Trabalhar em casa online pode parecer fácil, mas na verdade requer alguns cuidados básicos para não ficar perdido no meio do caminho e garantir o sucesso do seu negócio online.
O trabalho é simples, mas não é fácil (não confunda as coisas), pois requer dedicação, persistência, aprendizado, prática, erros, acertos que vão te fazer ter a expertise suficiente para conquistar um espaço no mercado online.
O problema é que a internet esta tão abarrotada de informações, que fica muito complicado identificar o que vale ou não vale a pena aprender e qual ordem seguir.
Quem segue esse caminho provavelmente vai sofrer com a paralisia por overdose de informação, ou seja, vai ficar aprendendo, aprendendo, aprendendo, mas não vai conseguir executar, o que é fundamental.
É por isso que resolvi fazer esse post, para te dar minha dica das 6 coisas que não podem faltar em um negócio online.
1 – Trabalhar Em Casa Online: Escolha Muito Bem Seu Nicho de Mercado
O Nicho de mercado é uma parte lucrativa do mercado, onde existem pessoas precisando de algo específico que você pode oferecer e ganhar dinheiro por isso.
É muito importante saber o nicho com qual vai trabalhar. Pelo menos no início recomendo que você dê preferência por algo que goste muito de fazer ou falar sobre.
Algo como um hobby ou algo que faça por diversão e portanto não seria entediante estudar ou falar sobre. Sacou? Isso vai te manter ligado no seu negócio para não desanimar.
Dessa forma vai ter motivação suficiente para se tornar um especialista nesse no assunto.
2 – Blog Profissional Vai Tornar Seu Negócio Seguro e Sustentável
Ter um blog profissional vai fazer com que você seja visto como uma autoridade no assunto, como um especialista.
De quebra ainda vai conquistar boas visitas orgânicas, de pessoas que estão procurando pelo assunto nos mecanismos de busca como o Google, o que vai te garantir tráfego qualificado ao longo dos tempos sem precisar investir pesado em publicidade.
Quando eu falo um blog profissional, não estou falando de um blog gratuito, eu falo de um blog profissional mesmo, com domínio e hospedagem pagos.
Conheço pessoas que tem uma boa quantidade de visitas com um blog gratuito, mas fato é que ele não será seu, e se por algum motivo eles resolverem te bloquear ou cancelar sua conta? Vai perder todo trabalho realizado até ali e nem vai poder reclamar de algo que não é seu, é disso que estou falando. Um blog profissional vai te dar mais segurança.
Hoje em dia a plataforma mais utilizada pelos grandes especialistas da internet é a plataforma do WordPress onde tem todas as ferramentas necessárias para criar um blog extremamente profissional, e o melhor de tudo, não precisa entender de programação.
Eu recomendo utilizar o serviço de hospedagem da Hostgator, onde pode contratar tanto o domínio quanto a hospedagem, tudo de forma muito simples.
Inclusive eu tenho um treinamento gratuito chamado WordPress do Zero onde ensino de forma simples, passo a passo e do completo zero, como criar, configurar e administrar um blog profissional.
3 – Conteúdo Relevante e Único Não é Uma Missão Impóssível
O Google gosta muito de conteúdo, mas não é de qualquer conteúdo, ou seja, não basta procurar por algo na internet e sair por aí copiando e colando, isso é conteúdo duplicado e o Google sabe identifica-lo, de forma que pode te punir, deixando o seu conteúdo lá no final das buscas, imperceptível.
Mas Graciela, tudo já foi dito antes, então qualquer conteúdo que eu publicar vai ser plágio?
Na-na-ni-na-não. Ninguém pode copiar a sua forma de se expressar, isso é único de cada um.
Existe um método que eu sigo desde o início, que me permite criar conteúdo relevante e único, de forma muito simples.
Vá até o Google, Youtube, ou qualquer outro meio de busca e procure por assuntos relacionados ao que quer produzir de conteúdo, analise pelo menos o conteúdo dos 5 primeiros bem posicionados.
Quando eu digo analise o conteúdo é para ler os artigos e/ou assistir os vídeos de verdade.
Assim vai notar que tratam do mesmo assunto, mas um contempla um ponto importante que o outro não fala e assim por diante.
Assim pode tirar como base para produzir um conteúdo ainda mais completo (com todos os pontos) e único, que seu público vai amar.
4 – Captura de Contatos: Porque Você Precisa Disso
Hoje o mundo online está tão avançado que existem diversas formas de continuar se comunicando com possíveis clientes, que pode ser usando o BOT do Facebook, que te permite capturar contatos segmenta-los e montar um funil de vendas automatizado via inbox do Face. Isso é surreal e funciona muito!
Também pode montar uma lista de transmissão via Whatsapp, onde pode disparar conteúdos periódicos para aquecer e conduzir as pessoas para compra do seu produto ou serviço.
Eu respeito e utilizo estratégias como o bot do Facebook, mas fato é que não dá para depender só de serviços que você não domina, tipo o face e o whatsapp são excelentes meios de comunicação, mas você não tem domínio sobre eles, já que pode ser bloqueado ou ter conta cancelada sem poder fazer nada.
Use essas estratégias como complemento, mas eu super recomendo que não deixe de trabalhar uma boa lista de contatos para trabalhar o relacionamento e vendas via o bom e velho E-mail Marketing.
Apesar de muitos dizerem que o E-mail Marketing Morreu, eu posso te afirmar que ele está bem vivo, tão vivo que corresponde hoje á cerca de 90% do faturamento do Conquista Digital.
Se você ainda não tem um serviço de e-mail Marketing pode fazer meu treinamento gratuito onde ensino como criar sua primeira estrutura de E-mail Marketing usando a E-goi, que é gratuita até 5001 contatos.
A melhor forma de capturar contatos é oferecendo algo relevante (que as pessoas estão precisando muito) e gratuito em troca do email da pessoa. Chamamos esse algo relevante de Isca Digital ou Recompensa Digital
Espalhe formulários e páginas de captura pelo seu blog em locais bem visíveis, deixando bem claro o que está oferecendo em troca do email, assim vai criando uma lista de contatos quente (com pessoas interessados no seu serviço ou produto).
Depois é só deixar programado uma série de conteúdos lógicos (que fazem sentido com o conteúdo apresentado) que vão conduzir seu leads pelo processo de compra do seu produto ou serviço, o que chamamos de Funil de Vendas.
5 – Use o Marketing de Atração Para Multiplicar Suas Vendas
Utilize estratégias de Marketing de Atração para trazer pessoas para seus conteúdos.
Mas como fazer isso? Simples.
Hoje as pessoas vão muito até a internet (Google, Youtube, Redes Sociais) buscando saber como resolver algum problema.
Com certeza tem pessoas nesse EXATO momento procurando por algo relacionado ao seu nicho de mercado, e você pode ser encontrado usando o Marketing de Atração.
Então dê o que elas querem, informação gratuita e de qualidade, seja através de um artigo no seu blog ou vídeo no seu canal do youtube, que pode inclusive espalhar nas redes sociais que seu público está mais concentrado.
Aqui vai uma dica que vale ouro…
Dentro do seu conteúdo tenha como objetivo principal capturar o contato do seu visitante, ou seja, vai entregar um conteúdo relevante e em um determinado momento vai oferecer algo em troca do email (esse algo que vai oferecer tem que fazer sentido com o conteúdo apresentado, senão não vai adiantar de nada).
Programe seu autoresponder com várias dicas de qualidade, que faça a diferença na vida dessas pessoas.
Ensine a fazer algo, de algum brinde como um E-book, uma ferramenta, uma dica de aplicativo, plugin, uma série de vídeo aulas (essa é minha preferida), etc…
Dessa forma vai ser visto como uma autoridade e as pessoas vão passar a confiar em você, quando isso acontecer é hora de oferecer seu produto, pois já ajudou essa pessoa tantas vezes sem pedir algo em troca que ela vai se sentir na obrigação de adquirir algo de você.
Mantenha contato com sua lista periodicamente. Não deixe de encaminhar emails, se fizer isso eles vão esfriar (esquecer que você existe) e isso não pode acontecer.
Pode programar para enviar um email por dia ou uma vez por semana, mas não deixe de manter seu público informado sobre seus novos conteúdos, dicas e ofertas, dessa forma vai aumentar o engajamento e a taxa de conversão.
6 – Se Mantenha Atualizado ou Seja Esmagado Pela Concorrência
Eu já falei isso em outros artigos e vídeos, mas nunca é demais reforçar que se manter atualizado é o diferencial de qualquer empreendedor de sucesso.
Estude sobre o seu mercado, sempre que possível adquira um bom curso que te apresente uma nova estratégia, participe de eventos presenciais, assista vídeos, leia livros, blogs, sites.
Saiba o que está acontecendo na atualidade, quais as necessidades do seu público, o que deve melhorar, o que deve mudar para continuar crescendo no mercado online.
Tudo que eu mencionei são coisas simples de fazer, porém requer dedicação e esforço da sua parte para dar certo.
Agora deve estar se perguntando: Com tudo isso que foi dito, será que vou ter tempo para descansar enquanto ganho dinheiro, ou tudo que falam sobe trabalhar em casa, pela internet é mentira, pura balela?
A resposta é sim, vai poder descansar e até dormir enquanto ganha dinheiro, mas antes terá que realizar um trabalho que vai te permitir automatizar boa parte do seu negócio.
Depois disso vai poder descansar e continuar ganhando dinheiro vindo do trabalho que realizou anteriormente.
Dinheiro só vem antes do trabalho no dicionário mesmo, aqui no mundo real é preciso suar a camisa para aí sim desfrutar bons e merecidos momentos enquanto ganhamos dinheiro.
Esses são os 6 passos que considero indispensáveis para quem está montando sua estrutura de vendas.
Se está trabalhando ou deseja iniciar como afiliado, vendendo produtos de terceiros e ganhando comissão, então vai gostar desse artigo:
► 4 Passos Para Vender Mais Como Afiliado e Se Manter no Topo (O Passo #05 é Bônus)
Se quer trabalhar como produtor sem aparecer, mas não sabe por onde começar, esse outro artigo vai te abrir a mente em relação as possibilidades pouco exploradas aqui no Brasil.
Esse artigo te ajudou? Deixe um comentário aqui abaixo dizendo o que achou do conteúdo, vou adorar saber sua opinião.
Deixe um comentário