Criando Um Blog Profissional – Plataforma WordPress

 

como-criar-um-blog-profissional-wordpress

Hoje eu vou te mostrar o exato e mais simples passo a passo para criar um Blog Profissional na plataforma mais utilizada pelos maiores profissionais da internet, o WordPress.

Se está pensando em iniciar um negócio na internet ou já iniciou mas ainda não tem um blog profissional, essa é a sua chance de iniciar com o pé direito ou consertar o que fez de errado para começar a monetizar o seu negócio online.

Você vai ficar chocado ao ver como é simples criar um blog em wordpress, algo que vai deixar seu trabalho muito mais profissional, capaz de transformar seu nome ou sua marca em uma autoridade no mercado, o que sabemos, gera muito mais clientes e vendas.

No vídeo abaixo eu mostro o exato passo a passo de como registrar um domínio e contratar uma hospedagem para seu blog.

Você vai aprender criar um blog profissional em WordPress, da forma mais simples possível, em uma das plataformas mais conhecidas e bem vistas do mercado.

Mesmo que você não entenda muito de internet, vai ver que qualquer pessoa, mesmo que não entenda uma linha em html, consegue criar um blog profissional do zero, é simplesmente fantástico!

[Vídeo] Como Criar Um Blog Profissional do Zero Em Poucos Minutos.  

Link da HostGator

Link para acessar a série de aulas gratuitas WordPress do Zero

Muitos empreendedores falam que não precisa ter um blog para criar um negócio online.

Isso é uma verdade, mas a verdade também é que sem um blog você vai precisar investir sempre em publicidade para conseguir atrair o tráfego que precisa para o seu produto ou serviço. 

E vamos combinar que geralmente quem inicia do zero um negócio online não tem lá muitas condições de investir a grana que precisa em tráfego, por isso um blog é o caminho mais certeiro para quem quer construir autoridade e ser encontrado de forma gratuita. 

Hoje o conquista digital recebe milhares de visitas todos os dias e tudo isso é fruto de um trabalho de produção de conteúdo dentro de um blog wordpress.

Isso quer dizer que mesmo que eu pare de trabalhar por alguns dias, o meu blog continua lá gerando tráfego e conversões para o meu negócio sem que eu tenha que pagar por isso. 

É verdade que ele não vai gerar esse tipo de resultado da noite para o dia, por isso no início se quiser e puder, pode investir um pouco em tráfego para ajudar, mas depois conforme for trabalhando a produção de conteúdo estratégico, as visitas tendem a aumentar de forma orgânica, juntamente com mais contatos e vendas para o seu negócio. 

Aqui vai alguns artigos para complementar o que você acabou de aprender aqui nesse vídeo:

Conclusão: A partir de agora o Blog vai ser a marca registrada do seu trabalho, é através dele que vai conseguir atrair mais e mais visitantes, transforma-los em contatos e em depois em clientes.  

Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto e deixar seu blog preparado para receber novos conteúdos, você pode fazer meu curso gratuito WordPress do Zero onde mostro como criar, configurar e administrar um blog wordpress do Zero.

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a entender a importância de iniciar investindo em um blog profissional. 

Esse conteúdo te ajudou? Então aproveita para compartilhar com algum amigo que esteja precisando.

Também pode deixar um comentário aqui abaixo dizendo se gostou ou não do que viu aqui, ou até mesmo deixar sua dúvida para que eu possa lhe responder.

Abração e sucesso!  

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

72 Comentários

  1. Claudio Pereira

    Este vídeo foi ótimo e muito esclarecedor, eu nunca pensei que fosse tão fácil e barato ter um site na internet.

    • Olá Claudio Pereira!
      Que bom que gostou. Fico feliz que o vídeo tenha te ajudado.
      Espero em breve poder conhecer o seu blog 😉

      • João Soares

        Boa noite Graciela! adorei seu vídeo. muito bom mas só tem uma coisa,
        eu gostaria que você me respondesse. Eu criei um blog no blogger grátis.
        Como faço para mudar para o do Word Press? estou muito empolgado com seus ensinamentos e c gostei muito de ver a plataforma Word Press.
        Há, eu comecei a contratar a hospedagem Grátis mas quero mudar. O que você me diz?

        • Oi João Soares,

          Que bom que você gostou. Ter um blog profissional na plataforma wordpress vai fazer toda diferença no seu negócio.

          Você pode sim criar um blog wordpress e depois transferir os arquivos do seu blogger para lá. Eu não tenho esse passo a passo, mas encontrei um site que tem um tutorial bem bacana e que pode te ajudar: http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Transferindo_Blogspot_para_Wordpress

          Espero ter ajudado e seja sempre muito bem vindo por aqui.

    • Realmente, quero agradecer de você Graciela Barbieri com o seu bom talento ao passar ao publico que faz muito bem de ensinar o conhecimento do Marketing Digital bem fácil é prático nos vídeos. Sincero eu chorei dos meus olhos de felicidade ao saber os vídeos de Como Gerar Tráfego e também o Nicho de Mercado. Melhor prioridade na facilidade prática que eu estava completamente perdido. Mesmo assim ontem e hoje estou direto do seu Blog lendo o texto seu e os vídeos youtube maravilho. Desejo de tudo de bom para este Feliz Natal e o prospero Ano Novo 2016. Bye

      • Oi Walmir,

        Fico muito feliz em saber que o conteúdo do Conquista Digital está te ajudando de verdade. Estou sempre trabalhando para entregar tudo de forma mais simples e prática possível para facilitar o aprendizado e a prática de todas as dicas. Fico feliz em saber que estou no caminho certo. Seja sempre muito bem vindo por aqui e precisando é só chamar.
        Abraços.

  2. Muito bom vídeo, ótimas dicas.
    Estarei logo fazendo meu site e iniciando contando com suas dicas. Valeu.

    • Olá Alvaro Motta,
      Fico honrada em saber que as dicas do blog estão te motivando a criar seu blog 🙂

  3. Luis de França

    Graciela, bom dia! gostei muito de sua apresentação com as sugestões e dicas para criar um blog e uma página de captura. Mas tenho uma dúvida. O primeiro passo é iniciar com uma página de captura ou Blog, por que?

    • Olá Luis de França,
      Tem muitas pessoas que iniciam simplesmente com uma boa página de captura, sem blog, mas eu realmente acredito que um blog bem estruturado é capaz de gerar uma autoridade imensa e atrair muito mais pessoas engajadas no nosso trabalho. O blog nos permite levar conhecimento de qualidade e gratuito para as pessoas certas, criando assim um público interessado no que temos para oferecer.
      Dentro do blog você vai ter várias formas de capturar contatos, seja através de formulários de captura espalhados por locais estratégicos e também páginas de captura que podem ficar disponíveis através de links no meio de artigos, no menu do blog e também ser divulgada através de emails e mídias sociais, alcançando assim um número muito grande de pessoas interessadas. Essa é a minha opinião. Espero que tenha te ajudado.

  4. Acho que a apresentação é muito conceitual. Eu preciso de algo mais prático, como a visão da página de captura, o papel desenvolvido pelo Blog etc. Exemplo: se você diz que a adição é colocar os números um abaixo do outro e somar. Isso é interessante, mas se você colocar os números um abaixo do outro e executar a soma, é muito mais objetivo, entende?

    • Olá Nivardo,

      Procuro disponibilizar vídeos específicos para cada passo que deve ser dado na criação de um negócio online. Esse vídeo é exclusivo com todo passo a passo para criação de um blog, mas aqui no Conquista Digital você também encontra vários outros vídeos e materiais como esse, onde ensino a criar páginas de captura grátis http://conquistadigital.com.br/landing-page/ . Espero ter respondido a sua pergunta. Caso não seja isso que procura, por favor envie um novo comentário ou email. Terei o prazer em ajudar 😉

  5. Olá Bom dia.! Graci. eu aprendi fazer a instalação d blog WP pelo Fantastic de Luxe OK tenho 3 projetos treinando sem estar na Internet (uso o WampServer no OnLine) como diz o Datena da Band Rsrsrsrsrsrsr me ajuda ai como coloco um dos meus projetos no servidor quando escolher a HostGator abc e bom dia $uce$$0$ prá vc.

  6. Olá Graciela
    Estou começando agora , do zero, e seus vídeos estão realmente me ajudando, embora como algumas
    dúvidas de iniciante leigo….por enquanto estou vendo, lendo, mas começar a agir é o próximo passo… obrigada e tenha paciência comigo….. sei que vou conseguir… abraço

    • Olá rhrmaris!

      Fico feliz em saber que os vídeos estão de ajudando a compreender esse universo do marketing digital. As dúvidas são normais e sempre irão existir, simplesmente porque estamos sempre em constante processo de aprendizagem, mas fique tranquilo porque tudo vai se esclarecendo a medida que vai buscando mais conhecimento. Tenho certeza que em breve vai estar com seu projeto no ar e conte com o Conquista Digital para te ajudar 🙂

  7. vade souza

    Olá Graciele como vai assistir o video parabéns.minha pergunta é onde posso encontrar um template bacana para blogsport estou criando meu blog e preciso de blog aparência mais profissional.
    desde já muito Obrigado pelas dicas

    • Olá Vade Souza!

      Que bom que gostou.

      Eu trabalho com wordpress e já faz um bom tempo que não mexo mais com blogger, mas acredito que não deva ser difícil de encontrar templates para blogger através de uma busca pelo google.

      Seja sempre bem vindo por aqui 🙂

  8. Regina Helena

    como fazer uma pagina de captura e como atualizar meu blog profissional, isto é como mexer nele

  9. ANA CARLA

    Seus vídeos, são ótimos estou começaneo do zero estou treinando primeiro e ao mesmo tempo
    colocando em pratica minha maior dificuldade ainda é a escolha do nicho pois gostaria de um nicho que realmente me desse algum retorno, tem alguma sugestão.

    • Olá Arraes,

      Você pode criar um site ao invés do blog, mas não vai ter a mesma relevância para o google como um blog. Isso porque um site trabalha mais com páginas estáticas e um blog tem uma produção de conteúdo recorrente o que ajuda e muito a indexar conteúdos nos mecanismos de busca, trazendo muito mais trafego qualificado e gratuito para o seu blog, onde vai ter a oportunidade de converter esses visitantes em contato e clientes.

  10. Adriano Almeida

    Gracieli estou iniciando meus trabalhos na internet e parece que conheci seu blog na hora certa pois estou utilizando suas dicas bem no momento em que preciso de uma direção certa pois não posso errar mais. Obrigado pelas dicas.

    • Olá Adriano Almeida,

      É bom saber que as dicas do conquista digital estão sendo úteis para você. Continue nos acompanhando, sempre temos novidades por aqui 🙂

  11. Gostaria de saber qual é o custo para ter um blog hospedado e também para solicitar um dominio.

    • Oi Glauber,

      Ao contrário do que muitos pensam, não é nada caro contratar um domínio e uma boa hospedagem para seu blog, além de tornar seu trabalho mais profissional, vai gerar uma boa primeira impressão nas pessoas.

      O seu investimento em um domínio vai ser de em média R$30,00 ao ano (para uma vez por ano) e um bom serviço de hospedagem de R$9,00 á R$20,00 por mês, o que é irrisório diante do resultado que você vai alcançar fazendo um bom trabalho em seu blog.

      Aqui nesse artigo + vídeo passo a passo eu mostro como criar um blog wordpress do zero em menos de 10 minutos: http://conquistadigital.com.br/criando-um-blog-profissional-plataforma-wordpress/

  12. jose benedito rosa

    Estou muito grato pela sua aula de wordpress, porque essas dicas que voce está passando são dicas de ouro. Mais uma vez muito obrigado de coração.

  13. olá graciela boa noite como vai tudo bem? no momento eu tenho muito em agradecer , porque essas tecnica que voce está me passando é muito valiosa coisas que nenhum gurus da internet fariam por isso
    agradeço de coração.

  14. Célia Padilha

    Olá…

    Não consegui me cadastrar pra receber suas informações. Olhei no meu e-mail e não veio a resposta.
    Ah já olhei na lixeira… não foi pra lá!

    Abraço e obrigada,

    • Oi Célia Padilha,

      Realmente tive um problema em relação aos emails do hotmail que não estavam cadastrando, mas pelos testes que realizei o problema já foi solucionado, então já pode se cadastrar novamente que agora o email vai chegar. Importante dizer que o email pode cair na sua caixa de spam ou lixo.
      Obrigado por avisar. 😉

  15. Olá Graciela, primeiramente parabéns pelo seu trabalho. Você deve se orgulhar do que faz e cria, bem como de compartilhar seus conhecimentos com aqueles (como eu) que estão começando a caminha nessa estrada chamada web. Sem delongas, antes de assistir o vídeo deste post, eu gostaria de saber se depois de construído o blog profissional e adquirido a hospedagem e domínio no Hostgator, se nele é possível auferir lucros com o Google Adsense? Caso positivo, você oportunamente poderia me orientar como?
    Robert Thomaz

    • Oi Robert,

      Você pode sim monetizar seu blog com adsense, mas recomendo também usar outros meios de monetização como programa de afiliados.
      Em relação ao adsense, existe um curso que ensina esse passo a passo de como monetizar o blog com ele:http://bit.ly/18VWlfT

  16. Carllos Mac

    Caramba, vc é ótima nisso…sou escritor e palestrante e quero criar um blog sobre relacionamentos. Minhas dicas já fazem sucesso no face…os adolescentes adoram minhas palestras e minhas dicas…ou seja, está na hora do blog…meus contatos já são grande, graças a Deus.
    Vamos fazer uma troca? Eu divulgo seu nome…e vc me ajuda a fazer sucesso com um blog.
    Sou leigo nisso…
    O Seu trabalho, explicações de forma simples e diferenciada foi o melhor que li na internet…caracas, perfeito. Parabéns.

  17. Paula

    Olá,sou muito leiga no assunto e tenho uma dúvida se eu criar um blog é o mesmo que criar um site?

    • Oi Paula

      A estrutura entre criar um site e um blog é praticamente a mesma, porém em um blog você usa templates/temas que possibilitam criar os posts, onde vai poder produzir e entregar com frequência os conteúdos para o seu público. Diferente de um Site onde esse conteúdo é estático (em uma página parada, sem atualização constante de conteúdo).

  18. Olá Graciela muito bom o vídeo realmente ainda não conheço uma plataforma melhor que wordpress. Muito boa as dicas!!!

    • Oi Ademir Carreiro.

      Sem dúvidas, o WordPress é a melhor plataforma para blogs da atualidade e suas funcionalidades facilitam muito nosso trabalho.

  19. Josiane

    Oi Graciele, tudo bem?
    Hoje estou passando por aqui apenas para te deixar um Oi, e minha admiração pelo seu trabalho, quando encontrei seu blog consegui perceber como realmente as coisas funcionavam,ainda estou aprendendo e tenho você como uma grande referência.

    E lendo estes comentários não pude deixar de comentar e te agradecer pela profissional que é e ajuda tantas pessoas. 🙂 Obrigada

    • Obrigada Josiane 🙂

      É muito gratificante receber comentários como o seu, que me dá a certeza de estar no caminho certo e me fortalece para continuar trazendo as melhores estratégias e recomendações aqui para o Conquista digital.

      Seja sempre muito bem vinda por aqui 😉

  20. Rose Ribeiro

    Boa noite Graciela!
    Parabéns pelas informações. Passei um tempo desiludida pelas formas de informações dos “gurus” que sempre tem o mesmo papo, parece que utilizam o mesmo script. E hoje retorno com uma internet renovada de mulheres caprichosas e inteligentes em passar conhecimentos. Vocês, digo vocês pois sigo além de você, a Elaine Montenegro e a Karyne Otto. Sempre gostei de artesanato e culinária, e tenho um blog no blogger de trabalhos em e.v.a. e já sei qual o meu nicho, trabalhar com aquilo que gosto e como sempre ajudar as pessoas que precisam de conhecimentos e técnicas sobre o artesanato.
    Continue assim, prestativa e atenciosa com seu publico. Fica com Deus sempre.

    • Obrigada Rose Ribeiro 😉

      Fico feliz em saber que voltou a se motivar com seu negócio online. A cada dia que passa temos mais e mais mulheres conquistando o seu espaço nesse mercado 😉
      Com certeza vou continuar trabalhando firme e forte para trazer as melhores dicas e estratégias para quem me acompanha. Obrigado pelo carinho.

  21. Excelente post,meus parabens. É Fundamental compartilhar dicas de valor para que cada vez mais pessoas possam ter resultados satisfatórios trabalhando com o marketing digital.Continue levando conteúdo de valor para as pessoas assim como eu também faço no meu blog,dando as melhores sacadas e o que é necessário para conseguir os melhores resultados online.

    • Obrigada Jessica 😉

      O nosso trabalho como empreendedores desse mundo digital, é servir como ponde de conhecimento, levando conteúdo de qualidade que mostre uma direção certa para ajudar pessoas a terem resultados. Fico feliz em saber que estou no caminho certo. 😉

  22. Luiz Carlos Luchetta

    Acabei de ver o seu vídeo e gostei. Fiz o que estava la. Fui na tal de tal gator qualquer coisa e acabei cadastrando o meu email errado. Mandaram as informações em um email que não existe. Contatei o chat dos caras, o fulano que me atendeu conseguiu ser desprezível via chat. Falou que ia mandar os dados no meu cel e não mandou.
    Paguei com cartão de crédito e agora não consigo cancelar a assinatura.
    Dinheiro jogado fora.
    Cuidado com o que você indica.

  23. Em primeiro lugar quero expressar que Graciela Barbieri é uma profissional de PRIMEIRA LINHA no Marketing Digital e de Conteúdo. Ela tem conhecimento de causa, ampla experiência nessa área de trabalho e suas indicações são confiáveis e positivas. Entretanto, não se pode responsabilizá-la por uma indicação que infelizmente não deu certo para um indivíduo ou para outro. Muitos serviços na internet são ruins, encantam a primeira vista, mas somente depois é que se descobre o covil de víboras em que se caiu, no mar de lama em que se está. Sou seguidor fiel da Graciela e não vou deixar de ser, mas infelizmente em relação ao que Luiz Carlos Luchetta disse eu tenho que CONCORDAR PARCIALMENTE. Recebi indicação da Hostgator pela Graciela, mas depois de algum tempo como cliente da referida hospedagem fui colecionando ABORRECIMENTOS e não FORAM PEQUENOS. Culpa da Graciela? De modo algum, nunca. Ela não é dona e nem responsável pela Hostgator. O serviço de hospedagem é enganoso, seu suporte é confuso, desqualificado e ruim, deixam a gente na mão na hora da tempestade e dizem sempre que o problema não é com eles. Vejam no RECLAME AQUI sobre a Hostgator e vocês vão se apavorar com as reclamações. Não culpem a Graciela pela indicação, ela NÃO TEM CULPA ALGUMA. Querida Graciela continue seu trabalho impecável, suas indicações e sempre ajudando aqueles que precisam. Você é PROFISSIONAL e a falha não é sua. Se o Luiz Carlos Luchetta quer uma hospedagem de alta qualidade, que não cause problema algum para ele, por favor conheça a GF Host – http://gfhost.net/painel/ . Detalhe, não estou ganhando nada pela indicação.

    • Oi Robert,

      Agradeço pelas palavras e pela confiança. Entendo que toda grande empresa tem grandes problemas. Tenho que dizer que para mim a hostgator, pelo menos até agora, está me atendendo muito bem, o blog está estável e quando precisei de ajuda, já tem algum tempo, eu fui atendida e orientada de como proceder para solução do meu problema. Mas entendo que para algumas pessoas pode ocorrer alguns aborrecimentos, como toda grande empresa e sei que isso realmente nos tira do sério. Se fosse comigo eu também ficaria muito chateada e tomaria minhas providências pelo bem do meu negócio. Tenho que dizer que a GFhost também oferece serviços de excelente qualidade e super recomendo. Mais uma vez agradeço pelas palavras e pela confiança. Forte abraço e sucesso!

  24. Ana

    Oi Graciela seu video é ótimo e muito esclarecedor;

    Minha duvida se vc puder me ajudar se é possível mudar blog do blogspot p/ wordpress sem perder visitas?

    Desde já obrigada

    • Oi Pedro,

      Que bom que o artigo te ajudou. Espero sempre poder contribuir com o seu crescimento. Abraços e sucesso!

  25. Olá Graciela, tudo bem?
    estou começando agora com “negócio digital” e gostaria que mim ajudar-se
    a intender mais sobre isso. hoje dei início a criação do meu blog, porem estou
    aguardando a confirmação do i-mail para poder editar o mesmo. contudo, gostaria
    que mim fornecesse dicas de como adentrar com o google Adsense…

  26. kaelyne

    Boa tarde Graciela,

    EStou começando a entrar nesse mundo virtual e gostaria de criar um blog e uma loja virtual, é possivel fazer isso nesse plano de hospedagem da hostgator ou tenho que contratar uma empresa especializada para cada um?
    Parabéns pelo seu empenho e forma de tratar conteúdos, adorei! Vc tem um canal onde possa te seguir mais de perto e interagir?!
    Deus abençõe!

    • Oi Kaelyne,

      Você pode criar seu blog com a hostgator sim, inclusive eu tenho um curso gratuito onde ensino como criar, configurar e administrar um blog wordpress do zero com a hostgator: http://conquistadigital.com.br/wordpress-do-zero-01/

      Só não ensino como instalar o tema de uma loja virtual porque não trabalho com ecommerce mas a instalação do blog é a mesma, depois você procura por um tema que tenha as características de uma loja virtual para instalar.

  27. Estava pensando em montar uma loja virtual, por onde começar ?

    • Oi Feliciano,

      Nesse caso vou ficar devendo, pois não sou especialista em lojas virtuais, mas basicamente vai precisar de um plugin especifico para sua criação, algo como woocommerce (recomendo que busque mais informações sobre ele).

  28. Ola Graciela,

    Seu artigo é muito bom, ainda mais com o vídeo que incrementa ainda mais o conteúdo.

    Concordo contigo que o ideal é iniciar um blog com Hospedagem utilizando o WordPress.

    Um abraço e sucesso

    • Obrigada Adriano,

      Que com que gostou desse modelo de artigo com vídeo, gosto muito de trabalhar as duas formas e fico feliz em saber que está ajudando. De fato iniciar pelo wordpress.org é o melhor caminho. 😉

  29. Oi Graciela, muito legal seu artigo!
    Obrigado por compartilhar 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *