Geração de Leads é o termo usado para captação de dados de possíveis clientes ou compradores de um produto ou serviço, ou seja, é a geração de uma lista de pessoas interessadas no que você tem para oferecer.
Os dados captados variam muito de negócio para negócio. No meu negócio consigo e prefiro capturar só o email, pois quanto menos barreiras são oferecidas, mais chances de conversão temos.
Em outros casos pode ser preciso capturar mais informações como nome, telefone, cargo, empresa, número de funcionários etc…
Existem várias formas de capturar o contato do seu visitante e transforma-lo em lead, algo que já vamos abordar no decorrer desse artigo.
Por enquanto eu só posso dizer que quem não investe em geração de leads está de fato deixando dinheiro na mesa, pois mesmo tendo outras formas de trabalhar uma venda (recomendo que tenha e use outras formas), ter uma lista de pessoas interessadas, em uma plataforma onde você domina, é muito mais seguro do que trabalhar em plataformas gratuitas correndo o risco de tomar um bloqueio e perder tudo da noite para o dia.
O próximo passo é trabalhar para converter esses leads em clientes, de preferência em cliente fiéis, que vão continuar te acompanhando e comprando de você, é aqui que entram os 3 passos para gerar leads e transforma-los em clientes fiéis.
[Passo 01] Geração de Leads Qualificados
O primeiro passo para gerar leads qualificados é atrair o interesse do visitante em se inscrever na sua lista de contatos, para isso o melhor caminho é buscar saber o que seu público realmente deseja, quais suas dores, desejos e medos, assim é possível ser mais certeiro na produção do conteúdo que vai chamar a atenção do público.
A maneira mais eficaz de entender seu público é saber onde ele está mais concentrado na internet.
Depois é ficar atento em suas interações (comentários), anotar as principais dores e depois realizar uma pesquisa em ferramentas como semrush ou kwfinder para entender como seu público busca por essa solução e qual o volume médio de buscas mensais, assim você tem a oportunidade de entender o volume de mercado que pode alcançar na sua estratégia de geração de leads.
Para garantir leads mais qualificados o melhor caminho é oferecer algo em troca do contato dele, o que chamamos de Isca Digital ou Recompensa Digital. Resumindo, você entrega algo que seu público quer muito, em troca do contato dele (troca justa).
Existem diversos modelos de Isca ou Recompensa digital como:
E-book
Esse é um dos formatos mais usados para geração de leads, algo que funciona muito bem até hoje e é bem simples de conseguir, afinal basta organizar uma série de conteúdos de valor, transformar em um arquivo PDF e programar o envio para quem se inscreve para recebe-lo.
Infográfico
Os infográficos estão ganhando muita força pela riqueza de informação em um curto espaço, podendo ser compartilhado e até se tornar viral.
Mini treinamento
Entregar uma série de conteúdos em vídeos dentro de uma única área também pode ser uma boa escolha.
Template
Entregar modelos prontos que facilitam o trabalho do público, algo como modelos de processos de E-mail Marketing, Calendário de Conteúdo entre outros, pode ser uma excelente isca digital.
Software
Para quem trabalha com software, pode ser uma excelente opção entregar uma pequena parte de graça, mostrando a possibilidade de alcançar mais resultados ao adquirir a versão premium do software.
Webinar
Hoje com ajuda de algumas ferramentas é fácil entregar conteúdos exclusivos ao vivo, sem necessariamente estar ao vivo, ou até mesmo se programar para estar de fato ao vivo entregando algo exclusivo em troca do contato da pessoa.
Série de Vídeos Por E-mail
Esse é o meu formato de Isca Digital preferido, porque permite entregar conteúdo de alto valor em partes (uma parte a cada e-mail), algo que permite abrir um loop fazendo com que o lead fique sedento por abrir os próximos emails, já que é importante assistir os vídeos em ordem para conseguir alcançar o resultado esperado.
Sem contar que esse formato torna muito mais simples a criação de um funil de vendas, já que não requer muita criatividade para produzir a sequência de conteúdo, pois os mesmos já são os próprios vídeos.
A isca digital vai te ajudar a segmentar seus leads por interesse, já que quem se inscreve para receber o conteúdo X tem interesse em saber mais sobre o assunto, facilitando a condução pelo processo de compra que vamos falar aqui abaixo.
[Passo 02] Conduzindo Lead Pelo Processo de Compra
Assim que o lead entra em sua lista começa sua jornada rumo a conquistar a confiança desse lead a ponto de conduzi-lo pelo processo de compra do seu produto ou serviço.
O melhor caminho é já deixar seu serviço de e-mail marketing preparado para começar a entregar uma série de conteúdo extremamente relevante, e que tenha relação direta com a isca digital oferecida na hora da captura do contato, é isso que vai fazer a conexão na hora da sua oferta que deve estar contemplada logo após a série de emails de conteúdo.
Se você entrega um e-book ou um infográfico em troca do email, vai precisar bolar uma série de conteúdos que façam sentido e permita com que o lead gere sempre mais resultados com aquele conhecimento.
Um dos pontos que me fazem escolher o modelo de isca digital em vídeo é a facilidade em produzir os vídeos, já que existem diversos formatos que nos permitem aparecer ou não, mostrar a tela do computador, entregar palestras e muito mais.
Além disso os vídeos tem o poder de gerar conexão de forma muito mais rápida, gerando uma autoridade praticamente instantânea, e nós sabemos que autoridade vende muito mais.
Outro ponto positivo de entregar uma série de conteúdo em vídeo como isca digital, é que com isso você já tem praticamente pronta toda a sequência de emails, já que cada email da sequência vai entregar um dos vídeos programados.
O segredo aqui é entregar conteúdos que tenham ligação entre si, algo como passo 01 no email 01, passo 02 no email 02 e assim por diante, assim as chances do lead ficar ansioso por receber seus próximos emails é muito maior.
Inclusive nessa série de 3 aulas gratuitas eu mosto em detalhes como trabalho essa estratégia aqui no Conquista Digital.
[Passo 03] Transformando Lead em Cliente
Esse processo do passo 01 e 02 que te passei até aqui, vai simplesmente mostrar para o lead o quão importante é ter acesso a esse conhecimento que você está entregando de graça, e como sua oferta pode fazer ele alcançar mais resultados, sacou? 🙂
Imagina você navegar pela internet e dar de cara com a oferta de um conteúdo gratuito que promete resolver seu problema.
Imagina isso tudo sendo entregue em uma série de conteúdos práticos todos os dias no seu email, algo que você vai aplicando e alcançando o resultado esperado.
Imagina no final você ter a oportunidade de ter acesso a algo que vai te fazer ir ainda mais longe, alcançando resultados mais expressivos.
As chances de você adquirir esse produto ou serviço ofertado não seria maior?
Depois de criar toda essa engrenagem sua função vai ser gerar tráfego para essa estrutura, e nesse ponto a minha estratégia preferida é o Marketing de conteúdo, que nada mais é do que a produção de conteúdo com objetivo de revolver problemas do publico relacionado ao meu nicho, com isso as possibilidades de ser encontrada em uma busca orgânica em mecanismos importantes como o Google e Youtube são muito maiores.
Como forma de potencializar a geração de tráfego pode ser uma boa opção trabalhar anúncios em plataformas como Facebook Ads, Youtube ADS, Bing ADS, Google Adwords, compra de mídia e por aí vai.
Você pode levar esse tráfego para um conteúdo que tenha a missão de gerar leads ou direto para uma página de captura bem elaborada.
Além disso fazer Guest Posts em outros blogs bem posicionados do seu nicho podem ajudar a conquistar mais trafego qualificado.
Agora que você já sabe os passos para geração de leads qualificados, pode assistir essa série de 3 aulas gratuitas onde mostro na tela do meu computador como trabalho toda essa estrutura e como você pode replicar aí no seu negócio para gerar leads, alavancar autoridade e conquistar clientes fiéis.
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