Não é novidade alguma que o objetivo final de qualquer negócio é gerar receita e para isso é indispensável que se tenha uma estratégia de vendas capaz de gerar o maior número de conversão possível.
Continue lendo esse artigo até o final que vou te mostrar como você pode montar uma estratégia de vendas infalível em 7 passos.
1 – Conheça Seu Público Alvo
Não se pode pensar em uma estratégia de vendas sem antes identificar quem é o seu público alvo, onde ele esta, o que pensa, quais são seus maiores medos e objeções.
E para saber disso você vai precisar analisar o mercado e até mesmo perguntar diretamente para o seu público.
Utilize ferramentas gratuitas para saber onde seu público está como:
- Keyword Planner (planejador de palavras chaves do Google) – traz a quantidade de buscas mensais do Google, identificando assim se existem pessoas buscando por esse assunto na internet.
- Grupos do Facebook – fazendo uma pesquisa pelo seu nicho nos grupos do facebook, você vai poder analisar a quantidade de pessoas envolvidas com o assunto e então poder identificar se vale apena investir mais esforços no facebook.
- Youtube – fazendo uma pesquisa pelo seu nicho no Youtube você vai poder identificar se existem vídeos sobre o seu nicho e se esses tem uma boa quantidade de visualizações o que indica que seu público pode ou não estar no youtube (quanto mais visualizações melhor).
- Linkedin – Assim como no Facebook, o Linkedin também possui grupos, porém esses são mais voltados a negócios, o que pode ser muito vantajoso para você. Da mesma forma seu objetivo é identificar se existem pessoas interessadas no seu nicho e se existe interação entre elas.
- Google Plus (google+) – Por ser uma ferramenta do Google o Google Plus gera muita relevância na hora de posicionar um blog, dessa forma é interessante analisar se existe um público interessado no seu nicho por lá.
- Twitter – Dependendo do seu nicho talvez o twitter não seja uma boa escolha, talvez o seu público alvo não esteja por lá, mas vale a pena conferir se existem pessoas com os mesmos interesses que você e se vale a pena ou não investir seus esforços no Twitter.
Agora que você já sabe como analisar o mercado e descobrir onde seu público alvo esta, chegou á hora de saber o que ele pensa, quais são seus medos e suas maiores objeções e existem algumas formas para saber isso:
- Analise os comentários no seu blog e em outros blogs do mesmo nicho que o seu.
- Vale a pena conferir o Yahoo respostas que vai trazer as principais dúvidas.
- Analise os comentários de postagens em redes sociais e dos seus vídeos no youtube.
- Se você já alcançou certa quantidade de visitas diárias no blog, então deve estar recebendo emails com elogios, reclamações, sugestões e dúvidas. Os emails são de grande ajuda na hora de conhecer melhor o seu público.
- Se você tem uma lista de contatos, então pode criar um formulário de pesquisa gratuitamente através do Google Docs e enviar para a lista. Sem dúvida é uma das melhores e mais acertadas formas de saber exatamente o que seu público quer.
2 – Ofereça O que Seu Público Quer e Venda Mais
Com base nas informações coletadas acima, fica muito mais fácil oferecer os melhores conteúdos e indicar os melhores produtos e serviços para o público certo, no lugar certo.
Muitas vezes tendemos a achar que sabemos o que nosso público precisa, quando na verdade não é bem assim, e isso já aconteceu comigo.
Nada funciona na base do “achismo”, você precisa ter certeza do que vai fazer a diferença na vida das pessoas e entregar exatamente o que elas estão buscando, se fizer isso vai caminhar a passos largos para o sucesso do seu negócio na internet.
3 – Seja Encontrado
Existem duas formas para você ser encontrado na internet.
Uma delas é investindo em publicidade paga, que vai gerar uma visibilidade temporária para o seu negócio, o que vale a pena, mas não deve ser a única estratégia a ser utilizada.
Outra forma é trabalhar estratégias de SEO (otimização para os mecanismos de busca) com objetivo de ficar bem posicionado e com isso ser mais facilmente encontrado sempre que alguém procurar por palavras específicas do seu nicho no Google.
Já deu para notar que vale muito apena investir em otimização, pois além de fazer com que você seja mais facilmente encontrado, não requer investimento financeiro algum, a única coisa que você vai precisar é tempo para analisar seu público e produzir os melhores conteúdos e conhecimento para saber como aplicar as melhores estratégias de otimização voltada para conversão e gerar uma boa experiência para o usuário.
Um dos treinamentos que me ensinou as melhores estratégias de vendas foi o Sistema de Vendas Online do meu amigo Natanael Oliveira, um dos caras que mais entende de conversão aqui no Brasil.
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Aqui vai um artigo para te ajudar obter informações mais aprofundadas sobre o poder da otimização para o seu negócio online: 4 Razões Porque a Otimização de Sites Gera Muito Mais Vendas do Que Anúncios Pagos
4 – Transforme o Blog Em Uma Referência
A partir do momento que focar em criar conteúdos que solucionem verdadeiramente os problemas das pessoas, automaticamente seu blog vai passar a ser visto como uma verdadeira referência no seu nicho, transformando você em uma autoridade no assunto, o que vai gerar mais visibilidade, atrair mais visitantes, mais contatos e mais vendas para seu negócio na internet.
Sem dúvida um bom conteúdo otimizado é uma ótima estratégia de vendas, mas também vale a pena investir em um layout agradável e responsivo que permita uma boa navegabilidade e gere uma boa experiência ao usuário.
Lembre-se, seu blog é como se fosse a sua casa onde os leitores são seus visitantes, e você como um bom anfitrião tem a obrigação de fazer com que a visita seja a mais agradável possível a ponto de a pessoa se sentir confortável para retornar quantas vezes desejar 🙂
5 – Construa Uma Lista de Emails
Eu não me canso de falar que a lista de emails é o principal ativo de um negócio online, pois é através da lista que você vai conseguir gerar a maior parte das vendas do seu negócio na internet.
Caso ainda não tenha baixado o meu Ebook “como Aumentar a Lista de Emails” você pode fazer isso agora e receber as melhores dicas para começar a capturar contatos todos os dias para sua lista de emails, mesmo que ainda receba poucas visitas diárias.
Dica: Não deixe a sua lista de emails adormecida 🙁 , mantenha sempre contato com ela no mínimo uma vez na semana trazendo suas melhores dicas e estratégias, intercalando com a oferta de algum produto ou serviço.
Se você souber manter um relacionamento de confiança com sua lista, então ela vai te agradecer por cada indicação que você fizer. Pode acreditar 🙂
A melhor forma de manter um bom relacionamento com a lista é mostrando que você não quer só vender e sim ajudar com informações relevantes e que façam a diferença na vida das pessoas, com isso você vai receber de volta o respeito, admiração e uma ótima aceitação na hora de indicar algum serviço ou produto.
6 – Foco No Objetivo Final
Todo negócio tem um objetivo final que é gerar receita, então não se pode esquecer de manter o foco na conversão.
Cada artigo do blog deve ter como objetivo principal entregar o seu melhor para ajudar pessoas, mas também você pode e deve usar esse espaço para levar o leitor a tomar uma ação, seja ela de se inscrever na sua lista, ou adquirir algum produto que você indica.
Só tome cuidado para não exagerar enchendo o artigo de links e banners. Lembre-se, o foco é tornar a leitura agradável e não afugentar o leitor do seu conteúdo 🙂
“Se o conteúdo for bom, as pessoas irão tomar a ação que você indicar”
7 – Mensure os Resultados (Sempre)
Depois de fazer todo trabalho duro e colocar tudo para funcionar no piloto automático, você pode achar que é hora de sentar, relaxar e esperar o resultado da sua estratégia de vendas, mas na verdade não é bem assim que as coisas devem funcionar 🙁
Tudo muda muito rápido no marketing digital e as estratégias que você esta utilizando hoje podem não funcionar amanhã, então você precisa mensurar constantemente os resultados para saber o que esta dando certo e o que precisa ser corrigido ou substituído.
Algumas coisas que devem ser analisadas sempre:
- A quantidade de visitas que cada página recebeu.
- Quais são as principais páginas de entrada e saída do blog.
- Analisar o funil de vendas para saber se está ou não convertendo e se não está, em que ponto as pessoas estão abandonando esse funil.
- Analisar situações que podem interferir no tempo de abertura de uma página, como links quebrados, imagens pesadas, plugins com problemas de compatibilidade, entre outros tantos.
- Fazer testes a/b em páginas de captura com objetivo de identificar qual gera mais conversão.
Esses são apenas alguns pontos que devem ser mensurados para manter a qualidade do seu trabalho e gerar sempre mais vendas todos os dias.
Conclusão:
Sem uma estratégia de vendas fica praticamente impossível de construir um negócio sólido na internet, isso porque as coisas mudam muito rápido e temos que estar sempre a frente para garantir os melhores resultados.
Esses 7 passos que acabei de compartilhar com você, são os mesmos que eu utilizo aqui no Conquista Digital e que me permitem viver 100% da internet.
- Conheça Seu Público Alvo
- Ofereça o Que Seu Público Quer e Venda Mais
- Seja Encontrado
- Transforme o Blog Em Uma Referência
- Construa Uma Lista de Emails
- Foco no Objetivo Final
- Mensure os Resultados Sempre
Quer saber passo a passo, na prática como eu utilizo esses 7 passos e várias outras estratégias para deixar minhas vendas no piloto automático?
Aplique esses 7 passos no seu negócio online e depois me conte o resultado 🙂
Compartilhe o artigo com os amigos e ajude a espalhar bons conteúdos 🙂
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