Você sonha com o dia em que vai conseguir fazer mais vendas online, sem precisar estourar o limite do seu cartão de crédito?
Você não está sozinho.
Todos os dias, milhares de empreendedores investem alto em publicidade e depois rezam para ter resultados. Afinal esse é um investimento de risco e pode não converter da maneira esperada.
E eu sei bem como é isso, já fiz investimentos sem ver o retorno, e posso dizer que é extremamente desanimador.
A verdade é que investir em publicidade como Facebook Ads, tem grandes chances de dar certo, mas será que é uma boa depender de um único método para vender online? Afinal você não tem nenhum poder sobre ele.
Mas o fato, é que ninguém precisa aumentar a fatura do cartão de crédito e nem tão pouco depender de uma única estratégia, para vender mais na internet e é exatamente sobre isso que eu vou falar nesse artigo.
Continua comigo até o final, que eu vou te mostrar os 3 pilares para construção de um verdadeiro sistema de vendas na internet e como você pode se beneficiar com eles.
Tenha Um Blog: Você Precisa dele!
A verdade é que é possível vender sem ter um blog, mas novamente você estará dependendo de uma estratégia muito arriscada para manter o seu negócio.
Para vender sem um blog é simples, primeiro cria-se uma página de captura, também conhecida por squeeze page e investe pesado para divulgar e vender o seu produto ou serviço. Alguns ainda criam uma lista de contatos com objetivo de aumentar as vendas.
Mas por quanto tempo é possível manter esse método? E se você estiver investindo pesado em Facebook Ads e amanhã você tiver a sua conta bloqueada? Como fica o seu negócio online?
Você precisa ter um local só seu, um local onde você seja sempre encontrado, um local onde você possa oferecer um algo a mais para as pessoas que seguem o seu trabalho e esse local é o blog.
É através do blog que você vai conseguir atrair a atenção das pessoas á ponto de ser visto como um referência no seu nicho, simplesmente oferecendo conteúdos relevantes e estrategicamente preparados para conversão, sendo que seu único investimento é o seu tempo e dedicação. A operadora do seu cartão de crédito não vai gostar muito, mas eu tenho certeza que você vai adorar 🙂
Além do conteúdo é importante que você atente para alguns itens simples, mas que fazem toda a diferença na hora de gerar satisfação no seu visitante.
Layout
O layout do blog deve ser limpo, carregar o mais rápido possível, manter a organização do conteúdo e gerar uma boa navegabilidade ao usuário, assim você ganha ainda mais pontos a seu favor.
Tema Responsivo
Um tema responsivo faz toda diferença, principalmente hoje em dia, onde inúmeras pessoas acessam a internet através de tablets e smartphones. Mas fica tranquilo, você consegue facilmente encontrar e instalar temas totalmente responsivos e de graça.
Conteúdo Relevante e de Fácil Consumo
Não precisa nem dizer que o conteúdo dos artigos do blog devem ser de extrema qualidade, e investir tempo na criação de uma pauta de conteúdos, vai facilitar e muito na hora de produzir os artigos, tendo a certeza de que existe um público sedento pela sua informação.
O texto deve ser quebrado em pequenos parágrafos com uma média de 3 linhas cada um, dessa forma vai tornar a leitura mais agradável e o conteúdo mais fácil de ser consumido e admirado.
Trabalhe na Otimização Para Conversão
A vantagem de ter um blog, é que devido a publicação recorrente de informação, ele começa a ser indexado pelos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo, entre outros, e isso significa mais e mais tráfego qualificado e gratuito para você todos os dias.
A medida em que seu blog vai ganhando mais conteúdo relevante, mais bem posicionado ele vai ficando, mais pessoas vão conseguir te encontrar através de uma busca orgânica, o que aumenta o número de visitantes, dos inscritos na sua lista de contatos e é claro, aumentam as vendas.
E para potencializar esses resultados você pode e deve usar algumas estratégias de otimização como:
- Trabalhar uma palavra chave específica por artigo (sem exagerar) e para isso o plugin WordPress SEO by Yoast ajuda e muito.
- Usar imagens de boa qualidade e que façam sentido dentro do contexto.
- Inserir tag alt em todas as imagens, que nada mais é do que textos alternativos que aparecem quando o mouse é posicionado em cima da imagem. Esse mesmo texto ajuda os mecanismos de buscas a identificar as imagens, contribuindo para somar pontos no posicionamento do seu conteúdo.
- Usar links internos para ligar um artigo ao outro dentro do blog. Além de ajudar no posicionamento do conteúdo, também contribui para ajudar o leitor a compreender melhor o texto.
Essa lista vai te ajudar a receber milhares de visitas diárias todos os dias, mas é preciso saber trabalhar estratégias de conversão com esses novos visitantes. De nada adianta receber uma enxurrada de visitas e não saber o que fazer com ele. Para isso você pode fazer algo muito simples e que funciona muito bem.
Ao final de cada artigo, depois que você já ajudou o leitor entregando um conteúdo relevante e otimizado, você simplesmente vai pedir para que ele tome uma ação.
Essa ação pode ser de curtir, compartilhar ou comentar o seu artigo, ou até mesmo se inscrever na sua lista ou conhecer algum produto que você está indicando.
Ora, se você acabou de entregar a solução para o problema que o seu leitor estava enfrentando, ele vai ficar muito feliz em poder retribuir atendendo o seu pedido.
E o melhor de tudo é que você não vai precisar pagar nada por isso. Basta fazer um bom trabalho uma única vez e o artigo vai ficar lá, atraindo visitantes e gerando conversões para você todos os dias.
O Poder da Autoridade
Quando você foca em entregar soluções específicas para problemas específicos do seu nicho, você começa a ser visto como uma autoridade, um especialista no assunto.
As pessoas gostam de acompanhar, indicar e receber indicações de especialistas. Percebeu?
Um blog permite você construir e aumentar essa autoridade a medida que você vai entregando mais e mais conteúdo de valor, respondendo comentários, emails, dando dicas e orientações.
Acredite! Suas vendas online tendem a disparar a medida que a sua autoridade vai aumentando.
O seu conhecimento distribuído através dos artigos do blog, tende a gerar um sentimento de gratidão nas pessoas, que vão sentir na obrigação de retribuir sua ajuda e é aí que as vendas acontecem.
Se essas pessoas que consumiram o seu conteúdo, estiverem precisando do produto ou serviço que você indica, elas vão comprar com você, mesmo que tenham recebido a oferta de outras pessoas ou empresas. É o sentimento de reciprocidade pelo valor que você gerou á elas.
Você Precisa de Uma Lista de Contatos
Se você ainda não pensou em criar uma lista de contatos, eu preciso dizer que está deixando de vender mais.
Está comprovado que as pessoas precisam retornar em um site por mais de 5 vezes até tomar a decisão de comprar ou não algum produto.
Isso acontece porque ninguém, ou pelo menos a grande maioria, compra de quem não conhece, e o meio mais profissional e eficiente de você se tornar conhecido e admirado é através da lista.
Mesmo que o visitante não realize uma compra ao acessar seu blog pela primeira vez, e isso vai acontecer, ele tem a opção de receber algo (de graça) em troca do email e dessa forma ele entra para a sua lista de contatos.
Agora que o visitante se inscreveu na sua lista, você tem a oportunidade de preparar esse contato para a venda, através de conteúdos relevantes que o farão retornar para o blog e assim conhecer melhor o seu trabalho a ponto de se sentir seguro para aceitar sua indicação.
Mas não basta só ter uma lista. Você precisa ter uma lista de pessoas realmente engajadas e interessadas no seu trabalho e para isso é muito importante realizar uma segmentação por interesses.
Essa segmentação já é feita no momento em que você oferece a sua isca digital em troca do email dos seus visitantes.
Quem deixar o email, vai ter interesse específico no conteúdo da sua isca digital, isso quer dizer que com essa lista você vai trabalhar somente assuntos que tenham uma relação direta com a sua isca, fazendo com que seus conteúdos sejam enviados somente para as pessoas realmente interessadas no assunto.
Para construir uma lista de contatos, você vai precisar de um serviço de autoresponder profissional, que entregue seus emails em dia e que ofereça um bom suporte.
Existem muitos serviços profissionais e muito bem conceituados no mercado como E-goi, Aweber, GetResponse, Mailchimp, e o melhor de tudo é que a maioria deles oferecem cadastros gratuitos com um limite x de contatos, permitindo você criar a sua lista sem pagar nada por isso e ainda usar essa lista para vender mais online.
É claro que a medida que a sua lista vai crescendo você vai precisar contratar um plano adequado para suportar a quantidade de inscritos, mas até lá isso não será problema algum para você 🙂
Esses são os 3 pilares que vão te ajudar a criar um verdadeiro sistema de vendas na internet, e agora você já sabe como usa-los á seu favor sem precisar estourar o limite do seu cartão de crédito 🙂
Você pode também clicar aqui para assistir 4 aulas gratuitas que ensinam estratégias para produzir conteúdos que vendem, onde você vai aprender passo a passo como criar uma boa pauta de conteúdo, como otimizar os artigos para conversão, lugares estratégicos para capturar contatos no blog e uma estratégia de vendas infalível para o seu negócio online.
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