode acabar com a reputação do afiliado. 

É claro que existem várias estratégias para vender pela internet, mas nenhuma delas é tão segura e potente como a estratégia do funil de vendas para afiliados que vou compartilhar com você nesse artigo.

Só para você ter uma noção de outras estratégias, vou listar algumas aqui:

Existe o afiliado árbitro que não aparece e trabalha focado em anúncios pagos, enviando os visitantes direto para a página de vendas do produtor.

Ou ainda o afiliado que é focado em produzir conteúdo para o youtube com foco em engajar e levar os visitantes para seu link de afiliado.

São estratégias que funcionam bem, mas que também podem ser muito arriscadas já que essas plataformas não são deles e podem mudar suas regras a qualquer momento. 

Imagina focar 100% da sua estrutura em anúncios e tomar um bloqueio do facebook?

Se não tiver um sistema de contingência para agir rápido, seu negócio pode ficar sem vender até conseguir criar outra conta e fazer ela performar igual a anterior, o que leva um certo tempo.

O mesmo acontece com o youtube ou qualquer outra rede social, são todos ótimos para vender, mas ninguém tem autonomia sobre eles, o que os tornam terrenos alugados e instáveis, podendo desmoronar a qualquer momento.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o ideal é ter uma estrutura segura como pilar principal, e usar as demais estratégias como complementares.

A estrutura mais segura e lucrativa que eu conheço é o Funil de vendas.

Assim, mesmo que algo der errado no anúncio do facebook, ou nos vídeos do youtube, o funil de vendas continua ali gerando tráfego, conversão e vendas 24h por dia, 7 dias por semana.

Aqui nesse artigo eu vou te apresentar a maneira mais segura para criar um funil de vendas lucrativo e a prova de falhas.

O Que é um Funil de Vendas e Como Ele Funciona Para Afiliados

O Funil de Vendas nada mais é do que uma estratégia de Marketing focada em atrair as pessoas certas e conduzi-las pelo processo de compra de algum produto ou serviço.

Pesquisas apontam que uma pessoa precisa voltar cerca de 7 vezes em uma página de vendas até tomar a decisão de compra. 

O funil de vendas tem justamente essa missão de trazer a pessoa para um local onde você consiga mostrar elementos que vão ajudar na tomada de decisão de compra, sem perder a venda para outro afiliado.

O melhor é que todo esse processo pode ser automatizado, onde cada pessoa começa a receber uma sequência lógica no seu tempo e sem precisar da sua presença constante para funcionar. 

O melhor caminho para construir esse tipo de funil de vendas é através do bom e velho E-mail marketing, que ao contrário do que muitos tentaram implantar na tua cabeça, continua funcionando mais do que nunca.

Ele apenas não funciona para quem não sabe como trabalhar com ele de forma correta.

A partir de agora eu vou te mostrar os exatos passos para criar um funil de vendas diárias, a prova de falhas. 

Tudo Começa Pela Dor

dor do público alvo

Já parou para pensar que a maioria das pessoas que acessam a internet, seja o Google, Youtube ou outro mecanismo de busca, está buscando entretenimento ou querendo resolver uma dor/problema? É aí que você entra.

O Funil de vendas para afiliados começa no ponto onde você entende o que o seu público procura, quais são suas dores, medos e objeções.

E ao contrário do que possa parecer, não é tão difícil assim entrar na mente do seu público para descobrir o que eles realmente querem.

Se você já tem uma audiência, seja no canal do youtube, redes sociais, whatsapp ou telegram, já está com a faca e o queijo na mão.

Começa a prestar atenção nos comentários, vai perceber diversas dores e algumas serão mais comuns, anote essas mais comuns, pois elas serão seu ponto de partida para traçar uma estratégia matadora para o seu funil de vendas como afiliado.

E não se preocupe caso ainda não tenha uma audiência, pois pode fazer isso com a audiência dos seus concorrentes, ficando de olho nos comentários e anotando as principais dores.

Só não deixa de seguir esse passo porque ele será fundamental no sucesso do seu funil de vendas para afiliado.

Encontre o Produto Certo Para Oferecer no Seu Funil de Vendas Para Afiliados

produto certo para seu funil de vendas

Agora que você já listou as principais dores do seu público, escolha a mais comum e vá em busca de um produto que resolva essa dor.

Não vale aqui escolher um produto só porque a comissão é mais alta, isso pode ser um tipo no pé.

Foque em escolher um produto de qualidade, que entrega até mais do que promete, por isso o ideal é que você tenha acesso ao produto.

Dessa forma vai ter certeza se ele entrega ou não o que promete, além de ter mais poder de argumentação de vendas.

Mas caso realmente não possa ter acesso ao produto, estude tudo que puder sobre ele.

  • – Se inscreva na lista do produtor para ver se a sequência de emails dele converte bem.

  • – Analise a página de vendas e seja se você compraria esse produto se estivesse com essa dor.

  • – Se a página de vendas tiver depoimentos é melhor ainda, pois eles são uma prova social muito forte que ajuda bastante na decisão de compra.

  • – Procure saber o máximo de informação sobre o conteúdo do curso e sobre a satisfação dos alunos, isso vai te ajudar a esclarecer possíveis dúvidas que venha a receber do seu público.

Recompensa Digital X Produto

recompensa digital certa para o funil de vendas para afiliado

Você já deve saber, mas a base de um Funil de Vendas é a captura de contatos, afinal você vai precisar deles para enviar sua sequência de emails automáticos, que chamamos aqui de Funil de Vendas.

Para capturar contatos com sucesso, é fundamental que ofereça algo de valor em troca do email do seu visitante. 

Esse algo de valor é o que chamamos de Recompensa Digital, que pode ter vários formatos como:

  • Uma aula especial;
  • Um mini treinamento em vídeo;
  • Uma palestra online;
  • Um checklist;
  • Um ebook;
  • Um workshop online;

É fundamental que a recompensa digital tenha uma relação direta com o produto ou serviço que vai oferecer como afiliado.

Só assim toda essa engrenagem vai fazer sentido para a pessoa que entrar na sua lista.

A Recompensa Digital tem como objetivo resolver parte da dor do seu público, conduzindo ele pelo processo de compra do produto que será o próximo passo para a pessoa maximizar ainda mais seus resultados.

Então não marca bobeira nessa hora.

Tipos de Recompensa Digital

Talvez você esteja pensando: E agora, como vou criar uma recompensa digital, não tenho habilidades para isso.

Fica tranquilo porque você vai conseguir criar a recompensa que precisa para o seu Funil de Vendas ser um sucesso.

Se analisar seu público vai encontrar o principal problema que eles buscam resolver, esse será o conteúdo da sua recompensa digital.

Existem diversos tipos de Recompensas que igualmente vão despertar um grande interesse dos seus visitantes por se inscrever na sua lista de contatos, e assim passar a receber o conteúdo do seu funil de vendas para afiliados.

Aqui estão alguns exemplos de Recompensas mais usados hoje:

  • Vídeo aulas (essa é minha preferida);
  • Palestras em vídeo;
  • E-books;
  • Infográfico;
  • Checklist;

Viu só? Com certeza você é capaz de produzir um desses modelos. 

Vídeos é algo que você consegue fazer facilmente usando seu próprio celular, ou programas que gravam a tela do computador, como o Camtasia Studio (que é pago) ou o Active Presenter (que é um programa gratuito). 

Prefere criar um e-book? Não tem problemas, você pode usar o Word para adicionar o conteúdo + imagens para ilustrar seu texto, e no final basta salvar como PDF. 

Essa mesma estratégia pode ser usada para criar um Checklist se você preferir. 

Depois é só criar uma boa imagem para tangibilizar a sua recompensa na página de captura, o que pode fazer com programas como o Photoshop (que é pago) ou com o Canva (online e gratuito). 

No caso do e-book, se quiser que a imagem fique no formado de um livro, pode usar sites gratuitos como Adazing, onde basta subir a imagem da capa e ele já converte para o formado de um e-book rapidinho. 

Para criar infográficos existem diversos programas como o Venngage que permitem cadastro gratuito. 

Como pode perceber, não é um bicho de sete cabeças produzir sua própria recompensa, que além de lhe garantir mais autoridade, ainda vai ser uma mão na roda para as conversões do seu funil de vendas. 

Sequência de E-mails do Funil de Vendas Para Afiliados

funil de vendas para afiliados sequência de emails

Graciela, quantos emails devo programar no meu funil de vendas para gerar uma boa conversão? 

Essa é uma das perguntas que mais recebo todos os dias.

Isso é muito relativo, porque vai depender bastante do produto.

Em geral, quanto maior for o Ticket (valor) do produto que você vai oferecer, mais emails vai precisar enviar para convencer o Lead a tomar a decisão de compra. 

Se for oferecer um produto de ticket baixo, algo de até R$97, uma sequência de 3 emails já está de bom tamanho.

Agora, se o ticket do produto for superior a R$97, aí já vai precisar se uma sequência um pouco maior de uns 7 ou 8 emails para conduzir o lead pelo processo de compra. 

É claro que cada sequência possui seus gatilhos específicos para ter uma boa conversão. 

Se estiver perdido e não souber o que escrever em cada email, pode pegar minhas campanhas prontas aqui. 

Funil de Vendas Para Afiliados: A Oferta

oferta do funil

A forma como a oferta é feita varia de acordo com o ticket do produto.

Se for um produto de ticket baixo (até R$97), uma série de 3 emails já é mais do que o suficiente para fechar a venda.

Agora, se for um produto com valor maior, vai precisar se uma sequência lógica que vai ter a missão de apresentar o problema, mostrar que existe uma solução completa e que seu produto é essa solução. 

É natural que dentro desse processo, algumas pessoas comprem e outras não e está tudo certo.

O importante é que vai continuar com esse contato na sua lista e terá a oportunidade de trabalhar novas ofertas para essa galera ao longo dos tempos, o que vai garantir vendas diárias pra você como afiliado.

Tráfego de Qualidade Para Fazer Seu Funil de Vendas Bombar

como gerar tráfego qualificado para o funil de vendas

Está aqui um ponto onde muitos ficam perdidos.

Como gerar tráfego de qualidade para minha página de captura, para fazer toda essa engrenagem do funil de vendas funcionar de verdade? 

Eu até já divulguei um artigo aqui no Conquista Digital entregando 7 dicas de como divulgar a página de captura usando o poder do blog.

Fato é que existem duas maneiras de gerar tráfego, uma delas é através do tráfego orgânico, onde vai investir mais seu tempo do que dinheiro. 

Dentro do tráfego orgânico o conteúdo é REI. 

Sua missão será produzir conteúdos onde seu público estiver mais concentrado, com a missão de conduzi-los para o funil de vendas. 

A produção de conteúdo pode ser:

  • No blog através de artigos;
  • Nas redes sociais;
  • Em seus grupos do telegram e whatsapp, caso tenha.

A outra forma é através do tráfego pago, onde vai investir mais grana do que tempo. 

Nesse caso vai pagar plataformas como o Facebook, Instagram, Youtube e Google para mostrar sua página de captura para pessoas da sua base que são potencialmente interessadas no assunto.

Pra falar a verdade, as duas formas são igualmente importantes e devem ser aplicadas em conjunto. 

O tráfego orgânico costuma levar algum tempo para começar a funcionar, enquanto o tráfego pago vai acelerar seu processo de crescimento.

O bom do funil de vendas é que você vai fazer um esforço para criar essa estrutura uma única vez e depois sua missão será gerar tráfego constante e acompanhar os resultados.

Quem me dera ter acesso a um conteúdo como esse quando estava iniciando lá em 2013, teria me poupado muito tempo e dor de cabeça.

Espero que use esse conhecimento com sabedoria e que realmente aplique aí para colher os bons frutos que certamente virão. 

Se tudo que eu compartilhei aqui fez sentido pra você, mas precisa de uma ajuda mais próxima para colocar tudo em prática, eu posso te ajudar com isso aqui no Campanhas Lucrativas. 

Só se liga porque o resultado só vem depois da execução, então de nada adianta ficar aqui absorvendo conteúdo sem aplicar. 

Bora partir para execução que o resultado vem!

AULAS AO VIVO

Toda Quarta-Feira, ás 15h eu dou uma aula ao vivo sobre criação e crescimento de negócios online.

Assine gratuitamente e seja avisado com prioridade sobre as próximas aulas

Odiamos spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Conteúdo realmente excelente, quando percebi a importância de utilizar o Funil de Vendas os meus resultados melhoraram bastante… show de bola haha ^^

  2. Tatiane disse:

    Conteúdo muito bacana. Gostei das dicas e do passo a passo. Obrigado por compartilhar.

  3. Miguel da silva santos disse:

    Graciela eu estou gostando muito só que eu sou um leigo,no assunto internet mais eu vou continuar tentando captar essas mensabem, na verdade eu criei uma conta através do celular mas não estou conseguindo acessar p/ continur as aulas.

    • Oi Miguel da Silva Santos,

      Que bom que está gostando. O que recomendo é escolher um método de cada vez e focar só nele até ter colocado tudo em prática, isso vai te ajudar a não ficar perdido em meio a tanta informação espalhada pela internet. O ideal é você usar um notebook ou um pc para trabalhar, pois vai conseguir se organizar melhor. Abração e sucesso!

  4. Bacana Graciela, Grande aula muito esclarecedora. Você é uma lutadora, e eu tenho muito respeito e admiração por você. Eu já comprei de você o curso do e-goi mas ainda não fiz todas as aulas, mas, estou gostando muito. muito obrigado pelas dicas. Grande abraço.

    • Oi Antonio Meirinho,

      Fico feliz em receber seu feedback em relação ao curso E-goi Dominado, e também por saber que o artigo te ajudou. Abração e sucesso!