O objetivo principal de qualquer negócio online é gerar conversões, seja ela em contatos, curtidas, comentários e o principal, vender, e é aí que entra a estrutura de um negócio online.
Para gerar conversões não basta sair por aí atirando para todos os lados, produzindo conteúdos que você acha que seu público quer ou anunciando de qualquer forma em diversas plataformas, é preciso fazer um estudo (nada complexo) para tornar toda sua estratégia mais certeira.
Eu posso te ajudar a montar a estrutura de um negócio online de sucesso e para isso gravei esse vídeo bem curto e com dicas certeiras, algo que pode aplicar hoje mesmo.
[Vídeo] A Estrutura de Um Negócio Online de Sucesso
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1# Primeiro Passo Para Criar a Estrutura de Um Negócio Online: Esqueça o Achômetro!
Tudo fica muito mais simples quando você realmente sabe o que seu público quer, quais são duas dores e desejos relacionados ao seu negócio.
Mas como vou saber o que meu público quer? Simples, já vou te explicar melhor.
Hoje a grande esmagadora maioria das pessoas estão conectadas á internet o tempo todo. Concorda comigo?
Então sua missão aqui é fazer um levantamento de quais redes sociais seu público está mais concentrado, se é em grupos do Facebook, grupos do Google Plus, Twitter, Linkedin, Instagram, Pinterest, e por aí vai…
Faça parte desses grupos e comece a analisar as interações, vai perceber muitas dúvidas e dores do seu público. Anote as principais dúvidas.
Você também pode analisar seu público acessando blogs e canais do youtube do seu nicho ou até mesmo em seus blogs e canais do youtube se tiver, vai ficar impressionado com as informações que pode colher no campo de comentário 🙂
Se você já tem um público que te segue, vale também anotar tudo que achar relevante dos emails que recebe, pois esse é o público que realmente te segue e que tem muito mais chances de comprar de você, logo, entender esse público vai te ajudar muito.
Mais uma dica é fazer uma pesquisa com quem já segue o teu trabalho. Pode usar o formulário do próprio Google Docs que é gratuito, onde pode colocar algumas dúvidas que já levantou pesquisando nas redes sociais, canais do youtube, blogs e por email.
Faça um formulário com poucas perguntas, de preferência com respostas para assinalar e um campo de resposta livre.
Feito isso é só enviar para quem te segue pedindo para que respondam para que você possa ajuda-las ainda mais produzindo conteúdos mais direcionados. Vai se surpreender com a quantidade de pessoas que vão te responder.
2# Pare De Atirar Para Todos os Lados: Atraia o Público Certo
Se você quer realmente montar uma estrutura de um negócio online de sucesso, vai precisar parar de ativar para todos os lados e começar a trair o público certo. Eu até falo mais sobre isso aqui nesse outro artigo.
Aqui no primeiro passo falamos sobre entender seu público para descobrir o que eles realmente querem, lembra?
Pois é, agora vamos usar essas informações a nosso favor para atrair o público certo, publicando conteúdos que já sabemos que tem procura. Acho que agora já começou a clarear sua mente por aí não é 🙂
Pegue aquela relação das principais dúvidas e dores do seu público e use ferramentas como semrush.com para ter ideia de como exatamente as pessoas buscam por essa dor na internet e seu volume médio de buscas mensais, o que vai te dar uma noção do público alcançado se conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
Agora você já vai ter diversas palavras chave para trabalhar, então esse é o momento de bolar conteúdos com objetivo de gerar muito valor, entregando a solução para aquela dor e chamando os visitantes para tomar a ação que você deseja.
Quando eu falo em conteúdo, não me refiro só a conteúdo em texto, mas também a conteúdo em vídeo, áudio ou qualquer outro meio de comunicação que você aplica em seu negócio.
É nesse ponto que as conversões começam a acontecer de forma praticamente automática, sim porque seu conteúdo vai continuar ali disponível 24h por dia, 7 dias por semana, atraindo visitantes e gerando conversões, por isso esse é um tempo que vale a pena investir.
3# Relacionamento
Se você só seguir os passos que e mostrei aqui acima já vai notar uma melhora significativa no engajamento e na conversão dos seus conteúdos, mas se quer alcançar resultados cada vez maiores ao longo dos tempos, precisa fazer com que seus visitantes continuem seguindo seu trabalho.
Para continuar esse relacionamento de confiança com seu público, o mais comum e que mais funciona é fazer com que se inscrevam na sua lista de contatos, algo onde depois vai poder continuar se comunicando, seja por email, sms, ou emitindo conteúdos frequentes através de um aplicativo (o mais comum aqui é o email).
Como vou conseguir o contato do meu visitante?
Lembra que aqui acima falamos de produção de conteúdo com objetivo de gerar valor e também gerar conversão?
Eu recomendo que você foque 80% das suas energias na produção de conteúdo para conseguir o contato do seu visitante, levando ele para uma página de captura onde oferece um conteúdo de alto valor, que tenha relação com o conteúdo que ele acabou de consumir.
Feito isso seu próximo passo é bolar uma série de conteúdos lógicos, que tenham como objetivo entregar ainda mais valor, gerando a confiança que você precisa para conduzir esse contato pelo processo de compra do seu procuto ou serviço.
4# Oferta
Nenhum negócio sobrevive sem vendas, isso é fato, por isso além de entender seu público e produzir conteúdo para ajuda-los, vai chegar o momento em que vai fazer sua oferta com objetivo de vender seu produto ou serviço, seja como produtor, prestador de serviços ou afiliado.
Só que seguindo esses passos que te passei aqui no artigo, quando chegar no momento da oferta, seu público já vai estar muito mais aquecido e propenso para comprar algo de você, simplesmente porque você já entregou muito valor, mostrou que pode ajudar, que é uma autoridade no assunto, por isso sua recomendação ganha muito mais força.
Basicamente você vai mostrar o valor do que entregou até ali e vai fazer sua oferta como uma forma da pessoa dar o próximo passo e alcançar ainda mais resultados, algo que em um primeiro momento ela talvez nem sabia ser possível.
E acredite, mesmo que algumas pessoas não comprem de você nesse primeiro momento, sim isso pode acontecer, seja porque a pessoa não se conectou com sua proposta, ou porque não é o momento dela, ou ainda por não ter grana no momento, mas fato é que ela tende a continuar acompanhando e admirando seu trabalho.
Logo, quando essa pessoa precisar de algum produto ou serviço relacionado ao seu nicho é de você que ela vai querer comprar, ou quando você fizer alguma outra oferta e essa pessoa estiver precisando, ela vai comprar de olhos fechados pelo valor que você já entregou até ali.
Sabe quando alguém já te ajudou tanto que você se sente na obrigação de retribuir de alguma forma? É isso que acontece, a pessoa continua te acompanhando e quando ela finalmente decide comprar ela compra de você, até como uma forma de retribuir tudo que você entregou até ali.
Esses são os 4 pilares que considero fundamentais para quem quer montar uma estrutura de um negócio online de sucesso, que continua rodando ao longo dos tempos, com resultados cada vez mais crescentes.
Espero que tenha gostado e se tiver algum amigo precisando desse conhecimento, aproveita para compartilhar esse conteúdo com ele, assim conseguimos ajudas mais pessoas a clarear sua visão no que se trata de montar a estrutura certeira para o seu negócio.
Forte abraço e sucesso!
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