Alterando Template Blog WordPressVou te ensinar como alterar o template do blog WordPress em poucos minutos, o que vai tornar seu blog muito mais visitado, gerando muito mais vendas para seu negócio online.

Usar um bom template pode fazer muita diferença, pois ele nada mais é do que a aparência do seu blog, e as pessoas relacionam a qualidade do produto que você tem a oferecer com a aparência do seu blog. 

Sabe aquele ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”, pois é assim que funciona em um negócio online. 

Se o seu blog estiver bem apresentado aos olhos do leitor, será grande a chance de ele permanecer mais tempo lendo seus artigos, se esses forem de boa qualidade também 🙂 

Posso Alterar o Template do Blog Quantas Vezes Quiser?

Pode sim, mas não aconselho, pois o template é a marca registrada do seu negócio e ficar alterando toda hora não é uma boa aos olhos do seu leitor.

O leitor precisa bater o olho em seu blog e reconhecer como sua marca, lembrar de você. 

Então, minha dica é…., encontre um template que seja agradável aos olhos do seu leitor, que garanta uma boa navegabilidade e que tenha várias opções de configuração, assim poderá realizar algumas mudanças sem alterar o template e sem perder a sua marca registrada 😉

Tenho Que Pagar Pelo Template?

Existem modelos de templates pagos, mas se você está iniciando agora não precisa pagar por eles porque o WordPress disponibiliza inúmeros templates totalmente gratuitos para você. 

Tem para todos os gostos e nichos variados. 

Veja no vídeo abaixo como é simples alterar o template do seu blog

 Ainda não criou seu blog? Então dá uma olhada nesse artigo onde ensino a criar um blog profissional na plataforma wordpress em menos de 10 minutos. 

Conclusão:

Muitos dizem que o mais importante é um conteúdo de qualidade e não o layout ou o template do blog, mas eu acredito que uma boa aparência faz toda a diferença.

Quando eu entro em um blog, se ele não for agradável e não tiver uma boa navegabilidade, na maioria das vezes eu fecho a janela desse blog e procuro outro para atender as minhas necessidades. 

É claro que não adianta ter um blog com um layout incrível se o conteúdo deixa a desejar logo, tudo deve funcionar em conjunto como uma engrenagem montada especialmente pensando no usuário.

Esse artigo foi útil para você? Então deixa seu comentário aqui abaixo, quero muito saber o que você está pensando 🙂

Libere seu acesso ao nosso mini curso gratuito PARA AFILIADOS

Aprenda como criar uma estrutura para vender TODOS os dias como afiliado SEM precisar investir NADA

Odiamos spam!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

39 Comentários

  1. Mariana disse:

    Boa Tarde, se eu alterar o template, tenho que informar o DNS para o registro.br e/ou para o hostgator( onde esta hospedado)? Ou isso não tem nada a ver?. Não sei se fui clara, é porque não entendo muito dessas coisas, mas o que quero dizer é que o meu dominio esta registarado no registro.br, (.com.br ) e tambem no network solutions(.com) e hospedado no hostagtor. Uso a plataforma wp e atualmente o meu template é o camaleon. Mas o meu receio é que se eu mudar o template, perca os dominios .com.br e .com.

    • Oi Mariana,

      Pode ficar tranquila em relação a isso que não vai ter problemas com seus domínios e nem com sua hospedagem trocando o template do blog. O template é apenas um plugin que tem como função alterar a parte visual do seu blog e não afeta em nada no domínio dele. Pode mandar ver!!

  2. Alexandre disse:

    Oi Graciela. Tenho um site no WordPress e foram realizadas muitas mudanças no Template dele. Estas mudanças ficam registradas em algum lugar do programa? Pois gostaria de voltar ao primeiro e não estou conseguindo.

    • Oi Alexandre,

      Nunca tentei retornar as configurações anteriores, mas acredito que não vai encontrar essa função. Vai precisar ir mexendo até ficar do jeito que deseja mesmo.

  3. Aparecido disse:

    Olá Graciela, parabéns pelas suas matérias, muito objetivas e práticas. Uma pergunta, se eu trocar o template do meu wordpress, eu tenho que instalar novamente todos os plugins que estavam no template antigo e os códigos também, como o Adsense por exemplo?
    Copio esses códigos e depois instalo ou eles são automaticamente instalados no template novo?
    Obrigado e um abraço!

    • Oi Aparecido,

      O tema é independente dos plugins, então pode trocar normalmente que não vai perder nenhum plugin, só vai precisar configurar o novo tema para que fique com o layout que você deseja, só isso.

  4. Suzana Oliveira disse:

    o blog que estou tentando editar foi feito na versão 3. 5. 1 e não apresenta a barra “Aparência”. Lá aparece a sugestão de baixar a versão 4. 7. 1, mas meu pc é Windows e o requisito do sistema é que seja Linux. Como eu procedo? Quero muito instalar um novo tamplet. Desde já, obrigada!

    • Oi Suzana,

      Todas as versões do wordpress possuem a aba aparências, a não ser que esteja usando a versão gratuita, que aí pode ser algumas limitações, se for isso não acredito que vai mudar quando você atualizar, mas pode tentar.

      Em relação ao sistema operacional, eu uso o Windows e consigo atualizar normalmente, então acredito que não terá problemas com isso.

  5. antonio disse:

    Muito obrigado pela explicação !!!!

  6. antonio disse:

    boa noite graciela

    Suas materias sao otimas.
    Gostaria de perguntar qual a diferenca de theme, template e landing pages, para comprar.

    • Obrigada antonio,

      Theme, ou tema ou template nada mais é do que o layout do seu blog, é um plugin que deixa seu blog com a aparência que você precisa, algo que você pode comprar ou baixar um gratuito do próprio repositório do Worspress, indo no menu aparência > temas.

      Landing pages são páginas de pouso ou página com mais conteúdo onde o seu visitante chega e que você trabalha para leva-lo á algum outro lugar, que pode ser, se inscrever na sua lista ou para uma página de vendar por exemplo.

  7. oi Graciela,

    Admiro muito o seu trabalho, os conteúdos são realmente excellentes, parabéns.

    Mas tenho uma dúvida…

    Eu comprei o template premium do jair rebelo (igual ao seu), porém não sei como retirar a sidebar lateral em algumas páginas do meu site.

    Eu percebi que as suas páginas de “feramentas” “recomendo” e “sobre” Você conseguiu retirar a barra lateral.

    Você poderia me ajudar?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Oi Cristiano,

      Essa configuração está lá no editor do WordPress, quando está editando a página. Basta ir no campo “atributos da página” e em “Modelo” selecionar “sem sidebar”.

  8. ola Graciela Barbieri

    tudo bem ? eu amei o seu artigo eu gosto muito do seu trabalho mas eu gostaria de saber como eu posso inativar um tema, pois eu estou tentando mudar o tema do meu blog eu faço tudo certinho mais o tema start point nao quer sair de jeito nenhum , eu nao encontro a opção de excluir tema nem nada voçe pode me ajudar ? qualquer coisa me manda um email [email protected] grato desde ja
    abraços

    • Oi Ismael,

      Para inativar um tema, primeiro você precisa instalar e ativar outro no lugar dele, aí vai conseguir acessar e inativar esse tema.

  9. maria disse:

    A sessão expirou. Faça login novamente. Você permanecerá nessa página.

    não consigo alterar o template pois fica em looping o login

    entrei em alguns foruns mas não consegui a solução

    • Oi Maria,

      você consegue acessar o seu painel do wordpress? Se sim, desative todos os plugins e depois tente alterar o template novamente. Se for alguma incompatibilidade de plugins vai funcionar. Depois você vai reativando os plugin e testando um a um para identificar qual está causando o problema. Localizando você desinstala ele. Acredito que vai resolver. Qualquer coisa é só chamar. Abraços.

  10. FRANCISCO disse:

    BOA TARDE ,GRACIELA
    EU JÁ TENHO ACOMPANHADO O QUE VOCÊ,SEMPRE POSTA,
    O QUE ACONTECE É QUE EU ACABEI DE PROVER UM SITE DE BLOG
    MAIS, NÃO ENTENDO NADA,MAIS GOSTARIA DE IR TENTANDO,E APRENDENDO.
    SÓ QUE ELE AINDA NÃO TEM TEMA PAGINAS ETC,MAIS TEM DOMÍNIO E HOSPEDAGEM,
    COMO POSSO COLOCAR E FAZER,ESSE BLOG ANDAR, AGRADEÇO POR DAR,INFORMAÇÕES.
    O MEU NOME VAI SEGUIR LOGO APÓS ESTE COMENTÁRIO, OBRIGADO

  11. ediane disse:

    ola , quero o tema fashionismo ou hiero , mas nãoo consigo editar o menu, como nãoo tenho experiencia realmente não sei, voce poderia me ajudar a configurar?! pagar layout com intalação no monmento esta caro pra mim. e algun dos 2 pode colocar avatar na lateral com perfil ? obrigada

    • Oi Ediane,

      Cada tema tem suas particularidades e para saber é só testando mesmo. Geralmente para mexer no menu você vai até aparência > menus ou em tema > personalizar. Esses temas não possuem a funcionalidade de inserir widget sobre o autor, isso você vai encontrar em temas ou plugins pagos, pelo menos desconheço um gratuito que tenha essa funcionalidade. Espero ter ajudado. Abraços.

  12. Davi Souza disse:

    Graciela, tudo bem?

    Como fazer para instalar um template no WordPress Free?

    Abraço

    • Oi Davi,

      Se o seu wordpress não tem o campo “plugins” então ele não vai permitir você alterar o tema ou instalar qualquer outro plugin, nesse caso o que eu sempre recomendo é que crie um blog profissional, que permita mais otimização. Eu tenho um curso gratuito onde ensino a criar e configurar um blog wordpress do zero e de forma profissional, com todas as funcionalidades ativas: https://conquistadigital.com.br/wordpress-do-zero-01

  13. Eunice disse:

    Graciela, por favor me ajude.
    O tema do meu site é o Hiero e o editor de textos não aceita o plugim TinyMCEAdvanced, o que eu faço??

    • Oi Eunice,

      Acredito que o seu tema não seja o problema, pode ser algum outro plugin do seu blog que está entrando em conflito. Primeiro veja se você já fez a configuração plugin e depois veja lá no editor do seu blog, pois as funcionalidades novas do plugin podem estar escondidas, para saber você pode clicar no botão chamado “alternar barra de ferramentas”, se não for isso, então desative todos os plugins e depois ative um a um sempre testando para ver qual está causando a incompatibilidade.

  14. Raissa Ferreira disse:

    Olá, adoro as matérias de vocês, me ajudam muito! Atualmente , estou ingressando na carreira de Social Media e comecei a montar um site no wordpress, mas todos os templates gratuitos não oferecem opções de colocar o logo ou adicionar um grande número de menus. O que eu faço?

  15. Robert Thomaz disse:

    EXCELENTE GRACIELA, era esse tutorial que me faltava para iniciar a criação do meu blog. Parabéns e tudo de bom para você.

  16. Danilo disse:

    graciela no meu wordpress nao tem essa opçao do plugin pq ?

    • Oi Danilo,

      Se você tem o WordPress gratuito, então essa opção de plugins não vai estar disponível. Nesse caso recomendo construir um blog profissional com domínio e hospedagem pagas, dessa forma vai ter todas as funcionalidades e facilidades disponíveis, o que vai te ajudar a ter mais resultados.

  17. Silvana disse:

    Graciela,sou grata pela sua ajuda

  18. Prezada professora, boa noite.
    O vídeo sobre temas, era o que eu estava necessitando e tirou minhas dúdidas mesmo!.
    Só uma dúvida: configuramos o tema já instalado pela: área administrativa do wordpress, pelo CPanil ou FTP? Pode ser por uma dessas três?
    Obrigado
    Sucesso nos negócios

    • Olá Adenor Mendes Sousa,

      Fico honrada em me considerar como uma professora 🙂 o objetivo é realmente explicar ao máximo para que qualquer pessoa possa aplicar e obter resultados.
      O tema é configurado lá pela área de administração do blog mesmo, em “aparência”.
      Seja sempre muito bem vindo por aqui.

      • Izaque disse:

        Ola, tudo bem!
        Não estou conseguindo colocar um terminado tema, os outros temas da certo, mas somente esse que da o seguinte erro ” o site não consegue atender essa solicitação no momento”.
        Já tentou trocar o tema tanto pelo painel de admin, quanto pelo FTP.

        Grato!
        P.s excelente blog o seu