Os 4 Passos Para Você Criar Um Blog imbatível e Completamente a Prova de Concorrentes

 

Os-4-Passos-Para-Você-Criar-Um-Blog-imbatíbel

Criar um blog imbatível e completamente no topo das buscas do Google, não é um tarefa fácil, mas é totalmente possível para quem cumpre alguns passos básicos que fazem toda a diferença.

A cada dia que passa, mais e mais concorrentes estão surgindo, isso porque o Marketing Digital está só iniciando aqui no Brasil, e muitas pessoas estão investindo nesse mercado e competindo pelas melhores posições no topo dos buscadores. 

Apesar de algumas mudanças constantes no algoritmo dos buscadores, existem alguns passos que se seguidos á risca vão garantir o posicionamento do seu conteúdo lá no topo das buscas.

A prova disso é uma das verdades em que o Google acredita:

“Concentre-se no usuário e tudo mais virá.” 

A cada ano que passa os buscadores estão priorizando cada vez mais a satisfação dos seus usuários, o objetivo final é gerar uma boa experiência para as pessoas que navegam pela internet, e se você seguir essa receita, vai fatalmente alcançar um ótimo posicionamento. 

Continue lendo esse artigo até o final para conhecer os 4 passos que vão te ajudar a criar um blog imbatível e a prova de concorrentes. 

#1 – Criar um Blog Estruturado Para Conversão

Criar um blog com um estrutura otimizada para conversão, significa que você tem um sistema capaz de gerar autoridade e conquistar a confiança dos leitores a ponto de transforma-los em clientes fiéis.

Existem 2 pilares que influenciam diretamente na estrutura de um blog:

Layout (Template)

Você já ouviu aquele ditado que diz: “A primeira impressão é a que fica”. Pois é assim mesmo que funciona. 

A escolha do template ou do tema do seu blog, vai fazer toda a diferença na hora do leitor escolher por continuar no seu blog ou fechar a página e nunca mais voltar. 

Um layout bonito e funcional, que seja responsivo, que permita uma boa navegabilidade, que carregue rápido e que torne a leitura agradável, é um dos fatores decisivos para você conquistar um novo seguidor, contato e cliente para o seu negócio.

Plugins 

Uma das vantagens de criar um blog profissional na plataforma wordpress, são os plugins que são realmente indispensáveis na hora de fazer o trabalho de otimização.

Praticamente tudo o que você vê, e até o que você não vê, em um blog é feito por plugins como:

  • Banners e formulários da barra lateral
  • Popups flutuantes
  • Área de comentários personalizada
  • Banners e formulários no meio e no final dos artigos
  • Tamanho e formato das letras
  • Botões de compartilhamento social
  • Imagens mais otimizadas e muito mais…

Você pode gostar desse artigo onde eu mostro os 18 melhores plugins wordpress que não podem faltar em um blog. 

#2 – Produção de Conteúdos Relevantes e Recorrentes

Um blog é a maneira mais fácil para tornar o seu conteúdo encontrável, e transformar o seu nome em uma verdadeira autoridade no seu nicho.  Desde que você conheça o seu público e saiba quais os seus maiores medos e objeções. 

Uma vez que você entende o seu público alvo e sabe o que ele realmente procura, é hora de criar uma boa linha editorial (lista de artigos) com conteúdos relevantes e passar a publicar artigos de forma constante, no mínimo uma vez por semana. 

O conteúdo deve ser criado sempre pensando na satisfação do usuário, sem esquecer de utilizar uma pitadinha de otimização, que vai ajudar no posicionamento do seu conteúdo, como trabalhar palavras chaves, sem exagero, é claro. 

São esses conteúdos relevantes e produzidos de forma recorrente que vão gerar satisfação dos usuários, e de quebra posicionar o seu blog no topo das buscas e na frente da concorrência.  

Depois de entregar seu conteúdo, chame o leitor para a ação, pedindo para curtir, comentar, se inscrever na sua lista ou conhecer algum produto que você indica. Se o seu conteúdo entregar o que promete no título, as chances de a pessoa fazer a ação desejada é muito grande. 

Dica: Nunca, jamais deixe a sua lista de contatos fora das atualizações. Envie para a sua lista todos os novos artigos, é uma forma de faze-los retornar ao seu blog e também de criar uma relação de confiança pelo valor que você vai gerar com esse novo conteúdo.

#3 – Tráfego Qualificado

Existem várias maneiras para gerar tráfego qualificado:

  • Produzindo conteúdos relevantes e específicos no blog, com objetivo de alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca e atrair pessoas realmente interessadas no que você tem para oferecer.  É uma maneira eficaz e inteligente de gerar trafego gratuito todos os dias. 
  • Gravando vídeos – Vídeos de pouca duração com alguma dica, tutorial ou entrevista sobre um assunto específico do nicho costuma converter muito bem. Suba o vídeo para o Youtube e também utilize para complementar nos artigos do blog. O Youtube é uma das melhores formas para gerar tráfego gratuito.
  • Redes sociais – disponibilize resumos do seu novo artigo nas redes sociais sempre adicionando um call to action no final, chamando os interessados para a ação de clicar no link ou na imagem e ser direcionado para o artigo completo onde você vai ter a possibilidade de entregar um conteúdo de valor e capturar o contato do visitante.
  • Publicidade paga – a forma mais utilizada hoje é o Facebook Ads, onde você tem várias opções e atrair tráfego e clientes para o seu negócio. Nesse caso é bom testar as imagens, textos, links e segmentação para ver o que está convertendo mais. 
  • Link Building – conseguir links não é uma tarefa fácil, e antes que me pergunte, não, não existe uma lista de sites para conseguir links. Os links devem ocorrer de forma natural, a medida que seus conteúdos forem relevantes o suficientes para serem linkados. A outra forma é fazendo parcerias com proprietários de blogs e conseguir um link apontando para o seu blog, você também pode se oferecer para fazer um guest post ou ficar navegando pela internet em busca de links quebrados e propor um conteúdo do seu blog como forma de solucionar o problema (nem é preciso dizer que o seu artigo deve ser realmente relevante). 

#4 – Lista de Contatos: Você Precisa Dela!

Inúmeras pessoas que iniciam seus projetos na internet desconhecem o poder a lista de emails ou não tem a menor ideia de como fazer para criar uma lista. A verdade é que essas pessoas estão deixando de ganhar dinheiro. 

Uma lista de contatos engajada é responsável pela maior parte do faturamento de um negócio na internet, e a melhor maneira de criar e aumentar uma lista de contatos é através de um blog. 

Você pode e deve criar um blog estruturado para entregar soluções através de conteúdos relevantes e aproveitar esse espaço para levar o leitor a tomar uma ação, que é a de se inscrever na sua lista, e acredite! Se você realmente entregar valor para essas pessoas elas irão adorar se inscrever na sua lista 🙂

Clique aqui para baixar gratuitamente o meu eBook “Como Aumentar a Lista de Emails Em 10 Passos Simples

Você acabou de ter acesso aos 4 passos simples que muitos grandes nomes do Marketing Digital usam em seus negócios para construir um blog imbatível, mesmo que a concorrência seja muito forte.  

Agora você pode estar se perguntando, mas é só isso que tenho que fazer? Sim, só isso já vai fazer uma grande diferença em seus negócios, o problema é que muitos desistem antes de chegar lá, isso porque o resultado não surge do dia para noite.

Para um trabalho como esse alcançar um bom resultado, é preciso meses de trabalho e infelizmente a grande maioria das pessoas não tem essa persistência de continuar.

O engraçado é que um negócio tradicional requer um investimento muito maior e pode demorar mais de um ano para começar a gerar resultados e mesmo assim muitos encaram esse desafio, mas quando se pensa em trabalhar online, vem a ideia de dinheiro fácil e rápido, quando na verdade não é bem assim, embora permita alcançar patamares muito maiores do que um negócio tradicional.

Se você está certo na decisão de criar um blog imbatível e sempre a frente da concorrência, é preciso que tenha em mente de que primeiro vai ter que trabalhar duro para conquistar a confiança dos seus usuários e criar a autoridade necessária para começar a atingir grandes resultados. Sim, porque eles virão se você seguir esses 4 passos (sem desistir no meio do caminho), assim como todos os tops do Marketing Digital fizeram, você também pode fazer. 

Se você ainda não tem um blog e deseja dar esse primeiro grande passo, pode fazer meu curso gratuito onde ensino como criar, configurar e administrar um blog WordPress do Zero. Só clicar aqui para receber as aulas. 😉 

Gostou?

Aproveita para deixar o seu comentário dizendo o que achou do artigo, eu vou adorar saber a sua opinião. 

Aprenda construir uma lista de contatos e gerar vendas diárias usando uma ferramenta profissional e gratuita

Graciela Barbieri

Graciela Barbieri é Empreendedora Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Website: http://conquistadigital.com.br

10 Comentários

  1. Rafael Silva

    Bom artigo!!! Isso aí!!!

  2. Marcelo

    Grande Trabalho Graciela… Sou iniciante e estou aprendendo muito com você…!
    Sucesso!!!

    • Obrigado Marcelo,

      É muito bom saber que as dicas do Conquista Digital estão te ajudando.
      Em breve vem novidades por aí 🙂

  3. virei seu fã. cheguei no seu blog graças ao Gustavo Freitas que falau de vc em um e-mail. Como respeito muito a opinião dele resolvi conferir e fiquei muito, mas muito satisfeito com o o conteúdo do conquista digital. Parabéns, você ganhou um seguidor. 😉

    • Oi Mateus Freitas 🙂

      É uma honra saber que gostou tanto assim do Conquista Digital. Também respeito muito o trabalho do Gustavo Freitas, e fico muito feliz em saber que chegou até aqui através da indicação dele.
      Seja sempre muito bem vindo por aqui 🙂

  4. Joaquim

    Estou iniciando um projeto e este artigo me abriu a visão para algumas coisas que ainda estavam obscuras. Excelente texto! Sucesso na sua caminhada Graciela.

    • Que bom que o artigo te ajudou Joaquim 🙂

      Realmente no começo é normal ficar perdido. Fico feliz em saber que pude contribuir nesse processo inicial do seu trabalho.

  5. Só um toque, a parte do texto que está lincável “veja o que esse garoto de apenas 17 anos fez para se tornar um grande empreendedor de sucesso.” Quando clicada aparece que este produto não foi encontrado no hotmart.
    Muito bom seu artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *