A primeira vista criar um blog pode parecer ser simples, e na verdade é! Mas o fato é que só criar um blog não basta.
Quem quer realmente ganhar dinheiro com blog vai precisar investir na geração de trafego, ter uma estrutura capacitada para responder todos os questionamentos e comentários do público e acima de tudo, se manter atualizado sempre.
Continue lendo o artigo, pois vou te mostrar em 9 passos simples como criar um blog e fazer dele um verdadeiro sucesso.
Passo #1 Sobre o Que o Blog Vai Falar?
Agora que você já sabe que vai precisar se dedicar e trabalhar duro para conquistar seu público, é hora de escolher o nicho de mercado.
Nicho de mercado é uma parte do mercado que pode ser rentabilizada, ou seja, que você pode ganhar dinheiro com ela.
Mas não vá sair por aí atirando para todos os lados. Você precisa saber com qual assunto vai trabalhar, se esse assunto vai ter audiência e onde essa audiência está.
Existem ferramentas gratuitas que irão ajudar a mensurar o mercado e as tendências de buscas com o passar do tempo, tornando possível saber antes mesmo de iniciar se vale a pena ou não investir em determinado nicho.
Aqui nesse artigo você vai obter um passo a passo de como identificar o nicho mais lucrativo:
Marketing Digital – 9 Dicas de Como Iniciar do Zero (O Guia Mais Que Completo)
Passo 2# Invista Em Um Blog Profissional
O blog vai ser a marca registrada do seu negócio na internet, por isso essa é uma das escolhas mais importantes do seu negócio.
É nesse ponto que muitas pessoas erram.
Ao pensar em como criar um blog, logo vem em mente a ideia de criar um blog grátis em uma plataforma qualquer e começar a ganhar muito dinheiro. E por experiência própria eu digo que não funciona.
Um blog gratuito não tem a metade das funcionalidades de um blog com domínio e hospedagem pagos.
Um blog profissional na plataforma wordpress por exemplo, tem inúmeras possibilidades de otimização para os mecanismos de busca e também várias alternativas para torna-lo muito mais agradável para o leitor.
Quase tudo que você vê em um blog wordpress são feitos com simples plugins.
Blogs profissionais permitem a instalação de tamplates com layout responsive, tornando possível sua visualização através de aparelhos móveis como smartphones e tablets, muito utilizados hoje em dia.
Então acho que já deu para entender que vale muito a pena investir algum tempo e dinheiro na criação de um blog profissional 🙂
Dica #3 – Estratégia na Escolha do Domínio
O domínio nada mais é do que o endereço do seu blog (nomedoseusite.com). É através desse nome que as pessoas irão te achar na internet.
Uma estratégia muito usada é a utilização de palavra chave no domínio, facilitando que o mesmo seja buscando e encontrado através dos mecanismos de busca.
Pense em um nome que identifique o seu nicho e em como as pessoas buscariam por ele no google por exemplo.
Coloque esse nome lá no planejador de palavras chaves do Google e veja as ideias obtidas.
Faça uma lista com os nomes que gostaria de usar e veja se está disponível (na hora de adquirir o domínio, o sistema vai informar se o nome escolhido está disponível ou não para uso).
É bem possível que o nome que você queira já esteja sendo utilizado pela sua concorrência, nesse caso opte por usar variações.
Vamos supor que você queira muito o nome comocriarblog, mas esse já está sendo utilizado.
Nesse caso procure por variações como por exemplo: comocriarblogagora, comocriarblograpido, assim vai ter a palavra desejada e ainda mais específica, possibilitando com que as pessoas que procuram por como criar blog agora e como criar blog rápido encontrem seu blog mais facilmente.
Lembrando que essa estratégia não vai te trazer resultado do dia para noite.
Ter um blog bem posicionado é algo gradativo que vai ocorrendo aos poucos, a medida que for implementando várias técnicas de SEO juntamente com muito conteúdo de qualidade.
Nota: Aplique todas as estratégias que puder, mesmo aquelas que talvez não tenham um resultado imediato, mas que a médio longo prazo farão toda diferença em seu negócio online 🙂
Dica #4 – Otimização
Como falei anteriormente, não basta só criar um blog, encher de conteúdo e banners e achar que vai ganhar muito dinheiro.
Quase tudo que você vê em um blog é possível ser otimizado.
Desde uma simples imagem, links até as palavras dos títulos e artigos.
Vale a pena investir algum tempo na otimização do seu blog.
Um plugin que não pode faltar é o WordPress SEO by Yoast ele simplesmente da todas as dicas do que pode ser feito para uma boa otimização de conteúdo, ente outros.
Dica #5 – Construção da Lista
Um Blog pode receber milhares de visitas diárias, mas se nada for feito para capturar o contato desses visitantes, o fracasso é quase certo.
É através de uma lista de contatos que vai poder mostrar a qualidade do seu trabalho e fazer com que as pessoas finalmente abram suas carteiras para comprar seu produto.
Aqui vai alguns artigos que podem lhe ajudar:
Dica #6 – Email Marketing – O dinheiro Esta na Lista
Com certeza você já deve ter ouvido a expressão: “O Dinheiro Esta Na Lista”, pois é, isso é verdade.
Quem tem uma boa lista de contatos, é quase certo que tem uma fonte inesgotável de renda.
Mas não basta só capturar contatos, você precisa mostrar seu trabalho e conquistar a confiança das pessoas.
Agora pense comigo: Você compraria algo de quem não conhece? É bem provável que não.
A grande esmagadora maioria das pessoas não compram na primeira vez em que acessam sua página na internet, e isso é normal, pois elas não te conhecem ainda.
O email marketing serve para estreitar essa relação, fazendo com que as pessoas te conheçam melhor e passem a confiar em você a ponto de adquirir o produto que esta oferecendo.
Veja mais detalhes aqui nesse artigo:
O Poder do Email Marketing – Descubra Porque o Dinheiro Esta Na Lista
Dica #7 – Ofereça Algo Em Troca do Email (Isca Digital)
Além de bons conteúdos, você vai precisar oferecer algo que motive o visitante a deixar o email ma sua lista.
Uma das formas mais utilizadas e que costumam converter muito bem é a utilização de E-books como Isca Digital.
Você pode criar um livro digital (E-book) em formato pdf e oferecer aos leitores em troca do email. Assim como ofereço meu e-book aqui na barra lateral desse blog.
O E-book não precisa conter muitas páginas, basta que tenha um conteúdo de bastante valor, que ajude a resolver algum problema do seu nicho. Umas 20 ou 30 páginas já está de ótimo tamanho.
Outra alternativa é utilizar E-books de terceiros, mas nesse caso, precisa ter autorização do autor para utilizar como Isca em seu blog.
Também pode oferecer um mini treinamento online através de vídeos. Nesse caso, pode criar uma sequência de vídeos, postar no youtube e enviar para o leitor através de uma sequência de emails, enviando uma aula por dia por exemplo.
O fato é que vai precisar de uma isca digital que seja bem atrativa a ponto de fazer o leitor deixar o email para receber sua isca.
E por fim, espalhe páginas e formulários de captura pelo blog a fim de dar várias opções para o leitor se inscrever em sua lista de contatos.
Nota: Trabalhe com uma isca que resolva as dores (problemas) do seu nicho, fazendo com que seja algo impossível de ser ignorado.
Dica #8 – Qual é o seu Produto?
Para ganhar dinheiro com blog é necessário possuir um serviço ou produto no qual seu público esteja interessado.
Nesse caso uma ótima opção para quem está iniciando é trabalhar como afiliado onde ganha comissão por gerar venda para produtos de terceiros.
A plataforma Hotmart é maior plataforma de produtos digitais do Brasil, onde permite que qualquer pessoa possa se afiliar a ela de forma gratuita, escolher produtos que deseja promover ganhando comissão por cada venda realizada. O valor da comissão vai depender do criador do produto.
Outra forma é você criar um produto que seja de total interesse do seu nicho. Nesse caso pode realizar um cadastro como produtor lá no Hotmart e inserir seu produto para que outras pessoas se afiliem e te ajudem a vender, em troca disso você vai estipular uma comissão que será repassada mediante a cada venda realizada.
A plataforma Hotmart é responsável por repassar os valores tanto para o produtor quando para o afiliado, o que torna um negócio totalmente seguro para ambas as partes.
É claro que existem outras formas de monetizar um blog como google adsense, venda de espaço publicitário, entre outros, mas o programa de afiliados é sem dúvida o mais utilizado hoje em dia.
Dica #9 – Geração de Trafego de Qualidade
Lembra que no início do artigo eu mencionei a importância de saber onde está o seu público alvo?
Você vai precisar atrair esse público para seu blog e fazer com que eles conheçam o seu trabalho e por consequência se inscrevam em sua lista de contatos.
As redes sociais são uma fonte muito poderosa de trafego e é bem possível que lá esteja a maioria do seu público alvo.
É claro que antes de investir em determinada rede social é muito importante analisar se realmente tem um público interessado no seu produto lá.
Utilize seus posts para atrair visitantes, deixando um link para que os interessados acessem o blog para continuar a leitura, assim vai gerar mais trafego qualificado para o blog, o que significa mais contatos em sua lista.
O Youtube é sem dúvida uma ótima forma de geração de trafego.
Você pode inserir vídeos relacionados ao seu nicho no youtube e deixar um link que leve o visitante para um artigo do seu blog. Esse artigo tem que ter relação com o vídeo apresentado no youtube.
Assim os interessados irão clicar para saber mais e serão direcionados para seu blog.
Outra forma bem interessante para atrair trafego são os agregadores de notícias, sites de artigos, comentários em outros blogs do mesmo nicho, facebook ads, google adword, entre outros.
Nesse artigo eu mostro em detalhes como divulgar um blog de forma correta
10 Dicas de Como Divulgar Seu Blog e Conquistar Mais Audiência
Espero que o artigo tenha te ajudado a compreender a importância de realizar tarefas que aparentemente são obvias e simples, mas que por esse motivo acabam sendo deixadas de lado 😉
Se você gostou do artigo e quer aprender como criar um blog profissional, clique aqui e pegue seu acesso ao meu curso gratuito onde ensino como criar um blog WordPress do ZERO.
Deixe um comentário