Como eu faço para divulgar meu conteúdo, ser encontrado e gerar conversões? Essa é a pergunta que não quer calar para todos que estão iniciando um negócio pela internet.
Existem diversos meios para divulgar seu conteúdo, mas eu gravei um vídeo mostrando 07 passos que eu uso no meu dia a dia (de forma orgânica) e que você pode tomar como um checklist para usar sempre que for produzir um conteúdo.
[Vídeo] 7 Passos Para Divulgar Seu Conteúdo e Conquistar Clientes Fiéis
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Se você parar para analisar, todo empreendedor que já tem algum resultado segue um método que encontrou depois de muito testar.
Comigo não foi diferente, eu comprei muitos cursos e testei muitos métodos até descobrir que o que mais funciona é fazer o simples e não desistir.
O que estou prestes a te mostrar são passos que parecem óbvios, mas que poucos tem a sabedoria de colocar em prática e manter uma consistência no que faz, aí está o porquê poucos conseguem alcançar o tão sonhado sucesso.
Confere aí os 07 passos para divulgar seu conteúdo, ser encontrado e transformar os visitantes em clientes fiéis.
Passo 01 – Entender Seu Público é a Base de Tudo
Esse é um passo super importante e que poucos se atentam para ele. Entender seu público, saber o que precisam, o que sonham, quais seus medos, o que querem evitar a qualquer custo.
Parece bobo, mas a partir do momento em que você entende o seu público fica muito mais fácil se conectar com eles através da produção de conteúdos que você já sabe que eles estão procurando.
Aí é divulgar e se preparar para começar a receber emails e comentários de pessoas dizendo:
– Nossa! Era isso mesmo que eu estava procurando, você me salvou, parece até que leu meu pensamento.
Mas como saber o que meu público quer? Simples 🙂
Se você já tem um blog, canal no youtube, Fanpage, grupos no facebook ou recebe emails de pessoas que seguem o seu trabalho, comece a prestar atenção nas principais dúvidas, dores e necessidades do seu público.
Isso você faz através dos comentários e emails que recebe.
Dessa forma vai passar a perceber alguns pontos de dor em comum, então é anotar tudo que puder e usar ferramentas como o nosso Planejador de Palavras Chave do Google para analisar qual palavra chave vai trabalhar.
O Planejador de Palavras Chace do Google já não mostra mais o número exato das buscas mensais, mas vai te dar muitas informações valiosas como a forma com que as pessoas buscam algo e ideias de outras palavras semelhantes que também podem ser trabalhadas.
Também tem o Semrush que tem se mostrado uma ferramenta incrível, que além de entregar o número exato das buscas, também permite analisar seus concorrentes e as principais palavras chave pelas quais eles estão bem posicionados.
Só aplicando essa dica você já vai ter ideias de conteúdos por um bom tempo #ficadica.
Porém a Semrush tem uma limitação de pesquisas mensais obrigando quem precisa de mais consultas a adquirir a versão paga que não é muito barata, mas quem usa fala que vale muito a pena pela precisão e quantidade das informações entregues.
Se você não tiver blog, canal no youtube, fanpage etc… pode ficar de olho nos comentários de blogs, canais do youtube e redes sociais dos seus concorrentes, vai conseguir tirar muitos insights de lá. 😉
Passo 02 – Se Quer Ir Rápido Mantenha a Periodicidade
Muitas pessoas me procuram dizendo que ainda não estão conseguindo gerar vendas, mesmo divulgando seus conteúdos.
Analisando o trabalho de muitas delas é possível notar que tem em média 10 à 30 artigos e poucos ou nenhum vídeo publicado, então se você estiver nessa situação, calma, continua lendo que vou te mostrar o caminho.
É preciso ter em mente de que trabalhar pela internet, principalmente de forma orgânica ou seja, de forma gratuita, sem investir em anúncios, não é sinônimo de resultado rápido.
Primeiro vai precisar fazer um trabalho, muitas vezes de formiguinha, onde vai colocar todas as suas forças na produção de conteúdo otimizado e voltado estrategicamente para conversão.
Também vai precisar lapidar seu blog, seu canal do youtube para que fique o mais agradável possível para seus usuários.
Vai precisar estudar seu público para ir entendendo e mapeando suas necessidades, também vai errar algumas vezes e vai precisar ser forte para aprender com os erros, corrigir e buscar crescer com eles.
Isso tudo demanda algum tempo e esforço da sua parte, então não desanime quando encontrar obstáculos, porque vai encontrar, o importante é sempre buscar uma forma de supera-los e continuar em frente.
Agora que já entendeu que não vai conseguir chegar ao TOP 01 do Google do dia para noite com 10, 20 ou 30 artigos (não sem fazer algum investimento), agora vai uma dica para te ajudar nesse processo.
Mantenha periodicidade na publicação de conteúdo, isso quer dizer que deve ter uma programação a ser seguida, como por exemplo.
Toda Terça-Feira às 07h da manhã, vou postar um novo Artigo e toda Quinta-Feira, às 9h da manhã vou publicar um novo Vídeo no Canal.
Os mecanismos de busca gostam muito dessa periodicidade, o que vai contar pontos fortes a seu favor em relação ao posicionamento do seu conteúdo, o que significa mais visitas gratuitas.
Sem contar que quem te acompanha vai acabar se acostumando e muitos vão até seu blog ou canal do youtube para checar o conteúdo do dia.
Resumindo, dessa forma os mecanismos de busca vão passar a divulgar seu conteúdo 24hs por dia 7 dias por semana e de graça. Gostou né? Então bora aplicar a dica.
Passo 03 – Qual é o Seu Objetivo?
Uma vez ouvi uma frase que jamais esqueci e sempre coloco em prática a cada conteúdo que crio, seja em texto ou vídeo.
Nunca, Jamais produza um conteúdo sem ter um objetivo!
Tenha em mente de que todo conteúdo deve gerar algum tipo de conversão (esse deve ser o seu objetivo), lembrando que conversão não significa só vendas, mas pode ser uma curtida, compartilhamento, comentário, novo contato na sua lista ou até mesmo recomendar algum produto ou serviço.
Antes de produzir um conteúdo, defina o objetivo que ele vai ter, aí sim coloque a mão na massa e parta para ação.
Dessa forma vai aproveitar muito mais o tráfego do seu blog ou canal no youtube.
Vale ou não vale a pena aplicar essa dica? 🙂
Passo 04 – Não Marque Bobeira, Use o Poder Dos Vídeos
Uma coisa que poucos fazem e que tem gerado um excelente resultado aqui para o Conquista Digital, é trabalhar com vídeos, além de artigos.
Isso mesmo, eu gravo um vídeo para o youtube, depois crio um artigo onde embedo esse vídeo e logo abaixo transcrevo tudo que falei no vídeo, assim como esse artigo aqui 🙂
Isso vai fazer com que o usuário fique por mais tempo no seu blog, e não é só isso.
Embedando seu vídeo dentro do seu artigo, além de conseguir um link, o que conta ponto no posicionamento, ainda vai ter a oportunidade de posicionar nos dois principais buscadores da internet (Google e youtube).
Outro ponto importante é que que a cada dia que passa mais e mais pessoas tem preferido assistir um vídeo do que ler um artigo.
Eu acredito que isso ocorre pela correria do dia a dia onde um vídeo é muito mais fácil de ser consumido, logo conecta muito mais rapidamente com seu usuário.
Se você ainda não está gravando vídeos para o seu negócio, está deixando de faturar e isso é fato!
Passo 05 – A Otimização Também Faz a Diferença
Um passo muito importante para ajudar no posicionamento do seu conteúdo, seja ele em texto ou vídeo, é a otimização para os mecanismos de busca, também chamado de SEO (Search Engine Optimization).
Na otimização de um texto existem alguns passos importantes na usabilidade da palavra chave como:
- Usar a palavra chave no título do artigo
- Usar também na url
- No primeiro parágrafo
- Em pelo menos um Subtítulo (H2)
- Usar algumas vezes dentro do conteúdo, dependendo do tamanho do seu artigo pode usar umas 2 ou 3 vezes que já é uma boa.
- Usar para nomear pelo menos uma imagem (usar imagens de boa qualidade)
- Usar no Alt Tag da imagem
A linkagem também é importante. Você pode e deve linkar seus conteúdos com outros artigos que já tenha publicado antes.
Isso vai ligar um conteúdo com o outro, o que vai ajudar o usuário a complementar a leitura e é claro, ficar por mais tempo consumindo seu conteúdo, o que te ajuda no posicionamento.
E tem também o que chamamos de linkagem externa, que é quando outros blogs ou sites linkam para o seu, isso tem muita força, mas você deve tomar o cuidado para que seja o mais natural possível para não correr o risco de tomar uma punição do Google.
Digo isso porque muitas pessoas fazem a chamada troca de links, tipo: eu linko para o seu site e você para o meu.
Se fizer isso muitas vezes, vai correr o risco de ser penalizado porque o Google vai ver que isso não é natural.
Então trabalhe sempre com conteúdo de extrema qualidade acima de tudo, porque é isso que vai fazer com que muitos sites linkem para você de forma natural (ao longo do tempo) o que vai ser excelente para levar seu conteúdo lá para o topo das buscas.
Dica chave: Busque saber como seus principais concorrentes estão trabalhando, isso você consegue através do Semrush.
Basta colocar a palavra chave que deseja trabalhar e vai ter uma listagem dos seus principais concorrentes, feito isso você coloca a url deles na ferramenta e ela te apresenta as principais palavras chaves pelas quais o seu concorrente está bem posicionado.
Não precisa nem dizer que isso é muito poderoso para você não só criar um conteúdo com essas palavras, mas analisar esses conteúdos dos concorrentes para criar algo muito melhor, mais completo e que chame mais atenção do seu visitante.
Passo 06 – Seja o Grande Divulgador do Seu Conteúdo
Muitas pessoas fazem o que manda o figurino, produzem conteúdo de qualidade, trabalham a otimização, estudam a concorrência e…. ficam esperando o tráfego chegar. Só isso não adianta!
Principalmente se está iniciando agora, mesmo publicando o melhor conteúdo do mundo, isso não vai ser suficiente para gerar muitas visitas, você pode e deve ajudar na divulgação desse conteúdo.
Publicou um artigo ou subiu um novo vídeo? Divulgue onde o seu público está.
Seja na sua fanpage, perfil pessoal do facebook, linkedim, twitter, instagram, lista de emails (sim, deve fazer com que sua lista volte ao seu conteúdo sempre).
Você precisa ser o grande divulgador do seu negócio. Não espere que os outros façam isso para você.
Deve ter percebido que até agora eu falei muito mais sobre a produção do conteúdo do que propriamente sobre como divulgar seu conteúdo 🙂
Falo isso porque é muito mais eficiente divulgar um conteúdo bem produzido e otimizado para conversão, que ajude o seu público a resolver algum problema, do que ficar o tempo todo divulgando uma página de captura ou uma página de vendas, sendo tachado como o chato da internet.
O próprio Google já diz: Foque no usuário que tudo mais virá.
O seu usuário procura conteúdo e não uma página de captura ou de vendas, então você deve usar o conteúdo como um meio de educar seu visitante, mostrar que você pode ajudar e que ele precisa de tal conhecimento ou produto, para aí sim fazer sua oferta (esse é o caminho mais certeiro).
Passo 07 – A Cereja do Bolo, Sua Lista de Contatos
Talvez você não saiba, mas a maior parte das suas vendas vai vir da sua lista de e-mails.
Não preciso nem dizer que se ainda não trabalha para construir uma lista de e-mails, está deixando muito dinheiro na mesa.
Hoje exitem diversas ferramentas profissionais para trabalhar o e-mail marketing. Uma que eu gosto bastante e super recomendo é a E-goi.
A E-goi é gratuita até 5001 contatos, o que permite qualquer pessoa iniciar de forma gratuita, criando funis de vendas avançados, baseados na ação de cada contato, o que lhe permite praticamente conversar um a um com seus contatos.
Esse tipo de funil permite você manter um relacionamento de confiança com seus contatos, o que gera muito mais credibilidade e autoridade para o seu nome ou sua marca, fazendo com que as pessoas confiem em você o suficiente para comprar algo pela sua recomendação.
Além disso a ferramenta possibilita criação de página de captura grátis dentro do seu próprio servidor, o que facilita muito a vida de quem está iniciando, já que não precisa ficar buscando por plugins que façam o serviço.
E não é só isso, se fizer um bom trabalho através do e-mail marketing, vai conseguir não só fazer com que seu contato compre uma, mas diversas vezes de você, tornando-se um cliente fiel. Isso é o poder do E-mail marketing!
Se ainda não trabalha o E-mail Marketing no seu negócio, eu recomendo que comece agora mesmo, ainda dá tempo.
Se quiser uma ajuda eu tenho a série de aulas gratuitas E-goi Dominado, onde ensino justamente como usar a E-goi para criar uma lista e extrair o máximo dela para o seu negócio.
Nessa série de aulas eu mostro desde como criar uma conta gratuita na E-goi, até como criar listas, formulários de captura, integrar com página de captura, divulgar a página de captura, criar sequências de e-mails, enviar e-mails para quem já está na lista e muito mais.
Também é possível tirar dúvidas no campo de comentário abaixo de cada aula para que não desista no primeiro obstáculo e consiga sempre dar o próximo passo.
Bom, esses são os 07 passos que sigo para conseguir produzir conteúdos de qualidade e divulgar de forma eficiente, transformando visitantes em clientes fiéis.
Tome nota para servir como um checklist a ser usado sempre que produzir um novo conteúdo.
Há… se o artigo te ajudou ou se tiver alguma dúvida, manda ver aqui abaixo nos comentários, vou adorar saber o que achou do artigo e também sanar suas dúvidas.
Forte abraço e sucesso!!
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