Hoje eu vou te mostrar como a otimização de sites pode ser utilizada para gerar audiência e vendas para seu negócio na internet, sem precisar investir rios de dinheiro em anúncios pagos.
Anúncios pagos têm o seu valor, mas definitivamente não devemos concentrar esforços somente neles, porque são resultados instantâneos que não continuam gerando trafego depois, e ninguém quer ficar correndo atrás do barco o tempo todo 🙂
Continue lendo o artigo para saber como a otimização de sites vai garantir que você seja facilmente encontrado com investimento zero e de quebra gerar mais vendas do que investir em publicidade.
SEO Não Está Morrendo? Porque Devo Investir Em Otimização de Sites?
Muito se falou na morte do SEO, mas a verdade é que o Google está cada vez mais levando em conta conteúdos que sejam relevantes para seus usuários, deixando para trás os sites que manipulam resultados com conteúdos duplicados e poluídos, cheios de links e palavras chaves sem sentido que causam uma péssima experiência para seus leitores.
A verdade é que SEO está mais vivo do que nunca para quem focar em criar conteúdos memoráveis que visam gerar engajamento e solucionar problemas específicos do seu nicho de mercado.
O segredo de um bom posicionamento está em gerar uma boa experiência para o usuário sem esquecer de uma pitadinha de otimização através de palavras chaves moderadas, boas imagens, vídeos e links.
Algo muito curioso que descobri á pouco tempo é uma competição se SEO que está rolando, onde o meu amigo Gabriel Wohlfart está concorrendo com esse artigo sobre SEOPAPESE. Vale a pena acompanhar a estratégia que esses caras estão usando #ficadica.
Buscas Orgânicas Recebem Mais Cliques Do Que Publicidades Pagas
Estatísticas mostram que as buscas orgânicas recebem 70% dos cliques no Google, enquanto a publicidade paga fica com 30% desses cliques.
Muitos iniciantes, infelizmente, ainda acham que a maneira mais certa para ganhar dinheiro rápido é através de publicidades pagas no Google Adwords ou Facebook Ads, o que não é totalmente ruim, mas definitivamente não deve ser utilizado como uma única estratégia para gerar vendas.
Mesmo que você divulgue através de publicidade paga, muitas pessoas, por vários motivos, não irão clicar no seu anúncio ou não irão comprar naquele momento.
Em um dado momento essa mesma pessoa pode lembra do seu anúncio, e como todos que querem encontrar algo, realiza uma pesquisa no Google, mas não encontra o site simplesmente porque ele não foi estruturado para ser encontrado, ou até mesmo porque não existe, já que muitos focam exclusivamente em publicidade paga divulgando somente páginas de captura e links de afiliado, o que na minha opinião não garante a solidez de um negócio online, mas isso é coisa para um outro artigo 🙂
Eu me arrisco a dizer que muitas vendas foram perdidas com essa publicidade 🙁
E é nesse ponto que muitos pecam e acabam por desanimar de tanto investir e nada de gerar vendas. E acredite! Isso acontece muito hoje em dia.
Investir em otimização de sites é a certeza de receber mais cliques em uma busca orgânica, atraindo mais trafego qualificado do que uma publicidade paga e podendo gerar várias vendas sem gastar um único centavo.
Mais Visibilidade e Mais Autoridade
Aqui no Conquista Digital eu resolvi fazer um teste de não investir em publicidade paga, concentrando esforços em ajudar meu público alvo a resolver problemas do meu nicho e utilizando estratégias de otimização para posicionar o site, e os resultados vem crescendo a cada dia que passa.
Mesmo sem ter muitas visitas diárias eu consigo gerar engajamento, aumentar a lista de emails, e o blog é visto como uma autoridade no assunto, passando confiança e credibilidade para as pessoas que o seguem, possibilitando gerar várias vendas todos os meses.
É claro que para atingir esses resultados não foi fácil e também não foi rápido, foram quase 5 meses de trabalho duro para começar a ter resultados.
Ao invés de investir em publicidade paga, resolvi investir em conhecimento qualificado o que possibilitou aplicar as técnicas certas para gerar conversão.
Hoje o curso que eu recomendo é o Clube do Marketing Digital, porque além de ensinar como criar e rentabilizar um negócio do zero, ainda mostra como é possível criar um negócio rentável fazendo o que gosta e ajudando pessoas a resolver problemas do seu nicho.
Investimento Zero e Trafego Garantido
Deixar um site bem posicionado não requer nada além de tempo, disposição, estudo e expertise para criar conteúdos relevantes e voltados para conversão.
Um bom exemplo disso é o que chamamos de funil de vendas (conjunto de técnicas com objetivo de guiar o leitor até a compra).
Um bom funil de vendas tende a transformar os visitantes em leads (contato), depois em prospecto (pessoa interessada no seu produto) e por fim em cliente (comprando seu produto), onde você tem a possibilidade de realizar mais de uma venda para o mesmo cliente, oferecendo produtos complementares.
É claro que não é tão simples construir um sistema estruturado para vendas. Tudo requer conhecimento qualificado e atitude para colocar tudo em prática, mas vale muito a pena investir nesse conhecimento, porque uma vez aplicado vai garantir a solidez do seu negócio online, sem que você tenha que ficar apagando incêndios o tempo todo.
O artigo te ajudou? Então compartilha com seus amigos e ajude a propagar bons conhecimentos por aí 🙂
Deixe um comentário